FlatOut!
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Car Culture

Que carro você compraria por até R$ 20 mil?

Por mais que alguém entenda de carros, é sempre bom ter uma segunda opinião. É por isto que vamos (re)inaugurar o nosso Guia de Compra, começando por onde estão alguns dos carros com melhor custo benefício: a faixa que vai até R$ 20 mil. Prepare as sugestões!

A ideia é começar com duas sugestões do FlatOut!: um novo e um usado. Só que você não vai achar nenhum carro bacana, 0km, que custe menos de R$ 20 mil. Então, vamos fazer o seguinte: sugerir dois carros, uma opção mais racional e outra mais, digamos, irresponsável. Vamos a elas.

Cabeça no lugar: Chevrolet Omega / Suprema

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Embora tenham sido lançados na década de 90 como topo de linha, hoje em dia o Omega e sua versão perua, a Suprema, são carros relativamente acessíveis e fáceis de encontrar — especialmente os modelos com motor de quatro cilindros, que foi oferecido nas versões 2.0 e 2.2, ambos de 116 cv (contudo, o 2.2 tem mais torque — 20,1 mkgf contra 17,3 mkgf) . Estes motores são praticamente os mesmos encontrados no Monza, Vectra, Astra, Zafira… ou seja: sinônimo de peças em abundância com preços razoavelmente em conta e mão de obra descomplicada.

É preciso, claro, tomar alguns cuidados. Se o motor não tem segredos, o mesmo não pode ser dito de algumas peças de acabamento, suspensão e da transmissão — ainda mais se o carro tiver câmbio automático. Além disso, por ter perdido tanto valor com o tempo, não é raro encontrar exemplares em péssimo estado de conservação. A Suprema sofre menos neste quesito.

Um bom Omega quatro-cilindros custa entre R$ 12 mil e R$ 15 mil, mas os exemplares impecáveis podem alcançar os R$ 20 mil. Feita a escolha certa, você leva para casa um sedã / perua bonito, bem acabado, razoavelmente potente e com tração traseira.

Para curtir: Honda Civic EJ1

guia de compra 20k (3)

Se sua intenção é se aventurar um pouco mais, uma boa pedida pode ser o Civic de quinta geração, que começou a ser importado em 1992. Mas nós somos gearheads e específicos, e vamos sugerir as versões mais bacanas: o cupê EX-S.

O cupê só foi trazido na versão EX-S, bem equipada com airbag duplo frontal, freios a disco nas quatro rodas com ABS, vidros, travas e retrovisores elétricos e direção hidráulica. O motor é o 1.6 16v com comando variável VTEC, de bons 125 cv, podia ter câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas. Um bom exemplar custa algo entre R$ 18 mil e R$ 20 mil.

Mas tenha cuidado: é preciso procurar bastante para encontrar um carro bem conservado e que não tenha sofrido muitas modificações de origem duvidosa. Além disso, os motores Honda podem ser bem robustos e duráveis, mas podem te dar uma canseira na hora de achar certas peças — e pesar um pouco mais no bolso.

Agora é a sua vez: que carro você compraria com um orçamento de até R$ 20 mil?

[Fotos: Chevrolet, curiousbk/Flickr]