ha exatos 100 anos em dezembro de 1914 os irmaos alfieri bindo ettore e ernesto maserati juntaram se para fundar a officine alfieri maserati em bolonha na italia a uniao dos cinco maserati contudo foi apenas um capitulo da historia da familia e da propria marca para contar essa historia e preciso voltar a 1898 quando carlo maserati o mais velho dos irmaos construiu um motor monocilindrico ainda aos 17 anos por seu feito ele chamou a atençao da fiat que o contratou como piloto de testes e o levou a turim nessa epoca carlo construiu seu primeiro carro um modelo com chassi de madeira algo comum na epoca e um motor monocilindrico que poderia muito bem ser considerado o primeiro maserati dessa historia mais tarde carlo deixou a fiat e foi trabalhar na isotta fraschini e na bianchi onde se tornou um piloto de corridas sem deixar de lado sua inclinaçao para a engenharia e projetos o primogenito dos maserati tinha uma carreira promissora pela frente mas em 1910 aos 29 anos desenvolveu uma doença pulmonar que acabou lhe tirando a vida ainda nos tempos da isotta carlo havia apresentado seu irmao alfieri ao fabricante que o contratou como mecanico e mais tarde o promoveu a piloto alfieri trabalhou na isotta ate 1913 quando deixou a fabrica para abrir sua primeira oficina em bolonha especializada nos carros da isotta no ano seguinte alfieri chamou seus irmaos ettore e ernesto e rebatizou a oficina como societa anonima officine alfieri maserati meses apos a re fundaçao da oficina estourou a primeira guerra mundial e os irmaos mais velhos alfieri e ettore foram convocados para o exercito e ernesto entao com 17 anos ficou trabalhando na oficina durante o dia e ia as aulas de engenharia a noite com o fim da guerra cinco anos depois os irmaos mudaram a oficina para um lugar maior e mais espaçoso nessa mesma epoca o irmao nao gearhead dos maserati mario foi encarregado de desenhar o logotipo da empresa dos irmaos ele era artista grafico e com a sugestao de um amigo da familia decidiu usar um dos maiores simbolos da cidade de bolonha a estatua de netuno construida na famosa piazza maggiore para compor o emblema mario maserati escolheu o tridente do deus romano dos mares um simbolo forte ideal para uma fabricante de carros para completar ele usou as cores azul e branco tambem simbolos da cidade que fazem que o tridente pareça emergir das aguas em 1920 alfieri maserati voltou as pistas pilotando um scat e depois um nesseldorf os carros contudo nao eram exatamente o que ele esperava em termos de desempenho e por isso em 1921 ele decidiu construir seu proprio carro esse primeiro maserati de corridas usou um chassi isotta fraschini e um motor hispano suiza combinado a uma transmissao scat e componentes de varias outras fabricantes o carro de alfieri estreou nas pistas em 24 de julho de 1921 no circuito de mugello e chegou em segundo lugar em sua categoria dois meses mais tarde em setembro alfieri e ernesto venceram a corrida susa moncenisio atraindo a atençao da imprensa e do publico afinal quem eram esses tais maserati que construiam e pilotavam seus proprios carros e ainda superavam marcas famosas o relativo sucesso repentino rendeu frutos e no ano seguinte alfieri maserati começou a trabalhar para a diatto construindo os carros de corrida da marca a parceria contudo durou apenas cinco anos pois a diatto abandonou as pistas devido a problemas financeiros alfieri entao conseguiu um emprestimo do amigo marques diego de sterlich e comprou dez chassis 30 sport da diatto mas ele nao pensava apenas em correr com esses carros alfieri estava na verdade começando a construir os primeiros carros a ostentar a marca do tridente de netuno no ano seguinte os irmaos maserati construiram o tipo 26 uma evoluçao do diatto gp 8c foi o primeiro carro a usar o nome maserati e era descrito por alfieri da seguinte forma motor deslocado 3 cm para a frente — transmissao tipo 26 tres marchas — canos de escape em tres peças — carcaça do diferencial em bronze — eixo dianteiro tipo casaralta com freios dianteiros acionados por cabos o tipo 26 usava um longo oito em linha de apenas 1 5 litro que sobrealimentado por um compressor mecanico produzia 128 cv o cambio era de apenas tres marchas [youtube id= qqfy8qtyjig width= 620 height= 350 ] com esse carro em 13 de junho de 1926 a maserati conseguiu sua primeira vitoria geral em uma prova com o tipo 26 a corrida era uma prova de velocidade em quilometro lançado realizada em bolonha e ao volante estava o mais novo dos maserati ernesto ele chegou a 167 km/h e venceu a prova atraindo o interesse de varios pilotos que queriam um carro rapido como aquele para disputar corridas assim os irmaos maserati aumentaram a produçao de carros e deram inicio a marca como a conhecemos hoje os maserati ainda venceriam diversas corridas ao longo dos anos 1930 especialmente depois de quebrar o recorde mundial de velocidade media ao longo de um quilometro o feito aconteceu em 1929 com o modelo v4 que tinha um motor de 16 cilindros e chegou a uma media de 246 07 km/h um recorde que so foi quebrado em 1937 a maserati se tornou realmente um grande nome das pistas quando teve tazio nuvolari ao volante de seus carros depois de brigar com enzo ferrari devido a incompatibilidade de aspiraçoes o lendario nuvolari procurou a maserati ele comprou um 8cm — uma evoluçao daquele antigo diatto 8c com motor oito em linha de tres litros e 240 cv — e com ernesto maserati como seu mecanico pessoal venceu o gp da belgica a ciano cup o gp de nice e o tourist trophy o naquela mesma decada contudo a maserati ainda sofreria com a chegada dos alemaes ao circuito do automobilismo mundial financiados pelo governo alemao auto union e mercedes benz impuseram a superioridade dos investimentos milionarios sobre os fabricantes independentes dos outros paises para contornar a situaçao e seguir em frente os irmaos maserati procuraram um investidor para manter a marca e venderam suas cotas da empresa ao empresario adolfo orsi e venderam a eles o controle da marca a manobra deu certo e o maserati 8ctf — uma variaçao do 8cm com maior taxa de compressao e potencia elevada para 240 cv — venceu uma serie de corridas do fim da decada alem das 500 milhas de indianapolis de 1939 e 1940 um feito inedito para uma fabricante italiana ainda hoje se nao levarmos em conta a dallara que so fabrica monopostos e e a unica fornecedora dos chassis da indy atualmente logo depois das vitorias em indy veio a segunda guerra mundial e a maserati interrompeu a produçao de carros para produzir componentes para a industria belica apos o fim da guerra a maserati voltou a fabricar carros com dois modelos projetados para a nova categoria do automobilismo mundial a formula 1 alem de ineditos modelos de rua que rivalizariam com a ferrari mas esta e uma historia que iremos contar no proximo post
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