A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Lançamentos Zero a 300

Adamastor P003RL é o Lotus Elise português | Lasanhas sem Fronteiras

Desde que começou a Copa do Mundo 2018, na Rússia, estamos fazendo a série “Lasanhas sem Fronteiras” com base em alguns dos jogos. Hoje Portugal enfrenta o Uruguai. Por isso, vamos falar sobre um esportivo português que está prestes a ser lançado: o Adamastor P003RL.

A primeira coisa que chama a atenção nele, antes mesmo do carro em si, é o nome da fabricante. “Adamastor? Só podia ser em Portugal, mesmo!”, você deve ter pensado – especialmente se está a par das regras portuguesas para nomes próprios. Em portugal, nomes com grafia estrangeira são proibidos, a não ser que você seja um imigrante de outro país. Estimula-se a adição de nomes tradicionais, e que não deixem dúvida a respeito do sexo biológico da criança.

DSC_0649-1024x681

Dito isto, a Adamastor não tem este nome porque seu fundador se chamava Adamastor. Trata-se de uma referência ao personagem de mesmo nome no poema épico Os Lusíadas, de Luís de Camões, impresso pela primeira vez no ano de 1572. Adamastor era um gigante baseado na mitologia greco-romana, e simbolizava as forças da natureza que os navegadores portugueses tiveram de enfrentar em sua jornada. Seu nome deriva da palavra adamastos, que em grego quer dizer indomado ou indomável.

Agora, o carro em si também merece nossa atenção. Trata-se de um esportivo de motor central-traseiro feito com foco nas pistas, porém legalizado para as ruas – fizemos uma analogia com o Lotus Elise no título deste post mais por causa do baixo peso e do motor central-traseiro, mas talvez o Adamastor seja ainda mais frugal do que o ícone britânico.

automoveis_adamastor_3

A Adamastor começou o desenvolvimento do P003RL há cerca de seis anos e afirma que agora o carro está praticamente pronto para ganhar o mercado.

Trata-se de um roadster que, como diversos outros lançamentos recentes, tanto de grandes fabricantes quanto de marcas “alternativas”, só traz o mínimo para ser legalizado para as ruas e tem as pistas como principal foco. Sendo assim, o Adamastor usa uma estrutura tubular de aço inox com projeto aprovado pela FIA, carroceria de “materiais compósitos” e componentes de fibra de carbono. O peso estimado fica na casa dos 850 kg – para efeito de comparação, o Lotus Elise atual pesa 884 kg sem fluidos e 914 kg em ordem de marcha.

automoveis_adamastor_2

 

Os motores são todos Ford, da família Ecoboost. Serão disponibilizados motores quatro-cilindros turbo de dois litros e 2,3 litros, e V6 biturbo de 2,7 litros ou 3,5 litros. Números de potência e torque não foram divulgados ainda, mas a Adamastor diz que a versão mais potente do P003RL tem relação peso/potência de 520 cv/1000 kg. Considerando o peso de 850 kg, chegamos a 450 cv – que é a potência do motor V6 biturbo de 3,5 litros usado na atual Ford F-150 Raptor. Isto nos leva a crer que os motores Ecoboost serão colocados no P003RL sem grandes modificações.

DSC_0674

De série o câmbio também é de origem Ford, e pode ser manual ou automático. Mas a Adamastor diz que oferecerá um câmbio de competição como opcional, e que o dono poderá escolher entre acionamento manual, sequencial ou por aletas atrás do volante, com as relações de marchas feitas sob medida.

IMG_9734-1024x683

A suspensão usa braços triangulares sobrepostos de aço com mangas de eixo usinadas em alumínio de alta resistência, com amortecedores Koni. Segundo a companhia portuguesa, e tem geometria totalmente ajustável: é possível alterar a altura do carro, rigideze ângulos de cambagem, cáster e convergência.

O visual do carro é até interessante, mas a gente está mesmo interessado na diversão ao volante que seu pacote proporciona. Dito isto, o Adamastor P003RL não é um carro para qualquer um – e não por causa do preço, que também não foi divulgado, e sim por causa da “seleção” que a companhia fará entre os que quiserem comprar um exemplar: os candidatos só estarão habilitados caso tenham uma avaliação positiva em um curso chamado Adamastor Experience.

Trata-se de um curso de um dia realizado no circuito de Vasco Sameiro, na cidade de Braga. Depois de um briefing técnico, cada participante dará 21 voltas no circuito, com apoio de uma equipe de instrutores, e terá seu desempenho avaliado. Quem tiver bom desempenho será aprovado para comprar um exemplar do P003RL.

Então, vem seguirá para a próxima etapa – uma apresentação técnica sobre o carro e a introdução ao programa de personalização, no qual serão definidos o conjunto mecânico, as especificações técnicas e os detalhes estéticos de cada um dos carros, com participação ativa do comprador no processo. A Adamastor chama esta parte de “Alfaiataria Automóvel”.

IMG_3585_tratada-1-1024x683

Sendo o primeiro esportivo projetado em Portugal, o Adamastor P003RL nos parece muito promissor, e achamos interessante a ideia de vendê-lo apenas a quem estiver capacitado e demonstrar comprometimento em melhorar sua técnica ao volante. Resta agora saber se ele será mesmo “indomável” como o nome sugere.

Matérias relacionadas

A nova cara do BMW Série 7, McLaren 720 vira 7:08 em Nürburgring, Brabham em Le Mans e mais!

Leonardo Contesini e Dalmo Hernandes

Ferrari 250 GTO terá releitura moderna, o novo Audi SQ2 de 300 cv, a volta da Suzuki Katana e mais!

Leonardo Contesini

Fiat Seicento Michael Schumacher: o pequeno “hot hatch” de 54 cv assinado pelo heptacampeão mundial de F1

Dalmo Hernandes