A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

350 cv, tração integral e câmbio manual: este Volvo S60R é um super sedã sueco à venda no Brasil

volvo-s60r-kit-evolve-350cv-awd-67-64568_092014-F

Quando a Volvo decidiu colocar uma perua para disputar o campeonato britânico de carros de turismo, o BTCC, e logo em seguida lançou versões esportivas para as ruas, ela fez com que o público finalmente enxergasse seus carros como uma opção esportiva e segura ao “establishment” formado por BMW, Mercedes e Audi.

É por isso que hoje quando falamos em perua esportiva você logo pensa nos RS Avant da Audi e na linha R-Design da Volvo. E também é por isso que você não pensa neles quando o papo são sedãs esportivos — afinal, quem entrou na pista foi uma perua.

Mas quando você procura e encontra um sedã Volvo esportivo, os resultados podem ser surpreendentes. É o caso deste Volvo S60R que encontramos à venda no Mercado Livre. A versão é relativamente rara por aqui — foram poucas unidades trazidas na época, quando o dólar não estava em suas melhores cotações — e é por isso que você talvez nunca tenha ouvido falar dele.

O ano era 2004 e o mercado de sedãs esportivos médios estava meio apagado. O BMW M3 havia perdido sua versão quatro-portas e o Audi RS4 saiu de férias entre 2001 e 2006. A única opção para quem quisesse andar rápido com quatro portas e uma carroceria média era o Mercedes C32 AMG, que usava um V6 supercharged de 354 cv.

Foi nesse contexto que a Volvo lançou o S60R. Ele usa o mesmo motor 2.5 turbo da versão T5, mas foi modificado para trabalhar com 1,1 bar de pressão produzida pela turbina KKK, e também ganhou um sistema de tração integral Haldex com câmbio manual de seis marchas. Esse câmbio, aliás, teve uma das alavancas mais legais já vistas em um carro manual, a chamada “spaceball” (veja na foto abaixo).

volvo-s60r-kit-evolve-350cv-awd-75-69392_092014-F

Por fora ele não contava para todo mundo que era um esportivo com 300 cv nas quatro rodas. Ele tinha apenas para-choques dianteiro com tomadas de ar maiores — que ajudavam a resfriar os freios Brembo com pinças de quatro pistões e também forneciam ar fresco ao intercooler. Na tampa traseira ainda havia um spoiler quase imperceptível, e a única dica de que se trata de um carro diferenciado são as rodas de 17 polegadas e cinco raios.

volvo-s60r-kit-evolve-350cv-awd-23-68491_092014-F

Com a tração integral o sedã sueco acelera de zero a 100 km/h em 5,5 segundos e pode chegar aos 255 km/h — limitados eletronicamente. Mas aparentemente o proprietário do modelo à venda não se contentou com isso e instalou um kit Evolve da Elevate Cars — uma preparadora sueca especializada em kits para os modelos da Volvo — que levou a potência para 350 cv.

volvo-s60r-kit-evolve-350cv-traco-awd7-MLB

Um destaque deste modelo à venda é o interior batizado de “Atacama” pela Volvo, que consiste em couro natural sem tingimento com essa coloração alaranjada e espessura mais grossa, como uma luva de beisebol. Diz o anúncio que é o único do Brasil — e provavelmente deve ser. O anúncio também informa que o carro tem 58.000 km e foi tratado pela concessionária até a última revisão, feita aos 50.000 km.

volvo-s60r-kit-evolve-350cv-awd-54-76615_092014-F

Agora vamos ao que você está louco para saber: o preço. Recentemente falamos sobre seu único rival da época nesta mesma seção do FlatOut — era um Mercedes C32 AMG com quilometragem semelhante e que custava R$ 71.900. Também vimos há pouco mais tempo um Audi RS4 2001 por R$ 80.000, e ontem mesmo (3) um BMW 325 de 192 cv por R$ 44.900.

volvo-s60r-kit-evolve-350cv-awd-26-71058_092014-F

Citei todos esses exemplos pois este Volvo combina ao menos uma característica de cada: a tração integral do Audi, a configuração sedã de quatro portas do Mercedes, o motor sobrealimentado de ambos e… o preço do BMW. Embora o preço da tabela Fipe aponte R$ 63.000 pelo Volvo S60R, o vendedor pede por ele R$ 48.000 se você não pretende dar nada em troca.

volvo-s60r-kit-evolve-350cv-awd-97-76955_092014-F

Nos parece um preço bem atraente, considerando o estado geral do carro, que aparentemente precisa apenas de um bom trato nos bancos de couro dianteiros e um pequeno reparo na roda dianteira esquerda. Você levaria um sedã deste para casa ou guardaria um pouco mais pelos modelos mais consagrados?


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

[Sugestão do post: Matheus Böing / via MercadoLivre.com

Matérias relacionadas

Este Renault Clio 1.6 16v turbo prontinho para track days está à venda!

Dalmo Hernandes

Um Dodge Dart De Luxo muito íntegro e com motor V8 Magnum de 230 cv à venda

Dalmo Hernandes

Este é o primeiro Mustang Boss 302 a vencer nas pistas — e ele pode ser seu

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados