A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Alfa Romeo Stelvio: 510 cv e tração integral para se tornar o SUV mais rápido de Nürburgring

Contrariando o roteiro padrão de lançamentos, a Alfa Romeo não perdeu tempo com teasers e fotos que não mostram nada e foi direto ao ponto ao apresentar seu novo SUV no Salão de Los Angeles. Batizado Stelvio (sim, em referência ao Passo Stelvio) ele foi apresentado na versão esportiva Quadrifoglio Verde, equipado com o sistema de tração 4×4 da marca.

ar018-026st-1

Como o Giulia, o Stelvio Quadrifoglio é equipado com o motor V6 2.9 biturbo de 510 cv e 61,1 mkgf da versão mais apimentada do sedã. Diferentemente do Giulia, o Stelvio usará apenas o sistema de tração Q4 da Alfa Romeo, que é capaz de enviar 100% do torque para as rodas traseiras em condições normais, mas pode chegar à divisão 50/50 quando necessário, e também tem vetorização de torque com o uso de duas embreagens no diferencial traseiro. O câmbio será automático de oito marchas, com trocas feitas em 150 milissegundos no modo Race.

ar018-033st-1ar018-031st-1

Além do powertrain digno de esportivo (a marca ressalta a ajuda da Ferrari para conseguir a maior potência da categoria), o Stelvio usará freios de carbono-cerâmica assistidos pelo Sistema de Freios Integrados da Alfa Romeo. Trata-se de um sistema que combina o controle de estabilidade com a assistência dos freios que, segundo a marca, será capaz de reduzir as distâncias de frenagem significativamente.

ar018-027st-1

A suspensão usa braços triangulares sobrepostos na dianteira e multilink na traseira, com amortecedores ajustáveis nos quatro cantos.

Com esses atributos a Alfa Romeo pretende tornar o Stelvio Quadrifoglio o SUV mais rápido ao redor de Nürburgring Nordscheife, com um tempo inferior a oito minutos. “O Stelvio foi desenvolvido para desafiar esportivos na pista sem comprometer seu lado SUV”, disse o CEO da Alfa Romeo Reid Bigland durante o lançamento do carro. Para ele, o principal motivador de compra do Stelvio será o comportamento dinâmico “arrebatador”.

Unknown-1

Por esse motivo também a marca acredita que o modelo se tornará seu líder de vendas. Além do Quadrifoglio, o Stelvio ainda terá uma versão 2.0 turbo a gasolina, de 280 cv. Os dados de desempenho ainda não foram divulgados; apenas o tempo de aceleração de zero a 100 km/h, que é de 5,4 segundos na versão Quadrifoglio.

Unknown-4

Os demais motores serão os mesmos que equipam o Giulia, com versões semelhantes às do sedã: Technica, Speciale, Veloce e Quadrifoglio. A Veloce, como seu nome sugere, será uma versão esportiva mais acessível, equipada com o 2.0 turbo de 280 cv mencionado mais acima. As outras duas deverão usar o motor 2.2 turbodiesel e uma variação amansada do 2.0 turbo, possivelmente com 220 cv.

alfa-stelvio-wc-web-la-0148

Com 4.86 m de comprimento, 1,67 de altura e 1,90 de largura, ele terá o mesmo porte do Porsche Macan, que também usa um V6 biturbo em sua versão mais potente, porém com 400 cv — 110 cva menos que o Alfa. A marca não divulgou o peso do carro, mas disse que ele usará componentes de fibra de carbono e terá uma distribuição de peso ideal, com 50% do peso sobre cada eixo.

alfa-romeo-stelvio-11

Ele será produzido apenas na fábrica da Alfa em Cassino, na Itália e deverá chegar ao mercado na metade de 2017.

Matérias relacionadas

Porsche 718 Cayman GT4 e Boxster Spyder chegam com flat-six 4.0 de 420 cv

Leonardo Contesini

Lamborghini Asterion: um touro híbrido de 910 cv é a resposta ao McLaren P1, LaFerrari e Porsche 918

Dalmo Hernandes

Dodge Charger Widebody: um muscle sedã com 717 cv e 1G de aceleração lateral

Leonardo Contesini