A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

600 cv em seis rodas: esta será a próxima Hennessey VelociRaptor

John Hennessey não sabe brincar. Quando ele colocou as mãos em um Lotus, ele simplificou, mas em vez de adicionar leveza, ele adicionou potência. Muita potência. Tanta potência que o carro se tornou o mais rápido do planeta ao chegar aos 435 km/h.

O negócio é mais ou menos assim com todos os carros que passam por suas mãos. Para o texano, potência nunca é demais, seja para uma perua Cadillac ou para um Jeep Grand Cherokee.

Na verdade, o demais nunca é demais para o homem. Veja sua próxima criação, por exemplo: não contente em extrair 600 cv do EcoBoost V6 biturbo da Ford Raptor, Hennessey decidiu instalar um eixo extra na dinossáurica picape. Sim: seis rodas — e todas elas tracionam.

Batizada VelociRaptor 6×6 ela ainda é um conceito, mas segundo o Top Gear, o projeto está em desenvolvimento na sede da Hennessey.

A transformação da Raptor inclui, além do eixo extra, diferenciais com bloqueio na traseira, suspensão Fox com especificação Baja, rodas de 20 polegadas, novos para-choques mais parrudos e imponentes, um novo santo-antônio que se estende sobre o teto da picape e quatro faróis auxiliares capazes de interferir no ciclo fotossintético da flora local.

unknown-2

O motor V6 EcoBoost que produz 450 cv quando entra na Hennessey, ganha dois turbos maiores, um novo intercooler ar-ar e uma reprogramação na ECU, necessária para o controle do turbo, tempo de injeção e ponto de ignição. Com as mudanças a picape ganha 150 cv e chega aos 600 cv — 57 cv a mais que a Mercedes G63 6×6.

Contudo, a Hennessey não deverá ser tão sofisticada quando a Merc, que tem eixos-portais, suspensão dupla em cada roda, e diferencial com bloqueio nos três eixos. Ao menos a americana será mais barata: são US$ 295.000 contra US$ 470.000 da alemã.

 

Matérias relacionadas

O Fusca mais rápido do mundo chegou a 330 km/h em Bonneville

Leonardo Contesini

Autódromo ou arena? Fasp questiona uso de Interlagos para eventos não automobilísticos

Leonardo Contesini

Frentista mata adolescente durante protesto contra aumento da gasolina no Distrito Federal

Leonardo Contesini