FlatOut!
Image default
Car Culture

Acredite: isto é um Porsche Boxster – e nós não estamos loucos

Este 911 Turbo Targa  preto com a cara dos anos 1980 não é nada do que você está pensando. Nem mesmo a réplica ou   a captura de tela de Forza que os mais céticos devem ter imaginado. Esse Porsche é, na verdade, um Boxster. Você jamais descobriria isso porque ele está vestido como um 911 comum da geração 964. Mas quem faria esse tipo de coisa com um Boxster?

Surpresa: a própria Porsche.

Se você foi enganado pela aparência desse 911 em pleno 2014 com todo o conhecimento do mundo à sua disposição com meia dúzia de cliques, imagine os concorrentes da Porsche no começo dos anos 1990. Sim, isto é um protótipo de fábrica, uma mula de testes, a forma que a Porsche encontrou para testar seu novo roadster de motor central sem que ninguém percebesse que eles estavam preparando um novo modelo de entrada.

Para mostrar a todo mundo como ela foi esperta, a Porsche divulgou há alguns dias um vídeo produzido pelos responsáveis por seu museu, revelando a sacada genial.

Quanto às diferenças em relação ao 911 verdadeiro, ele tem a asa um pouco diferente, com as bordas laterais planas, um par de aletas na dianteira e a bitola traseira mais larga, denunciada pelos para-lamas ligeiramente mais largos. O entre-eixos parece um pouco aumentado, também, e o vidro traseiro é escurecido para ninguém descobrir que no lugar do banco traseiro havia um motor — possivelmente um boxer de seis cilindros e 2,5 litros.

A Porsche não deu muitos detalhes sobre o uso e o desenvolvimento desse protótipo, mas considerando que o conceito Boxster (foto abaixo) foi apresentado em 1992 e o roadster foi lançado em 1996, este 911 de motor central traseiro circulou pelas estradas europeias e por Nürburgring Nordschleife entre 1991 e 1995.

BoxsterConcept

As semelhanças entre o Boxster e 911 não ficaram no protótipo. Quando ele finalmente foi lançado, a Porsche usou exatamente o mesmo conjunto óptico e capô nos dois modelos como forma de reduzir custos. O Boxster tornou-se um grande sucesso de vendas e estimulou a reviravolta financeira que reergueu a empresa. Hoje, 18 anos depois, a Porsche é a fabricante de carros mais lucrativa do planeta.

[ Fotos: Porsche Museum (abertura), Wikimedia Commons (conceito), Flickr/Sualk61 (galeria) ]

Matérias relacionadas

Peugeot 905: motor V10 de 670 cv e a primeira vitória da marca nas 24 Horas de Le Mans

Dalmo Hernandes

Project Cars #165: o desafio da mudança de cor do meu Citroën C4 VTS e os detalhes do acabamento

Leonardo Contesini

[ Vídeo ] Peugeot 106 1.6 16v swap: um race car para o dia a dia

Flavio Sganzerla