A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
WTF? Zero a 300

A estranha história do Honda NSX “abandonado” em uma floresta

Imagine que você está andando por uma floresta, colhendo cogumelos, e topa com o cara aí em cima: um Honda NSX de primeira geração, pré-facelift (com os clássicos faróis escamoteáveis usados entre 1990 e 2002), aparentemente íntegro, mas bem sujo e com cara de abandonado há algum tempo. O que você faz?

Pois foi algo assim que aconteceu na Rússia. Este NSX prata é um dos vinte (ou menos) exemplares que foram vendidos por lá e, bem… já viu dias melhores. A foto acima foi compartilhada no Reddit /ANormalDayInRussia, mas definitivamente não é todo dia que alguém encontra um dos esportivos japoneses mais lendários de todos os tempos no meio do mato enquanto vai caçar cogumelos.

Ah, antes que alguém pense algo errado, na Rússia é comum fazer sopa de cogumelos (não-alucinógenos!) usando fungos colhidos no mato. É um prato muito comum no natal, especialmente nas regiões rurais.

russian-potato-and-mushroom-soup-1-of-2-1024x680

Pois bem: o carro estava abandonado na floresta e ninguém sabia o porquê. Logo, especulou-se que era um carro abandonado por falta de dinheiro. Outros chutaram que o NSX havia sido roubado por causa das peças, pois o motor V6 não estava no lugar, e depois “desovado”.

Até agora não se sabe exatamente quem tirou a foto do carro na floresta, e nem quando. Mas isto é só um detalhe da história, pois o carro nem está mais lá.

1992-honda-nsx-abandoned-in-russia-front-quarter-1

Foto: Custom Crew

Um post no site russo Drive2.ru levantou algumas informações: o carro estava à venda sete ou oito anos atrás, e possivelmente foi comprado por alguém. Esta pessoa teria abandonado o carro em um bosque nos arredores de São Petersburgo. Os catadores de cogumelos, então, encontraram o carro, tiraram a foto e a colocaram na internet. E isto era tudo o que se sabia até ontem, por isso tanta especulação.

Drive2.ru, que funciona como uma espécie de rede social para fãs de carros (nada muito diferente do Drivetribe). Um dos perfis pertence à oficina Custom Crew, de São Petersburgo, e foram eles quem colocaram uma luz na história toda. Aparentemente, os caras são especializados em carros importados – se olhar no perfil deles, você vai ver fotos de Nissan Skyline, Toyota Celica, Mercedes-Benz Classe C, Chevrolet Corvette… e Honda NSX. Exatamente este NSX.

Eles também não disseram muito, talvez para usar a seu favor a aura de mistério da história toda, mas disseram o suficiente para nos deixar mais tranquilos quanto ao destino do NSX.

1992-honda-nsx-abandoned-in-russia-front-quarter

Foto: Custom Crew

A Custom Crew explica que o NSX pertence à mesma pessoa há cerca de cinco anos e que, apesar de estar coberto de mofo e sujeira, o carro jamais esteve abandonado: toda a documentação estava em ordem a “floresta” ficava em uma propriedade particular. E também não estava no “meio do mato” – aquelas árvores ficam perto de uma casa, com pessoas vivendo nela. Em determinado dia, alguém tentou roubar o carro e o dono mandou tirá-lo de lá.

1992-honda-nsx-abandoned-in-russia-rear

Foto: Custom Crew

Algum tempo depois de comprar o NSX, seu dono o mandou para uma oficina para alguns upgrades: o motor receberia um kit biturbo para entregar cerca de 1.000 cv, um novo câmbio seria instalado e os freios seriam refeitos. A oficina responsável pelas modificações recusou-se a dar um preço para o serviço, mas garantiu que tudo seria feito em ordem.

Não foi: o dono começou a receber cobrança atrás de cobrança pelo serviço. Depois de pagar uma boa quantia sem ver progresso algum, ele decidiu cancelar o projeto. A oficina acabou ficando com o motor e o câmbio, e o dono do NSX ficou apenas com a carroceria. E decidiu deixá-la ali, perto de sua casa, até que chegasse a hora de colocar a mão na graxa (e no bolso) de novo.

1992-honda-nsx-abandoned-in-russia-front-quarter-2 1992-honda-nsx-abandoned-in-russia-rear-quarter 1992-honda-nsx-abandoned-in-russia-front-compartment

O estepe temporário do Honda NSX ficava no compartimento dianteiro. Havia um porta-malas de verdade atrás. Fotos: Custom Crew

A hora chegou há pouco mais de duas semanas: em meados de outubro, o carro foi retirado de seu novo esconderijo e levado para São Petersburgo, onde está sob os cuidados Custom Crew. Os caras lavaram o carro, retiraram todo o mofo e até tiraram novas fotos: vê-se que se trata de um automóvel surpreendentemente íntegro, ainda que sem conjunto mecânico. “Vamos começar os trabalhos em breve. Por ora, apreciem as fotos”, postaram os caras da oficina. Ou seja: daqui a algum tempo, este NSX vai estar rodando de novo. Será que temos um engine swap a caminho?

32a7cc5s-960

Foto: Custom Crew

Matérias relacionadas

Mustang, corcel, pinto e bronco: conheça os cavalos que batizam os carros da Ford

Leonardo Contesini

Civic Si em dose dupla à venda: um 100% original e o outro turbinado!

Dalmo Hernandes

Quando o Porsche 911 era o carro de bombeiros de Nürburgring – e salvou a vida de Niki Lauda

Dalmo Hernandes