No post anterior falamos sobre a origem dos Art Cars, contamos a história do BMW M1 pintado por Andy Warhol e citamos a transição de Art-Cars de pista para obras estáticas de museu ao longo dos anos 80. Mas o que veio depois disso?
Para o início da década de 90, a BMW continuou convidando artistas para pintar carros, transformando-os efetivamente em telas sobre rodas. O primeiro carro, logo em 1990, foi um Série 7 E32 — mais precisamente um 730i, dotado de um seis-em-linha de três litros e 188 cv.
O artista das Ilhas Canárias Cesar Manrique foi o criador da pintura com cores vibrantes e pinceladas largas e livres. Seu objetivo era “combinar as noções de velocidade e aerodinâmica com o conceito da estética” — provavelmente referindo-se ao visual da geração E32 do Série 7: elegante, porém capaz de sugerir velocidade.
No ano seguinte a BMW deu à pintora sul-africana Esther Mahlangu. Ela mesclou a arte tradicional de seu país às formas alemãs de um BMW Série 5 E34. “Minha arte evoluiu da tradição tribal de decorarmos nossas casas”, ela conta. Mahlangu tornou-se a primeira mulher a figurar na lista de convidados para criar Art Cars, e o 525i decorado com padrões africanos e cores vivas — até mesmo nas rodas — foi o primeiro feito por um artista do continente africano.
Alguns artistas, contudo, preferiam uma abordagem menos abstrata e humana e produziam algo de conceito mais próximo da máquina que lhe servia de tela.
BMW Z1 e 850CSi
O BMW Z1 é um raro e inovador roadster que, embora dividisse a plataforma com o Série 3 E30, tinha o design muito mais futurista (e as famosas portas que deslizavam para dentro das soleiras). Ainda em 1991, o Z1 foi o carro dado ao alemão A.R. Penck. Para ele, O Z1 por si só já era uma obra de arte, pois refletia “a criatividade e a fantasia de um engenheiro” e eram uma representação perfeita do termo “Art Car” em todos os sentidos.
Ele decidiu, então trabalhar com o contraste e sobrepor o design altamente técnico do Z1 com hieróglifos primitivos, quase rupestres — mas que, ao mesmo tempo, eram uma escrita codificada desenvolvida pelo próprio pintor.
Por outro lado, quatro anos depois, o artista britânico David Hockney viu-se diante de um BMW 850CSi — o grand tourer com motor V12 lançado em 1989 (depois ele recebeu um motor V8) que trazia algumas inovações técnicas impressionantes para a época — e decidiu-se por pintar o lado de fora do carro como se fosse o interior, ou ao menos o que ele entendia como o interior do carro.
Formas aparentemente abstratas revelam uma maneira totalmente diferente de enxergar os componentes mecânicos e estruturais de um carro e até mesmo seus ocupantes.
A arte de volta às pistas
Voltando alguns anos no tempo, vemos um sinal de que a BMW podeira voltar a colocar seus Art Cars para competir. Foi em 1992, quando o artista italiano Sandro Chia decorou um protótipo do BMW Série 3 com motor de quatro cilindros, 2,5 litros e 370 cv. Chia, que grafitava carros nas ruas quando era adolescente, retratou na pintura colorida os rostos “das pessoas que olham os carros”.
“O automóvel é um objeto desejado na sociedade. Todos os olhos estão sobre ele. As pessoas olham os carros de pert. Este carro reflete o olhar delas”. Profundo.
Mas tudo fica mais veloz, barulhento e direto quatro anos depois, em 1999. O Art Car foi nada menos do que um dos três V12 LMR que correram em Le Mans naquele ano — um dos três que apareceram nos primeiros treinos de classificação. A decoração ficou a cargo da artista conceitual americana Jenny Holzer, que estampou frases de impacto como “Proteja-me do que eu quero” (Protect me from what I want) e “Você é tão complexo que não reage ao perigo” (You are so complex you don’t respond to danger).
O Art Car não participou da corrida — apenas dos treinos de classificação — mas os outros dois sim. Um deles abandonou a prova nas horas finais, mas o outro venceu — e ficou na frente de Toyota (uma das favoritas com o GT-One), Audi, Nissan e Mercedes-Benz (que nem terminou a corrida com seus CLR).
O carro seguinte demorou para aparecer — só em 2007. E ele também foi usado para correr, mas de uma forma um tanto diferente: o objetivo da BMW com o conceito H2R era conquistar recordes de velocidade para carros com motor a hidrogênio.
Para isso, ele tinha um V12 de seis litros baseado no motor a gasolina do sedã 760i que, com comando duplo VANOS nos cabeçotes, produzia 290 cv. Era o suficiente para garantir a velocidade máxima de 301,95 km/h.
Depois que o carro cumpriu seu papel, o artista dinamarques Olafur Eliasson e sua equipe removeram a carroceria de compósito do carro e colocaram em seu lugar uma intrincada estrutura feita de barras de metal brilhantes. Depois, tudo foi coberto com camadas de gelo, criadas com água pulverizada ao longo de dias. O Art Car ficou exposto em uma sala com temperatura controlada entre 2007 e 2008.
Dois anos depois, uma pausa nas corridas — o Art Car da vez foi um BMW Z4. E, na verdade, o carro foi o “pincel” usado para pintar com cores primárias (vermelho, amarelo e azul) uma tela do tamanho de um campo de futebol. Os pneus ficaram coloridos e os respingos acabaram colorindo também a carroceria.
“Para mim, o uso de um pincel não-tradicional como um carro de alto desempenho (no caso, o BMW Z4, que havia acabado de ganhar uma nova geração) é uma ótima maneira de investigar a relação entre emoção, tecnologia e criatividade industrial”, comentou o sul-africano Robin Rhode que, com sua equipe, executou o projeto em 12 horas.
O mais recente Art Car encerra — por ora — um ciclo que começou com um carro de corrida usando outro carro de corrida. Trata-se do BMW M3 E92 GT2 — bólido de competição que correu em várias provas de longa duração em 2010, incluindo as 24 Horas de Le Mans em 2010.
Na corrida daquele ano, um dos carros foi o escolhido para ser o Art Car de nº 17. A arte ficou a cargo do artista americano Jeff Koons, que se inspirou na velocidade, nas cores e nas explosões do automobilismo para criar uma arte gráfica de linhas retas coloridas sobre um fundo preto — como os rastros de luz em uma corrida noturna. Faz sentido, porque o maior espetáculo de uma corrida de longa duração como Le Mans acontece à noite.
Koons trabalhou intensivamente em conjunto com a equipe de aerodinâmica da BMW Motorsport a fim de garantir que o carro estivesse pronto a tempo para a corrida, utilizando-se dos recursos da equipe para implementar sua arte em perfeita harmonia com os elementos funcionais do carro. A apresentação do carro finalizado aconteceu durante um evento fechado, com 300 convidados.
Esta playlist traz todo um mini-documentário, em cinco partes de um minuto cada, documentando o processo de criação do M3 GT2 Art Car
O carro, de nº 79 participou da edição de 2010 da corrida em La Sarthe ao lado de outro M3 GT2 — o de nº 78. Enquanto este chegou ao fim da corrida na 19ª posição depois de 320 voltas, o Art Car não terminou a corrida, sucumbindo a uma falha no sistema de alimentação. Como obra de arte, porém, ele é sem dúvida um dos Art Cars mais bonitos em quatro décadas de história.
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