A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

Alguém está falsificando freios da Brembo e AP Racing em Hong Kong

Você já deve ter visto pelos sites de classificados aquelas capas plásticas coloridas com o logotipo da Brembo. Caso isso seja novidade para você, tratam-se de capas de plástico que se encaixam sobre as pinças originais e sem-graça do seu carro, e elas servem para que todo mundo pense que você tem freios fodásticos no seu carro. Eu mesmo já caí nessa uma vez, antes de descobrir que isso existia.

Mas agora, o negócio dos Brembo de mentira foi muito mais além: segundo o site de notícias Next Media, de Hong Kong, uma fábrica clandestina liderada por um mecânico chamado Chen fabrica componentes de freio da Brembo e da AP Racing. Sim: eles produzem discos, pinças e pastilhas falsificados.

Segundo o Next Media, os equipamentos são vendidos tanto na China quanto em Taiwan, e custam cerca de um terço de um conjunto original.

Para investigar a fábrica, os repórteres da Next Media se passaram por comerciantes em comprar os componentes por atacado para revendê-los, e assim conseguiram entrar no local. Segundo os relatos, havia um grande estoque de peças embaladas em caixas com a mesma identidade visual dos componentes originais, e até mesmo o desenho e as cores das pinças são copiados do catálogo original.

a15

Questionado sobre os riscos de utilização de componentes não-originais, Chen afirmou aos repórteres que “inúmeros pilotos usam seus freios em Macau  (onde há o famoso Circuito da Guia, montado nas ruas da cidade) e “ninguém nunca teve problemas”.

a15_01_b

Mas ainda que as peças forem seguras, esta não é a principal questão aqui, e sim a ilegalidade de produzir cópias não autorizadas de equipamentos consagrados em todo o mundo. Recentemente a fabricante de rodas BBS declarou guerra aos piratas devido ao prejuízo causado pela concorrência desleal, além do dano incalculável à imagem da marca ao ser atribuída ilegalmente a produtos de qualidade inferior.

cfc83e82-f201-11e3-bbf1-22000ab82dd9-large

 

Fábrica da Brembo na Itália

Diferentemente das rodas BBS, as pinças falsas da Brembo e AP Racing ainda não são encontradas no Brasil, mas já é possível encontrar alguns modelos para motos nos sites chineses de venda por atacado e até no eBay. Será apenas uma questão de tempo até que apareçam por aqui?

 

Matérias relacionadas

Polêmica: sucessão de erros causa acidentes absurdos no Campeonato Brasileiro de Turismo

Dalmo Hernandes

Porsche 919 Evo quebra recorde da F1 Spa-Francorchamps – e quer o recorde absoluto em Nürburgring

Dalmo Hernandes

Fogo com fogo? CBA responde à polêmica que ameaça os track days no Brasil

Leonardo Contesini