Nossas sugestões para tornar o trânsito um pouco melhor

Leonardo Contesini 14 janeiro, 2014 245
Nossas sugestões para tornar o trânsito um pouco melhor

Já reparou que os piores motoristas parecem nunca receber uma multa? Isso demonstra que algo pode estar errado. Talvez seja uma questão de fazer pequenas mudanças nas leis ou na fiscalização, por isso temos aqui alguns exemplos de mudanças que deveriam ser feitas em nome de um trânsito mais seguro, menos caótico e mais fluente.

Há muitas leis boas no código de trânsito. A lei seca é uma delas. A proibição de digitar em celulares é outra. E nós ainda temos a permissão para dividir a faixa entre carro e moto, algo que os americanos sonham em poder fazer no país inteiro.

E antes de falar das leis que deveriam mudar, gostaríamos apenas reforçar que a segurança no trânsito começa na formação e habilitação dos condutores, algo que deveria ser muito mais rigoroso do que é hoje. Seria muito melhor ensinar as pessoas a dominar a máquina em situações críticas vez de puni-las por rodar a 42 km/h em uma rodovia federal de mão única com três faixas e acostamento.

Dito isso, vamos às mudanças que deveriam ser feitas. Se você concorda, discorda ou acha que faltou alguma lei, deixe seu comentário lá no final.

Multas severas para os donos da faixa da esquerda

faixa-esquerda

Onde foram parar os patrulheiros rodoviários? Aqueles caras que ficavam de olho na estrada para garantir que tudo estava sob controle. Hoje a tarefa de fiscalização foi relegada aos radares, que são inflexíveis e burros, e não flagram aquele motorista que amarra o resto do planeta andando devagar e despreocupado pela faixa da esquerda. Deixar de ceder passagem já é uma infração de trânsito, mas deveria ser fiscalizada com mais severidade e punida com multas mais pesadas. A faixa da esquerda é para utrapassagens e nada além disso.

Exames anuais para motoristas idosos

xlarge_elderly_driver_01

Vovô foi um bom motorista, mas nos últimos anos de sua vida ele já não era mais o mesmo e deu vários sustos na família. Na época os exames de saúde (um mero exame de vista) eram feitos a cada cinco anos. No ano passado esse prazo foi reduzido para três, mas ainda é muito tempo. Muita coisa acontece nesse tempo (há três anos ele estava vivo). Felizmente ele soube a hora de parar, mas muita gente não sabe, e é por isso que precisamos de exames mais frequentes. É inaceitável que alguém viva tanto para morrer saudável em um acidente de trânsito.

Multa às motos “costureiras”

O código de trânsito permite que compartilhemos a faixa de rolamento entre motos e carros. Mas isso não significa que os motociclistas estão liberados para fazer o que bem entendem. A ultrapassagem ainda precisa ser sinalizada, pela esquerda e nunca sobre faixa contínua, que geralmente existe para proteger a travessia de pedestres e até os próprios motociclistas em cruzamentos e interseções de baixa visibilidade. Na prática, infelizmente é como se ela não existisse para ninguém.

Multa por faróis desalinhados

A instalação de faróis de xenônio é proibida, ainda que de acordo com os aspectos elétricos, fotométricos e de intensidade luminosa exigidos pelas resoluções do Contran, mas não há instrumento legal para impedir a circulação de um carro com faróis desalinhados. Em vez disso, se uma das lâmpadas de seu farol queimar no caminho para casa e você for flagrado por um agente, prepare seu bolso.

Habilitação categorizada por potência e porte

bugatti-aquatico-1

A habilitação que te permite dirigir um Effa M100 é a mesma exigida para acelerar um Bugatti Veyron. O leve Fiat Mille e o maciço Range Rover Vogue. Da mesma forma, com sua CNH de categoria AB, você está “habilitado” a conduzir uma Mobilette ou uma Hayabusa. A criação de habilitações separadas por potência e porte ajudariam a acabar com os acidentes bizarros com SUVs pesados e superesportivos impedido que pessoas sem treinamento ou com mau histórico pudessem colocar as mãos nesse tipo de carro.

Multas severas para quem não dá seta

seta-de-seta

Não sinalizar mudanças de direção é uma infração grave, mas nunca conheci alguém que tenha sido multado por isso, e quando pedi as estatísticas a um departamento de trânsito, mandaram que eu procurasse em outro lugar. As pessoas esquecem de “dar seta” por que não há punição por isso. Se as pessoas tivessem que pagar toda vez que deixasse de sinalizar, elas começariam e lembrar disso com mais frequência.

Reduzir o período de 30 anos para a importação de usados

skyline-gtr-import

O trânsito não seria pior se pudéssemos trazer alguns Audi RS4 ou Skyline GT-R. A balança comercial também não se tornaria deficitária por isso. O procedimento legal para importar um carro antigo usado tem um custo que já foi pago e amortizado em um carro usado nacional, assim não correríamos o risco de receber sucata de outros países disfarçados de carros usados. Todos sairiam ganhando: o Estado com os impostos cobrados e o fã de carros que passaria a ter a chance de comprar seus carros dos sonhos que nunca foram vendidos por aqui. Especialmente os modelos anteriores à década de noventa, quando as importações ainda eram proibidas.

Aumentar os limites de velocidade

Há muitos lugares onde manter a velocidade baixa é necessário, mas em rodovias perfeitas, porém com limite baixo, acabamos mais preocupados com o velocímetro do que com o que acontece ao redor. Isso acontece por vários motivos que vão desde a falta de critério para a definição dos limites, até à promiscuidade da arrecadação das multas em relação ao orçamento municipal. Nos até escrevemos um post inteiro sobre o assunto para explicar melhor o problema.

  • NightRider

    - Ensinar cidadania na escola, isso tá em falta ultimamente. O cara para no meio da rua e se vc buzina pois quer passar é capaz de tomar um tiro.
    - Mais guardas na ruas e não somente radares, policia na rua evita do cara fazer besteira, no radar ele reduz e ta pronto.

    • felipereira

      É bem isso mesmo, os caras estão errados e ainda querem puxar briga…aqui no RS então…motoristas desgraçados! Da vontade de tirar uma ak47 e já ir fazendo a própria lei! Kkkk é muito gta..hehe

      • lightness RS

        HAHAHAHA aqui é a selva amigo. Mas ignore cara, não traz nada de bom pra ti, deixa eles gritando e ainda ri da cara deles kkkk Mas sempre carregue um facão dentro do carro, as vezes se faz necessário :D

        • Rodrigorss8

          Tchê! Facão não levo mas minha chave de roda tá embaixo do meu banco, vai que né?

          • lightness RS

            mas claro! usamos o que podemos por segurança kk já que não temos liberdade pra portar armas né…

        • felipereira

          Ih cara, eu não tenho carta ainda, mas mesmo assim já me estresso com esses animais quando estou de carona…hahaa

          Mas um bastão de baseball já esta garantido! Haha

          • lightness RS

            haahahahahahah tenho um amigo que anda com um de alumínio kkkk

            qnd tu tirar a carta vai ser pior, mas tu termina tendo que se acostumar senão enlouquece…

        • KzR

          Ou a borracha anti-colisão da parte externa da porta que caiu. As vezes surpreendo-me com a multifuncionalidade de certos adornos que designers e profissionais de acabamento empregam nos carros. É capaz de deixar um uma listra vermelha daquelas! rsrs

        • Mansadordeputa

          Participo da turma dos perigosos aqui , um dia precisava fazer um retorno a esquerda liguei a seta do carro e esperei na faixa da direita um espaço para fazer a mesma passou um velho parou , e começou a me xingar arranquei a peixeira do porta luvas e o velho saiu doido cantando pneu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • KzR

        Acho que é bom também limitar o direito de jogar GTA a certas pessoas, kkkkkkkkkk

      • Hugo

        Acho seu estado esta virando pedaço da Russia,so pode.

    • KzR

      Cara kkkkk pois num é que eu tenho uma dessas para contar.
      “Havia um carro impedindo o fluxo de uma avenida, perto de um acesso lateral, porque este estava conversando com alguém da rua. Quando me aproximei, tomei-me em irritação e tasquei uma buzinada daquelas. A criatura que dirigia o carro (veja só) botou a cabeça para fora da janela e fitou-me com olhos de fúria como se eu fosse o errado. Não gosto de julgar, mas era feio feito o djabo. Lembrou-me bastante o seu Madruga, mas com uma aura de bandido da pesada. Um flash de perigo nesse instante se ascendeu e, temendo o pior, na primeira oportunidade ultrapassei-o e vazei.”

    • Michell Aristobolo de Mello

      A foto que abre a matéria demonstra exatamente isso e é uma constante aqui em SP. Chuto que se as pessoas aprendessem a se respeitar no trânsito, os congestionamentos cairiam no mínimo uns 20%.

  • PedroTelles

    Perfeito povo do Flatout, post muito bom. Mas o que também tem que mudar é a educação do povo, que é inexistente.

    • Lira

      Só leio verdades.

    • Arts_Maverick

      Infelizmente nosso povo parece que só aprende na base de punições… Se elas não houvessem, até hoje andariam sem usar os cintos de segurança, sem ligar os faróis, sem dar manutenção mínima nos carros…

    • Alex J.

      Aí que eu digo! Temos que ter leis, as vezes esdrúxulas, para tentar compensar a falta de bom senso, a falta de educação do povo. Se nossa cultura, nossa educação (e sobre isso, me refiro a toda a ciência como cidadão, como parte de uma sociedade que precisa de respeito entre seus membros) fossem melhores, tenho certeza que muitas leis nem precisariam existir. A lei principal que temos de derrubar nesse país é a Lei de Gerson.

      Abraço!

  • PedroTelles

    Duvida: Se você não pode importar carros usados, as importadoras como Dubai e etc, estão “fora da lei” ?
    Mesma coisa com as importações feitas por atravessadores? Tenho muitas dúvidas nesse assunto.

    • Gustavo Issao Takara

      Pra ser legal ou é 0km ou tem que ter mais de 30 anos. Se tem algum mais novo é provável que tenha sido comprado 0km na época, aí a importadora comprou do proprietário anterior ou aceitou na troca, dependendo do modelo vende rápido.
      Ou pode-se importar como carro de corrida, mas aí não pode licenciar.

      • GuilhermeSMello

        Ou ainda como carro de exposição.

  • Guest

    País dos gearheads: Barata para presidente, Contesini 1° ministro, Dalmo

    • ovelho306

      Tô nelsa!!

    • Angelo_Jr

      dalmo = dilma

      • PortnoyLima

        Orra!!! num deixava!!!

      • lightness RS

        dalmo > dilma

      • Sidious_Darth

        Jamais! ele é pessoa letrada!

    • lightness RS

      auto-estradas com limite de 150 no mínimo, todo carro terá que passar por uma comissão gearhead para poder ser vendido, insenção fiscal em carros, recuperamos a grana vendendo erva.. Aos domingos as auto-estradas são fechadas para corridas organizadas matutinas

    • Hugo

      Ate eles podem conseguir se presidente,so basta querer entrar na política.

    • Guest

      Ate eles podem conseguir se presidente,mas so basta entrar na política.

  • Igor

    Concordo com tudo, mas a questão do carro usado vai muito além de poder comprar um R33 GT-R … pessoas por exemplo poderiam comprar um carro aqui na Argentina pela metade do preço e legaliza-lo aqui no Brasil. Como consumidor eu acharia isso perfeito mas quebraria a indústria nacional causando dezenas de milhares de demissões, temos que ver o outro lado também.

    • Luiz Alberto Vieira Costa

      acredito eu que com a liberação da importação, as montadoras e o governo iriam se ver obrigados a reduzir os preços/impostos praticados

      • Igor

        Não, eles simplesmente iriam se omitir e todo mundo iria ir pra rua pois não é só o imposto sobre o carro que é alto, mas toda a cadeia produtiva, desde o aço usado a até as garantias trabalhistas que os funcionários teriam. Só em SP chuto que uns 800.000 seriam mandados pra rua, o que seria um desastre pro político que o fizesse, nunca mais ele ganharia uma eleição, ninguém seria burro assim.

      • Igor

        Lembrando, não é só carro que é caro no Brasil, mas tudo !

  • gigio morengue

    concordo com muita coisa,o uso de setas ajuda até o pedestre a não fazer merda, idosos no transito precisa de um cuidado especial, CNH pra habilitar melhor alguns babacas endinheirados a não destruis supercarros, multa a motoqueiro besta q acha q ta na motogp com valentino rossi, multa pra cara na faixa esquerda em baixa velocidade, e principalmente acabar com essa lei idiota de importação de usados!

  • Marcos Amorim

    Patrulheiros rodoviários sérios fazem falta, porém se os radares forem trocados por pessoas como os agentes do Detran-DF, vai dar na mesma ou piorar.
    Explico: Colocaram tanto radar aqui que os motoristas acabaram obrigados a rodar sob limites estupidamente baixos, ao invés da antiga estilingada e freada que existia quando os radares eram mais espaçados. O que aconteceu depois foi que o GDF anunciou, parecendo vingança, que as multas por “excesso” de velocidade diminuíram muito e agora mais agentes estariam nas ruas para fiscalizar as demais infrações. Em outras palavras, como o pessoal teve que andar igual tartaruga, tiveram que aumentar o caixa em outro canto. O resultado é que hoje se vê mais abelhinhas nas ruas que policiais…

    • Yelssek

      E todos dentro da viatura com ar condicionado ligado, ao invés de fiscalizarem de verdade…

  • Marcos Amorim

    Sugiro mais uma: multa e apreensão da bicicleta para ciclistas que desrespeitam as leis ou andam na via junto com os carros em locais com ciclovia ao lado. Esses caras acham que tem mais direito que todos os outros: não respeitam semáforos, não andam nas tão requisitadas ciclovias, não param na faixa, cruzam na frente dos carros sem sinalizar… Já perdi a conta de quantas vezes já quase atropelei os “bicicleteiros” que furam sinal e ainda reclamaram por causa disso, mesmo errados.

    • NightRider

      Aconteceu comigo essa semana, 3 ciclistas andado na faixa de rolamento na esquerda sendo que a via foi reduzida em 1 faixa para que os ciclistas tivessem uma faixa só deles…

    • Diogo Rengel Santos

      Esta gente é abusada mesmo…
      Eles alegam não terem direitos, mas deveres não têm e se fazem de desentendidos

    • http://www.olgstudio.com/ Oleg Balev

      Atravessando a paulista pra ir pra aula dia desses, ciclista jumento não para no sinal da faixa e esbarra em mim, fdp…
      Perdi a conta de quantas vezes precisei desviar desses eco-ciclistas-bandidos que não param no semáforo. Alias, depois que comecei a prestar atenção neles, vi uma ou duas vezes alguns parando no semaforo… Geralmente eles passam sem respeitar ninguém…
      Hoje mesmo vi um desses idiotas forcando passagem no cruzamento paulista x pamplona com sinal aberto pra pamplona, parando carros e tals pro ‘rei’ passar.

    • GuilhermeSMello

      Racinha bem desgraçada desses “cicloativistas”, se acham acima de tudo somente porque bicicleta é a palavra da moda ultimamente. Reclamam que os motoristas não o respeitam, mas andam rápido nas calçadas, sem se importar com os pedestres, e atravessam cruzamentos, independente de estar com sinal fechado ou não, como se fossem virar um mártir “morrendo pela causa”.

      Embora hajam, espero eu que sejam em maior número, ciclistas conscientes, eu mesmo uso a bike quando é mais vantajoso.

  • felipereira

    “Acabar com o período de 30 anos para a importação de usados”

    Pessoal do Flatout, se candatem a presidente/senadores/vereadores por favor! alguns votos eu garanto!!!!

    • KzR

      Mas antes o projeto tem que ser aprovado, hehehehe!

  • gordo

    Só vim aqui agradecer pelo botãozinho do RSS! Só hoje que vi…

  • Diego Portela

    Vou ter que concordar com tudo, com uma pequena ressalva para a importação de carros usados…
    Nesse quesito, para não quebrar a industria nacional, seria preciso implantar regras bem definidas, como a proibição de importar carros cujo modelo existe no Brasil, proibição de carros “pelados”, pra neguinho não sair comprando carro de 500 dolares nos eua, enfim… Tem mta coisa a ser feita nesse quesito…

    • lightness RS

      concordo em adaptar essa lei. 30 anos é demais cara, mas 20 seria de bom tamanho já, e ao mesmo tempo não prejudicaria a industria nacional

      • Tobias BP

        ainda acho que 10 anos é mais justo!

        • lightness RS

          vamos ficar no 15 então ok? kkkkkkkkkkkk

        • KzR

          No máximo 15, mas eu voto em 10, =D

    • LucasMoraisdaSilva

      Que indústria nacional?? Indústria nacional não tem que ser protegida não cara, mais do que ela já é?? tanto que em pleno 2014 ainda vemos aberrações de carros com duas ou três estrelas no NCAP, sem Airbag duplo ou ABS que é o mínimo para segurança, a indústria nacional precisa de um sacode pra acordar, igual quando Collor liberou as importações, se não fosse a abertura do mercado nacional para as marcas estrangeiras, estaríamos dirigindo carros carburados até hoje!!

      • Diego Portela

        Cara, tenho que concordar com quase tudo que vc diz, mas vamos destacar alguns pontos controversos nessa história:
        - Quando me refiro a indústria nacional, não estou falando da VW, GM e afins, me refiro as milhares de pessoas que trabalham para essa industria que ficariam sem emprego.
        - Felizmente, após quase ser revogada de novo, agora nossos carros saem com Air Bag e ABS, então esse problema está sendo remediado..

        E agora a parte mais importante para que as grandes montadoras nacionais realmente ofereçam produtos de qualidade a um preço que o brasileiro possa pagar é necessária a ajuda do governo (que está pouco se lixando pra isso).
        Se nosso governo de merda e corrupto tomar medidas para asegurar que os carros que saem da linha de produção sejam tão seguros quanto os europeus, ao mesmo tempo que baixam os impostos para que estes não custem 2 vezes mais, melhorem a infra estrutura do páis, que padece de estradas boas, de portos de qualidade e de qualquer tipo de transporte ferroviario, de modo a reduzir o custo Brasil e atc….
        Então meu amigo, quando nosso governo tomar essas medidas, teremos carros de qualidade, com uma indústria saudavel (gente empregada) e arrecadação recorde.

        • LucasMoraisdaSilva

          Você praticamente fugiu do assunto, nada disso que você falou agora tem correlação com o que eu disse e nem refuta!! e digo mais, nosso governo é podre, ele não vai tomar medida nenhuma dessas que você falou, sabe porque?? porque o povo no nosso país além de não saber votar, não tem educação de base e nem conhecimento político, e mais protecionismo estatal às indústrias como você prega, só vai piorar a qualidade dos carros, já que elimina a concorrência externa!!

        • LucasMoraisdaSilva

          E não se preocupe, as pessoas empregadas na indústria não ficarão sem emprego, ainda mais com carros de fora chegando, com tecnologia diferente da nacional, elas serão realocadas no setor da reparação automotiva, pode ter certeza!! e se as fabricantes nacionais quiserem se manter competitivas, elas terão que investir em melhorias tecnológicas, num cenário desses ela precisa mais do que nunca de gente para trabalhar, demissões nessas circunstâncias serão um tiro no próprio pé!!

    • KzR

      Faz sentido a proteção a indústria nacional. E não vejo porque não acatá-la logo de uma vez. O brasileiro médio faz questão de andar de carro novo por aí, mesmo sem necessidade. Quem iria recorrer aos importados usados seriam aqueles que pouco se importam com essas baboseiras, os que de fatos ligam mesmo para dirigir e cultuam os automóveis. Isto é, uma minúscula parte dos consumidores de carros.

  • Braulio Pinto

    Aí manos e manas Flats, tipo. Pra mim, saca. Pra mim, num vai adianta nada ponha uma legislação mais fo.da, tipo fodássica mesmo. Se sempre, sempre, as Leis tem um jeitinho de ser burlada, ou podem ter várias interpretações, ou tem uma Lei que fere um artigo da Constituição (e não sabiam), ou tem brechas pra ir prorrogando o julgamento por anos e décadas, saca. VEJAM ISSO: “Vinte anos após acidente do Bateau Mouche, ninguém está preso. Justiça ainda examina processos movidos pelas famílias de vítimas. Barco naufragou em réveillon de Copacabana matando 55 pessoas.” Mas, tipo. Quem cria e faz as Leis nesse nosso brasil sabe muito bem as brechas que TODAS ELAS tem, saca. E os advogados mais caros e gabaritados também sabem, saca. Por isso um ladrão de galinhas fica preso, pois pra rola e prorroga um processo pelas varas (ui) e instâncias e tal, precisa de grana, saca. Por isso os pexe grande dificilmente ficam presos, saca. Mais uma coisa. Fiquei sabendo de uma parada que num sabia, saca. Sabe quando um motorista ou algum infrator qualquer paga fiança pra num fica preso. Tipo. Motorista embriagado de um carrão paga 300 mil em fiança. Sacam o lance ??!!?? Então, tipo. Isso é só uma garantia e tal, saca. Caso ele cumpra todas as audiências marcadas, tudo certinho, essa grana é devolvida pra ele com juros e correção monetária, saca. Fiquei sabendo disso a pouco tempo, saca. BOS.TA DE brasil !!!!!!!!!! Então manos e manas, tipo. Tem muita coisa pra se mudar nesse nosso brasil para que as Leis funcionem de verdade para todos, saca. Na boa, valeu.

    • Braulio Pinto

      Aí, tipo. Fora que o trânsito é tão largado que num da (no bom sentido) seta já é algo “normal”, saca. Carros rebaixados e som alto também já é “normal”, saca. Quantos foram multados por isso ??!!?? É uma lástima em todos os sentidos, saca. E num vai melhora ponhando multas pra tudo se num tive educação pra população, saca. Um grande país é um país educado. E nosso brasil num é nada educado. E a educação que falo num é ter um monte de Dotô por aí, saca. Pois apenas o diploma num educa ninguém. Na boa, valeu.

      • Braulio Pinto

        Aí, tipo. Truta ladrão de galinha (sardinha) fica engaiolado na hora, saca. Truta ladrão de faisão (tubarão) consegue no dia seguinte emprego de gerentão recebendo R$ 20.000,00 no final do mês , saca. rsrsrsrsrsrsrs Então tem que muda muita coisa. Não só as Leis, saca. Na boa, valeu.

        • Braulio Pinto

          Aí, tipo. Carai, saca. Depois dessas, até eu me positivei. rsrsrsrs Na boa, valeu

        • PortnoyLima

          Depois dessa eu começo a crer que Mr. Braulio pode ser um humano legal. hahahaha

      • Paulo Viper

        Vei! num é que o Nosso amado Braulio, amante da Deusa tem razão!
        Segura meu like ai melhor troll da internet…Saca, na boa Valeu!

      • Ronald

        Um pente lhe faria bem… :P

    • Hugo Capeto

      então descobriu que a fiança é só uma caução? Eu acho que vc é estudante de direito, cara.

      mas olha só, na prática quase sempre o cara perde alguma parte da fiança pra alguma instituição de caridade.

  • Itacyr Roveda

    falou tudo !!!!

  • Anderson Borba

    “E nós ainda temos a permissão para dividir a faixa entre carro e moto,
    algo que os americanos sonham em poder fazer no país inteiro.”
    Leonardo, você está falando sério mesmo? Veja quantos motoqueiros se arriscam dia após dia, dividindo faixa com carros. Extremamente perigosa essa barbeiragem permitida no CTB.

    • NightRider

      Até que nao, mas deveria ser regularizada uma velocidade de 20km/h a mais no corredor do que a faixa esta no momento, exemplo, se vc de carro esta a 60 o corredor só pode andar no máximo a 80. Quando esta parado o corredor anda a 20.

    • Leo

      Anderson, ela não é perigosa se for feita com prudência — motoristas atentos e motociclistas conscientes. O problema é quando os motociclistas acham que não tem freio e tentam passar em qualquer brecha a qualquer custo e em velocidade muito diferente da praticada pelos carros.

  • Rodrigo Alves

    Faz que nem nos EUA e na Inglaterra que o cara fica dois anos aprendendendo a dirigir. Nos EUA se aprende a dirigir na escola e na Inglaterra se anda com um adesivo no carro mostrando que vc esta aprendendo

    • Angelo_Jr

      Ficam dois anos pra aprender a dirigir e ainda assim a maioria não sabe dirigir com MT.

      não to querendo dizer que a gnt é melhor por saber, só acho irônico, pois eles tem tempo pra aprender.

    • saosao

      Esse L no adesivo é de Looser? :P

      • Brizzante

        Bom trocadilho, haha.

        Provavelmente é de “Learning”

        • Herumor

          se fosse de “Leasing” iria ta lotado aqui no Brasil…

    • KzR

      Mostrando que vc está aprendendo… eh, alguma empresa de adesivo ia lucrar bastante com isso por aqui, rsrsrs

    • Kenji555

      Aqui temos algo parecido com isso também. A famosa “shoshinsha mark”, constantemente confundida como “símbolo de JDM” no ocidente, nada mais é do que uma marca que indica que a pessoa tirou carta há pouco tempo. Recém-habilitados precisam usar essa marca na frente e na traseira de seus carros durante 1 ano.

    • Hugo Capeto

      L de Loser. kkk

  • MarceloDuarte

    Faltou o básico “educação ao Brasileiro”.

  • LeonardoXR3

    Precisamos formar melhor nossas crianças. Criar nelas o senso de civilidade e respeito ao próximo. Isso já seria meio caminho andado pra coisa melhorar.

    • lightness RS

      Exatamente, isso na verdade é a base de tudo! Como vamos querer políticos honestos se não respeitamos uma simples fila do mercado?

      • KzR

        Verissíssimo! Não é a toa que muitos repetem uma pequena frase de grande veracidade: os políticos são o retrato de seu povo. E a prova é: quando um deles comete um erro, corre para dizer que não fez por mal ou arruma um bode expiatório para jogar a culpa. Com a fila do supermercado não é o mesmo?

    • Adson Raul

      Também concordo, infelizmente só resolveremos nosso caso com medidas a longo prazo como esta citada. Grande maioria de nossas crianças são criadas para serem individualistas e bem sucedidas financeiramente, nada mais.

      • KzR

        Bem apontado. “O que importa são os fins, danem-se os meios. Desde que você chegue lá… estará tudo bem.”

        Mas acredito que haja uma flama de consciência que possa incendiar fortemente o futuro. Não é o que brada o Hino Nacional? rs.

  • lightness RS

    Alem de aumentar os limites de velocidade, também impor LIMITE MÍNIMOS, no Brasil existe, mas se não me engano é somente 50% da velocidade máxima (me corrijam se estiver errado) infringir qualquer lei. E todos sabem o efeito que um filho da put* andando a 50km/h tem numa faixa de 100km/h!!!! Fora o perigo envolvido para o infeliz e para os outros.

    Mas pra isso teríamos que ter fiscalização rodoviária com veículos, algo que também vou esperar sentado hehe

    • NightRider

      Fato, juntamente com uma preparacao melhor para a pessoa tirar a habilitação, pois as pessoas que andam muito abaixo estão sempre inseguras

      • lightness RS

        sim, ou insegurança (e ai traz outros problemas) ou carros velhos que não conseguem mesmo

        • NightRider

          Desculpa, mas qualquer carro velho consegue manter 120km/h

          • lightness RS

            bom cara, mas aqui no interior do RS as vezes vemos carros caindo aos pedaços por ai q não passam de 80. E pf, até em SP ja vi isso, mesmo com o tal Controlar.

            Na subida da serra então..

    • Thiago CV

      E na faixa da esquerda ainda por cima!

      • lightness RS

        nesse caso é guinchado heheheheheh

  • Thiago Porto

    Perfeito.
    Apenas algumas considerações.
    Sobre Subcategorias de CNH não vejo necessidade se o tipo aprendizagem que se tem nas Auto-Escolas fosse realmente ensinar a dirigir e não somente passar num teste.
    Sobre os idosos penso que não seria descabido simplesmente proibir que pessoas com mais de 75 anos dirigissem um carro.
    Além dessa idade um condutor totalmente capaz torna-se a exceção da exceção. de forma que é melhor passar essa tarefa para um Filho ou Neto melhor capacitado.
    Tiro como exemplo os homens da minha família, todos foram exímios motoristas mas ao fim da vida ja colocavam a sí e aos outros em risco.
    Foi preciso um avô se envolver em acidente e quase falecer para simplesmente desistir de dirigir.

  • Vinicius Reis

    Excelente matéria, li tudo. Lindo e maravilhoso, lembrei que estou no Brasil, perdi a esperança.

  • Thiago F. Braga

    Na Alemanha, é proibido trafegar na faixa da esquerda, exceto em ultrapassagens. Da mesma forma, “lampejar farol alto” insistentemente também é infração. Dessa forma, são eliminados os “donos da faixa esquerda”, bem como aqueles que desrespeitam a distância mínima do veículo à frente.

    E ao meu ver, além disso, o que mais falta no Brasil é o Respeito e a Educação.

  • rodrigo_mdo

    outro problema que tem que ser solucionado são aqueles malditos que andam a 100km/h em uma pista de 80km/h e passam no radar a 60km/h. céus, quanta burrice!

    • rodrigo_mdo

      sem esquecer dos pedestres que acham que são de ferro e atravessam vias “expressas” fora de faixa e acham que o carro que tem que parar pq passou no jornal que é assim.

      • KzR

        Pior são aqueles que atravessam e nem olham! Minha nossa! Tem cada uma que a gente ver!

      • castilho17

        E os gênios que só atravessam na sombra das passarelas??

    • doug1asmorais

      Cara, pior que é verdade…

      Aqui em sp, vira e mexe na marginal pinheiros tem gente na faixa da esquerda que, estando a 90km/h ou mais (que é o limite na via expressa), diminuem pra 70, 60 km/h ao passar no radar.

      Por quê? POR QUÊ??????

      • DVC

        Cara acha que na placa tá 90, mas que é pegadinha do Mallandro! Saci-fu-fu… yé yé!

        • PortnoyLima

          Ah, eu tenho o rabo preso. Tomei uma multa de 91km/h, então sempre dou uma reduzidinha a mais. Mas coisa de 5km só, nada de 20, 30 km de diferença pro limite não. Uma coisa que odeio é ser roda presa… hahaha

    • Ruan Rodrigo

      rapaz, raras vezes vi alguém passando com 40 ou mais naqueles radares de 50 km da cidade. Deveriam multar também o outro extremo, que passa a menos de 50% do limite da via (exceto quando a lombada eletrônica marca uma faixa de pedestres).

  • Andre Oliveira

    Parei de ler no “A faixa da esquerda é para ultrapassagens e nada além disso.”…PQP vcs apoiam isso ???????????????

    • Thiago F. Braga

      Isso se chama organização no trânsito. Em vias de maior velocidade e rodovias, apoio totalmente,

    • Tobias BP

      Se não for usado a faixa da esquerda apenas para ultrapassagens os retardados que andam na metade da velocidade da via vão fechar a via na esquerda e direita, e isso acontece direto.

      • Andre Oliveira

        Eu me referi o motorista que trafega pela esquerda a 110 120 ou que seja a 160 ,deu a impressao que para vcs o correto é o motorista so trafegar pela direita , imagina o “trabalho” que um motorista iria ter se fosse seguir essa regra de pista da esquerda SOMENTE para ultrapassagens……

    • The Sun

      E você ainda não sabia disso?

      • Andre Oliveira

        Eu me referi o motorista que trafega pela esquerda a 110 120 ou que seja a 160 ,deu a impressao que para vcs o correto é o motorista so trafegar pela direita , imagina o “trabalho” que um motorista iria ter se fosse seguir essa regra de pista da esquerda SOMENTE para ultrapassagens..

        • LucasMoraisdaSilva

          Claro que com a faixa da direita ocupada por carros andando no limite ou abaixo, você pode trafegar pela esquerda, desde que dê passagem pro carro de trás se ele tiver vindo mais rápido, não importa se ele tiver a 498 milhões de km/h!! deu farol alto, joga pra direita e deixa o apressadinho passar, depois volta e retoma a tua velocidade de cruzeiro, desde que seja no limite da velocidade, se for abaixo, nem precisa sair da direita, fica ensebando lá mesmo!!

          • Gustavo Medeiros

            foda é aqueles caras que parecem querer te educar, vc vem um pouco acima da velocidade e ele fica na tua frente pra fazer vc diminuir a velocidade

          • LucasMoraisdaSilva

            Cara, eu meto a mão na buzina quando acontece isso, hehe, direto acontece isso comigo, eu tô vindo pela esquerda livre, sai um mané da direita, entra na minha frente e começa a segurar a faixa!!

    • Max Girardi

      Sim, apoiamos……Já ví VÁRIOS CONDUTORES com uma fileira de mais de 10 carros atrás dele não sair da faixa da esquerda por mais de 50 KILOMETROS.
      Nesses casos eu faço uma coisa que também é tão errada quanto, mas faço porque quero sair do BOLINHO de carros. Eu vou pela direita!
      O motorista mais perigoso depois do negligente/inconsequente é o despreparado!

    • Leo

      Claro que sim, Andre. Claro, a regra não se aplica rigorosamente quando há faixas de retorno à esquerda e nas ruas de mão única, onde a esquerda também serve pra quem vai virar à esquerda, obviamente. Agora, o Código de Trânsito é claro:

      IV – quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;

      • Andre Oliveira

        Eu me referi o motorista que trafega pela esquerda a 110 120 ou que seja a 160 ,deu a impressao que para vcs o correto é o motorista so trafegar pela direita , imagina o “trabalho” que um motorista iria ter se fosse seguir essa regra de pista da esquerda SOMENTE para ultrapassagens

        • LucasMoraisdaSilva

          Então cara, como falei acima, se você estiver mais rápido que o fluxo da direita, tá no seu total direito de usar a faixa da esquerda, afinal, é como se você estivesse efetuando ultrapassagens múltiplas aos lerdos na direta, agora, caso a rodovia esteja vazia, mesmo que você esteja no limite ou acima, é recomendável a faixa da direita, porque acredite, sempre terá alguém mais rápido que você, dai o cara não precisará te dar farol pra sair da frente, não precisará te passar pela direita (que também é uma infração de trânsito, mas de tão corriqueira por causa dos lerdos, ninguém fiscaliza mais) enfim, só benefícios!!

    • LucasMoraisdaSilva

      Em qualquer lugar do mundo é assim cara, tenta ficar rastando a bunda a 50km/h na faixa da esquerda de uma autobahn alemã pra ver o que te acontence, multa pesada por excesso de lerdeza!!

  • Vinicius Reis

    Excelente matéria, mas como estamos nessa terra de ninguem creio que tais mudanças nunca, dificilmente ou a muito longo prazo ocorrerão.

  • Max Girardi

    Deixando a parte punitiva, do outro lado temos que ter investimento em outras maneiras de transporte, ampliaçoes de ciclovias/metrô/onibus.
    Eu acho que motos abaixo de 250 não deveriam ser permitidas em rodovias com limites de velocidade acima de 100km/h.

    • lightness RS

      exatamente! Em algumas autoestradas americanas esse tipo de moto é proibido.

      Na verdade essas motos são um câncer, bom opção de mobilidade e bom preço pro nosso povo, mas traz um caos pro trânsito e faz todo mundo odiar motos…

  • The Sun

    Leonardo,

    E quem pagaria
    esses exames anuais. Você?

    Deixa disso
    cara…

    E em que o
    trânsito iria melhorar ao se importar carros com menos de 30 anos?

    • Tobias BP

      Podendo importar carros com menos de 30 anos os motoristas irão melhorar porque estarão dirigindo carros que gostam :D

      • The Sun

        Me desculpe Tobias, mas isso não existe.

        • Tobias BP

          Eu não falei sério…mas concerteza quando eu dirijo um carro que gosto por exemplo o Maverick eu quase não me estresso no trânsito e fico mais atento…

    • Leo

      Mas quem disse que os exames anuais precisam ser pagos? O estatuto do idoso não prevê vários benefícios a eles? A cortesia do Estado seria muito bem-vinda neste caso.

      • The Sun

        Então seríamos nós, os mais novos a pagar para eles através de mais impostos, porque ninguém trabalha de graça.

        • Leo

          Por que não? Seríamos beneficiados com isso, também. Hoje e quando tivermos 70 anos.

  • BЯдΖǐL-ЯЄРΘЯΤЄЯ

    Liberar automóveis a diesel faltou na lista

    • Tobias BP

      Nisso acredito que seria um problema, pois nosso país já possui muitos veículos a diesel (caminhão,ônibus e camionetes) e daí complicaria pra gasolina e alcool…

      • Thiago Oliveira

        Acho que tá fácil pra nenhum dos três (diesel, álcool e gasolina), lembrando que o diesel é subsidiado pelo estado, então já viu né…

      • BЯдΖǐL-ЯЄРΘЯΤЄЯ

        Somente para pobres, poque mais fortunadas podem comprar caminhonetes e SUV’s a diesel.

    • Diogo Rengel Santos

      É que tipo de combustível não interfere diretamente na formação ou não de congestionamentos

      • BЯдΖǐL-ЯЄРΘЯΤЄЯ

        Nem carros usados com menos de 30 anos.

  • Diogo Rengel Santos

    Post sensacional. Me fez lembrar que indo pro trabalho me deparo com uma cena revoltante – tinha um fluxo de carros, mas chegou num ponto que o negocio estava atravancando por causa de uma mulher estupida num Palio branco que ficava amarrando na pista da esquerda – sem brincadeira, ela conseguiu formar uma fila com mais de 20 carros, que já estavam ficando impacientes.

    P*rr@ é de f*dr este tipo de atitude bunda mole e mesquinha, que contribui para formar congestionamento desnecessário e até mesmo um acidente poderia ter ocorrido. Mas como é de praxe do bunda-molismo mesquinho vamos falar em “excesso de carros” e “velocidade mata” mesmo…..

    • KzR

      Sim, com certeza. Quero ver é explicarem o que vi: enquanto esperava na calçada o sinal abrir, o primeiro carro da fila ficou parado. As buzinadas começaram e eu perguntei porque ele não seguia. Ele me respondeu (epicamente) perguntando se era no verde que se podia sair. kkkkkkkk

      No fim, ele saiu quase no vermelho e atrapalhou o resto da fila. Eh cada uma…

      • LucasMoraisdaSilva

        Ah cara, se fosse eu, falava pra esse cara: “faz o seguinte, encosta o carro ali na frente, desliga, sai de dentro do carro, e liga pra alguém da sua familia que SAIBA DIRIGIR DE VERDADE, e pede pra vir te buscar, você não tem condição nenhuma de fazer isso, você pode se matar e matar mais alguém, seu incapaz, seu inapto!!” fala assim pra ele, pra ver se ele toma vergonha na cara!!

        • KzR

          Imagina arquitetar esse plano com o pessoal lá atrás se irritando e buzinando para valer?! Eu tive pena deles e procurei despachar o cara o quanto antes.

          Até um motorista de ônibus passou perto de mim e disse: “tem cada uma que a gente vê por aqui.” kkkkkk

    • Sidney Mitz

      Aconteceu uma parecida quando estava com meu Tio na BR-277 um pouco para cá de Curitiba. Um cara com um Punto amarrando o transito. Ele acelerava e freava e foi fazendo assim. Meu tio estava com 1.0 e pra ultrapassar é f*da, mas quando deu ele ultrapassou e o cara continuou amarrando o transito que estava atrás.
      Esses motoristas inexperientes que pegam estradas … encontrar um cara desse é bem fácil de dar uma juntada na traseira de um cara desses.

  • Dudu69

    Ter menos filhos. Gente demais no mundo dá nisso e prejudica o planeta como um todo.

    • Hugo

      Isso ai,chega de filhos.

      • Dudu69

        não é parar de reproduzir, e sim dar uma freada.

        • Hugo

          Eu prefiro que parem se reproduzir,pq a violência so aumenta por causa disso.

    • LucasMoraisdaSilva

      Não se preocupe quanto a isso meu caro, o planeta tem espaço de sobra, são apenas as cidades que não tem, mas como aqui nesse joça de país é mais barato propagar esse tipo de discurso apocalíptico do que investir em infraestrutura urbana para se readequar ao novo contingente, dá nisso ai.

  • lightness RS

    ”Da mesma forma, com sua CNH de categoria AB, você está “habilitado” a conduzir uma Mobilette ou uma Hayabusa.”

    Se essa regra existisse a tempos teria salvo a vida de 2 conhecidos que cometeram o erro de comprar uma moto grande e sair desacompanhado e com pouquíssima experiência.

    • Tobias BP

      Concordo com essa lei porque eu acho que as pessoas só possam comprar e dirigir automóveis no mesmo nível de suas habilidades…

      • Sidious_Darth

        Motorista de vw andará “apé”! com APÉZÃO hahahaha

        • felipereira

          Kkkkkkkkkkkkk apézão foi top kkkkkk

    • Sidious_Darth

      Honestamente eu não vejo assim. O problema é que a maioria não sabe respeitar a máquina e não acredita ter deficiências cognitivas para pilotar um rojão desses. Aí a merda acontece.
      Toda moto é uma mulher, algumas são mais temperamentais que outras e ambas não perdoam erros… rs

    • Vanessa Elisa

      Outro agravante: hoje em dia se consegue a CNH categoria A sem nunca ter guiado uma moto na rua, apenas fazendo uma série de voltas em um circuito fechado, em baixíssima velocidade.

  • Paulo_Mopar

    Onde eu assino ?

  • Jota Rossoni

    Só não concordo com Habilitação categorizada por potência e porte, já existiu algo assim no passado recente do Brasil, sugiro que coletem os dados dos acidentes em função da categoria X o numero de veículos daquela época e comparem com o mesmo levantamento atual, ou seja, numero de acidentes em função da categoria A X o numero de veículos. Ex: Categoria A1, 50 acidentes para 1000 veículos e hoje: Categoria A, 51 acidentes para 1000 veículos.
    Assim poderíamos ter uma ideia se essa medida é realmente útil ou se é apenas para retirar dinheiro do cidadão. A segurança no transito está na consciência do cidadão e não nas barreiras impostas para pilotar essa ou aquela motocicleta.

  • Eduardo Pruvinelli da Silva

    Eu pensei em fazer uma pegadinha com os donos da esquerda. Colocar um giroflex em cima do carro e conseguir de algum jeito uma sirene. Desse modo, pegaria a faixa da esquerda e ia tirando aqueles que ficassem na frente, assim como fez esse policial americano, já que a PRF só está preocupada em multar. O problema seria levar uns tiros de alguém. kk

    http://www.youtube.com/watch?v=I6tTsluS2Ic

    • lightness RS

      Como sinto inveja dessas estradas e dessa policia…

    • Sidious_Darth
    • KzR

      Que os céus te protejam em tua difícil jornada, bravo guerreiro!
      kkkkkkkkkkk

    • ViniciusGT302

      Caralho! Genial! ahahah

    • Miguel Osterroht

      Que bom que não tem patrulha na estrada. É uma merda encontrar carro da polícia na Castelo Branco por exemplo, voce de boa viajando a 160 quando da de cara com o carro deles a 120/130 (o limite é 120), e fica naquela, se passa ou não, prefiro nada de polícia, e com farol eu mesmo tiro esse imbecis que andam a 100 na esquerda…

      • André

        Cara, bota foto no perfil, pra quando alguém precisar da imagem de perfeito idiota…

        • Miguel Osterroht

          Coloca foto voce, pra vermos a cara do Sr. Certinho, duvido que mantenha 120 na estrada…

      • Duílio Ferrari

        tudo tem seus efeito colaterais… hoje nas estradas pode-se andar em altas velocidades por enquanto meio que tranquilamente, pq o patrulhamento policial é quase inexistente… por outro lado, o trânsito brasileiro em geral é bem ruim, o tempo todo, em qualquer lugar.

        Se queremos um trânsito melhor em todas as situações, com motoristas mais capacitados e inteligentes, é preciso abrir mão de certas coisas…

        E já que vc (e eu tmbm) gosta de acelerar em estrada, pense bem: quando vc encontra um imbecil travando a faixa da esquerda, vc se aproxima dele, freia, dá sinal de faról, xinga, tem grande risco de perder a paciência, e se o cara não dér passagem, vc tem que cometer mais uma infração pra poder ultrapassá-lo, fazendo isso pela direita. Vc se submete a tudo isso por causa de um idiota atrapalhando o trânsito… Vale mesmo a pena?

        Já se todo o trânsito for mais inteligente, esses idiotas praticamente inexistiriam, e vc poderia até, se quisesse, correr o quanto achar legal, apenas observando com mais cautela a fiscalização (ninguém te obriga a cumprir a lei 100% do tempo – cada um com suas consequências), vc só precisaria “manter a compostura” diante de uma autoridade – e estaria livre de stress, uma vez que o patrulhamento toma um caminho diferente do seu, vc pode acelerar novamente. Sem falar, que com motoristas mais qualificados, educados, e lúcidos no trânsito, as velocidades limite poderiam aumentar ou parar de existir (desde que a infra estrutura necessária seja aplicada).

    • Ronald

      Que sonho, se isso acontecesse aqui…

  • PortnoyLima

    A foto da capa do port foi tirada do lugar aonde eu sento no prédio!

    “Apareci” no FlatOut! Cry for me!! hahahaha

    • Leo

      Opa! A foto é sua, PortnoyLima? Se for, avise pra gente colocar o devido crédito. Abs!

      • PortnoyLima

        Não.

        INFELIZMENTE não. Mas foi tirada do lugar aonde ficava minha mesa (mudei de lugar). Hoje o trânsito tá bom até:

  • ZER07

    Nao sei se ja postaram mas aproveitando o assunto, vejam esse concurso.
    Premio pra mais criativa ideia para melhorar o problema da mobilidade urbana em São Paulo, usando a tecnologia.

    http://blogs.estadao.com.br/edison-veiga/2013/12/23/quer-estudar-na-nasa/

  • RodrigoSM

    Multas severas para os donos da faixa da esquerda
    Multas severas para quem não dá seta

    Cara, sonho com isso todos os dias… o dia que isso acontecer paro de dirigir (mentira) kkk

    Quanto a essa aqui:
    Multa por faróis desalinhados
    Os Fiats da vida já iam sair da CSS tomando multa, pq vou te falar hein? Só vejo Fiat iluminando copa de arvore por aí…

  • lightness RS

    ”O procedimento legal para importar um carro antigo usado tem um custo que já foi pago e amortizado em um carro usado nacional”

    Ei produção, isso não procede! A desvalorização dos carros em paises como os EUA ou na União Européia é altíssima. Dá facilmente para importar um Camaro usado nos EUA, ter todas as despesas e ainda verder com lucro aqui e talvez mais barato, isso já seria prejudicar a industria nacional, de usados no caso hhehe

    O ideal seria reduzir de 30 anos para 20, ou atalvez até 10 anos, algo que seria pesquisado. Pq essa lei já está muito desatualizada, assim como quase todas elas hehe

  • ovelho306

    XENON??!! Detenção e perda da habilitação….

  • Carlos Parrela

    o tal do brasileiro é burro e ignorante no trânsito, nunca vi!! Otimo post

  • Thiago CV

    APOIADÍSSIMO!!! Mas melhorar o trânsito não é penas uma questão de formar melhor os motoristas jogados despreparados aos montes nas ruas, é necessário algo que vem de berço tbm e chama-se EDUCAÇÃO! Falta cortesia no trânsito. semancol! Essas coisas!

    Hoje em dia a faixa última faixa da direita é que está fazendo as vezes de faixa da esquerda! Sempre livre! Ou quase!

    Aumentar a velocidade tbm é bom pra economizar combustível!

  • Paulo Teixeira

    Somente o que lhe é conveniente não?

  • Gustavo Kihara

    Acho que melhorando a formação do motoristas já melhora bastante

  • RaphaelXocaravan1978

    Vou fazer minha parte final do mês. comprando uma motinha 125 pra ir pra faculdade.

  • Sidious_Darth

    Amigos, vejam estes dois vídeos. Depois voltaremos ao debate:
    http://vimeo.com/83704486
    http://vimeo.com/82285520

    • Gustavo Issao Takara

      Eu tenho esse expansor de retrovisor traseiro, muito útil. É da Broadway Optics.

  • Gustavo Issao Takara

    Gosto tanto de usar a seta que até comprei a seta pra retrovisor que aparece na imagem, vamos ver se me enxergam assim.

  • KzR

    Concordo integralmente!

    Ajudaria muito o trânsito se essas medidas fossem adotadas. E acrescentaria ainda a criação de um comitê para estabelecimento de critérios justos sobre a construção de estradas e pavimentos decentes e uma fiscalização transparente para assegurá-la. Estradas políticas com duração de duas chuvas não conseguem dar estrutura para a malha viária de um país.

  • KzR

    Seria realmente excelente, para o ponto de vista dos entusiastas e gearheads, a possibilidade de importação de carros usados com mais de 10 ou 15 anos de vida. A variedade seria muito maior e bem vinda. Poderia-se até criar e expandir indústrias de autopeças para estes modelos e os demais usados. E não refletiria muito nas vendas dos atuais, já que grande parcela dos consumidores preferem carro 0-km.

    Para efeito de informação, foi graças a portaria montada pelo Roberto Nasser que temos a importação de antigos com 30 anos. Senão, nem isso.

    Leitura adicional que recomendo – e uma vergonha que isso ocorra:

    http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2013/12/multa-industria-que-nao-existe.html

  • Reginaldo Ferreira Campos

    Carteira de categoria diferente para esportivos não concordo, mas treinamento para tirar a carteira em carros de alta potência sim. Se você aprende a controlar uma fera de 200 Cv´s ou mais, então está pronto pra dirigir qualquer coisa, exceto, uma Kombi, que é carro de macho com M. KKKKKKKKKKK

    • Enrico

      Também concordo com isso, com a segurança dos carros atuais o exemplo de 200 cv hj em dia é bem razoável. onde trabalho usamos um Jetta tsi…puta carro bacana, e nao precisa andar feito louco por ai…gente que quer se mostrar faz isso até de Piaggio Vespa se quiser…se levar nessa linha todo cara que passa de ferrari pelo Itaim Bibi em SP é “rachador”, sendo que quase nunca usam 1/3 do potencial do carro.

  • Mauro

    Excelente !!! Algo que me incomoda muito são aqueles motoristas que não aceleram ou mesmo diminuem a velocidade antes de entrar vias de trânsito rápido enquanto nas faixas de aceleração, que são próprias para isso, ou que não ganham velocidade antes de entrar em vias de trânsito rápido ao sair de um acostamento. A cidade onde moro é cortada pela Dutra e, por isso, o que mais se vê é esse tipo de coisa !

  • Fernanda Dias

    Faltou só uma coisa, eu acho q o DETRAN deveria dar uns adesivos ou uma placa a carros de idosos e deficientes, de modo que os carros ficassem identificados, e caso algum engraçadinho estacionasse na vaga deles já pudesse ser logo guinchado e multado!

    • Angelo_Jr

      Cara, isso já é feito kkkkk
      mas creio que seja feito na prefeitura o cadastro

      • Enrico

        Angelo, de fato existe e é em cada prefeitura mesmo, mas concordo com o comentário da Fernanda acima, lembro de uma reportagem da Globo ( que referência) sobre a Guiana Francesa, e lá os recém habilitados tem que andar com um adesivo colado no carro com a letra A se não me engano, e isso é valido por um certo período que não me lembro bem, aqui poderia ter algo parecido, pois nem todo iniciante de carta possui carro.

      • Fernanda Dias

        Pode ser que seja feito em sua cidade, onde moro isso não existe.

  • Eduardo Azevedo

    Adorei a ideia de reduzir o limite da importação :D

  • Frederico Augusto

    Legal suas abordagens, mas temos que trabalhar para mais educação dos motoristas, nem que seja na marra com multas.

    • Sidney Mitz

      Pelo visto tem que ser na base da multa, se não pesar no bolso nao irão aprender

  • Renan Lazarotto

    Não somente isso, acho que o mais importante de tudo é uma formação BEM melhor de condutores. As aulas teóricas não passam de um blá blá blá sobre placas , sinalizações e umas duas ou três leis mais importantes. As práticas se resumem a como arrancar, acelerar, frear, fazer curva dando seta e trocar de marcha nas horas ideais. Não te ensinam o que fazer caso seu carro aquaplane, não te ensinam a como reagir a um acidente iminente, não te ensinam nem a arrancar o carro numa subida. Parece pouca coisa, mas daí você vê muita gente por aí com “métodos” pra fazer as coisas, furando sinais, parando onde não devem, correndo, enfim, coisas demais pra citar, apenas pelo simples fato de que não foram corretamente ensinadas. Elas aprenderam a dirigir um carro, mas não no trânsito.

  • Arts_Maverick

    Boas sugestões!! Elas e a aplicação de dinheiro em transporte público e ciclovias ajudaria demais o trânsito da cidade!
    Quanto a importação de usados! Poxa, eu adoraria !!!
    Aliás, nos últimos dias vi duas veze3s um Skyline R33 prata lá em Alphaville, onde trabalho… Que coisa mais linda!

  • Ronaldo Toshio

    Por mim deveria ter provas praticas a cada renovação, pois dessa forma muita gente que comprou a carta sairia das ruas.

  • ApolloVR6

    Eu levei uma multa por não dar seta…o engraçado é que dou seta até para sair da garagem de casa e canso de brigar com que não o faz! A máfia das multas nunca vai permitir que o trânsito melhore, para quem se beneficia com a quantidade absurda de multas (E dinheiro) que rolam por ai, quanto mais caótico o transito for, melhor é.

    • AstolphoGM6

      Isso é bem verdade viu… pra mim, o Brasil tem apenas 2 problemas, a Corrupção, e os Salários e Benefícios Absurdos que os políticos recebem, acabando com os dois, da pra estruturar o País muito bem!!

      Puta Utopia, eu sei… =/

    • PortnoyLima

      Sua chave de setá está ok? Pq o meu, descobri por acaso, ligava e acendia a seta dianteira, mas a esquerda traseira não. E não era lámpada nem contatos (coloquei um fio direto pra testar e não funfou).
      Coisas de Autolatrina!

      • ApolloVR6

        Tomei a multa com o 206…funcionando tudo certinho, foi meta de multa do agente mesmo (FDP…rs)! Sobre o problema na sua seta…da uma olhada no relê que fica na parte de trás do volante (Debaixo da capa plástica)…esses relês sempre dão dor de cabeça nesses carros.

  • Welington Leal

    O problema de dar seta é endemico!

  • Osvaldo Ken Kusano

    A questão da habilitação por potência e porte é importante não apenas para os carros, mas, ainda muito (muitíssimo!) mais importante, para as motos…
    Moto escola só ensina o cara a fazer o “oito” a 5km/h, nego vai lá e “compra” a carta, passa, e já pode pilotar desde uma motinha de 100cc até uma Hayabuza com a mesma carteira!

  • Nacholoser

    Tornar o trânsito muito melhor???? Fácil!

    • CooperS

      HAL vc matou os caras lá por besteira, a gente ia chegar em Jupiter se não fosse a sua trollagem

    • LucasMoraisdaSilva

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK eu gostei da sua ideia, quero ver quem vai pegar corredor com essa geringonça na moto! hehe

  • Artur

    Banir os entates fixos ja! Liberar apenas os removiveis.

  • Caio Granja

    Precisamos colocar um gearhead no poder pra por essas mudanças em pratica

  • Ladislau Benvenuto

    Um outro fator a ser considerado é acabar com os buracos das estradas, tem lugar que pelo amor de deus, tem que se andar a 20km/h desviando dos buracos e ainda aumenta a chance de se acertar um motoqueiro desavisado.

  • AstolphoGM6

    Digo mais, multas altíssimas, e punição Severa para quem dirige com a cara Enfiada no Celular!!
    Com essa onda de smart phones, aplicativos com watsap (não sei como escreve kkkk) e talz, oq eu vejo de gente dirigindo e mexendo nessas merda não ta escrito!! Pra mim, é o tipo de infração passível a Apreensão da CNH!!

    • CooperS

      Já dei um susto num engomado no transito, batendo no vidro dele… O cara achou claramente que era um assalto, o celular pulou da mao dele que nem sabonete hahahah… Acho que agora ele vai ficar esperto

      • AstolphoGM6

        Mano, queria ter visto a cena! huahauah Mas certeza que ele pego o Cel no assoalho do carro, e continuou mexendo numa boa…

        • CooperS

          Depois bate alguem realmente mal-intencionado nele, e toma tudo, do celular e relogio até o carro, e fica naquela: “Mimimi eu nao fiz nada mimimi culpa da Dilma”, bem cara de homem frouxo. Dirigir é estar atento sempre e se der mole os caras tomam mesmo nesta republiqueta.

          • AstolphoGM6

            Já é um cabaré, o cara ainda da brexa….

  • Rodrigo Perini

    Essa matéria só reintera a minha conclusao de sempre: Brasileiro não é apaixonado por carro, e sim por status. Como o cara pode se apaixonado por algo que mal sabe usar? Salvo por algumas excessões é claro! rs

  • JoaoBeno

    Só uma adendo, se a faixa da direita esta toda cheia de remendos, vibrando mais que um liquidificador, I’m sorry, mas não vou ceder a faixa da esquerda por nada, ainda mais se eu estiver trafegando no limite da via… Se quiser ultrapassar, estrague *seu* carro na pista estragada pelos caminhões e ônibus…

    • Felipe Sentinger

      Parabéns cara, o transito precisa de mais gente com esse mesmo pensamento. Vamos pensar somente no nosso umbigo e foda-se o resto…

      Deixando a ironia de lado, se alguém quer te ultrapassar, vai pro lado quando der e volta pra pista boa, niguém é obrigado a ficar atrás de ti, e tu, sim, és obrigado a dar passagem quando solicitado, não importa a velocidade que estejas…

      Além disso, não se esqueça de que o transito está cheio de psicopatas, numa dessas, tu pode acabar tomando um “totó” e ir parar no mato…

      • JoaoBeno

        O problema é eu estragar meu carro pra você ir mais rápido… Se você quer andar no limite do seu carro, que estrague o seu veiculo, não o meu… Todo mundo sabe que a vibração dos trechos “tampa-buraco”queados acaba com um monte de coisa no carro…

        • Felipe Sentinger

          Ih cara, então nem tira o carro da garagem, porque pelo menos aqui em BH, da pra contar nos dedos as ruas e avenidas que estão em boas condições. Todas tem remendo mal-feito e buracos abrindo a cada chuva.

          Além disso, o que acaba com um monte de coisa no carro é dono relaxado que não faz manutenção direito…

        • Djalma Junior

          Rapaz, que eu saiba meu pai e o meu tio empurram pra fora da faixa da esquerda caras como você…. Porque se irritam facinho por causa desses “compradores da faixa esquerda”….

          • JoaoBeno

            Hahahah… Que bom que os Direito deles de correr supera o meu direito de conservar o meu suado patrimônio, ainda que eu esteja andando no limite da via (E eles estejam cometendo a infração de andar acima do dado limite)

          • Felipe Sentinger

            Uma infração não anula nem justifica outra…

          • JoaoBeno

            Mas pelo menos o impaciente acaba ganhando duas multas, por excesso de velocidade e por ultrapassar pela direita…

          • Felipe Sentinger

            Pois é, agora e se esse impaciente está levando alguém pra algum atendimento de urgência ou algo parecido. O cara precisa correr e tu estás atrapalhando. Ninguém sabe da real intenção de ninguém atrás de um volante. Por isso digo, é melhor dar passagem e deixar o outro se matar do que ficar ensebando na frente dele… Como eu já comentei e o Djalma ali em cima exemplificou, uma hora dessas tu vai ver o mundo virado no acostamento… Espero que não, mas vai saber né?

          • Djalma Junior

            E você também levaria uma multa por não ceder a ultrapassagem pela esquerda… Touché…..

          • JoaoBeno

            Antes pagar a infração de vez em nunca, do que ter as borrachas do meu carro soltando, os parafusos e porcas afrouxando, o painel batucando, etc… etc… Que aconteça tudo isso no carro de quem corre, não no meu que anda no limite certinho…

          • Djalma Junior

            Se você não se incomoda em levar um “totó” de um desses de vez ou outra boa sorte :D

            http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2012/05/ram-2500-2012-01-650×433.jpg

          • JoaoBeno

            Bom, aí eu freio na hora e a gente chama a pericia… ;) Se vc não para aí preso queixa, afinal, site do detran + dashcam e ninguém fica impune….

          • Felipe Sentinger

            Claro, porque quem te empurra pra fora da pista vai ficar esperando aparecer alguém pra juntar o que sobrar do teu carro…

            Pode rir já produção?

          • Djalma Junior

            Essa do JoaoBeno… sem comentários

            http://i.stack.imgur.com/jiFfM.jpg

          • Felipe Sentinger

            Como tem santo e fodões na internet… Nem sei porque me surpreendo ainda.

          • JoaoBeno

            Eu só acho que no Brasil não dá pra ter uma lei dessa sem um adendo quanto as condições da pista… tipo “O condutor deve enfiar seu carro em buracos e terreno inseguro para a velocidade que ele desenvolve para deixar outro veiculo acima do limite de velocidade passar”… Eu sou o wannabe senhor da verdade por querer dirigir de forma segura na pista mais segura?

          • Felipe Sentinger

            Mas aí é que tá, não dando lado, tu não tá dirigindo de forma segura. Não to dizendo pra jogar o carro numa cratera pra destruir rodas e suspensão, abre pro cara passar quando der e boa, volta pra pista. Não dá pra ser inflexível: “Estou andando na velocidade da via, que não está esburacada e azar de quem vem atrás”. Além disso, passa longe de querer ser senhor da verdade. NÃO SE OFENDA, mas passa bem mais perto de ser um belo babaca.

          • JoaoBeno

            Sim, claro que eu quis apenas ilustrar como algumas sugestões desse post são impraticáveis no mundo real, como essa da faixa da esquerda, afinal, tem hora que não dá pra ficar na faixa da direita… pensa naquelas vias aonde o asfalto esquenta, e proximo a pontos de onibus formam aqueles “quebra-molas” devido a frenagem dos ônibus… Ninguém vai ceder a vez ali, mas tem babaca que insiste, e eu acho errado eu ser multado invés do babaca… A mesma coisa são vias com trafego intenso de caminhões, aonde a faixa da direita fica com um monte de remendo e andar lá na velocidade certa é impossível, dado o tanto que vai tremer seu carro, aí vem o babaca e cola na sua traseira pedindo passagem… Na boa, eu dou seta pra esquerda e ele que se vire com a faixa fodida…

          • JoaoBeno

            Por que quem dá um “tótó” no carro da frente pra destruir ele é com certeza um cidadão de bem e honesto…

          • Djalma Junior

            Enquanto você liga para a perícia do DETRAN o motorista hipotético da RAM 2500 já está no seu local de destino ;)

          • JoaoBeno

            Cidadãos de bem e honestos teu pai e tio se eles fazem isso heim champz… ;)

          • Djalma Junior

            Ninguém aqui é santo não cara, tenho certeza que quase todos que acessam o FlatOut desejam fazer isso com quem fica “travando” a faixa da esquerda… No caso do meu pai e tio eles ficaram p*tos de raiva e deram “totó” nos carros que atrapalhavam o fluxo da rodovia….

          • JoaoBeno

            Ahhhh, na rodovia… Falta vc falar que ela é duplicada e privatizada, aí não tem mesmo como alguém ficar tomando a faixa da esquerda pra curtir a paisagem… Eu falo na cidade, naquela avenida que os ultimos 7 prefeitos só tamparam os buracos dela na época da eleição…

          • Djalma Junior

            PODE PARAR ESSA PORRA DE MUNDO QUE VOU DESCER AQUI MESMO!

            DESISTO!

            http://scienceblogs.com.br/discutindoecologia/files/2013/06/Facepalm.jpg

          • Carvalho

            Puts… eu sou completamente contra o que o JoaoBeno disse, mas você está dizendo absurdo maiores que os dele.

            Você tem quantos anos, filho?

          • GuilhermeSMello

            Não te esquece que essa história de que quem bate atrás é sempre culpado não passa de engodo. Se tu simplesmente frear bruscamente sem motivo algum, a culpa é tua e quem vai se ferrar é tu.

          • JoaoBeno

            Bem lembrado… Mas não, ia parar de boa… Se o cara correr a dashcam pega a placa…

          • Carvalho

            Djalma,

            Sério mesmo que seu pai é um destes que acham que o mundo deve parar para ele passar? O erro de outro não justifica que você erre também.

            Se o cara domina a faixa da esquerda, nada justifica que você dê um totó nele. Serão os dois imbecilóides e o trânsito não precisa de nenhum de vocês.

    • Carvalho

      Caro egoísta,

      O tempo que você vai ser obrigado a trafegar com seu carro sobre este asfalto remendado é ínfimo diante do prejuízo que você causa para o trânsito.

      Se o asfalto estiver mesmo ruim e você não quiser usar a faixa da direita, fique de olho no retrovisor e abra espaço sempre que alguém mais rápido aparecer. Assim, você não estraga seu patrimônio e não atrapalha a vida alheia.

      Aliás, quando a pista estiver toda ruim, você vai dirigir por onde? Pela calçada? Os pedestres que saiam da frente?

      É cada um…

  • Marco_iVTEC

    “Multas severas para os donos da faixa da esquerda”

    Hoje mesmo, um b*sta com uma Ranger, não saia da frente nem por decreto… Sem querer botar estereotipos, mas é impressionante como donos de caminhonete (não todos) se acham os donos da estrada..

    Tive que passar o imbecil pela direita… e nem mesmo assim ele saiu da frente dos outros carros.

  • Raul Ribeiro

    Concordo com a maioria, mas como a “Importação de carros usados” vai melhorar o trânsito??

    No máximo, melhora a qualidade visual dos veículos a circular. Um exemplo: era bem mais divertido ver 1 Skyline GT-R do que um carro chinês…

  • Dudu Correa

    No Japão, quem é recém habilitado deve dirigir no primeiro ano usando um adesivo verde-amarelo na frente-trás do carro, para alertarem os outros motoristas que ali trafega um cabaço. Com idosos também há um adesivo, laranja-amarelo. Também há categorias de carta de motorista, algo como Bronze, Prata, Ouro, onde a cada renovação de carta, se o motorista não cometeu faltas graves nem causou acidentes, ele sobe para a categoria superior, de menor risco, algo como acontece com os cartoes de crédito. Isto deixa o seguro mais barato.

  • Joka Senra

    Na Boa, só falou merd*, acha que o transito é velozes e furiosos, o transito só precisa de uma coisa, GENTE EDUCADA.

  • peugeot talbot sport

    Só não concordei com a multa para faróis desalinhados

  • Mujoo

    Tipo uma autobahn no BR, aí vem vc com um carro que anda relativamente bem, pode apostar que sempre teria um FDP na esquerda de 1.0 a 90 km/h….
    uhauhahuauhauh

  • Carlos A.

    Gostei do post, mas pegaram pesado com os velhinhos, todo ano tb não né? Agora, os donos da pista da esquerda tem que ser pendurados pelo saco. Fiz uma viagem de pouco mais de 100 km no final de semana e sinceramente, tem muita gente que atrapalha o transito, tive que passar um sujeito a 60 Km/h em uma rodovia de 100 Km/h pela direita, não teve jeito, pisquei farol, aguardei e nada e ao passá-lo ele me perseguiu e me passou a mais de 100 só para depois encostar na esquerda e molengar de novo.

  • André Maldonado

    Eu acho que pessoas que demoram para sair do semáforo aberto deveriam levar multas! Para ficarem mais espertas! kkk

  • Jose Eduardo Monteiro Soares

    Faltou a punição ao pessoal que usa a luz traseira de neblina para rodar quando não há neblina.

  • Pedro Virgilio

    Antigamente a CNH para moto era separada por potência, A¹, A² e A³
    Mas acabaram com isso!
    Falou tudo esse post, o filinho do papai treina na 125 da auto escola depois pega uma R1 da vida, cai na primeira esquina!