FlatOut!
Image default
Lançamentos Notícias

400 cv a 7.000 rpm: o Audi RS3 Sedan finalmente está entre nós

A Audi vinha prometendo uma versão radical do A3 Sedan desde 2013, quando apresentou o A3 ClubSport Quattro — aquele que fotografamos em LeMans há dois anos. Desde então a marca lançou o S3 Sedan e o RS3 Sportback, mas até agora nada de um RS3 Sedan. Até agora.

O modelo já havia sido confirmado há alguns meses, mas somente nesta quinta-feira (29) a Audi finalmente revelou o RS3 Sedan oficialmente.

Static photoColour: Catalunya Red

O RS3 Sedan é o primeiro modelo lançado pela nova divisão Audi Sport, antes conhecida como Audi Quattro GmbH, e também o primeiro de oito modelos esportivos que a divisão pretende lançar nos próximos 18 meses.

Lembra que falamos ontem sobre o fim do motor 2.0 de 420 cv e quatro cilindros e de como o 2.5 TFSI tem mais potencial de desenvolvimento e evolução? Pois é exatamente o cinco-cilindros que habita a dianteira do RS3 Sedã, e preparado com a mesma receita do TT RS, o que significa que ele tem 400 cv (entre 5.850 e 7.000 rpm!), ou 32 cv a mais que o RS3 da geração anterior. O torque de 48,8 mkgf (disponível entre 1.700 e 5.850 rpm) é enviado para as quatro rodas através do câmbio de sete marchas e embreagem dupla. Com ele, o RS3 vai de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 240 km/h.

Dynamic photoColour: Catalunya Red

No RS3 Sedan a suspensão é 25 mm mais baixa que no A3 comum, e seus freios usam discos de 370 mm na dianteira, e são pressionados por pinças de oito pistões. As bitolas foram aumentadas em 20 mm na dianteira e 14 mm na traseira.

Dynamic photoColour: Catalunya Red

Com os eixos mais largos, a carroceria precisou de uma pequena remodelagem para abrigar as rodas de 19 polegadas. A traseira tem um spoiler na borda da tampa do porta-malas, difusor de ar e duas saídas simples de escape nas extremidades do para-choque. Na dianteira a grade hexagonal forma uma peça única com o para-choque, que tem a assinatura quattro na parte inferior e o badge RS3 logo ao lado das quatro argolas. Como todo esportivo de alto desempenho de hoje em dia, o RS3 Sedan também tem duas grandes tomadas de ar na parte inferior do para-choque.

Dynamic photoColour: Catalunya Red

Também como todo esportivo moderno, o RS3 tem um sistema de modos de condução, aqui batizado de Audi Drive Select, que combina configurações de direção, câmbio, válvula borboleta do escape, e tempos de injeção e ignição. A suspensão adaptativa RS Sport Suspension Plus é opcional.

Por dentro ele tem o que você espera de um Audi RS 2017: bancos esportivos de couro, quadro de instrumentos digital com instrumentos virtualizados e informações do computador de bordo, monitoramento de pressão dos pneus, aceleração lateral e longitudinal (forças G) e alerta de mudança de marchas quando o câmbio está no modo manual.

As vendas do RS3 Sedan começam no final do primeiro semestre de 2017 na Europa.

Static photoColour: Catalunya RedStatic photoColour: Catalunya RedStatic photoColour: Catalunya RedUnknown-5

Matérias relacionadas

A incrível história de Bruce McLaren vai virar filme – e ele parece sensacional

Dalmo Hernandes

Creta, New Tucson e uma rival para Oroch e Toro: os destaques da Hyundai no Salão do Automóvel

Dalmo Hernandes

Grande veneno, pequeno frasco: aceleramos o BMW M2 no autódromo da Capuava

Juliano Barata