em 1979 ou seja ha exatos 40 anos a alfa romeo colocou no mercado um seda tipicamente setentista discreto meio careta ate que parecia ter sido desenhado com uma regua ele ate tinha proporçoes harmonicas tudo no lugar e o classico cuore sportivo da marca na grade do radiador mas fora isso nao era muito diferente digamos de um bmw serie 5 contemporaneo alguns podem discordar mas esteticamente ele nao tinha nada de especialmente italiano seu nome era alfa romeo alfa 6 pronuncia se sei em italiano e nao seis e ele nao durou muito foi vendido por apenas sete anos entre 1979 e 1986 antes de dar lugar ao memoravel alfa romeo 164 no entanto o alfa 6 foi de suma importancia para a imagem que a alfa romeo cultivou nos anos 1990 e 2000 quando os carros de traçao traseira desapareceram do portfolio da marca nao pelo carro em si mas pelo que havia debaixo do capo o nome alfa 6 afinal nao foi escolhido por acaso ele foi o primeiro modelo da alfa a usar o entao novo motor de seis cilindros da fabricante italiana batizado simplesmente como alfa romeo v6 ele ficou mais conhecido porem pelo sobrenome de seu criador o engenheiro giuseppe busso pensando bem e um tanto curioso que o alfa 6 nao seja mais lembrado talvez seja mesmo uma questao de estetica pois ele tinha um motor para la de desejavel e como todo bom alfa antigo traçao traseira; mas em aparencia lembrava muito o primeiro alfa romeo alfetta seda compacto com motor de quatro cilindros com o qual dividia a plataforma [gallery type= grid link= file size= medium ids= 232230 232232 232231 ] ambos eram carros bonitos mas nao traziam aquele algo mais que faz os entusiastas torcerem o pescoço por ironia o alfa 6 começou a ser projetado antes do alfetta mas acabou adiado por força da crise do petroleo de 1973 a alfa romeo temia que aquele nao fosse o melhor momento para um seda de topo com um belo motor de seis cilindros com isto ele acabou chegando muito depois o que deu a impressao de que ele era um carro grande imitando um carro menor quando na verdade era justamente o oposto de todo modo foi o v6 busso que ficou para a posteridade sendo produzido ininterruptamente por 32 anos entre 1973 e 2005 giuseppe busso nascido em 27 de abril de 1913 ja era mais do que um veterano quando o alfa 6 foi lançado formado em design industrial ele começou a trabalhar na fiat em 1937 projetando motores para avioes dois anos depois em 1939 busso trabalhou na alfa romeo onde ajudou a desenvolver motores para os carros de corrida da equipe em 1946 ele começou a trabalhar para a ferrari que naquela epoca tinha como coordenador de desenvolvimento de motores o lendario gioacchino colombo mais famoso por seu trabalho com os motores v12 da ferrari busso alias participou do projeto da ferrari 125 que tinha um v12 de 1 5 litro apos dois anos na ferrari busso retornou a alfa romeo de onde nao saiu mais depois de algum tempo investindo seu esforço em motores de corrida giuseppe busso migrou para os carros de rua pelos quais certamente e mais lembrado e ele nao lidava apenas com motores ele era o chefe de engenharia e seu dedo tocou todos os modelos que a alfa lançou ate o ano de 1977 incluindo ai o alfa 1900 que foi o primeiro da marca com o hoje iconico motor twin cam o giulia o giulietta o alfa romeo 2000 o alfetta e claro o alfa 6 este alias foi sua ultima criaçao antes da aposentadoria com uma trajetoria dessas era natural que os motores de giuseppe busso para os alfa romeo de rua tivessem o pedigree pistas e fossem usados em carros de competiçao nao foi diferente com o v6 busso originalmente o alfa romeo v6 busso tinha deslocamento de 2 5 litros mais precisamente 2 492 cm³ com o diametro dos cilindros consideravelmente maior que o curso dos pistoes 88 mm × 68 3 mm alimentado por seis carburadores ele entregava saudaveis 160 cv a 5 800 rpm com 22 4 kgfm de torque chegando as 4 000 rpm https //www youtube com/watch v=f8t_p jyxmk ao longo dos anos foram feitas algumas atualizaçoes no v6 busso em 1982 por exemplo foi adotado um sistema de injeçao bosch l jetronic a fim de aumentar sua eficiencia e reduzir emissoes de poluentes sem ganho significativo de potencia ou torque a versao de 2 5 litros com cabeçote de duas valvulas por cilindro foi utilizada por quase vinte anos sendo descontinuada em 1997 quando equipava o alfa 155 naquela altura com algumas modificaçoes incrementais entregava 166 cv a versao de 2 5 litros nao foi a unica que a alfa romeo fez na decada de 1980 tambem houve o v6 busso 12v de dois litros e tres litros o primeiro era voltado ao mercado italiano pois ate o inicio dos anos 2000 o governo da italia estipulava uma taxa de 38% sobre motores maiores que dois litros enquanto os motores menores que dois litros tinham um imposto de 19% isto levava as fabricantes a desenvolver versoes exclusivas para la a ferrari 208 derivada da 308 e o exemplo mais famoso reduzindo o diametro dos cilindros de 88 mm para 80 mm e o curso dos pistoes de 68 3 mm para 66 2 mm chegou se a 1 996 cm de deslocamento o motor v6 2 0 foi oferecido desde o inicio com carburador ou injeçao eletronica entregando 136 cv ou 132 cv respectivamente o v6 2 0 naturalmente aspirado foi utilizado apenas no alfa 6 italiano vendido entre 1982 e 1986 e no alfa romeo 90 modelo posicionado logo abaixo do sei neste ate 1997 mas ele tambem ganhou uma versao turbinada esta empregada ao longo de toda a decada de 1990 em um punhado de modelos como o alfa romeo 164 o gtv e o spider https //www youtube com/watch v=dsqbqbt9vy0 ja o busso 12v de tres litros foi influencia das pistas no começo dos anos 1980 o departamento de competiçoes da alfa romeo a autodelta desenvolveu um busso 3 0 carburado para uso nas pistas eles ampliaram o diametro para 93 mm e com um novo virabrequim aumentaram o curso para 72 mm chegando assim a 2 939 cm³ alem disso carburadores maiores ajudavam a versao de rua para homologaçao a arranhar os 175 cv a ideia era usar o motor v6 em provas de turismo na australia e na africa do sul competindo com o alfa romeo gtv6 https //www youtube com/watch v=lpx90kn47pk a homologaçao do carro exigia um certo numero de exemplares de rua com o mesmo motor e assim a autodelta montou 242 exemplares do chamado alfa romeo gtv6 sa para a comercializaçao na africa do sul entre 1983 e 1985 foi por causa do bom rendimento do motor de tres litros da autodelta que a alfa resolveu lançar uma versao de serie em 1987 da mesma forma que a equipe a fabricante ampliou o diametro para 93 mm mas o curso dos pistoes foi aumentado para 72 5 mm para um deslocamento total de 2 959 cm³ usando injeçao eletronica o v6 3 0 da alfa romeo chegava aos 188 cv com esta configuraçao ele foi usado no alfa romeo 75 reconhecido como o ultimo alfa da velha escola produzido em serie vendido nos estados unidos onde se chamava alfa romeo milano e acabou indo parar na europa pouco depois mais tarde adotando um comando de valvulas mais bravo pistoes com mais taxa de compressao e um sistema de escape menos restritivo o v6 busso de tres litros chegou aos 192 cv bem aproveitados pelo alfa 164 pelos raros sz e rz zagato e pelo lancia thema o ultimo carro a utiliza lo foi o alfa romeo spider e o gtv vendidos entre 1993 e 2000 https //www youtube com/watch v=laqoywkqdre naquela epoca o motor v6 busso ja admirado pelo desempenho pelo ronco e ate mesmo por seu aspecto mas ele so veio atingir seu auge em 1993 quando a alfa romeo apresentou o 164 v6 super com comando duplo nos cabeçotes e quatro valvulas por cilindro e claro o belissimo coletor de admissao com dutos cromados o bloco de aluminio permanecia praticamente o mesmo disponivel apenas com injeçao eletronica o v6 3 0 24v entregava inicialmente 211 cv e 27 kgfm de torque suficientes para levar o seda ate os 100 km/h em oito segundos cravados com velocidade maxima de 240 km/h nas versoes quadrifoglio verde e q4 esta com traçao nas quatro rodas a potencia chegava a 230 cv o v6 24v tres litros serviu como base para um dos motores de competiçao mais emblematicos de todos os tempos e importante frisar o que foi usado no alfa 155 v6 ti campeao do dtm de 1993 como contamos neste post embora seu bloco fosse o mesmo do v6 dos carros de produçao todo o resto era exclusivo do carro como o sistema de injeçao direta de combustivel com corpos de borboleta individuais cabeçotes com maior fluxo bielas e pistoes reforçados o resultado era um motor de pelo menos 500 cv e capaz de girar a ate 11 800 rpm em 1997 foi introduzida uma versao de 2 5 litros do motor v6 24 com 190 cv 192 cv a partir de 2001 usada nos alfa romeo 156 e 166 e em 2002 foi a vez do v6 busso de 3 2 litros maior e mais potente de todas as variaçoes do busso com diametro × curso de 93 mm × 78 mm 3 179 cm³ no total o v6 3 2 de 24 valvulas chegava aos 250 cv a 6 200 rpm com 30 6 kgfm de torque a 4 800 rpm eram estes os numeros do fantastico alfa romeo 156 gta versao esportiva que foi vendida entre 2002 e 2005 que compartilhava o motor com o 147 gta seu equivalente em foram de hot hatch https //www youtube com/watch v=dc8gfmooxzy esta versao do v6 busso tambem foi utilizada em outros modelos da alfa romeo o 166 o gtv/spider e o cupe gt em todos os casos o motor era ligeiramente avançado para entregar 240 cv e foi neste formato que o v6 busso deixou de ser fabricado exatamente no dia 31 de dezembro de 2005 naquele ano 5 000 unidades foram produzidas para serem usadas pelos quatro anos seguintes no seda lancia thesis ate 2009 tres dias depois em 3 de janeiro giuseppe busso morreu aos 92 anos de idade ele dizia que seu ultimo v6 era seu motor favorito e nao e dificil entender o motivo
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