FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Acredite: esta corrida de motos nas ruas da Colômbia é totalmente dentro da lei

Quando pensamos em “motovelocidade”, a imagem que vem à cabeça é a de uma corrida de motos protótipo da MotoGP, categoria máxima da Federação Internacional de Motociclismo, e suas motos de 1.000 cm³ e 240 cv, capazes de chegar aos 350 km/h em autódromos por todo o mundo. Mas isto é por que você talvez não conheça o Campeonato Occidental de Motovelocidad, que acontece todos os anos na Colômbia. Cara, isto sim é extremo!

Trata-se de um campeonato nacional realizado pela Federação Colombiana de Motociclismo que costuma acontecer entre fevereiro e novembro e é realizado em autódromos, kartódromos e circuitos de rua por toda a Colômbia.

A Federação Colombiana de Motociclismo não tem muitos recursos, mas as corridas compensam no fator emoção e nos detalhes. A largada, por exemplo, é ao estilo Le Mans — os pilotos de um lado da pista, as motos do outro, e eles precisam correr, dar a partida e sair acelerando. Nos circuitos de rua a pista é bem estreita e as pessoas se aglomeram nas calçadas para assistir à prova, como fazem nos ralis. A segurança do público e motociclistas fica por conta de um cordão (só em algumas partes da pista), barreiras de pneus improvisadas e colchões amarrados nos postes — sério. E o resultado é algo que parece uma corrida ilegal, mas não é.

As provas são disputadas por motos cujo deslocamento vai de 50 a 200 cm³ — ou seja, nada de motores enormes e capazes de passar dos 300 km/h. São motos de rua adaptadas, e não protótiposl e existe até uma categoria de scooters! Mas isto não importa muito quando o que se vê na pista é quase um Road Rash sem chutes ou bastões, mas você entendeu. E, como já dissemos, as corridas também acontecem em em kartódromos, que não têm o público colado à pista mas nem por isto são menos impressionantes:

Assistir a algo assim de perto deve ser uma experiência inigualável, e as corridas parecem ser muito populares, com calçadas e arquibancadas lotadas em todas as etapas. Isto prova que o mundo das corridas definitivamente não é feito apenas de pilotos famosos no mundo inteiro em veículos superpotentes disputando campeonatos milionários. Há muito mais do que isto para ver.

 

Matérias relacionadas

VW Golf R enfrenta o Audi RS3 Sportback na pista – mas qual é o hyper hatch mais rápido?

Dalmo Hernandes

Comece o dia com esta seleção matadora de vídeos de drift

Dalmo Hernandes

Cayman GT4: o baby Porsche finalmente ficou mais rápido que o 911?

Dalmo Hernandes