FlatOut!
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Project Cars Project Cars #214

A história do meu Porsche 914 1973, o Project Cars #214

Olá, FlatOut! Meu nome é Germano Lohmann e a partir de hoje vou contar a história do meu Project Car, um Porsche 914 1973 que receberá uma leve preparação. Tudo começou pelo fanatismo pela marca Porsche. Ao completar 18 anos ganhei um Fusca 1973 1500, para andar no dia a dia. Logo vieram as rodas estilo Porsche, escapamento, bancos, e ele foi se tornando um Fusca german look. Porém, quando precisei de um carro para viajar toda a semana, ele acabou se tornando o carro antigo da família.

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Com o passar do tempo, passei a estudar bastante sobre toda a história da Porsche, seus modelos, características etc. Surgindo daí o fanatismo pela marca. Mesmo que adquirir um exemplar sempre tenha sido um sonho distante da minha realidade.

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Até que um dia na faculdade, conversando com amigos, surgiu o assunto de um Porsche antigo a venda perto da minha cidade. Meu sonho poderia nem estar tão distante assim.

Foi então que começaram as buscas para saber mais informações sobre o veículo. Tipo, modelo, ano, proprietário e principalmente, preço. Foi então que descobrimos que se tratava de um Porsche 914 ano 1973.

Ao encontrarmos o carro vimos que faltavam muitas peças importantes. A começar pelo motor, originalmente um 4 cilindros contraposto assim como no Fusca. Ainda, o carro estava sem freios e sem interior, porém me parecia um belo rascunho do que poderia ser um dia um projeto surpreendente.

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O valor pedido pelo carro era alto se considerando o estado do carro. Parecia que uma restauração havia iniciado e parada na metade. Nesse meio tempo muitas peças foram perdidas ou estragadas.

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O modelo nunca fora meu preferido, porém, após um ano de estudo sobre o carro e negociações, enfim o carro estava na prancha indo para minha casa.

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Minha ideia nunca foi torná-lo 100% original, pois os modelos de pista me agradam mais que os originais. Então, a primeira fase da restauração foi fazer o carro andar para acertar a documentação. O motor escolhido foi o nacional do quatro-cilindros refrigerado a ar do irmão, o Fusca.

Por se tratar de um modelo não tão comum em terras tupiniquins, muita coisa teve de ser importada. A cidade de Atlanta, nos EUA, é sede de duas grandes lojas de peças para Porsche: Pelican Parts e Auto Atlanta. De lá peças mecânicas do motor e suspensão, acabamentos e partes do interior foram compradas. Como de costume, a importação foi lenta e angustiante. Milhares de impostos, atrasos e etc. Além destas lojas, o clássico Ebay faz parte desde o início na procura de peças para o pequeno Porsche, sempre com total apoio e companheirismo do meu pai. A ferrugem e o aceleramento vieram no sangue, desde pequeno acompanhando corridas e restaurações de motos, agora ambos estamos mais voltados ao antigomobilismo.  Inclusive participamos de vários rallys de regularidade com de veículos antigos como piloto e navegador.

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Logo após a chegada, já demos um jeito de calçar o pequeno com as rodas originais diamantadas e pneus goodyear 195-55 r15, A pintura não foi refeita, porem ganhou um polimento, retoques, a saia teve a cor trocada para preto de forma original.

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Duas versões diferentes foram produzidas para o modelo 914. A grande diferença eram os motores instalados em cada uma delas, sendo, 914 com motor 4 cilindros  e 914-6 com motor 6 cilindros 2.0 que rendia 110 cv. De documento, o meu carro é a versão 4 cilindros, com a motorização muito semelhante ao do Fusca. Como o motor original foi perdido ao longo das ‘’restaurações’’, acabei optando por começar do zero o powertrain. Toda a motorização foi comprada nova, desde o bloco á injeção eletrônica. O motor teve sua cilindrada aumentada para 1.9 litros, graças a um kit da Sportsystem.

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A alimentação ficou a cargo de um par de corpos de injeção de 40mm (semelhante a um Weber 40) gerenciados por uma injeção FT 200 Fueltech.Cornetas maiores também foram instaladas, que fornecem ar fresco e com maior velocidade.

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Contudo chegamos em 120 cv para a receita mecânica instalada na pequena e equilibrada carroceria de 900 kg.

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Com o carro rodando, a documentação pode ser resolvida como manda a lei, e finalmente pude começar a aproveitar o carro nas estradas sinuosas da região onde moro.

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Sou suspeito para falar, mas o carro surpreende muito a todos que andam nele. Embora o conjunto mecânico seja desenvolvido pela Volkswagen, todo o resto foi feito pela Porsche. O carro se comporta muito bem, e lembra inclusive um carro de corridas. O motor é central, a suspensão Bilstein é independente nas quatro rodas, e muito firme. Conta com barras estabilizadoras na frente e trás e freios a disco de 300mm nas quatro rodas.

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O Look rally dos anos 70 ficou por conta dos faroletes Hella amarelos,  mesma marca do resto da iluminação do carro. Foram instalados no pára-choque, auxiliando na iluminação dos farois escamoteavies.

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A pilotagem e o sentimento a volante é de guiar um kart, tamanha a aderência e pronta resposta do carro ao impulso do motorista. O câmbio first back,(primeira marcha para trás) atrapalha um pouco para quem não está acostumado. Porém, mesmo com a caixa sendo bem longe na manopla e com várias lincagens, as buchas novas favorecem trocas de marchas firmes e precisas. Isso tudo permite um bom desempenho em eventos de arrancada e track days.

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Além do apelo esportivo o carro é Targa, possibilitando retirar o teto e colocar no porta malas, deixando o carro divertido também de se passear em dias ensolarados.

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Concluindo, o meu projeto do Porsche 914 só me trouxe alegrias em anos de muito trabalho, dedicação, exercícios de paciência e capricho. Com ajuda do meu pai e incentivador, tornou-se meu hobby, como de muitos leitores desse site. Mexer em carro é o meu futebol.

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Obrigado a todos amigos que sempre estão ao meu lado apoiando, opinando e até criticando as evoluções do projeto.

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A fase dois do projeto está em andamento e consta com um motor novo sobrealimentado, melhorias em acabamento e performance. Esses detalhes ficam para a próxima postagem. Até lá!

Por Germano Lohmann, Project Cars #214

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