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Salão de Genebra 2015

310 hp, VTEC Turbo e uma meta: o novo Honda Civic Type R quer o topo de Nürburgring

FlatOuters, este é o novo Honda Civic Type R. Sim, ele deveria aparecer somente amanhã, mas você sabe como é esse negócio de lançamento de carro hoje em dia: primeiro ele aparece com uma foto de qualidade baixa ou meio coberto, depois, alguns dias antes do lançamento ele “vaza” em fotos não-oficiais e no fim, acaba exibido oficialmente em uma galeria de fotos. Foi o que aconteceu com o Type R 2015. Por sorte, ele também veio com uma quantidade generosa de informações e uma missão desafiadora: conquistar o recorde dos carros de tração dianteira em Nürburgring Nordschleife.

Na manhã de hoje vimos que a bela asa traseira com parte das lanternas integradas não foi trazida para a versão de produção — o que é uma pena, pois considerando o desempenho da nova máquina, as luzes de formato diabólico seriam uma bela assinatura para as travessuras do modelo na pista. Por outro lado, a Honda compensou essa ausência com algo muito mais importante para quem quer o desempenho puro de um hot hatch matador. Até agora, tudo o que sabíamos é que o novo motor 2.0 VTEC turbo teria “pelo menos 280 hp”, mas a fabricante surpreendeu e deu ao carro 310 hp. A potência máxima vem a 6.500 rpm.

Honda Civic Type-R Photo: James Lipman / jameslipman.com Karen Parry - UK

Se a adoção do turbo resultou em um motor menos girador que seu antecessor (o limite de giros fica pouco abaixo de 8.000 rpm), ele é o responsável por outra surpresa que deverá acabar com a piada preferida dos haters: o torque agora é de 40,7 mkgf a apenas 2.500 rpm. Uma patada nas rodas dianteiras que pode levar o Type R aos 100 km/h em 5,7 segundos. A velocidade máxima é 270 km/h.

Civic Type RCivic Type R

 

Como a tração é dianteira e as rodas precisam tracionar e apontar o carro ao mesmo tempo, a Honda equipou o Type R com uma suspensão dianteira especial chamada “Dual Axis Strut” e um diferencial de deslizamento limitado. Essa suspensão é baseada no layout McPherson, mas tem uma manga de eixo adicional para reduzir o esterçamento por torque em até 50% em relação ao Civic comum. A busca pela precisão dinâmica inclui também a adoção de amortecedores adaptativos e uma caixa de direção com assistência elétrica especialmente desenvolvida para o Type R.

Civic Type R

Outro recurso desenvolvido para tornar o Type R mais afiado é o modo “+R”. Ele é ativado por meio de um botão que altera os parâmetros da ECU para obter uma entrega de torque mais agressiva, respostas mais rápidas do motor, suspensão 30% mais rígida e menos assistência para a direção, deixando-a mais firme e precisa. As rodas, como vimos hoje pela manhã, têm 19 polegadas e calçam pneus 235/35. Os freios são da Brembo, e usam discos de 350 mm e pinças de quatro pistões.

2015 Civic Type R2015 Civic Type-R

A Honda fez o acerto dinâmico do Civic Type R em Nürburgring Nordschleife e Suzuka, além da pista particular da fabricante em Takasu, no Japão. Além de proporcionar um acerto mais refinado ao hot hatch, o esforço certamente tem a ver com o desejo da fabricante em tornar o Type R o carro de tração dianteira mais rápido em Nürburgring, superando os 7:54 do Renault Megane RS 274 Trophy-R.

Além dos testes dinâmicos do chassi, a Honda também levou o Type R ao túnel de vento onde são desenvolvidos seus carros de corrida, em Sakura, no Japão. Os testes aerodinâmicos influenciaram fortemente o estilo da carroceria do esportivo, com destaque para a imensa asa traseira e o difusor que completa o fundo plano do hatch e dá à traseira um stance bem agressivo — especialmente com aquelas quatro saídas de escape. A dianteira não é menos comportada com seu splitter, para-lamas alargados, tomadas de ar enormes e respiros na lateral para auxiliar o arrefecimento do motor.

2015 Civic Type R

2015 Civic Type R 2015 Civic Type R

Por dentro, o Civic Type R tem bancos concha com tecido tipo camurça sintética, manopla de câmbio feita de alumínio usinado, revestimento preto no teto e acabamento do painel e portas em preto com costuras duplas vermelhas. O modelo será oferecido em cinco cores; provavelmente preto, branco, azul, vermelho e prata, que são as cores tradicionais do Type R — a Honda ainda irá revelar outros detalhes amanhã, no Salão de Genebra, quando também contará se o Type R 2015 conseguiu ou não superar o atual recordista de tração dianteira em Nürburgring Nordschleife. Qual o seu palpite?

2015 Civic Type R

 

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