para os admiradores da honda o nome spoon sports traz a mente de forma instantanea a pintura azul e amarelo e os motores naturalmente aspirados potentes e giradores honda civic s2000 integra e nsx sao so alguns dos modelos que ja foram preparados para as pistas pela spoon que tambem consagrou se como uma das mais importantes preparadoras aftermarket especializadas em honda em todo o planeta talvez eles so sejam superados em termos de importancia pela mugen e pensando bem esta e uma comparaçao e injusta pois mesmo que nao seja uma subsidiaria da honda a mugen foi fundada por hirotoshi honda filho de soichiro honda [gt40 content search= honda widget= 1 ] em todo caso a spoon sports merece a fama que tem por uma serie de motivos o primeiro honda civic a entrar em um campeonato de turismo foi inscrito por tatsuru ichishima fundador da spoon antes mesmo que a propria fabricante o fizesse os produtos da spoon sao conhecidos pela durabilidade pois ichishima acredita que para vencer corridas de longa duraçao que sao o forte da preparadora a robustez e o equilibrio dinamico sao mais importantes que a potencia e ate hoje a spoon confia em seu desempenho em eventos de pista para divulgar a marca tanto no japao quanto nos eua onde atua ha mais de uma decada quase sempre com a presença do proprio ichishima san que faz questao de examinar os carros pessoalmente antes de cada corrida as vezes o honda civic que começou tudo um hatchback de terceira geraçao fabricado em 1985 participa das competiçoes ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] ja contamos a historia da spoon mas hoje vamos falar de um de seus projetos mais recentes e notorios o honda civic type r center drive que a preparadora vem usando para divulgar sua marca nos eua em eventos de time attack desde 2016 sim um honda civic type r fd2 seda com o piloto sentado no meio e nao e so isto o carro foi importado do japao pela propria spoon bem como o famoso honda nsx que correu no grand prix de macau e tambem ja foi tema de post no flatout a ideia era escolher qual deles seria utilizado como veiculo de divulgaçao no circuito de time attack dos eua e o piloto daijiro yoshihara incrivelmente optou pelo civic nao apenas porque o seda era mais simples de conduzir mas tambem porque foi mais rapido que o nsx na pista onde os dois carros foram testados [youtube id= pufc_dpck 8 width= 620 height= 350 ] se voce leu o post sobre o nsx deve lembrar que seu motor v6 foi preparado pela spoon para entregar algo entre 450 cv e 500 cv dependendo do acerto entao qual e o segredo do civic para ser mais rapido que o nsx para começar o motor k20a2 preparado pela spoon tem grande parte da culpa alem de receber componentes internos reforçados um novo coletor de admissao e uma central eletronica motec m800 o quatro cilindros e sobrealimentado por um turbocompressor garrett gtx3576r o resultado 510 cv a 7 980 rpm rotaçao estratosferica para um quatro cilindros turbo e 20 mkgf de torque moderados por uma caixa feita sob medida pela special projects motorsports com engrenagens forjadas e diferencial giken naturalmente se tratando de um carro de time attack nao basta ter um motor potente alem de ter sido aliviado ao extremo com a remoçao de todo o acabamento interno e dos itens de conforto que no type r ja nao eram muitos o civic da spoon ganhou molas e amortecedores ajustaveis kw e tratamento aerodinamico que inclui um enorme spoiler frontal assoalho plano e um difusor traseiro obscenamente grande que trabalha em conjunto com a asa traseira para reduzir a turbulencia do ar na regiao com o esquema de cores usual da spoon o visual do carro dispensa comentarios o que realmente chama a atençao porem e a posiçao do piloto de acordo com a spoon o principal objetivo da conversao foi simplesmente atrair a atençao para o type r nos eventos algo que sem duvida ele faz contudo ha outros bons motivos alem de tornar perfeita a distribuiçao de massas entre o lado direito e o lado esquerdo colocar o banco concha da momo no centro do carro permite que se mude facilmente o posicionamento da alavanca de cambio permitindo que pilotos acostumados com a mao inglesa britanicos japoneses australianos se sintam tao a vontade no carro quanto quem esta acostumado a trocar as marchas com a mao direita [youtube id= adkl88dgzj0 width= 620 height= 350 ] a conversao de acordo com a spoon foi relativamente simples exigindo um suporte de direçao feito sob medida e a remoçao do tunel central que no civic de oitava geraçao abrigava apenas a tubulaçao de escape isto nao foi um problema pois a spoon fabricou um novo sistema de escape sob medida com a saida no para lama dianteiro esquerdo a preparadora afirma que ate mesmo o projeto da gaiola de proteçao foi beneficiado pelo reposicionamento do piloto pois esta permitiu que a rollcage tivesse um desenho mais simples e ao mesmo tempo mais eficaz na hora de proteger o habitaculo e aumentar a rigidez da estrutura curiosamente o piloto dai yoshihara afirma que pilotar no centro nao e tao diferente de sentar se a direita ou a esquerda pois ja esta acostumado com ambas as configuraçoes [youtube id= corho7jtzus width= 620 height= 350 ] agora esta nao foi a primeira vez que a spoon fez um honda civic com o motorista posicionado no centro no tokyo auto salon de 1995 a preparadora apresentou um civic hatchback de quinta geraçao com estrutura monocoque de fibra de carbono e motor quatro cilindros de formula 3 nao ha muitas informaçoes disponiveis a respeito do carro e tambem nao existem tantas imagens estas quatro fotos aparentemente sao tudo o que restou
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.