A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Automobilismo Carros Antigos História

333 SP: o carro que colocou a Ferrari de volta às corridas de protótipos – e seu V12 de 11.000 rpm

No início da década de 1960 a Ferrari dominava as corridas de protótipos-esporte. O Ford GT40 foi criado com o único propósito de superar a Scuderia nas provas de longa duração. Em especial, as 24 Horas de Le Mans, que a Ferrari venceu nove vezes – sendo seis delas em sequência, entre 1960 e 1965. A primeira Ferrari a vencer no Circuito de La Sarthe foi a 166MM, em 1949. Além disso, a Ferrari venceu 13 vezes o Campeonato Mundial de Protótipos entre 1953 e 1972. Sem falar nas vitórias na Mille Miglia e na Targa Florio na década de 1950. Em 1973, porém, a Ferrari anunciou que encerraria sua participação nos campeonatos de protótipos. A notícia foi recebida com estranhamento, pois apesar do alto nível da concorrência – em especial, o Porsche 917 – a Ferrari ainda era encarada como uma das potências da categoria. Contudo, Enzo Ferrari tinha outras ideias: ele queria concentrar os esforços da Fórmula 1 após uma temporada pouco inspirada e um modesto sexto lugar (atrás de cinco equi

Matérias relacionadas

Continental tire: quando ter o estepe na tampa do porta-malas era chique

Dalmo Hernandes

Pontiac: a história da fabricante que inventou o muscle car – Parte final

Dalmo Hernandes

Teorias da conspiração: o carro a álcool de Ford foi boicotado por um magnata do petróleo?

Leonardo Contesini