FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Vídeo

Nürburgring em menos de 10 minutos com um carro diesel de 52 cv? Sim, é possível

Quer dizer: um Citroën AX a diesel e muito, muito, MUITO treino. Foi assim que Nic BTG  (seu nome de usuário no YouTube) conseguiu o que parecia impossível: completar uma volta em Nürburgring Nordschleife em 9 minutos e 55 segundos, com um hatch que nem é hot. Impressionante.

Muitos de vocês devem conhecer o Citroën AX, um compacto francês que, no Brasil, foi oferecido na versão GTi, equipado com um motor 1.4 de 100 cv e visual diferenciado. Não é tarefa fácil encontrar um destes — normalmente quem tem é entusiasta e não vende.

ax gti

Mas, na Europa — especialmente Inglaterra, França e Alemanha — o Citroën AX teve várias versões e foi bastante popular de 1986 a 1998, os anos em que foi fabricado. E, na Europa, quase todo compacto que se preze tem uma versão com motor a diesel. O AX não tinha uma, mas duas: 1.4 e 1.5.

Nic tem um Citroën AX — mais precisamente, um Citroën AX 1.4 a diesel. O pequeno motor de quatro cilindros, 1.360 cm³ e 52 cv já rodou 685.100 km desde 1993, e o carro é praticamente todo original — as exceções são os faróis de xenon, pneus Yokohama Advan A048, barra de amarração dianteira e o coletor de admissão de alumínio do motor diesel 1.5. Além disso, a bomba de combustível é de alta pressão. Ah, e o peso — pouco menos de 700 kg — foi ainda mais aliviado com a retirada de todos os bancos menos o do motorista, forrações de porta e de teto.

Agora, chega de papo: vamos ver o piloto e seu carro em ação no Inferno Verde:

Note a precisão e a eficiência na tocada de Nic. Ele diz que precisou de “muito tempo, paciência, dedicação e um pouco de loucura” para conseguir completar uma volta “Bridge to Gantry” (com o traçado 1,5 km mais curto, devido ao espaço de acesso aos carros pagantes em dias abertos ao público) em menos de 10 minutos — mais precisamente, 9:55. Ele treina há sete anos — no total, foram 118 voltas com o carro, e 10 tentativas de completar uma volta em menos de 10 minutos. As condições eram sempre as ideais: sem carros na pista, ar fresco e asfalto seco, e não há espaço para erros.

“Com um carro de tão pouca potência, se você perder o momento de maior aceleração, já era”, Nic conta. “Em muitas curvas eu costumo forçar demais o carro para maximizar este momento, ou seja: meu vídeo não é nenhuma lição de pilotagem!”

Mas, afinal, o que significa uma volta em Nürburgring em menos de 10 minutos? Para quem não é piloto profissional, muita coisa. Mesmo que as voltas para turistas sejam cerca de 1,5 km mais curtas do que as voltas “oficiais”, é uma conquista e tanto, e geralmente um carro bem mais potente do que um AX de 52 cv é usado para tal.

Parece que as coisas são mesmo como Nic diz no final da descrição de seu vídeo épico: “correr é um estado de espírito”. E sete anos de treino.