FlatOut!
Image default
Zero a 300

Os primeiros detalhes da Ferrari 488 “GTO”, novo Toyota Supra será apresentado em março, Camaro Yenko volta com 1.000 cv e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Ferrari revela os primeiros detalhes da 488 Speciale

A Ferrari acaba de revelar um teaser com as primeiras imagens de sua nova 488 Speciale. Normalmente teasers não mostram muita coisa, e servem apenas para ser compartilhados, ocupando um espaço na mídia que normalmente precisaria ser pago pelo setor de marketing das marcas. Mas desta vez a Ferrari resolveu mostrar um pouco do carro.

FlatOut 2018-02-14 às 13.25.46

O vídeo, se assistido pausadamente (clicando no pause/play) revela alguns elementos de design do carro, em especial os componentes aerodinâmicos desta versão hardcore da 488 GTB.

FlatOut 2018-02-14 às 13.27.51

Tudo começa com uma 488 Challenge e uma 488 GTE, que semioticamente falando, indicam que o novo carro tem “herança das pistas”. Depois o novo modelo entra em cena revelando seu splitter frontal e uma passagem de ar no capô, como a 458 Speciale. São as passagens pelas quais escapa o ar do radiador frontal e que ajudam a produzir downforce na dianteira.

Depois, olhando mais ao lado, podemos ver aletas aerodinâmicas, mais conhecidas como dive planes. Na traseira, é possível ver que a 488 ganhou um difusor igualmente agressivo, que parece ter vindo diretamente das irmãs de corrida. As saídas de escape são apontadas na diagonal. A dianteira também terá o bico mais pronunciado, exatamente como vimos há algumas semanas.

Ainda não ha data para o lançamento, mas considerando que a Ferrari intitulou o vídeo “novas emoções estão prestes a chegar”, nossa aposta é de que o carro seja exibido em Genebra, daqui a pouco mais de duas semanas.

 

Toyota Supra será apresentado em março no Salão de Genebra

Toyota-Legend-Teaser-01-768x512

Depois de quase quatro anos de espera — se considerarmos apenas a apresentação do conceito FT-1 — a Toyota finalmente está pronta para lançar o novo Supra. A fabricante japonesa confirmou que o modelo será apresentado no Salão de Genebra, daqui a pouco mais de duas semanas. Junto com a confirmação a Toyota também revelou um teaser que mostra uma parte da traseira do carro, com uma asa fixa.

Agora… a Toyota deu a entender que o carro mostrado em Genebra ainda não será a versão definitiva do modelo, e sim um “estudo de design”. Aparentemente a parceria com a BMW não foi somente técnica — a Toyota também aprendeu como fazer conceitos de carros que já estão prontos.

Agora… (parte 2) é possível que ele não se chame Toyota Supra, e sim “GR Supra”, fazendo parte da estratégia de consolidar a nova divisão esportiva da Toyota. Como já vimos anteriormente, o Supra deverá usar motores fornecidos pela BMW — o 2.0 turbo de quatro cilindros e o seis-em-linha turbo de cerca de 340 cv.

A apresentação está marcada para o próximo dia 6 de março.

 

Camaro Yenko/SC Stage II é revelado com 1.000 cv

Specialty Vehicle Engineering 1000HP Yenko Camaro

Há exatamente um ano conhecemos a atual geração do Camaro Yenko/SC, que não é mais feito por Don Yenko, mas mantém sua filosofia inalterada. Agora é a vez de conhecermos a evolução do modelo, o Yenko/SC Stage II 2018, que foi apresentado no início desta semana — e com mais potência do que esperávamos.

Yenko-Camaro-3

A Specialty Vehicle Engineering, que é a empresa responsável pelos modelos Yenko/SC modernos, usou como base um Camaro SS 1LE, e deu a ele um novo capô de fibra de carbono, rodas de 20 polegadas e pneus Michelin Pilot Sport 4S.

O motor deve seu deslocamento ampliado para 6,8 litros e ganhou um novo virabrequim, pistões e bielas de alumínio forjados, cabeçotes retrabalhados e um compressor de polia, além de novas válvulas injetoras e um sistema de combustível completamente redimensionado para trabalhar com maior pressão.

Yenko-Camaro-2

O resultado? 1.000 cv e 120,75 kgfm — mais que o dobro da potência e torque do modelo original.

Para controlar essa grosseria toda o carro teve sua suspensão Magnetic Ride Control mantida, porém com novas molas. Ele também ganhou um diferencial de deslizamento limitado, novas buchas e barras estabilizadoras. Os freios usam discos de 368 mm na dianteira e 338 mm na traseira.

Yenko-Camaro-4

Serão feitas somente 25 unidades, todas com câmbio manual de seis marchas.

 

Mercedes-AMG GT4 será lançado em Genebra

Mercedes-AMG viertüriger GT auf Entwicklungsfahrt

A Mercedes-AMG confirmou neste final de semana que irá lançar seu AMG GT4 durante o Salão de Genebra em março. A fabricante alemã ainda não publicou nenhum detalhe sobre o modelo, mas segundo o chefe da divisão esportiva, Tobias Moers, quem já viu o carro diz que ele será muito parecido com o conceito exibido em 2017.

O AMG GT4 é, na prática, uma versão de quatro portas do AMG GT idealizada para rivalizar com sedãs esportivos de luxo como o Porsche Panamera e o Aston Martin Rapide. Por isso ele certamente será equipado com o motor 4.0 V8 biturbo do GT, porém devido ao peso maior deverá ter até mais potência que o irmão. Estima-se que o V8 terá uma configuração semelhante à do AMG E63, que produz 571 cv e 76,3 kgfm na versão básica e 612 cv e 86,4 kgfm na versão S.

Ele também terá a missão de substituir o CLS63, que deixou de existir justamente devido à chegada do GT4. Para evitar a sobreposição de modelos e uma possível canibalização, a Mercedes optou por oferecer o CLS somente na versão AMG CLS50, equipado com um seis-em-linha biturbo de três litros, auxiliado por um motor elétrico de 48 volts.

Mercedes-AMG viertüriger GT auf Entwicklungsfahrt

Embora a dianteira do conceito seja muito parecida com a do atual CLS, o GT4 irá se distanciar a partir da coluna B, com uma queda mais acentuada no teto, para-lamas traseiros mais volumosos, lanternas traseiras mais afiladas como as do GT e quatro saídas de escape.

Além das versões básica e S, a imprensa alemã ainda especula a possibilidade de o AMG GT4 ganhar uma versão híbrida, que poderá usar o powertrain proposto pelo conceito: um V8 4.0 biturbo auxiliado por um sistema elétrico de 48 volts que poderá produzir até 816 cv e acelerar de zero a 100 km/h em menos de três segundos.

 

Rolls-Royce confirma nome Cullinan para seu SUV – e revela silhueta do carro

rolls-royce-cullinan-01

A Rolls-Royce também entrou na onda das revelações desta semana e revelou que seu SUV, que até agora vinha sendo chamado informalmente de Cullinan será mesmo chamado Cullinan.

rolls-royce-cullinan-04a

Na verdade desde o início imaginava-se que o carro teria este nome, uma vez que a Rolls o chamava de “Project Cullinan”, contudo, há alguns meses a marca parecia decidida a usar outro nome na versão de produção. Pois eles aparentemente mudaram de ideia mais uma vez.

O nome Cullinan vem de um diamante encontrado na África do Sul em 1905, ano anterior à fundação da Rolls-Royce, e não foi escolhido aleatoriamente: o Cullinan é até hoje o maior diamante já encontrado, com mais de 3.100 quilates (cerca de 620 g; sim, mais de meio quilo).

rolls-royce-cullinan-03

Ainda sobre terminologia, a Rolls-Royce segue desviando dos temos crossover e SUV, e dá preferência para o termo “veículo elevado”. Em outras palavras, ele será elevado como um SUV, terá tração integral como um SUV, carroceria alongada como um SUV, mas não será um SUV.

Certo.

rolls-royce_silver_shadow_ii_shooting_break_10-e1404460117416

A confirmação do nome veio acompanhada de uma imagem com a silhueta do SUV, digo, do veículo elevado, e uma série de fotos do carro camuflado durante testes de baixa temperatura, que continuam escondendo o visual da traseira. A silhueta, contudo, mostra que ele deverá ter algo do perfil das shooting brakes feitas sobre os Rolls no passado, com uma traseira sutilmente saliente. O que você acha?