Os dez roncos de motor mais fodásticos do Brasil

Dalmo Hernandes 17 fevereiro, 2014 372
Os dez roncos de motor mais fodásticos do Brasil

Na semana passada, perguntamos aos leitores qual era o ronco de motor mais bonito do País. A única regra: o carro precisava ser nacional. Agora, selecionamos as melhores sugestões e montamos esta lista com a sua ajuda. Aumente o som, coloque os fones de ouvido e pise fundo!

Fiat Marea Turbo

O motor Fivetech usado na maioria das versões do Fiat Marea é daqueles que exigem uma boa dose de carinho e dedicação para funcionar perfeitamente e ter boa durabilidade. Contudo, quando bem cuidados, recompensam o dono com uma bela sinfonia mecânica que, como é característico dos cinco-cilindros, lembra em partes o ronco de um V10. Com quatro válvulas por cilindro e coletor de admissão variável, o Fivetech desenvolvia 182 cv na versão 2.0 20v Turbo. Os espirros da válvula de alívio complementam muito bem o ronco do cinco-em-linha.

Honda Civic Si

O único carro nacional com motor capaz de girar acima de 8.000 rpm, o Honda Civic Si está entre os melhores esportivos brasileiros de todos os tempos. Além do comportamento dinâmico exemplar, boa parte do crédito vai para o motor K20, de dois litros, 192 cv e duplo comando de válvulas variável, o famoso VTEC. Além do ronco agudo típico dos quatro-cilindros giradores da Honda, o comando i-VTEC muda totalmente o comportamento do motor quando é acionado. Diferentemente dos modelos mais antigos, porém, o VTEC do Civic Si de oitava geração não entra em funcionamento a partir de uma rotação específica, e sim quando determinado por uma série de sensores, que identificam quando é necessário um comportamento mais nervoso do motor.

Chevrolet Chevette com abafador esportivo

O motor de quatro cilindros com comando simples no cabeçote (de ferro fundido, assim como o bloco) usado no Chevrolet Chevette não é nenhuma revolução de engenharia, embora fosse competente. Mas você sabia que dá para fazê-lo roncar como um boxer Subaru? Escute o ronco do Chevas do vídeo acima. O dono diz que conseguiu este som borbulhante apenas com um abafador esportivo com saída de 450 mm — a única modificação no motor, segundo ele, é o sistema de injeção Fueltech.

DKW-Vemag

Um motor de três cilindros e dois tempos pode roncar bonito? Que pergunta boba… claro que sim! Escute só o ronco anasalado e os estalidos nas reduções de marcha deste DKW Belcar de competição. Apesar do pouco deslocamento — 900 cm³ ou 1.000 cm³, dependendo do ano de fabricação —, com preparação para competir estes motores podiam beliscar os 100 cv, o que é muita coisa se considerarmos o tamanho e a idade do projeto, que data dos anos 1940.

Vokswagen Fusca com escapamento dimensionado

O característico ronco estalado dos boxer refrigerados a ar Volkswagen tem muitos apreciadores, mesmo em sua forma original. Mas se você quer algo mais grave, rouco e agressivo, ouça o ronco deste fusca, equipado com sistema de escape dimensionado, que muda o fluxo dos gases na tubulação e provoca um som mais grave e mais alto. O besouro fica com voz de trovão.

Chevrolet Opala 250

Não poderíamos deixar de citar o ronco do Chevrolet 250-S, o lendário motor de seis cilindros em linha e 4,1 litros que equipa o Opala SS. Gorgolejante e ríspido em marcha lenta, suave e encorpado em altas rotações, o ronco do Opala com motor 250-S é nada menos do que memorável.

Nos comentários, notamos uma certa divisão — de um lado, os apreciadores do ronco do motor original. Do outro, os fãs de arrancada, que deliram com os espirros dos Opala preparados para o quarto-de-milha. Para agradar a ambas as partes, depois do Opala de rua aí em cima, separamos mais dois carros de arrancada, um turbinado e um de aspiração natural:

Ford Maverick GT V8

Na época do lançamento, o V8 302 do Ford Maverick — o famoso V8 “Canadense”, por vir importado do Canadá, era um dos mais potentes motores do Brasil, com potência bruta de 199 cv. O carro do vídeo acima foio levemente preparado, com carburador quadrijet, comando mais bravo e escape dimensionado — mas o coletor é original. Digamos que, assim como o motor, o ronco ficou mais afinado.

Dodge V8

Fica difícil escolher apenas um Dodge nacional para ilustrar. Todos usavam variações do mesmo motor: um V8 de 318 pol³ com duas válvulas por cilindro e comando no bloco, com potência que variava entre os 198 cv brutos do Dart 1969, até os 215 cv do Charger R/T de 1976. O carro do vídeo é um Dodge Dart LS equipado com escapamento Flowmaster, coletor Action Plus e carburador Holley 650.

Volkswagen Golf GTI VR6

Se você quer um hatchback com motor de seis cilindros, não é difícil encontrar no Brasil um Golf Mk4 VR6, com motor de seis cilindros, 2,8 litros e 200 cv. Ele foi fabricado em uma série limitada de 99 unidades numeradas. Apesar de o peso do motor comprometer um pouco o comportamento dinâmico do hatch — mais peso na frente significa maior tendência ao subesterço —, certamente é muito bom acelerar um Golf e ser recompensado com um ronco mais grave e rouco do que se esperaria de um quatro-cilindros.

Honda CB750 Four

Perguntamos sobre carros, mas é verdadeiramente impossível não lembra do ronco da Honda CB750 Four, a famosa “Sete Galo”. Lançada no Brasil em 1969, a CB750 F trazia um motor de quatro cilindros em linha de 736 cm³ e, ainda com comando simples no cabeçote de oito válvulas e 67 cv — só a partir de 1978 foi introduzido o comando duplo para as 16 válvulas, que elevava a potência para 77 cv. O ronco grave e encorpado, porém, é comum a toda Sete Galo.

  • Luís G

    Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  • HighwayStar_84

    Adorei a lista!!!

  • Bernardo Faria

    OFF TOPIC:
    Pelo o que sei, é proibido importar carros com menos de certa idade.

    Masssss, e se o carro for completamente desmontado ?
    Teoricamente, você não está importando um carro, mas sim peças de um.
    Já aqui, na Terra Das Bananas, o veículo seria remontado e estaria pronto para rodar.

    E ai, pode isso, Arnaldo ? É legal ?

    • Marcello

      Olha Bernardo, não sei muito sobre isso, mas acho que implica na documentação
      se você trouxer para eventos ou pista imagino que não tenha problema, mas para legalizar que é o problema.

    • Eric windson

      Pelo que eu sei o veiculo tem que estar em condições de uso. Peças como motores usados também são proibidos.
      Ainda tem o caso de como se importaria a carroceria sem ser considerada como sucata, mas o pior de tudo seria a impossibilidade de se documentar um carro que veio de importação ilegal.
      Se for para competição/eventos a importação é liberada, mas o veiculo não pode rodar na rua.

    • msouza91

      Não é legal pois não se pode importar peças usadas, e mesmo que conseguisse trazer tudo desmontado, não iria conseguir regularizar, ai compensaria comprar um carro no mercosul e trazer dirigindo, já que não ia conseguir regularizar mesmo

    • Leonardo Buri

      Conheço um cara de uma oficina que importou um Toyota Supra dessa forma. Comprou o carro nos EUA, desmontou ele todo, cortou umas partes do chassis e trouxe pro Brasil. Chegando aqui ele remontou tudo e conseguiu liberar os documentos (certeza que teve uns subornos e uns “jeitinhos”). Ele me falou que deu uma baita dor de cabeça, mas valeu pq era um Supra! hahahaha

      • Leonardo Buri

        Ah, esclarecendo: é completamente ilegal, mas tem gente que faz

  • Yelssek

    MALUCO, pirei demais nesse som do SI, adorei a lista…

  • Paulo Jr.

    Cara, cadê o Jetta l5 2.5? ¬¬

    • msouza91

      Só carro nacional amigo, o Jetta é mexicano

      • Leooo

        VR6 foi fabricado aqui? (sério, não sei)

        • Davi Reis

          Foi, em 2003!

          • Leooo

            Pra mim ele foi importado da Europa, vivendo e aprendendo.

          • Davi Reis

            O motor pode ter sido, sobre isso eu já não tenho certeza. Lembro quando lançaram esse carro no final daquele ano, módicos 99 mil reais, quando um Golf GTI custava cerca de 50 mil se não me engano. Loucura, loucura, loucura, haha.

          • Rodrigo PF

            Para que todos saibam, o que o Davi falou está correto! As 99 unidades
            (estas numeradas) comercializadas aqui no Brasil, foram fabricadas aqui
            em São José dos Pinhais, PR. Além das unidades vendidas aqui, outras
            foram exportadas para os Estados Unidos. O VR6, quando lançado, foi
            vendido por um valor de, aproximadamente, R$105.000.

            Ps.: Eu que filmei, me desculpem pelo “Tá bom!”

          • Marco Tulio Bruning

            Rodrigo, tá irado o vídeo e o VR6 com o kit do R32…
            Você tem um Golf, faz parte do clube?
            Só corrigindo um pequeno detalhe, a série especial realmente teve 99 carros produzidos, mas os de número 13, 24 e 69 ficaram com a Volks por causa do “bom humor” do consumidor brasileiro hahahaha. Então foram 96 comercializados. Fico admirado que neste momento seis deles estão à venda no Webmotors.
            É um carrão com essa mecânica e caixa de seis marchas. quem sabe um dia ainda chego lá!

          • Fernando

            Amigo, já respondi ali em cima. Um camarada nosso é dono do 13, isso é lenda.

          • Rodrigo PF

            Como o nosso amiguinho Fernando falou! É lenda, conhecemos o dono do nº 013, por exemplo! hehehe

          • Fernando

            E pela nossa lista o 24 já apareceu anunciado no WebMotors e o 69 deu PT no Rio de Janeiro. Ahh, além do 99, sabemos o paradeiro do 01 também hehe… mas acho que tá tudo errado, que manja mesmo de VR6 é o JP.

          • Marco Tulio Bruning

            Obrigado pelo esclarecimento, não sabia se eles tinham ido parar no mercado depois. Abraços!

          • Rodrigo PF

            Valeu Marco e todos que estão lendo! Porém não faça correções naquilo que não está errado. TODAS AS 99 UNIDADES DESTINADAS PARA O BRASIL FORAM MONTADAS E COMERCIALIZADAS AQUI!!!!!!! Outras muitas foram exportadas! PS.: Além disso o número 099/099 foi o ÚNICO 4 portas da série numerada!

            Grande abraço!

            vwgolfclub.com.br/forum

          • Marco Tulio Bruning

            Sim sim, você se confundiu, afirmei que muitos VR6 foram exportados, mas não da série especial. Ah que legal, não sabia que o 99 era um quatro portas! Por isso gosto de conversar com quem sabe das coisas. Grande abraço…

          • Jão_BNC

            MONTADAS! Aleluia!!!!

            Montar é juntar peças. Fabricar é industrializar matéria prima.

            Estou convencido que os carros foram montados por CKD, mas jamais fabricados.

          • Fernando

            Bom dia, amiguinho! rsrsrs

          • Rodrigo PF

            Oi amiguinho!!! Como tem gente burra e ignorante aqui!!! Esse Simonetti é um. kkkkkk

          • Fernando

            Mala, apenas um mala. Sem alça.

            O VR6 dele tinha até suspensão traseira multi-link, vc viu?

          • Jp Simonetti

            Burro e ignorante? Filhotinho, queres testar tua capacidade cognitiva mediante um “Quiz Automotivo” ou mensurando tua discricionariedade acerca da minha pessoa?

            Se escolheres pela segunda opção, eu só lamento. Tenho duas faculdades, duas pós, um excelente emprego e falo 4 idiomas. Não sei quem és, mas muita gente do meio do antigomobilista sabe quem sou – e isto que me importa porque me respeitam e me elogiam pelo meu conhecimento sobre automóveis (inclusive, assino colunas nos maiores sites brasileiros e em uma grande revista européia de automoveis antigos).

            Estou cagando para o que tu pensas de mim!

            Se te visse pessoalmente, iria rir muito da tua cara =)

            Juro que quero ver cara desses valentões de internet uhahuahuahuahuauhahua

          • Rodrigo PF

            Nossa, como você é fantasticamente fodão! Tem tudo isso e não sabe metade da história de um simples automóvel como o Golf? Quem tem que rir aqui sou eu. rs

            Não me interessa quem você é ou o que tem feito, se for falar de algum assunto, fale corretamente ao invés de falar bobagens para se mostrar como o “Poderoso Fodão”, “Mr. Ferramental”!

            PS.: Filhotinho, só aqueles que nascem da sra. Sua Mãe (Cadela)

          • Pedro Jungbluth

            O que comprova uma teoria minha: ter faculdade, ter bom emprego, ter nível de conhecimento não impede ninguém de ser ignorante.
            Podem te elogiar pelo seu conhecimento automobilístico (eu mesmo concordei com tudo que você falou sobre a lista) porém duvido muito que alguém conviva contigo e te elogia pela gentileza. Você é um estúpido, tem necessidade de atenção doentia, um mal educado, e não tenho a menor dúvida que iria rir de todos aqui num encontro ao vivo. E riria sozinho, como deve fazer decerto com todos do seu convívio.
            Se é tão cheio de si, tão janota, tão encantando com seus próprios adjetivos, porque se preocupa em vir em um site e ficar trollando postagens?
            Por qué no te callas??

          • Jp Simonetti

            Fabricadas sem ferramental? OK. Fabricação é processo de estamparia. Se vieram para cá (o que não acredito), na pior das hipóteses, foi por CKD. CKD não é nacional pois não é processo de industrialização, apenas de montagem.

          • Marco Tulio Bruning

            MALA!

          • Jp Simonetti

            Cara, tu me amas, ein?

            Quanta revolta comigo!…

            Não peguei tua mulher, não! Além dela ser uma baranga, sou muito bem casado!

          • Marco Tulio Bruning

            Tu és chato pra baralho heim, um porre!

            Agora fica se apegando a um detalhe técnico pra não se desculpar por ter conseguido ofender de uma só fez os leitores, o escritor da matéria e os editores do site.

            Pode chorar o quanto quiser, quem manda na área determinou que o Golf VR6 tá na regra, então acabou o assunto. Resmunga lá no Procon!

            Valentão de internet? Eu te chamaria de babaca na cara, não tenta me intimidar não. Cão que ladra não morde…

            Você já tem um dos melhores blogs brasileiros sobre automóveis, já escreveu sobre antigos para vários sites, é colunista da Car and Driver, da Autocar e Picão Mestre das Galáxias? Tá fazendo o que aqui então tentando “catequisar” a “gurizada”? Como se diz aqui na minha terra: Tens tempo, ô!

            “Tenho credibilidade em Araxá e Campos do Jordão”. CAGUEI!

            Várias pessoas aqui, proprietários, participantes do clube do Golf, ex-funcionários da fábrica de Pinhais, afirmam que o Golf 2 portas foi produzido aqui, ESTAMPADO aqui, fato amplamente sabido por entusiastas e jornalistas como eu. Mas só você conseguiu um engenheiro vizinho aposentado que garante que não. E o seu foi o único que tinha no documento IMPORTADO, apesar de no chassis do carro constarem as iniciais 9BW. GO FIGURE…

            “Tenho duas faculdades, duas pós, um excelente emprego e falo 4 idiomas.”
            Uma grande prova que uma pessoa letrada não é necessariamente uma pessoa com educação.

            Seu blog? Risível! Deve fazer “sucesso” junto aos seus pares pedantes e esnobes. Ou não hahahahaha:
            “João Simonetti
            No Blogger desde outubro de 2012
            Visualizações do perfil – 207″.

          • XRS250

            Nós devemos dar um Gordini para você na versão “Teimosão”. KKKKKKKKKKKKKKKKK

          • XRS250

            Não era nacional. o motor VR6 que era importado da Alemanha e o câmbio manual de seis marchas, também, mas o resto era nacional.

          • Marco Tulio Bruning

            Nas regras do post original dizia que o carro tinha que ser fabricado aqui, mas que a mecânica podia ser importada…

          • XRS250

            Sim. o GTi VR6 enquadra dentro do regulamento. e aliás desculpa não colocar o ponto atrás do não. eu ia colocar Não. Era nacional.

          • Jp Simonetti

            O Golf era inteiro importado – a VW não tinha o ferramental das duas portas…

          • Davi Reis

            O Juliano Barata mesmo comentou logo abaixo em outro comentário, o Golf VR6 foi fabricado aqui no Brasil, apenas 99 unidades em 2003, não sei se sobraram algumas pra 2004.

          • Marco Tulio Bruning

            Fabricados foram muitos mais, para exportação. Vendidos, apenas 96…

          • Jp Simonetti

            A VW não tinha o ferramental deste carro no Brasil!!!!!!!!!!!! Nunca se fabrica no país algo que não há por aqui! Tive um VR6 e no documento dizia IMP!!!!!!

          • Davi Reis

            http://bestcars.uol.com.br/testes/vr6-1.htm Acho que atualmente não existe arquivo melhor sobre carros do que o Best Cars, o acervo deles data de muito tempo. Testaram o VR6 na época, e explicaram rapidamente como funcionava a logística do esquema.

          • Jp Simonetti

            Sabe o que é ferramental? É uma peça metálica gigantesca que pode servir para todo tipo de processo industrial: tem ferramental para fundição (uma forma: coldbox ou areia verde), forjaria (uma prensa que bate no metal derretido para formar uma peça) e estamparia (uma prensa que bate e recorta o metal sólido/frio). Cada uma delas, é uma máquina enorme e gigantesca que tem altíssimo custo de fabricação.

            Quem fabrica o ferramental geralmente é uma empresa terceirizada (fabricante de máquinas industriais). Esta, não pode ceder ferramental da VW para Ford, etc… Portanto, todo ferramental atende ao projeto do automóvel.

            Há também a produção: Os custos de produção vão desde a hora que o funcionário está trabalhando até para o desenvolvimento de um projeto. E tem um custo muito relevante: o setup da máquina. Para se trocar um ferramental, leva-se tempo suficiente para gerar CUSTOS pela linha de produção PARADA. Custo de funcionário que retira as peças, custo de gente que vai alterar e, principalmente, custo pela FÁBRICA PARADA.

            Sabe o que mais causa demissão no setor de compras de uma indústria? A falta de matéria prima para linha de produção. Quem não produz, tem funcionários parados. Funcionário parado, é pagar a hora para o cara não produzir. Não produzir, é a indústria ficar sem produtos para vender.

            Então pensa comigo: Acha que a VW iria importar todo maquinário e parar o setup do médio mais vendido no Brasil para fabricar apenas menos de mil unidades dele em um ano? Não fica mais barato importar o carro pronto ou desmontado para cá, exportando depois para outro país com o benefício do Drawback verde amarelo (não paga nenhum imposto de importação)?

            Cara, sou gestor assistente de contratos de compra de importação em uma das maiores indústrias de auto peças do Brasil.

            Vai por mim, ok?

          • Davi Reis

            Então por qual motivo consta na tabela de ruídos do próprio site da Volkswagen que o modelo “Golf VR6 2.8 Gasolina M6″ de 2002 em diante, é nacional? http://www.vw.com.br/pt/institucional/tabela_de_ruidos.html

          • Jp Simonetti

            Então por que com o VR6 que eu tive no documento constava IMP/VW Golf VR6?

            Talvez porque o carro viesse por CKD (Complete Knock-Down – ou ‘desmontado por completo’, em uma tradução livre) e era apenas MONTADO no Brasil.

            Talvez, apenas a plataforma do Golf VR6 fosse fabricada no Brasil. Possível, pois era a mesma do Audi A3 e Golf 4 portas.

            A título de curiosidade, a GMB não tinha o ferramental do Cruze até janeiro do ano passado, e toda sua carroceria vinha desmontada para cá. Ainda hoje, ela importa para montar o Cruze os seguintes itens: Motor, câmbio, chassis, eletrônica, caixa de direção elétrica, plataforma, estruturas laterais, colunas laterais, traseiras e pára-choques (além de outras miudezas).

            Fabrica por aqui: Portas, pára-lamas dianteiros e capô.

            E o Cruze é considerado nacional.

            Como argumentei acima, a GMB trazia por CKD Oldsmobile 98 com motor V8 Rocket e o Buick Roadmaster com motor 8cil em linha Fireball na década de 1940 – bem como a Ford trazia o Lincoln Zephyr com motor V12. Todos eram montados no Brasil, mas jamais considerados nacionais.

          • Davi Reis

            http://www.reginaldodecampinas.com.br/2013/raridades/?id=427 Documento exatamente igual ao que aparece nessa galeria?

          • Jp Simonetti

            Chegando na minha casa, irei procurar o documento e passarei o scanner.

            Você quer me chamar de mentiroso, né?

            Melhor você acreditar que a VW assumiu os custos de uma linha de produção parada, mandou fabricar um ferramental para portas e carroceria do Golf 2 portas, mandou a empresa de vidros fazer um molde novo e, por fim, pediu apenas um lote de 100 unidades ao mês da lateral de porta e acabamento para o VR6 “nacional”. Né? Todo este custo para ganhar 25 mil reais por carro, totalizando 250 mil reais dos quase 30 milhões investidos…

            Ah, vá…

            Por obséquio, achei uma fonte do governo paulista:

            http://2.bp.blogspot.com/-s0bLyNnsh-Q/UwNoI55YB3I/AAAAAAAAB8s/dUJjhVWNHkA/s1600/codrenavam.jpg

            Divirta-se!!!!!!

          • Davi Reis

            Não é o caso te chamar de mentiroso. Antes do Golf VR6 de 6 marchas, existiu um de 5 que também consta na tabela de ruídos da VW, que data de 1998. Pelo resto dos carros que constam nessa tabela, é mais provável que o Golf VR6 nela citado seja o do final dos anos 90.

          • Jp Simonetti

            Já estou convencido de que estes 99 carros foram montados por CKD no Brasil.

            Pelo o que vi, vieram alguns também dos anos modelo 1999 até 2001.

            Acredito que esta pesquisa deixou a todos nós com mais conhecimento sobre o carro. Eu, pelo fato de saber do ferramental e pelo meu ex-Golf vir como IMP/, não percebi que foi montado por CKD por aqui.

          • Marco Tulio Bruning

            Cara, você está se fazendo passar por ridículo, no documento que está no site do Reginaldo, consta no chassis 9BW, são as iniciais de carros PRODUZIDOS no Brasil sil sil, esquece os 99 VR6, a VW do Brasil sil sil fez milhares de unidades do 2 portas, pra exportação e por um ano (2001) foram até vendidos aqui, bastava entrar em qualquer concessionária e pedir. Se esses caros fossem CKD, seriam beeeeeem mais caros que seus irmãos de 4 portas, e não era o caso. Cresca e assuma que está errado!

          • Jp Simonetti

            Oh, educadinho, se CKD custasse tão caro, o CRUZE custaria mais do que Civic e Corolla. Sem mais! Foi por CKD e ponto final. Eu acredito muito nas palavras do meu antigo vizinho (Sr. Arnaldo Mazolla), que era engenheiro na VW e uma pessoa muito integra, conhecedora e que sempre me trazia informações. O que tu pensas, para mim, é nada. Então tchau.

          • NightRider

            Por obséquio. Pesquise melhor, na mesma fonte que vc tirou essa imagem eu também fui pesquisar. o IMP, codigo 3327 se refere ao Golf 95-96, geração antiga, mk3

            http://www.danielcurnock.co.uk/data/194/1.jpg

            O mk4, nacional, é codigo 3659, fabricado entre 2002-2003

            http://img13.imageshack.us/img13/1021/mycar007.jpg

            Se tiver duvida veja o link e procure os codigos que te falei

          • Jp Simonetti

            Não: Meu carro era Geração 4, igual ao do video. Suspensão multilink, estofamento em tecido e acabamento muito acima da média.

          • Marco Tulio Bruning

            Chassis 9BW, VW do Brasil sil sil!

          • Leo

            Jp Simonetti
            O Renavam não representa fonte fiável. Já vi Renavam de Celta 1.0 apontando 74 cv, que era a potência do motor 1.4 na epoca. É possível que tenha havido algum erro na hora do registro do carro, talvez não constasse na relação do Detran e a única forma de habilitar a digitação fosse selecionando como IMP.

            É fato: a própria Volkswagen por meio de sua assessoria informou que o carro foi fabricado (e não montado) em São José dos Pinhais usando o motor importado e a suspensão traseira de eixo de torção. Se o seu era multilink, aí está a solução do mistério: era um modelo importado, diferente da série limitada nacional. Ele provavelmente tinha tração integral, também, pois a suspensão multilink só foi usada no modelo europeu.

          • Jp Simonetti

            OK!

            Mandei pela manhã um email ao meu amigo que foi meu vizinho por anos, sr. Arnaldo Mazolla, engenheiro aposentado da VW do Brasil.

            Assim que ele me responder, podem anotar meu email e iremos dirimir todas estas dúvidas: audi.a4pat no gmail com br.

          • XRS250

            E outra ainda: eu já ouvi histórias de documento bem estranha. eu vi a história do Landau de 999CV…. (claro erro de documento).

          • Marco Tulio Bruning
          • Jp Simonetti

            Era por CKD.

            Mandei um email para um engenheiro aposentado da VW que foi meu vizinho por anos. Ele, em 2001, garantiu-me que a VW não tinha ferramental. Se veio por CKD, é a coisa mais normal do mundo – o Cruze até um ano atrás vinha inteiro por CKD (hoje, fabricam-se as 4 portas, capô e pára-lamas dianteiros por aqui – o resto vem de fora).

          • Marco Tulio Bruning

            Você é tão sabido que não tem conhecimento que o Golf MK4 GTi 150cv foi vendido com 2 portas em 2001. Decerto eles importavam a carroceria de alguma fábrica que tinha o ferramental, já que você afirma que com certeza eles não tinham…

          • Jp Simonetti

            Fabricar não é montar. OK?

            E, em momento algum, neguei que o turbo foi vendido por aqui. Ache esta minha postagem e cola. Não inventa e não seja demagogo. Isto é feio.

          • Guilherme Guimarães

            A VW sempre fabricou o Golf 2 portas aqui, mas eram exportados, já que “o mercado não aceitava”…

          • Marco Tulio Bruning

            Além dos 99 VR6, dos quais três ficaram com a VW (#13, #24 e #69 pois seriam motivos de superstição/gozação), a VW vendeu aqui o GTi 150cv 2 portas em 2001…

          • Fernando

            Cara, um amigo meu é dono do nº 13. O meu é o nº 59. Esqueça essa história de que o 13, 24 e 69 ficaram na VW, é lenda.

          • Marco Tulio Bruning

            Ah sim, obrigado pela correção, imaginei que depois de um tempo esses carros foram parar no mercado mesmo, apenas não tinha confirmação!

          • Jp Simonetti

            Exportados para onde? Não existe isto! Eu tive um Golf VR6 e no documento dizia IMP/VW Golf VR6.

          • Davi Reis

            Exportados para os Estados Unidos e Canadá.

          • Guilherme Guimarães

            Não sei quanto ao documento de um GTI VR6 amigo, mas o Golf MK4 fabricado aqui foi sim exportado para outros países, como EUA e Canadá.
            Artigo sobre a transferência de produtção do Golf para o México (fabricação do Golf MK5 no caso…): http://bestcars.uol.com.br/palavra/64.htm

            E uma matéria sobre o Golf VR6 e mais sobre a exportação dos modelos: http://bestcars.uol.com.br/cpassado3/vw-golf-brasil-5.htm

            Se informe melhor, abraço.

          • Jp Simonetti

            Você que deveria: Bora e Golf duas portas eram fabricados no México e mandados para os EUA.

          • XRS250

            Mas o Golf IV não foi feito no México.

          • Jp Simonetti

            Alias, outra informação: http://www.motortrend.com/roadtests/coupes/112_9903_oettinger_volkswagen_golf_gti/

            O GOLF AMERICANO SERÁ FABRICADO NA ALEMANHA (ALEMANHA, ALEMANHA, ALEMANHA…).

            Valeu!

          • Marco Tulio Bruning

            Quanta teimosia, quase comprei um GTi 2001 2p feito em Pinhais, aqui tem gente que trabalhou nessa fábrica dizendo que eles eram sim exportados, todo mundo sabe ô mané!

          • Davi Reis

            Acho que depois de tanto insistirmos na verdade (VR6 nacional), o cara até deletou os comentários… Win! Hahahaha

          • Marco Tulio Bruning

            Correu com o rabinho entre as pernas!
            A gente já sabia, mas até o Bob Sharp confirmou:

            “Caro Marco Tulio,

            Acabou de chegar a resposta da VW: o Golf 2-portas foi estampado em Pinhais. Informação 100% precisa.

            Abraço”
            from: Bob Sharp bobsharp@autoentusiastas.com.br

          • Davi Reis

            Com o reconhecimento da própria Volkswagen e ainda por cima do Bob Sharp, só um louco pra duvidar mesmo!

          • Jp Simonetti

            “…Since production
            of the New Beetle has tied up much of the production potential of the Puebla, Mexico facility and the Jetta has
            been setting record sales numbers in North America, Volkswagen has returned production of the Golf back to Wolfsburg.”

            http://www.vwvortex.com/resources/model_guide/golf_a4/

            Segundo realease americano, o Golf vendido nos EUA realmente foi fabricado em Wolfsburg.

          • Guilherme Guimarães

            “During the last year, Volkswagen has slowly begun to move Golf production to their facility in Brazil., though much of the Golfs for North America still come from Germany.”

            Ou seja, Golfs brasileiros foram exportados para os EUA. E, embora tenham a mesma plataforma, Bettle e Bora foram fabricados no México, o Golf 4 não. Os Golfs 4 vendidos nos EUA eram alemães ou brasileiros.
            E conforme já citado por um colega aqui, a VW chegou a comercializar o GTI 2p no mercado nacional. Abraço.

          • Marco Tulio Bruning

            Conhece Google?

          • Marco Tulio Bruning

            GTi saiu com duas portas em 2001, fora que era exportado em outros anos…

          • Marco Tulio Bruning

            Não somente em 2003, era produzido para exportação regularmente, 2003 foi o único ano com venda no mercado interno…

          • Davi Reis

            Realmente, me confundi com datas e o carro foi lançado no início de 2003 e não no final de 2003! Obrigado pelo esclarecimento.

  • Kenji555

    Oba, duas indicações minhas apareceram! XD

    • http://lfsmods.com Henrique Cataldo

      haha :P chevette na lista :P

    • http://lfsmods.com Henrique Cataldo

      Putz cara, estava na estrada com o carro do meu pai, ai o miolo do escapamento caiu com tudo, ficou so a capa de inox, fiz até um video antes de trocar o abafador, nesse caso esta só com o intermediário e o final uma passagem livre

      http://www.youtube.com/watch?v=ys40d3Dp-uU

  • HighwayStar_84

    Porcaria!!! Só lembrei agora!!! O ronco das caminhonetes turbo-diesel!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=66yddPfqkyw

    Principalmente as equipadas com pente na turbina hehehehehe!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=rZFnbH4doN0

    http://www.youtube.com/watch?v=2XClxVQ-Lnc

    http://www.youtube.com/watch?v=yQ-SFi3vkUc

    • Lucas Romeiro

      Pois é, queria ver uma Ford F250 na lista.

    • Felipe IV
      • HighwayStar_84

        Boa também!!! Nessas horas é que sinto saudades da F-1000 que nós tivemos…o turbo diesel ronca gostoso!!!

        A D-vintona é sua?

        • Felipe IV

          Era do meu pai, eu mesmo turbinei ela kkk mas vendemos :/ sinto saudades daquele ronco. Tivemos uma f-1000 tbm, que me arrepiava quando ouvia kkkk

    • Vitauw

      Se tem um motor que faz meu coração bater forte, são esses MWM turbo diesel.
      Quando vejo esses videos só me vem uma frase na mente:

      Chupa Greenpeace!!!

      • odaiVecoV
        • Leonardomax01

          PQP que belo ronco,motores a diesel são demais!!
          Aspirado show de bola !

          • HighwayStar_84

            Na verdade o Detroit Diesel (que equipou os caminhões Ford F8500) tem compressor mecânico…só que ele não fez sucesso:

            Por ser um diesel de 2 tempos (imagine a fumacera ahuahauhauahuahauha!!!) é aquela velha história de botar óleo de motor 2T no motor toda vez que abastece, mas como muitos não tinham esse conhecimento, os motores viviam quebrando…e ganhou má fama por isso…

            Os motoristas que souberam aproveitar o potencial deles diziam que deixava qualquer caminhão…e às vezes até carro pra traz hehehehehe!!!!

          • Leonardomax01

            Imagino a fumaceira,alem disso imagino a performance do monstrinho !!!!!!!!
            Paguei mesmo um pau para o ronco deste motor,alguem teria as especificações deste motor??

          • HighwayStar_84
      • Christian Aguiar

        Sou acostumado com motor a diesel, meu pai tem uma oficina de bomba injetora na qual eu trabalhei bons anos, então cresci nesse meio. Realmente são bons roncos.

      • Raphael

        Me lembrei de uma F1000 MWM 88 que meu padrinho tinha.

        O ronco era quase igual esse:

        http://www.youtube.com/watch?v=wIBgVOP9A4s

        Inconfundível! Dobrava na esquina todo mundo sabia que era ele chegando!

        • HighwayStar_84

          As últimas F-1000 vieram com o MWM X-10…esse motor é foda pra cantar turbina, sem falar que é uma usina de torque…é um canhão!!!

    • Guilherme Campigotto (KapiiiM)

      Concordo com o amigo, faltou um MWM Turbo Diesel com diretão ai :(

    • KzR

      kkkkkkkkk Bem lembrado. As vezes esqueço como os TD roncam bonito mesmo andando quase sempre numa S10, hehe

      A minha pode não ter esse belo ronco da Silverado ou esse piado da F250, mas em matéria de fumaça, não fica para trás! rsrsrs Se for para ultrapassar reduzindo uma marcha, tome fumaça!

  • Matheus Utzig

    Show! Curto todos… mas o DKW me convida nos meus finais de semana: http://youtu.be/KA7OKaeTLdE?t=28s

    • Bruno Mena

      Imagina regular este motor 2 tempos, com 3 cilindros, 3 bobinas e 3 platinados?

      • HighwayStar_84

        Fazia tempo que não ouvia um Decavê roncando!!! A única vez que ouvi foi num raríssimo Candango na minha cidade…óbvio que um colecionador comprou o carro do cara…

        O mais complicado desses motores, além das bobinas e platinados é a história de colocar óleo de 2 tempos toda vez que abastece…meu pai falava que eles viviam dando problemas…nesse caso, irresponsabilidade de seus donos

        • Matheus Utzig

          É um dos motivos que o DKW logo se aposentou e muitos achavam que ela não era resistente. Era sim, mas tinha que ter esses cuidados… Além da fácil quebra das cruzetas, arrancar com o pé embaixo e com a direção virada é algo proibido na vida de um dkwezeiro auehuhea. Mas é muito divertido!

          A regulagem e todo o serviço de mecânica é feita em um mecânico especializado em DKW a mais de 40 anos aqui perto da cidade. Então fica bem mais fácil manter os três cilindros rocando sempre!

          • HighwayStar_84

            Essa Vemaguete do vídeo é sua?

            Que coisa linda!!! Parabéns pelo belo estado da sua peruinha!!!

          • Matheus Utzig

            É sim! No caso, é um membro da família já, rsrs. No vídeo aparece meu pai tirando ela do porão e eu filmei. Obrigado pelo elogio aí, abração!

          • gigio morengue

            Meus parab;ens hein cara!, decavezinha tá show!!!

    • André

      coisa linda o DKW! o final ainda com Bob Marley raxeii o bico! hahahahha abraçooo!

  • rodrigo_mdo

    ficaria tentado a acelerar forte aquele fusca…

  • Marcello

    falta uma lista de roncos internacionais né? suahusha

  • Davi Reis

    Gostei da lista, faltou só o Gol GT 1.8! Não vou tirar da cabeça nunca aquela primeira propaganda dele com o motor roncando e o narrador dizendo “Isso diz tudo.”

  • Bill Gillean

    4×1 e 6×2 bem feito coloca metade da lista no limbo…

  • LuizE

    O que que leva a pessoa a esperar o motor cortar para trocar marcha?? Pff

    • Francis_ms

      lol tbm fiquei incomodado com o cara trocando marcha errado no civic

    • gigio morengue

      ele não deve saber o momento em que o “vetec kicked in yo”

    • Matias Gerhardt

      No YouTube ele diz que estava cortando pra mostrar o barulho mesmo, não porque acha que essa é a hora certa pra fazer a marcha. Anyway, me irritou também.

    • Lucas Rodrigues

      A hora que a válvula flutuar e o k20 for pro espaço ele aprende juhuehuehue

    • Israel Andrade

      O pior de tudo é ouvir o som da falta do cinto de segurança… além de colocar mais de 200 km/h em uma pista inadequada (nem dupla era), o cara não usa cinto???

    • Thiago CV

      Depois que ele ver o que resulta o corte de giros no motor dele e ver o quanto vai gastar talvez ele corte essa!

  • Ivan Carolino

    Já que citaram a 7 Galo, prefiro o ronco da CB 400 Four, que ronca ainda mais bonito que a Galo

  • Hector Balke Nodari

    massa

  • Hector Balke Nodari

    O motor canadense era fabricado nos EUA e ia para um porto no Canada

    • HighwayStar_84

      Não era fabricado na cidade de Windsor (Canadá)?

      • Hector Balke Nodari

        Segundo o Indiana Gomes não, 3:12 video

        https://www.youtube.com/watch?v=FQ69SC3ABOk

        • ltd76

          1/2 verdade. Os primeiros motores vinham mesmo de Windsor, mas depois vinham também de um fabrica no México.

    • Jp Simonetti

      Os motores 292 e 272 eram nacionais. Para os entusiastas, o ronco do 292 é muito mais V8tão e gostoso do que o do 302.

  • gordo

    Que cadeira elétrica esse DKW HAUHAUHAU

    • HighwayStar_84

      Me lembra vagamente o V6 da Ferrari Dino…lindo!!!

    • Matheus Utzig

      Essa DKW do vídeo é de Caxias! Se não me engano, tem um video dela disputando uma subida de montanha: (cortei o video na parte em que ela aparece correndo… mas se puderem, olhem todo o video, é muito interessante) http://youtu.be/q53oh9DEp0A?t=5m39s

  • NoobForSpeed

    Ronco de motor aspirado e preparado nunca tem erro, sempre bom de ouvir

  • Pedro

    faltou um galaxie com seu rocketão aquilo ronca lindo tbm

  • Lucas Romeiro

    Gostei, pena a Ford F250 não entrou na lista, sou fã daquele ronco há muito tempo.

  • MarcosRS84

    Faltou um Scania 113

  • HighwayStar_84

    A Flat Out deveria fazer uma reportagem do DKW Carcará – um carro de 500 quilos que deu mais de 215 por hora com motor 1100!

    http://1.bp.blogspot.com/_oKPRrlJAWBw/TCvYYROGlBI/AAAAAAAAPa4/jZ_8xP-5i_k/s1600/Carcara_1966.jpg

    • http://gearheadbanger.com/ GearHeadBanger – RVaroli

      Esse projeto é sensacional!
      Encontrei com o Bob Sharp sábado passado em Interlagos e ele falou um pouco sobre o carro, cuja carroceria acabou virando sucada para desespero total da história do automobilismo nacional.
      Uma frase do Jorge Lettry sobre a construção do Carcará não sai da minha cabeça: “Quando você tem as pessoas certas você faz a coisa certa. Mesmo que não tenha as condições. A vontade é o segredo do homem”.

      • BLK_Poomah_GTE78

        Um carro interessantíssimo. Ouvi dizerem – acho que foi “um tal” Anísio Campos, que algumas correções aerodinâmicas tiveram que ser feitas, pois a frente apresentava “tendência de decolagem” (!) Em tempo, durante mais de 20 anos, foi o recordista sulamericano absoluto na categoria.

      • HighwayStar_84

        O Carcará original virou sucata…uma pena mesmo! Mas tem um colecionador de DKW que reproduziu um fielmente às medidas e especificações da época

    • Raphael Medeiros

      Eles aproveitaram o bloco do motor do Carcará para a equipe oficial da DKW participar da 1000 milhas de Interlagos. Se não me engano, o DKW bateu o recorde da pista e chegou em segundo lugar.

  • Thiago CV

    Uai gente! Cadê o Veloster? Mesmo sendo importado, ao menos uma menção honrosa, ele poderia ter, pois o cara da Tv lá disse“ronquinho de esportivo ele tem”!

    Achei que estaria aqui!?

    Zôa!

    • Akira Yamamoto

      kkkkkkkkkkkkkk

      • XRS250

        KKKKKKKKKKKKKK. eu acho que a minha maquina de suco tem ronco mais esportivo que um Veloster.

    • Pedro Henrique Teles da Rocha
      • LuizE

        pô, estou numa biblioteca, não posso rir alto!

      • Sidious_Darth

        Propaganda patrocinada tem destas coisas! kkkk

  • Kauê Ariza

    Tubarão na lista ! =D , dando um turbo flutter nervoso ainda ! tezaooo

  • Nicolas Fernandes de Sousa

    musica para aficcionados por carro!!!

  • Saci d’ Patinete

    To quase comprando uma abafador desse igual o do chevette para colocar na minha Parati 1.6, será que vai roncar legal, tirei o catalizador…

    • André

      Põe no patinete!

  • gigio morengue

    não gosto muito do ronco do fivetech, mas entrou na lista todos que eu considero com um ronco fodastíco, só faltou a menção honrosa do puma e do maveco, mas de resto tá foda!

  • Alan Sousa

    Caras, não consigo de jeito nenhum visualizar esses vídeos do post pelo Chrome. Ja desativei Adblock pro site e nada, tento recarregar o frame e nada. Bi ajudem

    • André Nascentes

      To usando o Chrome e tá normal.

      • Alan Sousa

        Mas vc usa AdBlock ai? Tá ativo?

        • LeandroL641

          Estranho que eu uso AdBlock e não teve problema nenhum, está ativo inclusive.

        • André Nascentes

          Sim. Estou usando e está ativo.

    • MarceloToyofuku

      Vc usa o youtube center?

      • Alan Sousa

        Uso sim, Marcelo! E só pode ser ele azedando a página, sabe o que pode ser?

        • MarceloToyofuku

          É ele sim, acabei desinstalando ele aqui por isso, só dava pra ver o vídeo direto no youtube e quando o vídeo era postado em algum outro site ele não dava pra exibi-lo, as vezes bugava até o youtube.

          • Alan Sousa

            Rapaz, parece que resolvi.. deve ser um bug no flash ou algum código do site aqui mesmo.
            Enfim, nas configs do YC, em players externos, Tipo de Player mude de padrão pra HTML5. Não sei se vai ferrar algo em outros sites mas ao menos aqui no Flatout tá funfando! Abraço

  • inuyasha

    eu prefiro honda

  • Hugo

    Escutam o ronco clássico do Ford Landau https://www.youtube.com/watch?v=UwIkhgeWU3A

  • Marcos Amorim

    Senti falta do AP, tanto faz se aspirado ou turbo, com abafadores ou escape direto.

  • Mateus

    Faltou a cbx 1050 6 canecos da honda…

    • Saci666

      FInalmente alguém lembrou da moto que tem um ronco de verdade. 750 fica muito pequenininha perto. Sem duvida a moto com o mais belo ronco de todas.

  • glinski

    Escolheram um péssimo vídeo pra mostrar o som do Fivetech, mal dá pra ouvir direito a sinfonia por causa do vento na câmera.

    Segue uma Turbo 2.0: http://www.youtube.com/watch?v=Uh3wkXWWa1Y

    • gigio morengue

      relamnete,mal dá pra ouvir o ronco, ainda que eu não goste do ronco do fivetech, nesse vídeo q vc mandou, ele tá bem foda

  • Luiz Felipe Cruz
  • Thiago Morais

    Curti o som do civic cortando e reduzindo, e o ronco desse golf nem parece com o golf heuheueuheue

  • Thiago Cordeiro

    Muito me impressionou os roncos do Chevette, do Fusca e dessa ‘Sete Galos’, os outros são massa também, mas esses por eu diriam que foram os azarões e surpreenderam

  • Marcos Camillo da Silva

    Sou opaleiro, mas não tem pra bater o ronco do V8 da dodge.

  • Jp Simonetti

    Esta lista é meio sem critério: O Golf VR6 é alemão e vinha todo importado de fora (carroceria, motor e tudo mais)! Faltaram: o da S10 4.3 V6, do caminhão FNM (motor Isotta Fraschini), do Alfa Romeo 2300 (é o hino dos motores de 4 cilindros), Dodge 1800 (ah, o carburador SU…), Dodge Dakota V8 Magnum e, PRINCIPALMENTE, faltou o ronco do Simca Chambord – mas, pelo jeito, foi algum garoto sem conhecimento da indústria automotiva nacional que escreveu a postagem.

    • http://www.flatout.com.br/ Juliano Barata

      Caro JP Simonetti, pesquise um pouco mais (há releases de fábrica disponíveis) e você vai descobrir que a VW fabricou 99 unidades do Golf VR6 desta geração em São José dos Pinhais, com componentes mecânicos importados da matriz. As outras sugestões suas são interessantes, mas pelo que me consta, ou não foram sugeridas pelos leitores ou receberam poucos votos. Este tópico foi feito apenas com as sugestões dos leitores.

      E, bem, se você tem todo esse conhecimento da indústria automotiva nacional, deveria saber que o o V8 318 da Dakota é derivado diretamente da família de blocos LA, que equipava os antigos Dodge Dart e Charger nacionais.

      Acho que você pode ser mais respeitoso com aquilo que você não concorda.

      • RodrigoSM

        Faltou citar o seguinte:

        E da próxima vez, vá criticar o post da sua vó!

      • Jp Simonetti

        Se tua capacidade cognitiva te deixa cerceado quanto ao discernimento da SEMÂNTICA, o que disse não foi falta de respeito: foi uma presunção sobre a faixa etária, pois fiz uma ressalva com o elogio ao DKW. A Dakota tem cabeçote e um sistema de escape que a conferem um ronco único em marcha – ainda mais pela transmissão automática que equipa o sistema.

    • XRS250

      O VR6 foi feito no Brasil, apenas 99 unidades.

      • Jp Simonetti

        Não foi feito. JAMAIS fabricado no Brasil pela ausência do ferramental. Eu tive um e no documento estava IMP/VW Golf VR6. O Golf duas portas tem um ferramental de estamparia totalmente diferente do Golf 4 portas: Ele tem portas maiores e estrutura interna diferente para segurar o teto – sem contar que não tem as portas traseiras. Para se estampar estas peças são necessários os ferramentais. Para apenas para 99 unidades, a VW jamais iria se mobilizar para importar todo o maquinário para cá, parar a linha de produção para instalá-lo e estampar apenas 99 carros para mandar a máquina de volta para a Alemanha ou seja lá onde, pois ela jamais seria usada novamente no Brasil. Isto não existe. O custo de importação, implantação e estampagem do Golf superaria os 30 milhões de dolares para um carro que daria lucro em menos de 1 milhão – fora que a suspensão do VR6 (multilink na traseira) e todo conjunto mecânico são alemães. O carro não tem nada em comum com o Golf nacional – nem mesmo os pára-lamas dianteiros, que eram diferentes (portanto, estampados com outro ferramental). Acho que só o capô e o pára-brisa são iguais (os vidros laterais são diferentes, pois a porta dianteira do nacional é menor do que a do duas portas). Acabamento interno, bem diferente. etc…Se a VW o trouxe para cá, no máximo, veio por CKD, mas nunca foi fabricado no Brasil. E, se for para considerar CKD, a Ford e GM montaram vários carros no Brasil neste formato desde a década de 1920. Cito de exemplo o Oldsmobile V8 Rocket e o Buick de 8 cilindros em linha com motor Fireball, pela GM; O Lincoln V12 pela Ford.

        • XRS250

          Olha pode ser que suspensão freios e outras coisas sejam importadas. mas tem um porém. ele Alemão não é. afinal a carroceria duas portas era feita aqui desde 2000 no Golf GTI 1.8 Turbo de 150CV e o VR6 era exportado daqui para os Estados Unidos. e no documento sempre está IMP para carros com maioria dos componentes importados quer um exemplo: Vectra de 1994 a 1996 está IMP por que um conhecido tinha um desses modelos GLS 2.nada e estava escrito IMP. e outra toda imprensa da época diz que ele é nacional e a Volkswagen só fabricou 99 unidades como série especial. agora sobre ser CKD? é bem provável que sim. mas lamento em dizer.

          • XRS250

            E outra em teste das época “maior potência entre os carros nacionais” e ainda tem mais: câmbio do S3 lógico que importado é claro e lembrando que a Volkswagen do Brasil exportou o Golf para os Estados Unidos e a VR6 estava junto, portanto ferramental tinha. então ele é nacional e deu. se fosse importado não estava aqui. agora o Vectra GSi é importado? é um CKD pode ser que o VR6 seja um CKD mas eu acho difícil já que o GTi duas portas existia desde o final de 2000 com motor 1.8 Turbo de 150CV. e outra: o Golf duas portas era feito desde o final de 2000 no Brasil. então já era.

          • XRS250
          • Jp Simonetti

            Olha que legal: O ferramental do Vectra (Opel Astra 3) era dividido entre Brasil e Europa, onde era fabricado para atender mercados da Península Ibérica e Leste Europeu. Pelo Drawback, o Brasil mandava para lá as peças do Vectra sedã e recebia a parte traseira inteira do Vectra GT, sem pagar custos de importação.

            Talvez, muito provável, que o Golf duas portas vinha da Europa (apenas a parte traseira) e o Brasil exportava em troca o modelo de 4 portas.

            Acredito veementemente nas palavras do meu antigo vizinho sobre a não fabricação de A3 e Golf duas portas, que eram feitos por CKD. O cara trabalhava lá e sabia muito bem disto.

          • XRS250

            Só que estou falando do Vectra A que é um Vectra de verdade. esse vinha em CKD o que vinha de nacional era o motor e câmbio(versões 2.nada 8V) já o GSi vinha até com motores e câmbio importados.

        • XRS250

          Eu acho que você está confundindo o VR6 com o R32 que tinha suspensão Multilink na traseira e se você teve esse aí sim é importado. já o VR6 nacional era discreto um pouco. por que a suspensão traseira não era Multilink e lógico o motor importado da Alemanha.

        • XRS250

          Bem pelo que andei lendo ele era nacional motor e câmbio eram importados. a carroceria duas portas era feita aqui desde 2000 para o GTi 1.8 Turbo e ainda o VR6 havia sido exportado para os Estados Unidos e ainda tem mais, a suspensão traseira não era Multilink. quem tinha suspensão Multilink era o R32 só se você teve o R32 aí é importado, mas lógico eu fiquei sabendo que os primeiros Vectra(94 a 96) nos documentos estão importados também, pode ser que como a maior parte dos componentes era importada e foi feita 99 unidades é só ver revistas da época e tudo.

    • Pedro Jungbluth

      não precisa ofender quem fez a matéria, meu, toda lista vai deixar nomes importantes de fora. Se fossem os 20 melhores roncos gente estaria xingando…

      • Jp Simonetti

        Xingar? Aprenda a entender a semântica das palavras: Apenas qualifiquei a pessoa como nova. Nada além disto.

        • Fórmula Finesse

          Não se trata de semântica quando se PRESUME a condição de outra pessoa, no caso, não em relação à idade, mas sim ao conhecimento do assunto como tu explicitou.

          • Jp Simonetti

            A impugnação é outra. Doravante ausência de causa e insistência, dar-se-á a derrocada para um contexto diferente daquele supracitado. Qualquer um imbuído pela mínima cognição sumária consegue entender o fito de tal dissertativa, haja vista a semântica tão óbvia quanto ululante do texto. Enfim: Ninguém impugnou o mais importante, o que é irrefutável: Deixaram FNM, Simca e Alfa Romeo 2300 de fora, o que é um pecado. Ficam na retórica do bom senso para se eximirem de um erro tão grotesco. Quem faz uma postagem aberta ao público, não pode ser tão pernóstico (em uma forma atávica) para argüir que apenas irá auferir elogios nos comentários. Não obstante, cometeram um equívoco grave. Se há espaço para impugná-lo, eu o fiz. Se tua retórica quanto ao meu comentário é vista como ofensiva por mim, é porque fazes algo igual ao me refutarem veementemente por um erro de conhecimento de vocês mesmos, explícito ao não citarem, pelo menos, o Simca Chambord (o carro com o ronco mais famoso deste país).

          • Fórmula Finesse

            Palmas para tua aula de retórica, linda exibição….épico o teu esforço de tentar consertar – e atalhar – uma deselegância. Estamos todos impressionados com tanto virtuosismo. Sobre os outros carros, não foram votados, simples assim – mas são bons exemplos de voz bonita de motor.

          • Jp Simonetti

            A retórica é tua – subterfúgio para se eximir de uma falta de conhecimento grave quanto à indústria e história do automóvel nacional: O Simca Chambord com motor V8 Flathead Ford da década de 1930. Se não foram votados, talvez porque não foram citados. Não? Impugnem o que vale a pena (aquilo que está no contexto desta ‘eleição’). Se votam no Lulla e na Dilma, o que mais esperar?

            A verdade é: Vocês erraram ao não citarem o Simca (bem como o FNM e o Alfa Romeo 2300) e ponto final !!!! Erram porque talvez sejam mais novos e desconhecem estes automóveis.

            Simples. Fim de papo.

          • Sinatra

            Qual a dificuldade em compreender que a lista foi montada por menção e votação nos comentários, e não elaborada pelo escritor da matéria? Além do mais, se lhe causa tamanho incômodo as ausências citadas e se é tão confiante de seus conhecimentos, de mais valia seria comparecer em novas votações e expor suas opiniões ao invés de tecer críticas inócuas sobre o “leite derramado”, ainda mais com tamanha deselegância.

          • Jp Simonetti

            Este espaço é para ser comentado. Quando uma injustiça tão grande é cometida, aquele que é amante do automóvel jamais poderá ficar calado – tampouco, pior ainda são aqueles que o querem calar! Reclamo com toda veemência do mundo. Não obstante, dão mais importância a um urro proclamado do que a um carro ignorado. Fico admirado porque nenhum de vocês concordou comigo e defendeu o Simca. Não: Preferem impugnar minha veemência e meu puxão de orelha. Belos amantes de automóveis, ein?

          • Sinatra

            Defendo o Simca, entretanto não estive aqui para sugeri-lo ou qualquer outro dos citados. Impugnado especificamente, portanto.
            Usando suas próprias palavras, “quando uma injustiça tão grande é cometida, aquele que é amante do automóvel jamais poderá ficar calado”, caso em que implicitamente coloca-se no grupo de amante de automóveis, não se cale e venha a sugerir opções nas próximas oportunidades de confecção de listas; entretanto, de nada adianta, agora, comparecer com críticas a um objeto precluso.
            Ademais, não é a sua colocação quanto aos modelos citados que gera esta discussão, mas sim a maneira pela qual se refere ao escritor da matéria na qual fora inclusa a lista.
            São, portanto, dois objetos diametralmente opostos e que não podem ser misturados nem pela melhor das retóricas.
            A sistemática é simples: a lista é dos leitores, enquanto que o escritor apenas a instrumentaliza em forma de matéria comentada. Não se pronuncia, portanto, em razão das escolhas próprias, mas sim das de terceiros, razão pela qual perece o objeto da crítica direta ao escritor quanto aos elementos da lista.
            Neste ínterim, sua crítica ao chamar o escritor de “garoto sem conhecimento” é prova inequívoca de que suas intenções são pouco construtivas. Veio para achacar, e se espera aplausos para tanto, então subestima e muito a inteligência de quem o lê.
            Poderia corrigir esta deselegância listando as razões pelas quais crê existirem melhores opções, bem como comparecendo em futuras votações e fazendo comentários os quais agreguem conteúdo e civilidade, de forma tempestiva e participativa, e não de forma desrespeitosa.
            Muitos leitores, mesmo após listagens prontas, sugerem opções fantásticas, e não raro os editores abrem oportunidade para criação e listas complementares. Entretanto, para que tal fenômeno aconteça, educação, decoro e civilidade também devem estar presentes.
            Sei onde publica e acompanho suas publicações, especialmente no “O Senhor Automóvel”, e acho seu conhecimento acerca da história do automóvel no Brasil exemplar, mas de outra forma me causa espanto que tal carga de informação venha acompanhada de uma demonstração de comportamento incompatível com discussões e sugestões saudáveis.
            Espero poder mudar esta percepção no futuro.

          • Jp Simonetti

            É aquela história: Se fazem uma lista dos maiores times brasileiros de todos os tempos e ignoram o meu (sou são paulino, mas classifico a Academia do Palmeiras de Adhemir da Ghia como tal), eu irei impugnar veementemente.

            Julguei correta e incorretamente: A forma incorreta foi um desconhecimento da eleição. A forma correta foi acerca da faixa etária de quem a escolheu.

            As pessoas reclamam demais e causam falsos moralismos. É aquela história: Pimenta no olho dos outros é refresco. Quando chega alguém e dá um puxão de orelha, todos se ofendem. E dai? Eu não sou assim: Não irei me preocupar com o que dizem sobre mim, mas sim sobre o que estou discutindo. As pessoas preferem discutir pessoas do que fatos.

            Se eu julgo que esta garotada não conhece a indústria nacional por excluir o Simca, eu falei alguma mentira? Prefiro ser direto do que ser politicamente correto – o que é escala de valores para cada um.

            Estou esperando até agora alguém elogiar o Simca. Cadê? Só você concordou comigo! Então se danem os outros. Sempre fui assim e nunca irei me mudar. O povo aqui quer bater boca. Eu quero falar do Simca. Pra mim é isto.

          • Fórmula Finesse

            Estás a confundir gosto pessoal com conhecimento histórico, e foi rude na defesa da tua opinião.
            Não preciso desconhecer o desenho de um Miura para escolher uma Daytona….

          • Jp Simonetti

            O “conhecimento histórico” foi um ARGUMENTO acerca de um fato irrefutável: Não dá para aceitar o Simca fora desta.

            Conhecimento é argumento plausível: Quem conhece pode questionar. Quem não conhece, vai falar asneira. E, pelo jeito, você nunca ouviu um Simca roncando………

            Quem conhece só o futebol brasileiro, não sabe a rivalidade que tem em um jogo do Racing com o Independiente. Ou, quem nunca saiu do Rio, jamais pode dizer que o Fla x Flu tem mais rivalidade do que um Grenal (e nunca saberá como é um Guarani e Ponte Preta em Campinas…).

            Gosto é gosto, meu caro: Mas colocar o Maverick e excluir o Simca, sendo que ambos são V8 Ford? Detalhe: o Simca tem o ronco mais puro por ser um Flathead (a alma do hot rod).

            Todos os carros dos videos postados estão com escapa mexido. O Simca saía de fábrica com este ronco abaixo – não tem como ignorar isto:

            http://www.youtube.com/watch?v=hE9vUG3AuBs

            Só por falta de conhecimento.

            Falei alguma mentira? Não: Vocês se ofenderam de bobeira…

            Admita que faltou o Simca na lista e pára de me encher o saco. Simples!

          • fpmg

            O SIMCA Chambord tem um belíssimo ronco e realmente melhor que muitos da lista, mas como falado acima não está na lista porque ninguém citou e se citado obteve poucos votos. Isso na minha opinião não demonstra falta de conhecimento no assunto, nem denota que aqui neste espaço só tem pessoal jovem, uma coisa não leva necessariamente a outra, mas no meu ponto de vista demonstra tão somente um esquecimento dos leitores/eleitores, simplesmente alguém não se lembrou dele e antes que você venha “criticar veementemente” seu esquecimento apenas ressalto que o SIMCA, por mais que representante da cena automobilística brasileira não é um carro inesquecível. Meu vizinho teve um SIMCA Chambord por +- 20 anos, eu cresci escutando esse carro “falar” desde os meus 8 anos de idade e achava fantástico aquele barulho do V8 e acho que foi daí que surgiu minha paixão por carros e nem assim quando vi a matéria lembrei do mesmo para menciona-lo como um pretendente a tal lista, simples e puro, esquecimento. Quanto ao Golf, acho que ultrapassado aqui pelas inúmeras matérias elencadas que ele é nacional, entretanto, cabe ressaltar que você tem razão quanto ao ferramental, que é caro, que a fábrica para produção para adaptá-lo, etc, mas a VW nem qualquer outra marca usa um ferramental para produzir o mesmo carro em configuraçães diferentes, ou seja, você acha que a GM usa dois ferramentais para produzir Celta 2 e 4 ptas? A Fiat então agora com sua Strada cabina dupla 3 ptas adaptou um ferramental exclusivo para sua fabricação? Os ferramentais são projetados para serem maleáveis em cima de um mesmo projeto, ou seja, o mesmo ferramental que produz o gol 4 ptas produz o 2 ptas com as adaptações pertinentes, e não, a VW nãp demorou a lançar o Gol 2 ptas por causa do ferramental, demorou por causa de projeto. Você demonstrou ter um conhecimento absurdo da indústrica nacional, mas acompanhado a ele demonstra uma soberba digna dos mais tolos (com todo respeito), acho que falo por todos aqui que você seria bem vindo nos comentários, mas teria que, no jargão popular, baixar a bola e saber ouvir o outro lado. Pelo nível dos teus comentários, hoje você se enquadraria mais para um leitor do NA.

          • Marco Tulio Bruning

            “Jamais terá respeito e credibilidade no meio”.

            HAHAHAHAHAHAHAHAHA

          • Jp Simonetti

            Vá ao evento de Araxá e Campos do Jordão e diga isto. =)

            Vão rir da tua cara, filhotinho.

          • XRS250

            Na boa. criticar uma lista por que não tem o seu carro “querido” muitos eu queria ver em alguma lista e não vi e nem por isso fiquei reclamando e xingando por aí. aceitei até que um dia três roncos que eu gosto vieram. então é melhor aceitar do que ficar reclamando.

          • Jão_BNC

            O espaço é para críticas, concorda?

            O que fiz foi discordar. E todo mundo me criticou com veemência (fui xingado por várias pessoas).

            Todos que me xingaram foram bem piores do que meu comentário. Afinal, esta lista tem um erro inescusável: não tem desculpas!

            Teu ponto de vista é gentil. Porém, tem muita gente grossa que parte para agressões na esfera pessoal – o que refuto. Respeito tuas palavras.

            O Simca não o é meu querido carro, pois nunca tive vontade de ter um (pode ter certeza que meus automóveis favoritos estão bem abaixo da década de 1950).

          • XRS250

            Lamentar por que o Simca não está tudo bem, mas o problema é desqualificar a lista que para mim está excelente e mesmo aquelas que não havia nenhuma indicação minha estiveram excelentes.

          • Marco Tulio Bruning

            Bla bla bla bla bla bla bla

          • Fórmula Finesse

            Belas palavras Sinatra!

          • Marco Tulio Bruning

            Se você ama tanto o ronco do Simca, enfia o r*bo no escapamento dele e seja feliz!

            :)

          • Pedro Jungbluth

            Quem é amante de automóveis não fica calado. Porém quem é educado dá sua opinião de forma humilde e comedida. Isso não te ensinaram nas suas faculdades?

          • Marco Tulio Bruning

            Pronto, meteu Lula e Dilma na parada. REAÇA DETECTED!

          • Marco Tulio Bruning

            Arguir não tem mais trema…

          • Pedro Jungbluth

            Sério, agora quem está dando risada sou eu. Acha mesmo que “falar difícil” é usar palavras incomuns no ambiente que as aplica? Isso chama-se falar rebuscado. Apenas rebusca e enfeita um raciocínio muito simples. Quer escrever bem, escreva simples. Seu exibicionismo é doentio. Apenas pedi para você ir com calma. Falei como falaria com qualquer amigo. Agora jamais falaria da mesma maneira, pois jamais teria amizade com um projeto de sociopata. Você está se intrometendo, esse aqui é um espaço para amizades (como qualquer espaço na internet ou na vida real, quando envolve convívio social). Está desagradando à todos, aqui não achará amigos. Você faz isso na rua? Se aproxima de um grupo e utiliza o espaço recebido para proferir ignomínias? Só há duas soluções para o conflito: ou as pessoas incomodadas deixam o espaço, assim desaparecendo sua função social, ou você se retira, preservando o espaço alheio da sua hostil presença.
            Como imagino mesmo que você seja um projeto de sociopata; se já não for um bem formado, duvido que terá o bom senso de se retirar. No facebook ao menos temos a ferramenta de bloqueio, algo que claro já fiz contigo, porém nesse disquss ainda não encontrei.

        • Pedro Jungbluth

          ah tá “mas, pelo jeito, foi algum garoto sem conhecimento da indústria automotiva nacional que escreveu a postagem” Pra você isso é elogio? Ao invés de ver a semântica da palavra, procurei a da frase inteira. Hipocrisia: a gente vê por aqui.

          • Jp Simonetti

            Garoto é pejorativo?

            Eu não disse nenhuma mentira: o fato do Simca Chambord fora desta lista é prova de falta de conhecimento sobre a indústria automotiva nacional.

            Se a moçada (melhorou?) tivesse tal conhecimento, elegeria o Simca Chambord. Afinal, o “Belo Antônio” é um ícone por conta do roncão de seu fraco V8 Flathead – e olha que virou até música….

            Dá uma pesquisada no youtube sobre o Simca Chambord e depois nos falamos, champs.

          • Pedro Jungbluth

            Quando eu era criança minha banda favorita era Camisa de Vênus. Já fui muito fã do Marcelo Nova, então desde pequeno cantava fazendo simca “chambó”
            Mas isso não muda nada, você ajudou a fazer a lista? colabora com o flatout? Se não, guarde suas críticas para você.
            E detalhe, pra quem começou a usar internet ontem, pelo jeito: ficar se fazendo de fodão criticando os outros não vale absolutamente nada. Ninguém ganha nada com suas famigeradas opiniões. Se tem opiniões melhores, faça você mesmo seu site. Criticar lista qualquer imbecil faz. Toda lista de “10 mais” do universo é facilmente criticável. “ah, mas tinha que ter incluído tal, e o tal foi ruim, etc” mas você pelo jeito não percebeu que a lista foi baseada em sugestão dos próprios leitores. Se ninguém lembrou do Simca, paciência.
            Também não achei a lista boa. Porém, não apareci aqui enchendo o peito e “vou corrigir isso”. Quando você fez um comentário raivoso, respondi na boa, pra vc não ofender ninguém. Dai vc retruca que não xingou (eu não disse que xingou, cadê o estudo da semântica????) mas qualquer um que leia o texto vê que você quis diminuir quem fez a lista. Diminuir e o mesmo que ofender, sabia? humilhar, como você desesperadamente tenta fazer com todo mundo aqui, é ofender, sabia? Semântica, lembra? Não é preciso usar palavrão para ser um idiota.
            Ai achei hipocrisia, que talvez seja o pior defeito que um ser humano pode ter. Coisa de gente pequena. Até Jesus, que perdoava prostitutas, ladrões, cobradores de impostos e açoitadores, não perdoava hipócritas.
            Então, pare de perder seu tempo super criticando quem cria material GRATUITO pra você ler, e vá tentar melhorar como ser humano, OK? Quem sabe comece doando alguma grana para o sistema de crowdfunding do site.

            Abraços

          • Jp Simonetti

            uauhahuahuauha Olha meu uin do ICQ: 16910786. Você já usou Mirc? Filhotinho, tenho 32 anos, uso internet desde 1996 quando instalamos na casa da minha mãe na minha adolescência. Você que está sendo demagogo: cria mentiras e acredita veementemente nelas. Na ausência de argumentos plausíveis para uma discussão sadia, derroca-se para a esfera da demagogia, a fraqueza dos burros e apedeutas. Se quiser falar sobre automóveis, estou por aqui. Caso contrário, nem precisa me redigir um texto enorme. Você nem me conhece.Eu me preocupo pelo o que meus amigos acham de mim (e graças a Deus são vários). Se te incomodei, que bom! hauhahuauhauhauhahu Só lamento!

          • Pedro Jungbluth

            Se usa internet a tanto tempo e ainda não tem o maneirismo de lidar com listas, meu filho, tem que lamentar mesmo!
            “Na ausência de argumentos plausíveis para uma discussão sadia, derroca-se para a esfera da demagogia, a fraqueza dos burros e apedeutas.”
            Eis um exemplo de argumento demagógico, já que não argumenta nada! Já tudo que eu argumentei acima você não respondeu, então me calo!

    • jhow_AsMartin

      Respeito e cordialidade mandaram lembranças.

      • Jp Simonetti

        Mais um tolhido de capacidade cognitiva para entender a semântica. Enfim, bom dia!

    • Marco Tulio Bruning

      WRONG!
      Golf VR6 é nacional, na postagem original (a que recebeu os votos dos leitores, acho que você perdeu essa parte) explica que a mecânica pode ser importada se o carro for fabricado aqui. E a VW não fez apenas 99 VR6, fez bem mais, só que para exportação. Apenas os dessa série especial foram COMERCIALIZADOS no mercado interno.
      Você não é assim tão sabichão…

      • Jp Simonetti

        VR6 nunca foi nacional. Tive um e no documento estava IMP/VW Golf VR6 (imp/, até o começo dos anos 2000, queria dizer importado – hoje tem apenas a letra I/ no documento). O carro era duas portas, tinha acabamento totalmente diferente do Golf nacional e suspensão multilink na traseira (nacional é eixo de torção) – citam-se discrepância além do conjunto mecânico. Acha que a VW importaria da Alemanha o ferramental para estampar do pára-brisa para trás de apenas 99 unidades? A VW JAMAIS iria interromper uma linha para instalar o ferramental de estamparia para bater apenas 99 unidades – tampouco, importar algo tão complexo de ser instalado para fazer isto. Os custos de deslocamento dessas peças não compensariam nem um pouco as vendas de 99 unidades (custariam em torno de 30 milhões de dolares, quando o lucro com esses carros não chegaram a 1 milhão). Sabe quando uma gigante como a VW iria ocupar a planta dela com estamparia para apenas 99 unidades? Porta dianteira do VR6 é maior do que a do quatro portas; acabamento do banco traseiro é diferente; os itens de plásticos são feitos por fornecedores que só tinham a forma das quatro portas; etc… Vocês não têm conhecimento e querem discutir. Nem compensa perder meu tempo. São muitas diferenças estruturas e mecânicas para se produzirem apenas 99 unidades. Se fosse um 4 portas, até seria viável – mas não era.

        • Leo

          Jp Simonetti

          A VW produziu o Golf GTI duas-portas no Brasil entre 1999 e 2002. O VR6 é basicamente um desses com motor e suspensão diferentes. Nós não podemos simplesmente inventar ou ir atrás de boatos — a informação de que o Golf VR6 foi fabricado em São José dos Pinhais/PR vem da própria assessoria da Volkswagen do Brasil. Foram 99 unidades produzidas e 97 vendidas no país.

          Quanto às suas demais sugestões, nós também concordamos que são roncos inesquecíveis, mas infelizmente nenhum leitor as sugeriu, ou então foram sugeridas mas não tiveram votos suficientes para entrar na lista.

          Os nossos “tops” são feitos sempre com base nas respostas de um outro post da nossa sessão “Pergunta do Dia”. Nela os editores do site fazem uma pergunta, e os leitores enviam sugestões e votam nas melhores por meio do sistema de pontuação dos comentários do Disqus. Eventualmente inserimos sugestões menos votadas, porém selecionadas pelos editores do site devido à relevância histórica/cultural/técnica.

          Como também não estipulamos um prazo final para as sugestões para não limitar a discussão do tema ente os leitores, é comum algumas sugestões aparecerem depois da elaboração da lista. Por último, estas listas tem caráter recreativo/informativo, e não pretendem ser um tratado definitivo sobre o assunto — especialmente por que listas como esta são algo subjetivas e são baseadas em opiniões pessoais. Elas representam apenas o gosto de parte dos nossos leitores, e isso está descrito logo no parágrafo inicial.

          Abraço!

          • Jp Simonetti

            Produzir é FABRICAR. Fabricação, na indústria automotiva, é industrializar. No caso da carroceria, é estamparia. Para se ter a estamparia, é necessário o ferramental. A VW do Brasil nunca teve ferramental do Audi A3 duas portas, tão pouco do Golf por conta da BAIXA PROCURA por este tipo de carroceria. Meu antigo vizinho era engenheiro da VW (sou de Taubaté/SP, onde há a maior fábrica do grupo na América do Sul) e me deixava por dentro de muitas coisas, pois desde adolescente fui curioso por carros novos (sempre ele aparecia com um carro placa verde por lá) e ele pelos carros antigos do meu pai, o que nos aproximou.

            Eu tive um Golf VR6 quando era semi novo e no documento constava a sigla IMP/ para importado.

            Ou vocês estão subjulgando minha inteligência ou estão me chamando de mentiroso. O que seria?

            Enfim: Na pior das hipóteses, foram MONTADAS 99 unidades no Brasil. Porem, quando é montagem por CKD, não há fabricação. Portanto, tolhido fica o modelo quanto ao adjetivo “nacional”, pois ele é apenas montado. Nesta vicissitude, temos um carro sem o IMP (a exemplo do Cruze: até janeiro do ano passado, o Cruze não tinha nada de ferramental por aqui, o que o deixava tolhido de receber FINAME, por exemplo, por conta da nacionalização ser abaixo de 20% – o Cruze era montado por CKD total da carroceria. Hodiernamente, a GMB já tem ferramentais para capô, pára-lamas dianteiros e as 4 portas, sendo o restante ainda importado). Se é montado por CKD, o governo não o taxa como importado – doravante, sem a sigla IMP/ no documento. Apesar do modelo não ter mais do que 20% de nacionalização, o Cruze não tem a atual Sigla I/ (substituta da sigla IMP/ desde 2009) no documento.

            Se isto contar na seleção, poderiam incluir os GM Oldsmobile 98 (Motor V8 Rocket) e Buick Roadmaster (motor 8 cilindros em linha Fireball) e o Ford Lincoln Zephyr ( e seu enorme V12) que eram montados no Brasil por CKD até a década de 1940.

          • Fernando

            Jp, sou dono de um VR6 da série dos 99 e não consta como importado no documento. Não sei se o carro era fabricado no Brasil ou se de fato era só montado por esse sistema de CKD que você citou. Será que seu documento não estava errado? Não é algo muito difícil de se acontecer, concorda? Ou será que só o seu estava certo e os outros 98 é que saíram errados?

            E outra coisa, você disse que a suspensão traseira é multi-link, mas é simples eixo de torção. E olha que eu fui na garagem olhar meu carro por baixo pra ter certeza disso, porque você mencionou isso com tanta convicção que até fiquei na dúvida.

            Ou então seu VR6, por algum motivo desconhecido, não era da série dos 99.

          • Guest

            Ou ele é muito ignorante, ou ele tinha um VR6 US Spec e nem sabia.

          • Fernando

            Aposto nisso também, pq em outro comentário ele disse que tinha forração em tecido. Se tivesse uma foto desse maldito carro, só de olhar os para-choques já dava pra saber se é US-Spec (tem repetidor da seta nas pontas do friso do para-choque dianteiro, e o espaço para a placa é bem menor no para-choque traseiro). Aliás, tem alguns VR6 US-Spec rodando no Brasil licenciados como protótipo, não conheço bem essa história. Todos os 99 tem bancos em couro, suspensão traseira do tipo eixo de torção, e outras tantas características. Os faróis, por exemplo, são exclusivos do modelo. Eles tem uma moldura interna preta, mas o bloco ótico onde ficam os refletores é cromado. As lanternas são de faixa branca, fabricadas pela Magnetti Marelli, e foram usadas também nos Golf Flash. Costuras vermelhas nas manoplas do câmbio, freio de mão e volante, faixas vermelhas nos cintos de segurança, couro perfurado no volante, os bancos tem as abas laterais quadradas etc, etc e etc. Lembrando que os US-Spec pode ter cabeçote 24v ou 12v, os 99 são todos 24v.

          • Marco Tulio Bruning

            Gente, o dele foi o único que a VW fabricou com multikink na traseira, para isso tiveram que importar a carroceria toda, logo o IMP/ no documento. Quem me contou foi o Ferdinand Piech, presidente da VW mundial, vai por mim!

          • Fernando

            Discussão encerrada, hahaha

          • XRS250

            KKKKKKKKKKKKKK. matou a pau.

    • Guilherme Campigotto (KapiiiM)

      Até onde eu sei, a matéria é escrita com base nos comentarios dos leitores, ou seja, os carros listados foram a escolha da maioria.

      • Jp Simonetti

        Por isto reclamei tão veementemente acima. Um erro desses não pode ser cometido com o Simca. Talvez os leitores sejam garotos mais novos e jamais ouviram falar deste (s) ícone (s) da indústria nacional. Porém, antes de qualquer eleição, toda pesquisa é válida (e necessária!) – principalmente para nossos representantes no Governo…………

        • Guilherme Campigotto (KapiiiM)

          Ok, mas na parte em que você se referiu a “foi algum garoto sem conhecimento da industria automotiva nacional”, não levou em consideração que não foi o autor da postagem que escolheu os carros. A voz do povo é a voz de deus, já dizia o ditado. Não sei se o Sr. é um leitor assiduo do site, mas se não for, dê uma olhada e verá que há muito mais do que meros “garotos” por tras de tudo que é escrito aqui.

          • Jp Simonetti

            Irei retificar a frase: Foram VÁRIOS GAROTOS sem conhecimento da indústria nacional que fizeram esta (PÉSSIMA!) lista. Melhorou?

            Na minha opinião, poderiam fazer uma lista apenas com automóveis originais. Olhem este escapamento do Chevette: Algo adaptado, sem coerência com a verdadeira indústria nacional. O Simca não precisava de ponteira para roncar alto e forte!

            E, só por terem ignorado o Simca e por ninguém me responder assumindo o erro ou elogiando o V8 Flathead dele, eu já me dou por satisfeito pois meu comentário não disse nada além da verdade (se a carapuça serviu…).

            Torço para que haja mais do que “meros garotos” por aqui – vi que o nível de conhecimento é bom, mas apenas para automóveis novos.

            Afinal, se “a voz do povo é a voz de Deus”, por que as pessoas oram tanto pedindo ajuda a Ele? Não é só porque crêem e acreditam: é também porque não têm todas as respostas para a vida. Então as palavras de Deus são as bênçãos ao povo – nunca o contrário!

            Sapo que vive na lagoa, desconhece o oceano. Como o Google é uma ótima ferramenta, é bom pesquisar antes de eleger alguma coisa – o mesmo serve para quem te representa no Governo…

          • Guilherme Campigotto (KapiiiM)

            Infelizmente, percebo que o Sr. está agindo com certa arrogancia, querendo impor os seus gostos como se fossem os unicos aceitaveis, através dos seus comentarios. Tambem gostaria que alguns carros estivessem na lista, mas apenas sugeri, sem me referir aos leitores e ao autor da postagem como um desconhecedor da industria nacional. Concordo com o erro do Golf VR6, realmente ele não é um nacional (Correção: após uma pesquisa, conclui que foi produzido aqui). O problema não foi a sua sugestão, que é muito boa por sinal, mas sim, o modo como o Sr. se referiu às pessoas que cuidam desse site, creio que você foi infeliz nesse ponto do seu comentário. E sobre o conhecimento daqui ser apenas sobre carros novos: Olhe melhor, veja quantas postagens variadas podemos ler por aqui todos os dias sobre novos, antigos, preparados, etc…
            Bom, cada um tem seu jeito de falar, mas o mundo seria muito melhor se todos soubessem dar sugestões sem ofender. Por mim está encerrada essa discussão, apenas quis expressar o quanto eu e mais 17 pessoas achamos parte do seu comentário desnecessario. Um abraço!

          • Jp Simonetti

            Se eu comentei que é algum garoto (o que há em pejorativo este adjetivo?) que não conhece a indústria nacional, isto é um fato irrefutável: Se conhecesse, incluíam o Simca. Ponto final.

            Quero falar do Simca, não de minha ou de tua pessoa.

            Seja lá quem for o eleitor, eu apenas lamentei. Tenho 32 anos e muita gente do meio antigomobilismo me chama de garoto – bem como chamo de garoto os vários malucos de 12 a 24 anos que me add no facebook porque gostam de carros antigos e querem conversar comigo. Converso com todos e me divirto muito!

            Porém, tem vários puristas no antigomobilismo que não gostam de hot e falam que isto é coisa de garotão que não sabe avaliar a beleza de um antigo original. As pessoas têm livre arbítrio para pensarem e exporem tuas opiniões. Aceito todas, mas também exponho as minhas – e a ausência do Simca foi um erro grotesco por falta de conhecimento da indústria nacional.

          • Marco Tulio Bruning

            É por voto babaca, seu gosto não pode se impor ao da maioria ou ao dos editores (donos) do site. Faça seu próprio site panacão!

          • Jp Simonetti

            Sou babaca para caraleo! uauhahuahuauha Ein, meu filho? Valentão de internet? Por que xinga os outros na frente de um computador? Queria ver levantar um “a” para mim pessoalmente… acho que iria rir muito da tua cara =)

            Se se sentiu ofendido pelo o “algum garoto sem conhecimento sobre a indústria automotiva brasileira”, nunca vi reações tão pusilânimes e tolas por um comentário tão provocativo. A minha intenção era esta mesma – e vocês caíram. (risos) Derrocaram-se para a apelação verbal e estão ai soltando a franga atrás de um computador. Falar sobre automóveis não falam: mas se a carapuça te serviu, faça bom uso! Bye

            Ps. Já sou dono de um dos melhores blogs brasileiros sobre automóveis e fiz escrevi em vários sites sobre carros antigos que estão no ar até hoje – além de assinar colunas em revistas internacionais e nacionais.

          • systemlsr

            Se você realmente tinha todo esse “respeito” no meio automobilístico nacional, pode ter certeza que já perdeu pelo menos metade dele devido a tudo o que declarou por aqui.

          • http://www.flatout.com.br/ Juliano Barata

            Moderei os últimos comentários. Sem baixaria, pessoal.

            JP Simonetti, obrigado pela sua opinião. Ela já foi dada, já lemos e respeitamos o seu ponto de vista.

          • Pedro Jungbluth

            Juliano Barata, acho que vale a menção de que todos os conflitos nesse tópico foram gerados pela mesma pessoa.
            Algum repúdio à forma como se dá opiniões é bem vinda. Um espaço de trocas é um espaço de amizades, não de estupidez.

          • Pedro Jungbluth

            Bem, vimos aí o tal Simonetti feliz e comemorando porque incomoda. Fico feliz que todos os comentários dele tenham sido apagados e que não veremos mais o sujeito por aqui.

          • Marco Tulio Bruning

            Cara, você é TROLL, confessa! Até eu caí hahahahahaha

  • Rodrigo

    Ronco melhor que fivetech turbo somente o do 2.0 aspro, sem a limitacao da turbina o motor roncava mais lindo ainda

  • Arts_Maverick

    Minha mãe do céu! Que seleção de roncos incríveis!
    Gosto demais do meu querido Maverick, mas o Dodge com Flowmaster (ainda vou colocar um desses no meu Barulhento!) realmente ficou algo de outro mundo!
    O Civic com o K20 também me deixou babando… Deu até saudades do meu velho Civic 99.

  • Fábio Freitas

    Não é que o Chevette soa mesmo como um Sub! Incrível. E PALMAS pela lembrança da Sete Galo. Ronco maravilhoso o da “A” moto do século passado.

  • Jp Simonetti
  • XRS250

    Vou comemorar três motores que eu gosto na lista:
    Civic Si: o badalado K20 que gerava 192CVa7800RPM e girava a 8000RPM.
    Maverick GT/Galaxie Landau 302 V8: O Famoso V8 302 de 5 litros capaz de deixar qualquer um maluco(eu inclusive).
    Opala 250-S: Esse é o mais foda: o seis cilindros em linha de 4.1 litros é musica para os meus ouvidos….

  • Pedro Jungbluth

    Sobre o primeiro, acho que o ronco do 2.4 fivetech aspirado muito mais interessante que do turbo. Carros aspirados roncam mais bonito.

  • Elmo Bruno Portilho Mendes

    Entrou o VR6… Valeu a pena a lista.

  • XRS250

    Parabéns Flatout a melhor lista de todos os tempos.

  • Vinicius Reis

    Algum amigo citou no post anterior e “acho” que faltou na lista foi o ronco dos Vortec 4.3, é um puta ronco bacana e falando em moto um bem legal é da CBX 1050.

    • Bruno Amaro

      Absolutamente NADA ronca como uma CBX 1000 é simplesmente absurdo *__________*

  • http://gearheadbanger.com/ GearHeadBanger – RVaroli

    DKW é sensacional!
    Em Interlagos é de fazer os ouvidos sangrarem.

  • Paulo Freire

    Para mim, o melhor ronco de Marea é o 2.4, mais encorpado e fala mais alto que o 2.0.

    Agora, esse chevas mostra algo que eu particularmente detesto em carros: ronco de escape. Deve ser por isso que não muito fã do ronco do Impreza…

  • https://www.facebook.com/diogo.kopmann Diogo

    Sou fissurado por opalas, adorei o ronco do chevette, mas esse dkw me deu vontade de estar ali no lugar do cara, pisando fundo nessa cadeira elétrica só pra ver um fumaceiro subir :D

  • Leo Ianze

    Me corrijam se estiver errado, mas o Marea Turbo não tem coletor de admissão variável, ele tem comando de admissão variável não? Que aliás são duas coisas completamente diferentes! Quem tem coletor de admissão variável é o 2.4 que por sua vez também tem comando de admissão variáve, tanto que no 2.0 o coletor é metálico e no 2.4 o coletor é em plastico.

    • glinski

      Até onde eu sei, o senhor está correto.

    • Rodrigo Sublime

      SIM ESTÁ CERTO! Comando de Admissão Variável e não coletor! na turbo… só a 2.4 possui os dois!

    • Dalmo

      Leo, atrasado, mas corrigido! Abraço!

  • Pedro coimbra

    ja tive um vr6 e posso afirmar que tanto o escape quanto as rodas e o parachoques do exemplar do video nao sao originais….. parece me que o dono tentou imitar o r32 e defecou no futuro classico nacional que será rarissimo daqui a alguns anos
    pobre carro
    fora isso a lista foi top

    • Marco Tulio Bruning

      Pedro Pedro, se você observar bem pelo desenho e encaixe, o dono colocou parachoques e rodas Aristo originais do R32, o que embeleza e valoriza o carro e é facilmente reversível! Certamente ele guardou as peças originais, meia hora para montar as rodas mais duas horas para os parachoques.
      Antes de criticar tem que ter critérios!

  • Maquiavel

    Resumindo, apesar de serem belos roncos, original de fabrica não tem nenhum, que pena…

    • PedroTelles

      SI tem um roncasso de fábrica.
      O do Opala é bom também…

    • Marco Tulio Bruning

      Golf VR6…

  • Guilherme Birk

    Nessa lista faltou a F-100 com motor v8 272
    http://www.youtube.com/watch?v=4MPaitZQKuQ

    e a F1000 com o Ford 300 injetado (4.9i 6 cilindros)
    http://www.youtube.com/watch?v=ZZt6ecue5So

  • Fabio Lee

    o que é fodástico? que f o d a

  • Caio Cartaxo

    Maverick sem duvidas da show, e prefiro o original do que o desse vídeo… Só senti falta de um Turbo Diesel, pra que moto caras? Pra que?

  • LeandroL641

    Eu ia sugerir o Omega 4.1, mas se o Opala entrou já me sinto representado.
    Mas o 3.0 merecia um lugar nessa lista, não?

  • Pedro

    Me respondam uma coisa, porque TODO CIVIQUEIRO/VTECQUER/HONDEIRO tem que deixar o motor cortar para trocar de marcha? Ei, vocês não estão pilotando uma moto, e mesmo se estivessem, estariam fazendo errado!

  • mV8

    O Dodge é o mais bruto, quase fiquei surdo aqui. A sete galo é da hora demais. E de fato merecem menções honrosas o Vortec 4.3 V6, a F-250 e o caminhão FNM. O do FNM é um dos roncos de caminhão mais legais que já ouvi.

  • Zaaboo

    Só por curiosidade, como foi feito o vídeo do Maverick? Que equipamento foi usado? Ficou muito bonito!!

  • MarcosRS84
    • Christian Aguiar

      kkkk já regulei muito bico injetor e bomba injetora desse bixo

    • Leonardomax01

      Cara este som deste Scania é indiscritivel,muito show de bola !!!

    • Thiago CV

      Sim cara! Faltou mesmo os roncos dos SCANIA! Principalmente o de um ônibus articulado que parece rugido de leão!

      É pq o áudio ta ruim e de dentro, mas quando vc ta fora ou o áudio ta bom.. .Cara quem aqui quando criança não imitou esse ronco com a boca?!?! kkkk

      https://www.youtube.com/watch?v=hNKN7kK3Elo

      Esse é o único ônibus antigo que eu aprovaria andando aqui em Brasília só pq é bom mesmo velho!

      • Rogério

        Nossa esse ronco é demais mesmo! Era o mesmo motor usado nos ônibus Busscar com chassis Scania da Viação Garcia nos anos 1990.

        • Thiago CV

          Esse ônibus é um dos da década de 90! Aqui em Brasília tem esse BUSSCAR e os Vitória que são os articulados que tem ronco que é igual ao rugido de Leão!

      • MarcosRS84
  • LVZA

    Quer ouvir um ronco de verdade, acelere uma C63 AMG, ela ronca que é um espetáculo e sem ter de poluir mais que a legislação exige como todos os carros apresentados ai com descargas diretas e abafadores.

    • Marco Tulio Bruning

      No dia que ela for fabricada no Brasil, aí sim. O post é sobre carros NACIONAIS…

  • odaiVecoV

    Um D60 com o detroit 2T

  • Guilherme Moraes

    #OFF
    Preciso da ajuda de vocês, meu pai é apaixonado por carros, toda minha paixão veio por causa dele, ele dirige desde os 15 anos, sempre carros manuais, no entanto agora com 40 anos ele está com um grande problema no ombro direito devido a profissão que exercia, o que dificulta muito na hora de dirigir, logo mesmo contra a vontade ele precisa de um carro automático, mas não dispomos de tanto dinheiro, gostaria de dicas de carros automáticos na faixa de 20 a 30k.

    OBS: Até agora dei a sugestão de um Corolla ou Civic.

    Obrigado pessoal!

    • leonardo

      Guilherme nessa faixa de preço, nao vejo mais confiabilidade senao nos dois veiculos que voce citou, seriam minha primeira escolha. Até.

    • Marco Tulio Bruning

      100% Fielder! Melhoras para ele…

    • Alex Portugal

      Se procurar bem você acha Focus ou Bora pouco rodados e se der sorte um Passat 1.8T bem cuidado é boa opção.

      • Marco Tulio Bruning

        Ótimas lembranças o Focus e o Bora, ou até mesmo um Golf completão. Já o Passat é como você falou, sorte. Esse tem suspensão e turbina frágeis, e mais chances de dar problema no tiptronic (não sei se mais chances, mas se der o conserto vai ser mais caro)…

        • Alex Portugal

          eu citei o Turbo por ser menos beberrão do que o V6, meu tio vendeu recentemente um Passat V6 pois precisava de um carro mais barato, pois ia passar a rodar muito, ano 98 rodas de Jetta TSI, o carro estava muito lindo e com tudo em dia.

  • Diego Souza

    7galo four < rd350

  • Paulo Fischer

    Falto o palio ai kkkkk :/ …

  • Pablo Barbizan

    E os motores Detroit 4-53 que a Chevrolet usou em alguns D-60?

    http://www.youtube.com/watch?v=qbXwkA-nYYU&hd=1

  • A.MK3

    po galera, cade o ronco do subaru impreza 2,5turbo aeeeeee.

    • Marco Tulio Bruning

      Feito em São José dos Campos huahauhauhauhua

      • systemlsr

        Vc é de sjc?
        Não está falando da GR2 não né?

        • Marco Tulio Bruning

          Não, estou brincando com o fato de que a lista é para nacionais, que eu saiba não se faz Impreza no Brasil…
          Tava zoando esse Subaru “Made in São José dos Campos”…

          • systemlsr

            e entendi, moro em são paulo, mais sou de sjc.
            Perguntei, pq tem uma preparadora lá que diz ser especialista em carro japoneis, mais faz cada prezepada nos carros que só por Deus. kkkkk

  • Reginaldo Ferreira Campos

    De novo esqueceram dos Scanias.
    https://www.youtube.com/watch?v=Ig4T6L1Jn90

  • Matheus Carvalho

    Que douchebag esse cara do Civic. Além de segurar o volante todo errado ainda fica com essa manolagem de deixar o motor cortar pra trocar de marchar. Até quem dirigiu só em Gran Turismo sabe trocar de marcha. Pelo amor…

  • Rogério

    Pra mim o ronco mais bonito do Brasil é do motor Cummins 11 litros que equipa o International 9800i. Sinta o ronco do bicho!

    https://www.youtube.com/watch?v=7E3uODs2sk4

    • Fábio Dantas

      Caminhão ogro esse… Hahahahaha mt bom!

  • Samuel Scur Paim

    Suzuki GT380 ou Yamaha RD 350

    http://www.youtube.com/watch?v=B3Kk5VzLlZc

  • Jp Simonetti

    Para aqueles que ainda acham que o VR6 é nacional: Procurarei o documento e postaria aqui com as escritas IMP/VW GOLF VR6.

    • AHSOliveira

      Tsc… Tsc… Tsc…
      Aqui explica direitinho: http://bestcars.uol.com.br/testes/vr6-1.htm

      se esse IMP/ significa importado então me explica de onde era importado gol CL e GL 1.8 dessa época?

      • Jp Simonetti

        Argentina.

      • Jp Simonetti

        Sobe a matéria do Best Cars: A VW nunca teve o ferramental do duas portas no Brasil. Isto eu tenho 100% de certeza pois nem o Audi A3 tinha ferramental das duas portas pelas pífias procuras por este tipo de configuração de carroceria. O A3 duas portas era montado por CKD, então, na pior das hipóteses, o VR6 também era montado por CKD. Porém, pelo irrefutável documento, o Golf era dito como Importado. Ainda tenho certeza que posso encontrá-lo por aqui.

        • AHSOliveira

          Mas de qualquer forma tem que ver o que a legislação da época considerava importado, só não lembro o percentual mínimo de peças, mas havia alguma coisa tipo.
          Mas o fato de ser montado aqui mesmo em CKD, etimologicamente o torna nacional, pegue um televisor fabricado na zona franca de Manaus, quantos componentes internos são fabricados realmente no Brasil, lembrando que ainda não fabricamos semi-condutores.

          • Jp Simonetti

            Isto é algo a se pesquisar, meu caro. Já vi Chevrolet 1951 com documento escrito procedência Nacional (nos anos oitenta eles diziam a procedência dos carros no documento de forma explícita).

            Pode ser que realmente ambas as partes estejam certas quanto ao Golf duas portas. Se for por CKD e considerarem CKD como importado naquela época ou naquela situação, é necessário pesquisarmos para termos as respostas.

            A legislação de eletrônico não dá documentação para fins legais de posse e propriedade, o que talvez não tenha tanta rigidez na hora da classificação como há para um automóvel.

    • Alex Portugal

      você vai me desculpar mas não diz que é importado não.

      O motor foi importado e montado em carros que eram fabricado no Brasil

      • Jp Simonetti

        Como não se a VW não tinha o ferramental do duas portas?

        • Alex Portugal

          a fábrica brasileira é uma das principais no mundo, são feitos carros aqui e exportados.

          • Jp Simonetti

            Ela exporta Golf 4 portas para toda América do Sul e Canadá! O Bora, por exemplo, é feito no México com a mesma plataforma.

          • Alex Portugal

            mas o Golf duas portas era feito aqui e EXPORTADO para USA e Canadá, não era vendido aqui, foram apenas esses limitados VR6 e unidades de diretoria do GTI que posteriormente acabaram no mercado, mas é raro de se encontrar. Tem material na internet falando sobre isso.

          • Jp Simonetti

            A VW DO BRASIL NÃO TINHA FERRAMENTAL PARA FABRICAR AS PEÇAS do Golf duas portas e A3 duas portas.

            Como se pode fazer algo sem que se tenha a ferramenta? Na pior das hipóteses, pelo o que alguns comentários estão me persuadindo a acreditar (menos os teus, que são péssimos), o VR6 era MONTADO por CKD no Brasil (pela ausência do ferramental do duas portas no Brasil e pelo Brasil fabricar a plataforma).

            Champs, o Golf duas portas e o Bora eram fabricados no México (viva o Google!) e de lá eram exportados para os EUA. O Brasil exportou o Golf MK4,5 para o Canadá.

            Enfim: O Google é realmente uma ótima ferramenta…

          • Alex Portugal

            Acho que temos Google diferentes, pois todo lugar que procuro vejo a informação de que apenas motores eram trazidos e montados em carros produzidos aqui.

            E segundo a pesquisa que fiz o primeiro A3 nacional foi exatamente duas portas e apenas mais tarde foi fabricado a versão 4 portas.

            e como disse, viva o Google.

          • Jp Simonetti

            OK.

            Você sabe o que é ferramental? Então dissertes acerca dos custos de produção em uma indústria quanto ao setup e mão de obra/hora.

            Se me mostrares 1% de conhecimento sobre os temas, dar-te-ei respeito. Mostrando-me, tu mesmo se responderás sobre a ausência do ferramental dos modelos de duas portas, já que a VW do Brasil jamais estampou uma porta do Golf duas portas no Brasil.

            Se leres minhas outras postagens, perceberás que já chegamos à conclusão de que o Golf duas portas e Audi A3 eram montados por CKD no Brasil.

            Fim de papo.

    • AHSOliveira

      Mas não era só a motorização que era a mesma do polo classic?

  • PortnoyLima

    E no Dê Ká Vê, FEAR OF THE DARK!!! HUAShUAhss

    Up the Irons!

  • Fórmula Finesse

    Faltou Gol GTS, V6 Vortec da Blazer e S10 e o Sprint MWM 6 da F-250 e Silverado!

    Pouco votados, mas também são legais!

  • Gustavo Miranda

    Faltou o HB20 três cilindros. Tem um ronquinho supimpa!

  • Gustavo Barreto

    E só de pensar que, com a chegada dos elétricos, roncos de motor serão raridade.

  • Alexsander

    Se rolar um “10 roncos Diesel” o primeiro da lista tem que ser os FNM D11000.

  • Miguel Neto

    Gosto muito de motores, mas concerteza faltou um bom 6 em linha turbo diesel, e a Cummins fez uma maravilha pela volkswagen nesses ultimos anos saca só o ronco do diretão..
    http://www.youtube.com/watch?v=mtvAoczk1H8
    Quando o piloto sabe cruzar ai que a moeção fica bonita com as marchas bem curtinhas!!!

  • Sasha Sanches

    CIVIC SI, imbativel.

  • Felipe Gabriel Cardozo

    Péssima escolha para o vídeo do Marea Turbo. Tem tantos na interwebs pra colocar e põe esse que só se escuta o vento. Ah! O Marea Turbo não tem coletor variável e sim comando variável. Coletor é na 2.4. De resto, o Maveco apavorou, o SI coisa mais linda cortando a 9k, VR6 sensacional e a Sete Galo sem comentários!

  • Guest
  • Elizeu Filho

    Tenho um civic lxs 1.8 2007, esses dias fui dar uma esticada nele, 190 em 4 marcha sem cortar, por qual motivo esse corta em 185 em 4 marcha?

  • Guest
  • thalesvaldo
  • Marcio Martins

    pelo menos uma menção honrosa a um vw ap com duas weber dcoe. tenho um assim e o som das 40 é animal. outro bacana é o som das scania lk 141 v8.

  • Eduardo Pruvinelli da Silva

    Esse aqui é sensacional.

    http://www.youtube.com/watch?v=UY4auY73bWk

    E esse aqui, alguém sabe qual é?

    http://www.youtube.com/watch?v=GrnGu6Yqzjw

  • Jp Simonetti

    Antes tarde do que nunca. Muita gente veio brigar comigo porque expus minha opinião de forma direta e sem lenga lenga (muita gente me chama de grosso por isto).

    A lista ficaria muito mais séria e honesta se fossem utilizados automóveis originais de fábrica. Escape mexido não tem graça nenhuma e qualquer automóvel ganha roncão (até fusca e chevette…….).

    Ficam sugestões: Simca (V8 “Ford” Flathead), Corcel GT XP (4 cil “Renault” CHT), Charger (V8 312), Opala SS (250 6cil), Alfa Romeo 2300ti (4 cilindros DOHC), Marea 2.4 20V (5 cilindros DOHC), Dodge 1800 (4 cilindros Hillman com carburador SU), Civic S.I (4 cilindros VTEC), Ford Galaxie 500 (V8 292) e Wilys Interlagos (motor Renault 4 cilindros traseiro).

    • Marco Tulio Bruning

      Você custa a entender as coisas né? Os critérios da lista falavam que não só poderiam ser roncos modificados (talvez uma preferência do público desse site, se você não se identifica procure o seu grupo…) poderiam até ser de carros específicos como competidores de arrancada.
      Outra coisa, quando se comenta no site, você vai acumulando “votos” positivos e negativos, e esses comentários vão para o topo da lista. Por isso o Marea dominou totalmente a lista, os que são postados primeiro têm mais chances de ganhar votos positivos e serão mais lembrados. O Simca foi sim citado, até com o vídeo do Belotte, mas já era tarde, caiu láááá pra baixo e poucos votaram nele.
      Nesse caso você pode entrar em contato com os administradores do site e sugerir que haja uma mudança para uma enquete tradicional, onde todos os concorrentes são apresentados em uma lista múltipla. Não é o caso do que ocorre no momento.
      Só acho que quando você está na casa dos outros, não chega arrombando a porta. Eu também critiquei os comentários em um post ontem e recebi puxões de orelha, mas tive humildade de me desculpar e procurar debater de forma construtiva.
      Você por outro lado só piora sua situação!

      • XRS250

        E o pior que erra e não assume que está errado.

  • Marcelinho Magalhães

    Nos motores a diesel os que roncam mais bonito na minha opinião são os do Mercedes 1618, 1621 e da Scania 113 tudo com diretão e pente na turbina fica show de mais! os VW e Ford com motor Cummins são bons assim como os novos Scania 420! dos antigos o Detroit é o melhor.

    os videos dos meus favoritos Mercedes 1618 e Mercedes 1621 muito bom vale a pena ouvir!

    https://www.youtube.com/watch?v=0N7WnqrtFVo

    https://www.youtube.com/watch?v=ONWjOfVmVIU

  • Mauro2103

    Show!!!

  • Rogério

    Outro ronco que é um mito, um mito mesmo no Brasil. O ronco dos motores Alfa Romeo dos FNM’s, os bisavós dos Ivecos Stralis Hi-Way. rs
    https://www.youtube.com/watch?v=FmElfd6NbcE

    Agora vale a pena ver esse vídeo, é muito bacana ver o senhorzinho ligando o FNM adormecido a muuuuito tempo. Esses caminhões são indestrutíveis!
    https://www.youtube.com/watch?v=2y1LmpvNrOs

    Reparem na carreta FNM, não tem quem não olhe.
    https://www.youtube.com/watch?v=cK9_hPFiEMw

    • Ayrton Silveira

      Nos Perkins também tinha essas manhãs de esquentar o óleo haha Muito bom!

  • Fabricio

    Faltou o ômega turbinado

  • Sidious_Darth

    Não consegui escutar o som de escape do fusca. o barulho do “motor” do fusca é tão alto que abafa qualquer coisa. Parece que estão tentando triturar um molho de chaves num liquidificador…

    • systemlsr

      Deixando uma dica a equipe do Flat Out.
      Eu e acredito que outras pessoas que frequentam o site, gostam de carro independente de marca ou modelo, e todo mundo sempre tem uma marca e modelo preferido.
      Com a ideia de ajudar o site a crescer, através do sistema de assinatura, seria extremamente agradável frequentar um site onde seja controlado discussões, provocações e intrigas.
      Afinal acho que ninguém deve achar interessante “investir” o seu dinheiro em um lugar, onde você entre e encontre piadas e gozação com o carro que possuí ou admira.

      • http://www.flatout.com.br/ Juliano Barata

        Caro Systemlsr, a seção de comentários é moderada, sim. Mas a moderação é feita somente em casos de ofensas direcionadas a usuários. Rixas entre fãs de determinadas marcas ou estilos de carros sempre irão existir – em posts sobre V8 vão falar sobre o consumo, em posts sobre Hondas vão fazer brincadeiras com a falta de torque.

        Se formos moderar cada piada sobre cada tipo de carro pensando na possibilidade de cada fã daquele carro se sentir ofendido, a área de comentários será insuportável pelo excesso de intolerância, garanto para você. Qualquer comentário que não curtir vc pode votar negativamente, ou simplesmente ignorar.

        • systemlsr

          Juliano, brincadeiras concordo que sempre vão existir, mais tudo tem um limite no qual passa a ser ofensa ou encheção.
          Caso do cidadão a qual respondi ai em cima, a tempos ele já mostra esse comportamento em 98% dos comentários que posta, inclusive com a brilhante ideia de se achar o engraçado em postar (o qual pelo que vi foi excluído/editado) uma foto com animais decapitados, outro exemplo e o rapaz ai em baixo falando do Golf 2 portas. Esses postes não acrescentam em nada, e acredito que os principais motivos de quem acessa aqui, é se informar, se distrair e aprender e não ficar comprando/provocando brigas e discussões.

      • Sidious_Darth

        Tem um monte de dono de ágile, passat, uno, gol, (veloster não pois os donos são poser…rs) que zoa o carro um do outro. Até a equipe do flat out zoa algum carros e todo mundo leva na boa.
        Ninguém zoa o proprietário x por ter o veículo y aqui.
        Uma das pegadas do finado jalopnick e do atual Flat out é trazer informações com um humor requintado.
        O comentário do pedro henrique sobre o veloster foi sensacional… pena que nenhum dono de veloster ou algum defensor do “politicamente correto” tenha se manifestado em sentido oposto.
        A propósito, não vi o seu comentário nos tópicos que falam da churrascaria Maranello ou de Stuttgart …

  • Claudinho J’s

    Opala, Dodge e Maverick V8. esses 3

  • Leonardo Fournier

    colocar a 7-Galo aí é sacanagem, ganha de vantagem, ronco lindo e inconfundível. Mas o 250S trotando é lindo demais..

  • thelucs

    Assino embaixo!
    E fiquei com um pouco de vergonha por ter esquecido de tantos carros que estão ai na lista. :P

  • Rennan Mesquita

    Meio OFF: o q é VTEC kicked in yo? nunca intendi a piada contra os VTEC

    • Carlos Eduardo

      É mais ou menos o q acontece com os APZERIOS, ja q um VTEC é facil de axar nos EUA…. Segundo o KNOW YOUR MEME traduzido do Google Tradutor

      “Primeiro começou on / (placa foto) em resposta a um quadro de uma Honda p /, VTEC refere-se ao sistema de válvula variável tempo da Honda, que é usado para aumentar a potência em rotações mais elevadas. Uma vez que muitos / p / frequentadores não pensar muito de VTEC, essa expressão foi utilizada para descrever de forma negativa qualquer carro asiático envenenado (Ricer = Manolão do XUNING). Foi um enorme meme de volta no dia. Recentemente dado nova vida graças ao massacre infelizmente nomeado VTech que ocorreu em 16 de abril de 2007.”

      http://www.youtube.com/watch?v=lMbaZzeKJC8

      http://knowyourmeme.com/memes/vtec-just-kicked-in-yo

      • Rennan Mesquita

        ata

  • Cesinha Marin

    7galo fodástico

  • sca7777

    Desculpem, faltou o 250-S com abafador de Mercedes (era a moda nos anos 80). Também era usado nos VW Agua. Inesquecível, assim como o som do GTB, dos alfas 2300 da primeira versāo com o entāo famoso Kadron. O Monza SR também tinha um ronco, original, cabuloso.

  • WillShaks

    Em relação ao vídeo do civic, andar a 200p/h em vias publicas e uma tremenda falta de respeito pela vida dos outros!!!

  • WillShaks

    Roncão do chega ornando bem com o canto dos pássaros! Hehes, Lindão!

  • Antonio Filho

    Fiz uma lista rápida no tópico anterior sobre isso, vale a pena relembrar para futuros temas do assunto:

    -Puma GTE, AM4, GTB e AMV;
    -Santa Matilde 4.1;
    -Dodge Magnum, Charger R/T e Dakota V8;
    -GM Opala SS6, Monza S/R, Chevette S/R, Kadette, Vectra e Corsa GSi, Omega 3.0 e 4.1, S10 V6;
    -Ford Galaxy 500, Maverick GT8, Escort XR3 e RS, Ranger V6, Fiesta Sport 1.6, Ka XR;
    -VW Fusca 1600S, SP2, Passat TS e Pointer, Santana EX, Gol GT, GTS, TSi,
    GTi e 2.0 16V, Parati GLS e 2.0 16V, Voyage Sport, Golf GTi 150/180cv e VR6;
    -Fiat 147 Rally, Uno Turbo, Tipo 2.0 16V, Marea 2.4 e Turbo, Palio 1.6 16V, Punto T-Jet;
    -Alfa Romeo 2300;
    -Miura Saga e X11;
    -Brasinca 4200 GT;
    -Hofstetter;
    -Honda Civic Si;
    -Lobini H1;
    -Simca Chambord V8 (tufão);
    -Willys Interlagos;

    Acho que estou deixando algum ainda de fora…Mas é só a galera ajudar !

    Até mais.

    • Matheus Utzig

      Bela lista! Mas analisando a mecânica de alguns modelos aí em cima citados, não tem vários “roncos” que poderiam se repetir ou serem muito parecidos? Abraço!

  • Maurício Divensi Rolim

    ninguém postou esse aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=jukDt_tADWQ

    o melhor até hoje que eu já ouvi

  • Miguel Povh

    Pooooooooooooouts… aquele opala SS 79 já foi do meu tio uahuahuah Ele restaurou o carro todo e depois de uns anos vendeu pra um colecionador que logo depois deu pro filho dele (esse que fez o video).. Tenho MUITA saudade desse carro, legal demais ver por aqui =D

  • Julio Junior
  • Jonathan Lopes

    Fui pesquisar sobre o DKW Belcar de competição e olhem que matéria sensacional eu achei

    http://www.youtube.com/watch?v=AZ5CJLozjmU

    Lembra muito a matéria daquele senhorzinho que mantem a concessionária Volkswagen mais por suas lembranças que por qualquer outra coisa.

  • MarcosRS84

    haaaa! VAI TI FUUUU! KKKKK

    http://www.youtube.com/watch?v=SCix8KY9mCs

  • ltd76

    Bom, já que colocaram roncos de motos e de carros, vou postar outro belo ronco:

    http://www.youtube.com/watch?v=O3SPEBuIs6U

    • Bryan Santos

      kkkkkkkkkk que isso Gt22 Kkkkkkkk
      AAAAAAAAAAAIIIIIII SIIIIMMMM
      Tenha que ter postado o da Sd70 ou da 40 a pressão de ar que ela solta faz todo mundo correr kkkkkkkkk

  • ltd76

    Faltaram os motores Fiasa e Sevel. Com o escapamento certo fazem belos roncos.

  • http://batman-news.com Ney Giovani

    Ouça o ronco do Fiat 147, semi aspirado!
    http://www.youtube.com/watch?v=XtS8eHBdqZ0&feature=youtu.be

  • WagnerSCS

    Os melhores, na minha opinião: Marea, Civic SI, Chevas com abafador, Opala 250S e Maverick!
    Roncos maravilhosos… O do Civic SI me fez lembrar dos tempos em que jogava NFS Underground 2, com o Civic equipado com o kit mais top disponível no jogo.

    • Leeh Souza

      CONCORDO COM O QUE DISSE SOBRE O Underground 2, MAS PRA MIM NÃO TEM SOM IGUAL DO VR6.

      VWLOVER ON!

      Mas são roncos maravilhosos!!!!!!

  • Wilson Ama Aghata

    desde quando golf vr6 é brasileiro?

  • Marcelo Arade

    Ronco de Chevette é gostoso mesmo original, mas é possível deixar ainda melhor.
    https://www.youtube.com/watch?v=fCZqzw4i1uc

  • Mottin

    Chevette 1.4 com dimensionado também faz um barulho bacana, hahaha: https://www.youtube.com/watch?v=PRNaaYq91LA

  • Rafael Mohr

    todos muito show, o Jetta 5cc com abafador esportivo também fica show, DKW e uma sinfonia!!!

  • Thiago Balbi

    Bacana, mas tenho um gosto diferente. ….

    Mesmo sendo proprietario de um marea turbo com descarga de 2,5 pol. Na minha opinião, o ronco mais bonito é do marea 2.0 aspro…. sim 2.0 aspro… depois vem da 2.0 turbo e enfim da 2.4 …

    • Bryan Santos

      Adoraria ter uma Marea turbo ,,, mas tbem tenho preferência no ronco da minha asp hehehehhe …

  • fabiano

    Detroit diesel 453….. Vi um em uma camionete… Não tem igual…. O espape era uma chaminé 5 ou 6 pol