FlatOut!
Image default
Car Culture

Acidente com monster truck deixa três mortos e 18 feridos na Holanda

No último domingo, um evento de monster trucks terminou em tragédia na pequena cidade de Haaksbergen, na Holanda. O piloto de uma das picapes modificadas perdeu o controle durante uma manobra e atingiu a plateia, matando três pessoas e ferindo outras 23 — cinco delas ainda se encontram em estado crítico.

O acidente foi registrado em vídeo por vários espectadores. Se quiser assistir, uma versão editada com alguns ângulos diferentes está abaixo. Mas já vamos avisando: são cenas fortes:

A picape acelera para passar sobre uma fileira de carros velhos e, ao aterrissar, o piloto vira o volante e atinge um grupo de pessoas que estava bem próximo ao local.

As primeiras notícias falavam em cinco mortos e pelo menos uma dúzia de feridos. Horas depois, os detalhes começaram a ficar mais claros: foram, ao todo, 18 feridos, que foram levados para hospitais em cidades vizinhas, e seis deles internados em condições gravíssimas, e dois mortos. Na manhã de segunda-feira (29), foi anunciado que um dos feridos não resistiu aos ferimentos e morreu.

Os mortos foram um garoto e dois adultos — nenhum teve idade e identidade divulgada. Algumas vítimas receberam atendimento médico no próprio local.

A impressão dos espectadores foi que o piloto da picape acelerou em direção à multidão em vez de frear — ao menos foi o que algumas testemunhas relataram. A organização do evento diz que ainda está investigando a causa do acidente, contudo, levando em conta as condições do evento vistas no vídeo, podemos apontar alguns fatores que saltam aos olhos em relação à segurança.

O primeiro deles é o espaço diminuto onde o evento foi realizado. Monster trucks são veículos com mais de 1.500 cv que pesam entre cinco e seis toneladas. Frear uma máquina dessas não é tarefa das mais fáceis. O piloto da picape parece ter desviado para a esquerda pois aparentemente não havia espaço para desacelerar em linha reta.

netherlands-monster-truck-accident

Vítimas são socorridas instantes depois do acidente

Nos EUA, onde monster trucks são mais populares, estes eventos acontecem em grandes arenas, com arquibancadas altas ou ao menos uma generosa área de escape para o caso de algo dar errado. Na Holanda, o que se tinha era um estacionamento, pessoas amontoadas e frágeis cercas de metal, que nem mesmo estavam presas ao chão.

A imprensa holandesa questionou a preocupação da organização com a segurança, citando as regras da Monster Truck Racing Association que estipulam uma distância de pelo menos 10 metros entre o público e os veículos em exibição. Além disso, o porta-voz da organização do evento, Geelof Kanis, disse que é provável que o acelerador da picape tenha ficado preso. A ação das equipes de socorro foi rápida e eficiente.

Não é a primeira vez um acidente fatal com um caminhão monstro vira notícia — em outubro de 2013, um acidente no México matou 13 pessoas. E um detalhe: aconteceu em uma arena grande, com arquibancadas bem maiores e uma infraestrutura mais organizada.

 

 

 

Matérias relacionadas

Fast five: a história do clássico motor cinco-cilindros da Audi

Dalmo Hernandes

Top Xuning, parte 2: os piores acessórios e modificações que alguém pode instalar em seu carro

Dalmo Hernandes

A Porsche restaurou o 911 mais antigo do planeta – veja os detalhes do processo!

Dalmo Hernandes