Alfa Romeo Giulia poderá ganhar uma versão perua até 2018

Leonardo Contesini 27 outubro, 2016 0
Alfa Romeo Giulia poderá ganhar uma versão perua até 2018

Em sua história centenária Alfa Romeo teve apenas quatro peruas — a última delas foi a 159, que deixou de ser produzida em 2011 e não deixou substituta. Em vez disso, a Alfa Romeo concentrou seus esforços no desenvolvimento de um SUV, o Stelvio, que será apresentado no próximo mês. Seria mais uma história de peruas assassinadas por SUVs se não fosse um detalhe: a Alfa Romeo pode estar planejando uma perua para o Giulia, repetindo sua história de 50 anos atrás.

A informação vem do site Automotive News, que entrevistou algumas pessoas ligadas internamente à Alfa Romeo e confirmaram à publicação que a fabricante irá produzir uma Giulia “Sport Wagon”, que será lançada até o final de 2017.

Embora a Fiat Chrysler não tenha feito uma declaração oficial a respeito dessa hipótese ao site Automotive News Europe, o CEO do grupo, Sergio Marchionne, em outra ocasião disse que a plataforma Giorgio, na qual o Giulia é baseado, pode ser usada para criar uma “linha fenomenal de carros de tração traseira e integral” e que sua utilização “para tantas aplicações é a coisa mais benéfica que a FCA fez em muito tempo em termos de desenvolvimento técnico”. Ele pode estar falando de modelos Jeep ou talvez até mesmo do SUV Stelvio, mas o lançamento da uma perua é algo necessário para aumentar o volume de vendas do Giulia na Europa.

Segundo a consultoria JATO Dynamics, uma perua do Giulia ajudaria a alavancar as vendas do modelo na Europa, onde as station wagons ainda são valorizadas e procuradas pelo público. “O sedã Giulia está indo razoavelmente bem, mas sem uma perua ele não irá competir na maior fatia do segmento”, disse Felipe Muñoz, um dos consultores da JATO Dynamics. Atualmente as peruas correspondem a 42% das vendas de carros médios de luxo na Europa, enquanto 33% são sedãs.

alfaaaaaaaaaaaaaa-620x384

Em 2014, ao apresentar seus planos para o futuro, a FCA confirmou a produção de dois SUVs (um deles o Stelvio e outro de porte maior) e um novo “mid-size” para o período 2016-2018. Considerando que o Giulia é o mid-size de 2015, sua perua pode ser este segundo modelo. Ou faria algum sentido ter dois modelos diferentes do mesmo porte?