A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Eventos Lançamentos Salão do Automóvel de SP

Dodge Challenger Hellcat, Ram 1500 e a estreia do Jeep Compass: a Chrysler no Salão do Automóvel

A aquisição da Chrysler pela Fiat pode ter sido vista com maus olhos por alguns de seus fãs, mas a verdade é que a marca americana ganhou um belo impulso dos italianos e, nos últimos tempos, têm conseguindo bastante sucesso com seus produtos.

O maior exemplo disso é o Jeep Renegade. Feito sobre a plataforma Small Wide da Fiat Chrysler – que é compartilhada com os crossovers Fiat 500X e 500L, diga-se –, o “baby Jeep” agradou pelo visual exótico e pelo bom conjunto mecânico – especialmente com motor a diesel e tração integral.

salao-sao-paulo-flatout-dodge-hellcat-1

Agora, a Chrysler se prepara para a segunda investida: no Salão do Automóvel, a companhia apresenta seu novo Jeep, que tem a companhia da Ram 1500 e, para nosso deleite, de um belo Dodge Challenger Hellcat vermelho.

salao-sao-paulo-flatout-dodge-hellcat-10

O muscle car com motor Hemi de 6,1 litros, supercharger e 717 cv já foi dissecado e elogiado por nós algumas vezes. Ele pode não ser o melhor carro do mundo, mas continua um muscle car de mais de 700 cv, caramba!

salao-sao-paulo-flatout-dodge-hellcat-6

salao-sao-paulo-flatout-dodge-hellcat-3 salao-sao-paulo-flatout-dodge-hellcat-7

Até agora, tem sido o suficiente para manter o interesse pelo Challenger em meio à evolução de seus dois rivais (Mustang e Camaro, caso você não tenha sacado), embora já se fale em uma nova geração

Aliás, com o anúncio da chegada do Ford Mustang em 2018 e a boa reação do público ao Camaro, a Dodge diz que considera a possibilidade de importar oficialmente o Challenger e o Charger, em suas versões com motor V8 Hemi naturalmente aspirado.

salao-sao-paulo-flatout-dodge-compass-2

Agora, o maior destaque no estande da FCA é o Jeep Compass, mesmo que ele já tenha sido lançado no fim de setembro. O modelo veio para ficar entre o Renegade e o Cherokee, e isto fica claro até mesmo em sua concepção: é um utilitário com porte mais próximo ao do Cherokee, porém feito sobre a plataforma Small Wide do Renegade.

salao-sao-paulo-flatout-dodge-compass-11

O Compass é substancialmente maior que o Renegade, tanto fora quanto por dentro. Aliás, o interior deixa claro que se trata de um carro com segmento superior, com superfícies emborrachadas macias e plásticos de qualidade superior.

salao-sao-paulo-flatout-dodge-compass-5

Já falamos tudo a respeito do Jeep Compass no post de lançamento, mas não custa relembrar: o Compass será equipado com motores flex e diesel, porém não terá a opção de câmbio manual.

salao-sao-paulo-flatout-dodge-compass-9

Os motores são o novo 2.0 Tigershark que produz 165 cv a 6.200 rpm e 20,4 mkgf a 4.000 rpm com etanol, ou 159 cv a 6.200 rpm e 19,8 mkgf a 4.000 rpm; e o conhecido Multijet 2.0 turbodiesel, que produz 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 mkgf a 1.750 rpm, e já é oferecido no Renegade.

salao-sao-paulo-flatout-dodge-grand-cherokee-srt-1

Agora, se o Compass não é seu tipo de Jeep, talvez este cara aqui o agrade: o Grand Cherokee SRT, com seu V8 Hemi de 6,4 litros e 481 cv acoplado a uma caixa automática de oito marchas. O conjunto mecânico é capaz de acelerar até os 100 km/h em seis segundos, com máxima de 250 km/h. E é muito mais imponente ao vivo.

A Ram parece animada com o desempenho da sua única picape à venda atualmente, a 2500 Laramie, e pretende trazer a versão de entrada 1500 para brigar com as picapes médias.

salao-sao-paulo-flatout-dodge-rams-5

A Ram 1500 Laramie Crew Cab mede 5,81 m de comprimento, sendo 45 cm mais longa que a S10 cabine dupla. Apesar da diferença no porte, a Ram espera que a 1500 atraia compradores interessados na própria S10 e em suas rivais, como a Toyota Hilux e a Ford Ranger.

salao-sao-paulo-flatout-dodge-rams-7

O motor é um V6 a diesel de três litros e 243 cv a uma caixa automática de oito marchas que leva a força para as quatro rodas. E, como estamos falando de uma legítima Ram americana, não faltam itens como bancos aquecidos e ventilados e suspensão a ar.

salao-sao-paulo-flatout-dodge-rams-8 salao-sao-paulo-flatout-dodge-rams-9 salao-sao-paulo-flatout-dodge-compass-4 salao-sao-paulo-flatout-dodge-compass-12 salao-sao-paulo-flatout-dodge-compass-13 salao-sao-paulo-flatout-dodge-hellcat-2 salao-sao-paulo-flatout-dodge-hellcat-3 salao-sao-paulo-flatout-dodge-hellcat-4 salao-sao-paulo-flatout-dodge-hellcat-5 salao-sao-paulo-flatout-dodge-hellcat-8 salao-sao-paulo-flatout-dodge-hellcat-9 salao-sao-paulo-flatout-dodge-hellcat-10 salao-sao-paulo-flatout-dodge-outros-1 salao-sao-paulo-flatout-dodge-outros-2 salao-sao-paulo-flatout-dodge-outros-3 salao-sao-paulo-flatout-dodge-outros-4 salao-sao-paulo-flatout-dodge-outros-5 salao-sao-paulo-flatout-dodge-rams-1 salao-sao-paulo-flatout-dodge-rams-2 salao-sao-paulo-flatout-dodge-rams-3 salao-sao-paulo-flatout-dodge-rams-4

Matérias relacionadas

K2 Racing: veja como foi a arrancada de superesportivos em Interlagos!

Juliano Barata

Pagani Huayra Roadster é uma escultura de fibra de carbono com um V12 biturbo de 764 cv

Dalmo Hernandes

Novo BMW Série 8: a volta do grand tourer de luxo alemão – com um V8 biturbo de 530 cv

Dalmo Hernandes