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Project Cars Project Cars #91

Project Cars #91: um segundo Polo GTI e mudanças de plano na conversão para 2.0 TSI

E aí, gearheads! Ávidos por novidades? Demorei, mas cheguei à quarta parte do meu PC no Flatout. E tem tantas novidades a caminho que eu não sei nem por onde começar. Vamos tentar com uma história engraçada…

O Fênix finalmente azul, mas não como eu queria…

Polo Ben Reader, Um dos projetos que acompanho de perto e que me renderam amizade na Inglaterra. O GTI do Ben ganha prêmios por onde passa em eventos no UK

Dias antes do BubbleGunTreffen do ano passado (maior encontro de VW do Brasil — o Flatout cobriu o evento, dê uma checada no link) eu inventei que queria levar meu carro, mesmo que inacabado, para o evento. Também estava bem empolgado com o resultado do carro de um amigo inglês, o Ben Reader, que tinha envelopado seu GTI na Inglaterra em um tom de azul claro parecido com Martini, e o resultado tinha sido muito satisfatório. Além disso tudo, me incomodava (e ainda me incomoda) que apesar de eu pagar o IPVA todo ano, o Fênix ainda não está em meu nome, porque nunca terminei o processo de transferência, afinal, o carro não passaria pela vistoria de baixa do sinistro sem antes estar apresentável.

Foi então que inventei que iria envelopar o carro de azul como Ben Reader fez, instalar as rodas e levar o carro apenas com motor posicionado para o BGT para apresentá-lo aos entusiastas que acompanhavam a história do carro. O envelopamento seria provisório e, posteriormente, serviria para documentar o carro já na cor azul assim que o motor funcionasse. Como não precisaria aguardar pelo processo de funilaria, eu estaria com o carro em meu nome mais rapidamente.

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Expectativa nota 10, realidade nota 0

É claro que o processo todo não deu certo: na segunda feira anterior ao evento, o carro estava na Arved’s Garage em Cotia/SP. O Arved precisava terminar os carros para o evento e não iria dar atenção ao meu carro naquele momento, conforme já tínhamos conversado. Eu, trabalhando em Curitiba, ainda insisti naquela insanidade tentando fazer tudo por telefone com qualquer um que se dispusesse a ajudar. E a cor do adesivo escolhido através de mostruário num site na internet ficou uma maravilha…

Em seguida, acabaram os Continues da minha Saveiro 1990 Guerreira carregadora de peças, e eu resolvi restaurar antes do Game Over para dar a ela o trato tão merecido, colocando em prática uma antiga idéia de fazer dela uma série Surf nas quadradas, (que só teve originalmente nas Parati).


Mnha Surf 90 antes e depois, juro que mesmo pra mim é difícil acreditar que é o mesmo carro…

Daí em diante veio uma fase em que não consegui dar atenção ao projeto do Polo, e logo após o Arved começou a mudança do local da oficina, mas eis que…

Prata da Casa

Um projeto como o do meu Polo GTI consome muito tempo em pesquisas, principalmente atrás de peças originais de reposição, desde peças mecânicas, acabamento, até modelos específicos de parafusos e adesivos originais. Afinal, foi um carro avariado, e não basta eu ir à concessionária da Volkswagen e pedir uma de cada — primeiro por que não tenho o cheat code da Mastercard e, mesmo que tivesse, não encontraria tudo o que preciso.

Vocês já sabem da história, o carro é muito raro, apenas 30 unidades importadas pela VW no Brasil, e se o sistema de reabastecimento de peças já é falho para modelos comuns de produção nacional, vocês conseguem imaginar o quanto tempo eu passo nos sistemas de peças da VW procurando part-numbers para posteriores pesquisas no eBay, ou até mesmo em concessionárias na Alemanha através de amigos e afins.

Eu simplesmente entro todos os dias nos apps do Mercado Livre, OLX, eBay para verificar o que de novo meus filtros de busca estão achando. E num destes dias, me aparece o anúncio: “Polo GTI em peças” no estado do RJ. Minha primeira reação foi incrédula e irônica: “Olha só o carioca espertão achando que GT 2.0 é o GTI”.

Mas, ao abrir as fotos, era mesmo um dos 30 carros duas portas equipados com o 1.8 Turbo 20v que vieram para o Brasil! E um modelo prata!

Naquela época tinhamos enormes problemas para encontrar um módulo do ABS do Polo GTI, e já havia tentado importar por duas vezes uma unidade da Alemanha, e nas duas vezes havia sido recusado e retornado à origem por conta da legislação. Aparentemente, encararam o ABS como peça usada, ou com potencial de explosão – airbags também enfrentam problemas! Fora o enorme trabalho que estava dando replicar as partes do chicote original do carro que haviam sido destruídas e que o chicote de Polo Nacional não tinha, apenas para citar um exemplo, a fiação e pinagem dos faróis de GTI que têm regulagem de altura, e que eu desejava colocar para funcionar novamente.

Liguei para o Arved na hora:
-Arved, temos um doador para o chicote, o ABS e Deus sabe mais o quê, no RJ.
-Tá falando sério?
-Tô.
-Tô pegando a Zafira e partindo pra lá. Manda o telefone e endereço. Tchau.

Cinco horas depois, ele me ligou de volta:
-Lu, Quanto você tem de grana guardada?
-Tem bastante peça pra doar, é?
-Não, o caso é outro. O carro funciona. E anda. É só funilaria e Pintura. Eu acho que você deveria comprar. Se tem alguém que pode dar vida a um carro desses, esse cara é você. Já estou negociando o carro inteiro. Topa?
-Por que não, né?

O Prata da Casa estava “quase” intocado: os belos bancos e alguns outros itens cosméticos tinham sido vendidos. Mas isto apenas se tornou a desculpa pra procurar outro jogo de bancos para o carro, né?

Sim: eu comprei outro Polo GTI. Agora posso começar a contar o porquê, como e qual o novo rumo dos dois projetos. E foi assim que o “Prata da Casa” chegou pra fazer parte da frota. Carro no guincho, destino, Arved’s Garage.

E agora, com dois qual fazer primeiro?

Bom, depois da compra, eu me vi tendo o privilégio de ter dois exemplares, um de cada cor, na garagem. Mas meu sonho sempre foi ter meu GTI Azul. Até o tom da cor e detalhes de acabamento no carro já estão definidos, fora um teto solar completo original que comprei que para mim seria a cereja do bolo. Ah, não tinha contado isso ainda né?

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Não iria perder a chance de ter o carro com uma cor diferente. Mas diante da possibilidade de ter uma dupla Azul e Prata, ou uma dupla Azul e Vermelha, a segunda ganhou. Além disso, o Vermelho tem o Sinistro a ser resolvido, e a vistoria do Detran para este tipo de caso é bem rigorosa, seria muito mais fácil resolver a documentação dele se ele estivesse original.

O Prata da Casa seria como uma folha: doaria tudo que o vermelho precisasse para ficar original, e nele viriam todas as modificações que planejei ao vermelho: swap para TSI 2.0, suspensão a Ar, K04, remap Stage3, rodas Kerscher, teto solar e pintura azul.

E foi assim que o Fênix virou apenas Red, e o Prata da Casa se transformou em Fênix.

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No próximo post contarei tudo sobre a restauração do Red, que já tem data pra acabar, pois temos uma viagem para realizar em agosto. Aliás, neste exato momento, o Arved está pintando o cofre dele de vermelho Flash, cód. D8D8, para receber de volta seu motor 1.8 20V T, que vai me servir por um bom tempo como carro do dia-a-dia. Eu não demoro a mandar a próxima parte! Até lá!

Por Luciano Jaccoud, Project Cars #91

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