FlatOut!
Image default
Car Culture

3.000 cv e 550 km/h: este é o carro elétrico mais rápido e mais potente do mundo

Bem, ele não é exatamente como um Tesla Model S ou os demais carros elétricos que você está acostumado a ver, mas sim um daqueles carros aerodinâmicos usados para buscar recordes de velocidade sobre terra. Seu nome é Venturi VBB-3, e ele se tornou na última semana, o carro elétrico mais rápido do mundo ao atingir a média de 549,43 km/h.

Para conseguir essa velocidade impressionante até mesmo para veículos com motor de combustão interna, o Venturi VBB-3 usa dois motores elétricos de fabricação própria, desenvolvidos com a ajuda dos estudantes de engenharia da Ohio State University. Os motores são alimentados por baterias de 2 megawatts feitas de lítio-fosfato de ferro, e produzem nada menos que 3.000 cv. Essa potência insana é enviada para o chão através de duas caixas Hewland de duas velocidades.

VBB-3-internal

Com esse conjunto, o carro de 3.200 kg (dos quais 1.400 kg são das baterias) fez duas passagens ao longo de 17,7 km, espaçadas por uma hora de intervalo entre si, como mandam as regras de homologação da FIA. Em uma delas, o VBB-3 chegou a insanos 576,15 km/h, mas não repetiu a velocidade no sentido contrário, ficando com a média de 549,43 km/h, que será homologada pela Federação.

Apesar dos números impressionantes, a Venturi acredita que o desempenho de seu foguete terrestre elétrico pode melhorar muito. Se a engenharia conseguir aumentar o limite das marchas para 10.200 rpm (imagine isso: um motor elétrico de 2.400 kW girando 10.200 vezes por minuto!), o piloto Roger Schroer acredita que será possível chegar à marca das 400 mph (644 km/h).

venturi-vbb-3-1

E não apenas isso: como o tempo não estava nas condições ideais durante o recorde, a superfície do deserto de Bonneville não estava tão plana e suave como poderia. Por isso, a Venturi acredita que, combinando as modificações mecânicas a condições climáticas ideais, o carro pode chegar perto dos 710 km/h — marca superior à de praticamente todos os veículos com motor de pistão reciprocante que já estabeleceram seus recordes em Bonneville.