Acompanhe o Goodwood Festival of Speed 2017 ao vivo no FlatOut!

Dalmo Hernandes 30 junho, 2017 0
Acompanhe o Goodwood Festival of Speed 2017 ao vivo no FlatOut!

O mês de junho é mesmo um dos mais importantes do ano para o automobilismo: depois das 24 Horas de Le Mans e da subida de montanha de Pikes Peak, outro grande evento acontece, todos os anos, mais ou menos nesta época – o Goodwood Festival of Speed. E a transmissão ao vivo já está no ar! Bora assistir?

Esta é a 24ª edição do Festival of Speed, que acontece desde 1993 na propriedade de Lord March no Reino Unido. Ao longo de quatro dias, carros de corrida históricos, automóveis de rua clássicos, esportivos e supercarros recém-lançados e outros veículos sobem a colina para demonstrar suas capacidades e entreter os afortunados que podem conferir tudo de perto.

Por sorte, vivemos há alguns anos na era da internet, quando qualquer um que tenha um computador, smartphone ou tablet pode acompanhar qualquer coisa em tempo real. Basta saber onde procurar.

No caso do Goodwood Festival of Speed, a organização faz questão de deixar todo mundo atualizado em tempo real, com direito a transmissão pelo Youtube. É só dar o play e deixar rolar —  o dia todo, se quiser.

O evento está só começando, e continuará por todo o fim de semana, acabando no domingo à tarde. Se você vai ficar em casa, será uma ótima maneira de curtir o fim de semana. Mas antes, que tal dar uma olhada na programação e conferir o que vai rolar?

Normalmente o Festival of Speed celebra uma fabricante de automóveis mas, desta vez, o tema será a carreira de Bernie Ecclestone, o ex-chefão da Fórmula 1. Pode parecer estranho, especialmente porque muitos entusiastas do automobilismo nutrem certa antipatia por Ecclestone, mas é inegável que a história da F1 se funde com sua carreira. Por isto, a escultura que foi encomendada ao artista Gerry Judah (como acontece todos os anos) foi feita em sua homenagem.

b31i2826

A peça consiste em um enorme círculo com cinco “braços”, nos quais estão suspensos cinco carros, representando as cinco décadas de envolvimento de Ecclestone nas corridas de Grand Prix. O pessoal de Goodwood garante que a estrutura é muito resistente e que é extremamente improvável que os carros caiam de lá de cima.

O primeiro deles é um Connaught que Ecclestone usou nas duas vezes em que tentou se classificar para uma corrida de F1 em 1958. O segundo é o Lotus 72 de Jochen Rindt, que venceu o campeonato de 1970 (postumamente), quando Bernie Ecclestone era seu empresário.

Em seguida está o Brabham BT-49, usado no título de Nelson Piquet de 1981, quando Ecclestone ainda era dono da equipe. Os outros dois são a Ferrari F2001 da temporada de 2001, vencida por Schumacher, e o Mercedes W07, usado por Nico Rosberg em seu título da temporada passada e atual campeão de construtores.

ferrari_fos_2017_goodwood_26052017_01 (1)

Dito isto, Ecclestone não será o único homenageado: em Goodwood, a Ferrari vai comemorar seus 70 anos como construtora. Para marcar a ocasião, serão mostradas pelo menos 70 Ferrari no gramado da propriedade de Lord March. E alguns dos carros de rua e de corrida mais lendários da marca italiana marcarão presença na subida da colina, também.

Mas estamos falando de um evento de quatro dias. O que mais vai acontecer?

O Alpine A110 foi um dos carros novos que acabaram de estrear na colina de Goodwood

No primeiro dia, para aquecer os ânimos, sobem a colina supercarros novos, que acabaram de ser lançados, e também modelos mais comuns que podem ser encontrados em concessionárias da Europa. O que isto quer dizer, na prática? Que há espaço para todos. O novo Ford GT foi o primeiro a subir o morro (com Lord March, “o dono da p*rra toda”, ao volante), e depois dele vieram Fiat 124 Abarth, Renault Clio RS, Ferrari GTC4lusso e até o Dacia Sandero Stepway. Se você é do tipo que gosta de carros e ponto final, sem distinção de categoria, marca, idade ou origem, vai curtir acompanhar.

ford_gt_lord_march_fos_goodwood_29062017_0840

Dito isto, hoje também é o dia de treinamento: os carros de corrida clássicos que vão participar do hillclimb fazem suas primeiras baterias cronometradas, em preparação para os próximos dias, quando os carros serão divididos em grupos – Fórmula 1, Grand Tourers, protótipos-esporte, outros monopostos, pré-guerra e esportivos modernos.

Haverá ainda um estágio de rali no bosque da propriedade, um segmento especial apenas com carros da Ferrari, e até uma exibição de drift! Você pode conferir todos os horários nesta página para não se perder. Também pode dar uma olhada no live blog feito pelos organizadores e, claro, ajudar a reunir a galera na nossa área de comentários!