FlatOut!
Image default
Lançamentos Projetos

Agora você pode comprar um Subaru WRX STI prontinho para disputar ralis

Mais do que um bom carro de rali, o Subaru WRX STI sempre foi um belo esportivo. Ou seria o contrário? De qualquer forma, a tradição do WRX STI nos ralis já dura duas décadas, desde que Colin McRae levou para casa o título do WRC em 1995, ao volante do clássico Impreza WRX 555. Agora, você pode comprar um WRX STI prontinho para disputar ralis, com garantia de fábrica e tudo o que se tem direito.

A Subaru juntou-se com a preparadora britânica JRM para desenvolver o Subaru WRX STI NR4 Spec, que foi apresentado na semana passada. Ele tem este nome porque foi feito de acordo com as regras da categoria NR4 da FIA.

wrx-sti-nr4 (2)

Os carros que competem são bastante próximos dos modelos de produção. Na verdade, ao olhar para o STI NR4, você não diz que ele é um carro de rali — ainda mais com pneus de rua e roda iguais às dos exemplares que ficam nos showrooms das concessionárias.

O motor é o mesmo boxer de quatro cilindros e dois litros turbinado que move o modelo de rua. Contudo, se originalmente o motor entrega 310 cv, no NR4 a potência foi limitada em 280 cv a 4.250 rpm por causa do regulamento. O torque, em compensação, aumentou de 40,2 mkgf para 57,1 mkgf a 3.000 rpm.

Agora, como você já deve saber, o motor não é tudo em um carro de rali. Por isso, as modificações no STI NR4 foram bem mais abrangentes. A transmissão agora é uma caixa manual de cinco marchas da Hewland, do tipo dog leg, com as marchas ímpares para trás e embreagem AP Racing.

wrx-sti-nr4 (5)

Os diferenciais dianteiro, traseiro e central (este, eletrônico) são novos, bem como os semieixos dianteiros. Os freios também são da AP Racing, homologados para competições no asfalto e na terra. A suspensão recebeu amortecedores Öhlins nas quatro rodas, com três ajustes de altura e rigidez. Há dois jogos de rodas, vendidos separadamente: de 18×8 polegadas para provas no asfalto e 15×7 polegadas para terra.

wrx-sti-nr4 (4)

O interior traz uma gaiola de proteção completa (homologada pela FIA, naturalmente), bancos de competição, volante de cubo rápido e cintos de seis pontos, todos da Sparco. Além disso, o STI NR4 conta com painel digital, sistema de supressão de incêndio, rede para capacete, kit de primeiros socorros e até uma lâmpada para ajudar o navegador a enxergar os mapas à noite.  O lance é realmente profissional. Alguns itens são opcionais, como o para-brisa dianteiro aquecido, as entradas de ar no capô.

Interessantes, também, são as condições especiais para manutenção: depois de rodar mais de 1.500 km em competições, você pode refazer o motor por inteiro por £ 6.500 (R$ 33.000, em conversão direta). Além disso, a cada 1.250 km, uma inpeção completa no câmbio e nos diferenciais custa £ 1.950 (R$ 9.900).

wrx-sti-nr4 (8)

Só há dois problemas: o primeiro é que o STI NR4 não será disponibilizado nas concessionárias, apenas sob encomenda. O carro é fabricado no Japão e enviado à sede da JRM no Reino Unido, onde recebe as modificações e é distribuído. É possível comprar um exemplar no Japão, na Europa e na Austrália.

wrx-sti-nr4 (1)

O segundo problema: ele não é legalizado para as ruas, embora algumas fotos de divulgação sugiram o contrário. Não seria incrível ir dirigindo até a pista, disputar um rali e voltar para casa ao volante do mesmo carro, todo sujo de lama?

wrx-sti-nr4 (6)