A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Achados em dose dupla: um Civic VTI e um Civic Si que mandam bem nas ruas e nas pistas estão à venda

O Honda Civic é um dos modelos favoritos dos entusiastas e uma verdadeira sensação entre os ratos de track day. Não é difícil de entender: são robustos, confiáveis, seus motores têm um imenso potencial de preparação, a suspensão já é bem acertada de fábrica e, ainda por cima, são carros bem estilosos. Isso sem falar nas versões esportivas como VTI e Si.

Porque estamos falando isso? Porque não é todo dia que você tem a oportunidade de comprar um VTI e um Si, muito bem cuidados, da mesma pessoa — e é exatamente disso que se trata o Achados Meio Perdidos de hoje. Uma dupla e tanto, não?

sp-si-vti (7)

Os dois carros — um Civic VTI 1997 e um Civic Si 2007 — estão à venda em Joinville.

O Civic 1997 não é o primeiro VTI a aparecer por aqui (e provavelmente não vai ser o último) e aparenta, de fato, estar muito bem conservado para um carro de 17 anos de idade (é, 1997 ficou bem lá atrás…). O proprietário, que é seu quarto dono, conta que o carro foi retirado da concessionária Honda de Porto Alegre/RS, no dia 29/01/1998 e ficou com a mesma pessoa, que o usava diariamente, até 2006.

sp-si-vti (9)

 

O segundo dono ficou com o carro até 2012 e realizou algumas modificações no carro: a pintura, que estava queimada, foi refeita e a cor escolhida foi o vermelho do Civic Si, que também cedeu os bancos dianteiros. Mecanicamente, o carro recebeu coletor de escape dimensionado 4x2x1 da ODX, em aço inox; além de volante do motor aliviado da Fidanza e embreagem com disco de cerâmica.

civic-si-vti (7)

O radiador é de alumínio com mangueiras de silicone. A suspensão independente nas quatro rodas recebeu molas esportivas H&R e amortecedores ajustáveis do tipo coilover, além de um jogo completo de buchas em PU. Os freios são da Power Brakes e rodaram menos de 3 mil km.

civic-si-vti (20)

De acordo com o vendedor os únicos reparos necessários são marcas nas laterais da carroceria — as famosas batidinhas de estacionamento causadas pelas portas dos outros carros, abertas por donos descuidados —, facilmente revertidas com uma sessão de martelinho de ouro.

sp-si-vti (8)

 

No mais, ele assegura que o carro está impecável e que todas as revisões foram feitas em concessionária até os 160 mil km. O atual proprietário o comprou com 186 mil km e atualmente o hodômetro marca 205 mil km.

O Civic Si é dez anos mais novo, fabricado em 2007. Foi comprado com 45 mil km e atualmente, tem 120 mil km. Diferentemente do Civic VTI, é um carro de uso diário. O vendedor afirma que cerca de 90% da quilometragem foi percorrida em rodovias — ainda que o carro tenha participado de um único track day, onde foram feitas algumas das fotos que ilustram este post.

sp-si-vti (1)

 

O carro teve os quatro amortecedores trocados e recebeu pastilhas de freio da Power Brakes, feitas de um composto que leva Kevlar em sua composição, e discos de freio slotados, também da Power Brakes. Os freios novos têm menos de 1.000 km rodados.

A embreagem é nova, da Exedy, e foi trocada recentemente junto com os anéis sincronizadores da terceira e da quarta marcha. Todos os serviços foram realizados em concessionárias ou oficinas especializadas em Honda. As rodas são originais e vão calçadas com pneus Michelin de medidas 225/45 com menos de 500 km rodados.

civic-si-vti (13)

No geral, trata-se de uma bela dupla, mas você não precisa comprar os dois carros: o proprietário pede pelo Civic VTI 1997 R$ 30 mil, e o carro vai calçado com rodas de aço de 15 polegadas e pneus Yokohama S Drive de medidas 205/50 — o jogo de rodas Enkei RPF1 que aparece nas fotos pode ser negociado à parte. Já o Si custa R$ 47 mil.

sp-si-vti (3)

 

O preço de ambos está dentro da média do mercado para ambos os modelos, mas o estado de conservação e o bom tratamento que os dois carros recebem podem tornar o negócio bastante atraente. O vendedor também estuda possíveis trocas, de preferência por modelos da Honda e da Toyota, de fácil revenda. Para entrar em contato, ligue para o celular (47) 9643-6766 ou envie um email para [email protected].

[ Dica do leitor Guilherme Campigotto ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Este Escort XR3 1992 recheado de fábrica e muito conservado está à venda!

Dalmo Hernandes

Lotus Elite no Brasil: sua chance de ter um clássico britânico na garagem

Dalmo Hernandes

O VW Golf VR6 #91 está à venda, mas com um tempero a mais…

Gustavo Henrique Ruffo