Edição diária: 17/06/2019
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Zero a 300

A morte de Niki Lauda, autódromo do Rio tem construtor definido, Fiat Weekend chega à linha 2020 e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Morreu Niki Lauda aos 70 anos de idade

Morreu nesta segunda-feira (20) Andreas Nikolaus Lauda, o austríaco que entrou na fórmula 1 como piloto pagante, venceu três campeonatos e entrou para a história como símbolo de perseverança após um dos acidentes mais terríveis da história do automobilismo. 

Lauda tinha 70 anos, e vinha enfrentando problemas de saúde desde agosto do ano passado, quando foi internado para um transplante de pulmão. Segundo declarações do próprio Lauda na época, a recuperação foi mais lenta e dolorosa que a de seu acidente infernal em Nürburgring, em 1976. Logo após a recuperação, em janeiro deste ano, ele voltou a ser internado devido a uma forte gripe, mas logo teve alta.

Recuperado, Lauda desenvolveu problemas renais que debilitaram seu estado de saúde. Nesta segunda-feira, ele foi encaminhado ao Hospital Universitário de Zurique para uma hemodiálise, mas sucumbiu à falência dos rins.

Ainda hoje teremos um post contando a excepcional trajetória de Niki Lauda no automobilismo e fora das pistas. (LC)

 

Autódromo do Rio de Janeiro já tem vencedor de licitação, mas ainda não há licença ambiental

Nesta segunda-feira (20) a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o vencedor da licitação para a construção do novo autódromo no bairro de Deodoro na zona norte da cidade. A proposta do consórcio Rio Motorsports foi a única apresentada e, portanto, foi automaticamente aprovada pelo processo. O edital da licitação estipula que os investimentos sejam de iniciativa privada, com gastos previstos de R$ 700 milhões.

O consórcio consórcio foi o mesmo que apresentou a proposta do autódromo em junho de 2018, com traçado desenhado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke. A construção será responsabilidade da construtora espanhola Acciona. A previsão é de completar as obras em 14 meses, tempo mais realista que a previsão anterior de sete meses do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Ainda não há data para o início das obras, contudo, ainda que o objetivo seja ter o autódromo pronto para a temporada de 2021 da Fórmula 1.

O Rio Motorsports é formado pela empresa alemã Sporttotal, responsável por operar o autódromo de Nurburgring, e a empresa brasileira de gestão e marketing esportivo Golden Goal. Além de ser usado em competições há planos de usar o autódromo para testes e desenvolvimentos por empresas do ramo automotivo.

Ainda na segunda-feira o Ministério Público Federal (MPF) fez um pedido de liminar para suspender a licitação que permite o inicio das obras, alegando que falta um Estudo de Impacto Ambiental (EIA). O terreno cedido pelo exército para a construção do autódromo, como contrapartida pela demolição de Jacarepaguá, é conhecido como Floresta do Camboatá, que é uma área de preservação ambiental permanente da Mata Atlântica.

O MPF comunicou através de uma nota que a Floresta do Camboatá é “uma das mais ameaçadas dentre as formações florestais que compõem a Mata Atlântica”. A floresta possui 125 espécies diferentes de flora nativa e dezenas de nascentes e pequenas lagoas, onde foram identificados peixes e anfíbios ainda pouco estudados. A prefeitura do Rio de Janeiro disse que não foi notificada, e o consórcio não se pronunciou. (ER)

 

Fiat Weekend 2020 é lançada com ar-condicionado de série e preços a partir de R$ 65.000

Quase anacrônica, a Fiat Weekend abandonou o nome Palio há anos, talvez para não ficar tão associada a um carro da década de 1990 – que, no fim das contas é o que ela é. Em todo caso, para a linha 2020, a perua mais barata do Brasil ganhou um item que já deveria ter há muito tempo: o ar-condicionado de série em todas as versões. Ou melhor, em ambas.

Atualmente a Fiat Weekend é vendida em apenas duas versões: Attractive 1.4 e Adventure 1.8. A primeira custa R$ 64.990 e é movida pelo motor Fire 1.4 de 86 cv a 5.750 rpm e 12,5 kgfm de torque a 3.500 rpm, acoplado a uma caixa manual de cinco marchas. Seus equipamentos de série incluem, além do recém-chegado ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista e volante com regulagem de altura, som com USB e conexão Bluetooth, travas e vidros dianteiros elétricos, e faróis de neblina. Os opcionais são oferecidos em um pacote fechado, o Kit Creative, que custa R$ 5.290 acrescenta vidros elétricos para as portas traseiras, retrovisores elétricos, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve de 14 polegadas e volante multifuncional com revestimento em couro. Completa em equipamentos, a Weekend Attractive 1.4 passa a custar R$ 70.280.

Já a Weekend Adventure parte de R$ 84.290 e é movida pelo motor E.torQ de 1,8 litro com 132 cv a 5.250 rpm e 18,9 kgfm de torque a 4.500 rpm. Além da suspensão elevada e dos apliques plásticos nas caixas de roda e para-choques, a Weekend adventure vem com todos os equipamentos da versão Attractive, mais rodas de 16 polegadas com pneus de uso misto e sensor de estacionamento traseiro. Como opcional, ela oferece o diferencial com blocante Locker por R$ 4.000.

A perua mais acessível do Brasil não é barata, afinal é a única em seu segmento, e por isso deve ser ordenhada pela Fiat por mais alguns anos antes de sair de linha, de forma semelhante ao que ocorreu com a Kombi em seus últimos anos. (DH)

 

Compradores do Nissan Leaf ganharão um ponto de recarga residencial gratuito

Foto: Motor1.com

A Nissan é uma das early adopters dos carros elétricos no Brasil, e quer garantir sua fatia do bolo – especialmente neste momento, quando ainda é incerta a capacidade do nosso País de receber uma infraestrutura de recarga adequada. Por isto, a fabricante decidiu atrelar à compra do Nissan Leaf a instalação de um ponto de recarga residencial, livre de custo para o cliente.

De acordo com a fabricante, todos os clientes – os que já encomendaram o carro e os que vierem a fazê-lo – receberão em casa a visita de um técnico, que avaliará se o local possui capacidade de receber o ponto de recarga. A ação será realizada em parceria com as companhias elétricas, mas a Nissan não informou por quanto tempo.

O Nissan Leaf já está em pré-venda desde que foi apresentado no Brasil, durante o Salão do Automóvel de São Paulo em novembro de 2018. As entregas estão previstas para começar ainda neste ano. (DH)

 

BMW Série 8 Gran Coupe aparece quase sem camuflagem

Era inevitável: depois de ser revelado como cupê normal, de duas portas, o BMW Série 8 vai ganhar a versão Gran Coupe, com quatro portas e teto fastback. Já aconteceu seu antecessor, o Série 6 – obviamente aconteceria com o Série 8, também.

As fotos do carro com pouca camuflagem em um caminhão-cegonha foram postadas no fórum Bimmerpost, e mostram que o carro deverá manter as linhas gerais da versão de duas portas, porém com um perfil ligeiramente mais alongado. A identidade visual da dianteira, ao que tudo indica, será mantida, bem como da face traseira. E, embora não dê para ver nas imagens, a situação deverá se repetir no interior do carro.

Também é dado como certo que o BMW Série 8 Gran Coupe terá exatamente as mesmas versões do modelo de duas portas – ou seja, do 840i, com um seis-em-linha biturbo de três litros e 340 cv, ao M8, com o mesmo V8 biturbo de mais de 600 cv usado no atual M5. A BMW não dá datas, mas é provável que o Série 8 Gran Coupe seja revelado no Salão de Frankfurt, em setembro. (DH)

 

Mercedes apresenta protótipo com tecnologias de segurança futuras

A Mercedes revelou nesta semana seu mais novo Veículo Experimental de Segurança (ESF), baseado na atual geração do GLE. O modelo é um protótipo de demonstração tecnologias inéditas de segurança, e faz parte de uma linhagem de protótipos semelhantes iniciada nos anos 1970 com o Classe S W116.

Os recursos apresentados nesta geração do ESF, começam na grade frontal, que foi substituída por um painel para mensagens e símbolos de alerta, também projetados no para-brisa traseiro, que também pode projetar a imagem do que acontece à frente do carro — de forma semelhante ao caminhão “invisível” da Samsung, exibido há alguns anos. Ainda na dianteira, os faróis usam tecnologia digital para reduzir o ofuscamento e aumentar a qualidade de iluminação.Além disso, o modelo tem sistema de detecção de pedestres e ciclistas com alerta sonoro e frenagem automática.

Por dentro, o carro tem volante retangular e pedaleira que se retraem em situação de direção autônoma (parece que alguém na Mercedes assistiu a “O Demolidor”…) e os ocupantes da frente têm dois airbags laterais. Os ocupantes do banco de trás também têm airbags disparados dos encostos dos bancos dianteiros. (LC)

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