A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos GT40 Classificados Zero a 300

À venda: este pode ser Ford Ka MP3 1.6 pode ser seu novo pocket rocket

Não precisamos dizer que somos fãs do Ford Ka de primeira geração com motor 1.6. A versão XR tem visual mais invocado e suspensão mais firme, claro, mas todo Ka já é bem acertado de chão e pesa pouco – os 95 cv do motor Zetec RoCam já são suficientes para garantir a diversão ao volante do pequeno hatchback. Este exemplar aqui, por exemplo, é um Ka MP3, série especial que podia ser equipada com o motor 1.6 e acabava se tornando um carro bem divertido de guiar, mesmo sem pretensões esportivas. Ele está anunciado no GT40 e nos parece um negócio bem interessante.

O Ford Ka foi lançado no Brasil em 1997, equipado com o motor Endura-E  – um arcaico quatro-cilindros com comando de válvulas no bloco acionado por corrente, em versões de um litro e 51 cv ou 1,3 litro e 60 cv. Em 2000 foi adotado o motor RoCam 1.0, com comando de válvulas roletado no cabeçote e 65 cv. A versão de 1,6 litro e 95 cv veio no ano seguinte, com a estreia do Ka XR.

img_143124_4_f55b846d-4a6d-42ba-aa96-d87c38942e53

Em 2002, o Ka passou por sua primeira reestilização – a grade dianteira ficou maior e as lanternas traseiras assumiram um formato vertical. A placa também migrou do para-choque para a tampa do porta-malas. As mudanças visavam tornar o visual do Ka mais palatável ao gosto do brasileiro, mas a verdade é que a primeira geração jamais deixou de ser um carro de nicho, pois só acomodava quatro pessoas e pouquíssima bagagem. Na Europa, onde costumava ser o segundo ou mesmo o terceiro carro da família, o Ka fazia mais sentido, mas no Brasil só vingou de verdade em 2008, quando foi lançada a segunda geração, com cinco lugares e um porta-malas maior.

img_143128_4_f55b846d-4a6d-42ba-aa96-d87c38942e53

Onde o Ford Ka MP3 fica nesta história? Pois bem: ele foi lançado em 2005, em uma tentativa da Ford de aproveitar a imagem “jovem” do Ford Ka. O sistema de som com suporte a arquivos MP3 (que tinham de ser gravados em um CD, pois não havia entrada USB) era a principal novidade, o que justificava o nome da versão. No entanto havia outros toques exclusivos, como o acabamento em cinza metálico nos retrovisores, nos frisos laterais, maçanetas das portas e puxador da tampa do porta-malas.

img_143144_4_f55b846d-4a6d-42ba-aa96-d87c38942e53

img_143148_4_f55b846d-4a6d-42ba-aa96-d87c38942e53

Além disso, o revestimento dos bancos era exclusivo e as rodas eram de 14 polegadas, com pneus 185/60. Todo Ka MP3 vinha com ar condicionado, direção hidráulica, e trio elétrico. Quando equipado com o motor 1.6 de 95 cv e 14,2 mkgf de torque, carro também vinha com conta-giros, console central e um discreto aerofólio na tampa do porta-malas.

O proprietário deste exemplar, Jacob Moraes Brito, de São Paulo/SP, conta que o comprou seu Ka MP3 2007 há cerca de um ano. Ele diz que procurava um Ka XR, mas que a busca não estava dando muito resultado.

Jacob diz que realizou alguns serviços de manutenção preventiva logo que pegou o Ka. Por exemplo: para contornar a famosa tendência do motor Zetec RoCam ao superaquecimento (problema agravado pela ausência do marcador de temperatura do combustível no painel), radiador, sensor de temperatura e válvula termostática foram trocados, e uma limpeza geral foi realizada.

img_143152_4_f55b846d-4a6d-42ba-aa96-d87c38942e53img_143140_4_f55b846d-4a6d-42ba-aa96-d87c38942e53

A embreagem e as pastilhas e discos de freio também foram substituídos, pois já apresentavam sinais de desgaste.A única modificação aparente são as rodas, que vieram da Ford Courier, pintadas de grafite. Elas têm 14 polegadas de diâmetro e foram calçadas com pneus Dunlop nas medidas originais.

img_143136_4_f55b846d-4a6d-42ba-aa96-d87c38942e53img_143120_4_f55b846d-4a6d-42ba-aa96-d87c38942e53

Motor, câmbio, e elétrica estão em ordem, bem como o sistema de suspensão. Jacob diz que o carro tem, atualmente, cerca 86.000 km rodados, e que o único serviço que precisa ser realizado atualmente é a troca dos batentes da suspensão dianteira.

Jacob diz que não aceita trocas, mas o valor é negóciável. Se você ficou interessado em um Ka 1.6 para chamar de seu, é só clicar aqui para acessar o anúncio e tirar possíveis dúvidas direto com o proprietário.

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Volkswagen T-Cross é lançado com motor 1.4 turbo de 150 cv exclusivo para o Brasil

Dalmo Hernandes

Dodge lança seu esportivo para GT6, Shelby GT350 terá 533 cv, Toyota homenageia seus clássicos das pistas, Sandero RS exibido em Curitiba e mais!

Leonardo Contesini

Polo terá motor 1.0 aspirado, Ford GT ganha versão retrô em homenagem a Le Mans, “Velozes e Furiosos” ao vivo tem data de estreia e mais!

Leonardo Contesini