na primeira parte da historia da maserati contamos como a fabricante nasceu dos esforços de quatro irmaos gearheads que viviam pelos carros e pelas corridas e como ela cresceu e se tornou uma marca reconhecida no meio automobilistico agora e a hora de contar a segunda parte desta historia o periodo da consagraçao mundial e os primeiros modelos de rua que conquistaram os milionarios de bom gosto dos anos 1950 e 1960 com o fim da guerra os paises envolvidos aos poucos se reconstruiram e o automobilismo voltou com força total a maserati como muitas fabricantes apos a guerra nao tinha um projeto pronto para colocar em produçao e por isso decidiu trabalhar seu antigo 4cl o monoposto de corridas ganhou um novo chassi tubular para aumentar a rigidez a torçao e reduzir o peso bitolas mais largas suspensao mais moderna e upgrades no motor oito em linha de apenas 1 5 litro ele recebeu um virabrequim e bielas novas comando de valvulas com novo perfil e carburador weber com dois compressores mecanicos o motor produzia impressionantes 270 cv o maserati 4clt como foi batizado estreou em junho de 1948 no circuito ospedaletti em san remo nas maos de alberto ascari e luigi villoresi o vencedor da prova por causa desta vitoria o 4clt acabaria conhecido como maserati san remo — um nome bem mais sonoro nao aquela temporada ainda veria cinco vitorias do 4clt com villoresi e reg parnell ao volante [youtube id= a9xb o4tsnw width= 620 height= 350 ] nos tres anos seguintes — 1949 1950 e 1951 — o 4clt ainda conquistaria outras 18 vitorias antes de sua aposentadoria com grandes nomes da epoca como louis chiron nino farina e juan manuel fangio como voce ja deve ter imaginado o 4clt foi o primeiro maserati de formula 1 usado por dois pilotos independentes e seis equipes na temporada inaugural da formula 1 o melhor resultado contudo foi um terceiro lugar de louis chiron em monaco e um terceiro de reg parnell em silverstone no primeiro gp da historia da f1 [gallery link= file ids= 30668 30671 30670 ] nessa mesma epoca a maserati lançou seu primeiro modelo de rua um belissimo gt com raizes no automobilismo poderia ser diferente chamado maserati a6gcs/53 berlinetta — mas pode chamar de maserati a6 mesmo quando falamos em raizes automobilisticas nao se trata de inspiraçao nos carros de corrida da marca mas sim na adoçao de um verdadeiro chassi de corrida coberto por uma carroceria desenhada pela pininfarina o chassi tipo escada tinha um motor seis em linha de dois litros que produzia saborosos 170 cv e como o carro tinha origens esportivas ele pesava apenas 740 kg e podia chegar a 235 km/h [youtube id= ky4oxwkhfxc width= 620 height= 350 ] mas o melhor da historia e um fato quase desconhecido que so mesmo os fas mais hardcore da marca poderiam contar estas belas curvas foram desenhadas pela pininfarina como soluçao para um problema inevitavel chamado chuva serio o que aconteceu e que a ediçao de 1953 da mille miglia foi realizada sob um forte temporal em uma epoca em que os prototipos de competiçao eram todos abertos entao a maserati decidiu lançar um carro para os pilotos que quisessem se manter secos durante as corridas em dia de chuva [gallery link= file ids= 30675 30676 30674 ] o chassi a6 tambem foi a base para o segundo carro da maserati na f1 o a6gcm usado por duas equipes na temporada de 1952 a officine alfieri maserati que tinha como seu principal piloto o argentino jose froilan gonzalez e a escuderia bandeirantes dos brasileiros chico landi e gino bianco os melhores resultados foram um segundo lugar de froilan no gp da italia a mesma prova em que chico landi chegou em oitavo no ano seguinte 1953 com juan manuel fangio de volta ao volante de um maserati a equipe de fabrica conquistou a primeira vitoria da marca na f1 com o primeiro lugar do argentino no gp da italia a consagraçao da maserati na f1 contudo chegaria nos anos seguintes com o surgimento do maior carro de corridas da historia da marca o lendario maserati 250f o desenvolvimento do 250f começou apos a temporada de 1953 a equipe de engenheiros da maserati estava dividida entre as duas possibilidades de motor permitidas pelo novo regulamento da f1 aspirados de 2 5 litros ou sobrealimentados de 750 cm³ os conservadores liderados por gioacchino colombo venceram a discussao o numero 250 do nome e uma referencia aos 2 5 litros do motor seis em linha de 220 cv adotado no modelo a letra f significa que ele e um formula ou seja um monoposto com rodas descobertas o 250 trazia algumas inovaçoes em relaçao ao seu antecessor como os tubos de dion na suspensao traseira o cambio era montado em posiçao transversal junto com o diferencial e tinha quatro marchas no primeiro ano 1954 e cinco marchas a partir de 1955 a estreia do 250f aconteceu no gp da argentina de 1954 com a vitoria de juan manuel fangio o argentino repetiu o resultado no gp da belgica mas devido a um acordo feito previamente com a mercedes benz a relaçao com a maserati foi interrompida durante a temporada e so seria retomada em 1957 no fim da temporada de 1954 stirling moss ainda disputaria dois gps mas sem resultados expressivos [gallery link= file ids= 30682 30680 30684 ] quando fangio voltou a maserati em 1957 ele fez a melhor temporada de sua carreira e estabeleceu um novo patamar de desempenho na categoria alem de transformar o 250f em um dos maiores carros de f1 de todos os tempos das oito corridas do calendario fangio venceu quatro e em duas delas chegou em segundo a outra corrida era as 500 milhas de indianapolis que fazia parte do calendario da f1 na epoca mas raramente era disputada pelos pilotos baseados na europa [youtube id= z_a4wjcj6dq width= 620 height= 350 ] enquanto a maserati fazia um campeao mundial de f1 os engenheiros trabalhavam em um outro modelo para as corridas de endurance seu nome era maserati tipo 61 mais conhecido como birdcage devido ao seu chassi formado por mais de 200 seçoes tubulares que combinava uma rigidez a torçao descomunal mantendo o baixo peso ele usava um motor de quatro cilindros porem com enormes 2 9 litros de deslocamento para gerar 250 cv para seus 600 kg com esse carro stirling moss venceu os 1000 km de nurburgring de 1960 na nova decada a maserati entrou tambem em uma nova fase com o sucesso nas pistas a fabricante agora baseada em modena começou a expandir sua atuaçao para novos horizontes alem de carros de corrida e esportivos de rua e endurece eles passaram a produzir um elegante seda de quatro portas sugestivamente batizado maserati quattroporte o primeiro de uma linhagem que se estende ate hoje apos seis geraçoes com a experiencia adquirida no 5000gt um gra turismo luxuoso equipado com um v8 de cinco litros e 340 cv do qual so foram feitas 34 unidades com um estilo controverso a maserati decidiu entrar no mercado de sedas de luxo um segmento onde nenhum fabricante italiano havia se aventurado antes o objetivo criar um carro inovador com espaço para quatro pessoas pratico e com excelente desempenho alem de um estilo elegante e luxuoso com linhas traçadas pela frua e a carroceria construida pela vignale o maserati quattroporte estreou no salao de turim de 1963 [gallery link= file ids= 30692 30691 30690 ] para garantir conforto e estabilidade o quattroporte usava suspensao independente tipo de dion na traseira e um novo chassi de chapas de aço o motor era um v8 de 4 2 litros e 260 cv com comando de valvulas duplo nos cabeçotes e alimentado por um carburador weber38 que levava o seda de 1 700 kg aos 230 km/h essa primeira geraçao do quattroporte foi produzida ate 1971 e teve apenas 679 unidades antes disso contudo a maserati foi vendida para a citroen que trouxe mudanças significativas e que trariam um periodo de instabilidade para a marca italiana que so foi encerrado nos anos 1990 mas esta e a historia que contaremos na terceira e ultima parte desta serie
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