A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos

Alguém roubou três Chevrolet Impala de uma só vez – e no Brasil!

Roubar um carro antigo não é tarefa das mais difíceis. Se você bobear e deixá-lo na rua ou em um estacionamento desprotegido, é fácil abrir esses carros e dar a partida sem precisar da chave. Difícil mesmo é manter esse carro escondido. Afinal, carros antigos chamam a atenção até mesmo dos leigos, e a notícia do roubo logo se espalha de forma viral pelas redes sociais.

Só que o mais recente roubo de carros antigos do Brasil contraria toda essa lógica e chama a atenção pela ousadia digna de um roteiro de cinema: três Chevrolet Impala dos anos 1960 foram roubados de uma só vez depois de serem entregues pelos próprios donos. Nem mesmo Randall Raines pensou em algo parecido em “60 Segundos”.

Tudo começou na semana passada, quando os ladrões localizaram os proprietários e entraram em contato por telefone. Os farsantes se passaram por representantes da revista Quatro Rodas procurando Impalas para um ensaio fotográfico que seria realizado no Autódromo de Interlagos. Os proprietários só precisavam enviar os carros para a capital (um é de Vinhedo, o outro de Campinas e o outro de Mogi-Mirim), onde ficariam guardados em um galpão próximo ao Autódromo por uma questão de segurança e conveniência.

12784764_514110815427901_136973861_n

Até aí nenhuma suspeita. Praticamente todo site, revista, jornal, canal de YouTube e programa de TV de qualquer lugar lugar do mundo usa carros antigos emprestados para seus ensaios e pautas. Assim, os três proprietários enviaram seus carros a São Paulo em caminhões-plataforma no último domingo (28) — um Impala SS Conversível preto 1963, placas EGI-1963; um Impala Coupé dourado 1963, placas CGM 1963; e um Impala Coupé azul 1964, placas GBN-1964.

12804252_514109945427988_991219364_n

Eles receberam documentos impressos em papel timbrado da revista (falso, logicamente), além credenciais para acompanhar o ensaio fotográfico e as filmagens em Interlagos. No galpão havia até mesmo seguranças com crachás da revista. Tudo parecia realmente muito verdadeiro. O ensaio seria realizado na manhã desta segunda-feira (29).

 

E em vez de ensaio, o que aconteceu foi a descoberta do golpe. A única foto tirada dos três carros é aquela que ilustra a abertura do post. Um motorista contratado para cuidar de um dos Impalas foi até o galpão e não encontrou ninguém. Depois de avisar o proprietário, eles descobriram que o galpão já estava vazio e disponível para locação e o proprietário afirmou que o local fora alugado somente por um dia — os documentos usados na negociação também eram todos falsos, logicamente.

E por enquanto isso é tudo o que se sabe sobre o caso. A seleção tão específica de modelos deixa claro que pode se tratar de uma encomenda — embora uma encomenda não faça muito sentido. Você não conseguirá rodar com um Impala roubado e esquentado por aí, tampouco participar de eventos de clássicos. O desmanche não faz sentido, pois as peças podem ser trazidas novas dos EUA por lojas especializadas.

ImpalaAchado

Um dos carros foi encontrado, o Impala Coupé azul 1964. Ele estava próximo do galpão onde foi deixado pelo proprietário e foi abandonado sem tapetes, carpete e estepe em local visível.

Sobre o contato com os colecionadores e os carros usados em suas seções de clássicos, a revista Quatro Rodas divulgou há alguns minutos a seguinte mensagem:

Os jornalistas de QUATRO RODAS evitam fazer contato direto com proprietários de veículos antigos cedidos para ensaios fotográficos – preferimos ser apresentados por uma pessoa conhecida pelo proprietário. Portanto, se você é dono de um carro clássico, tome cuidado com qualquer um que se apresente como repórter, de qualquer revista: procure os canais oficiais da editora – no nosso caso, email dos editores, telefones da redação, Facebook da marca. E sempre, sempre, peça referências a algum amigo que já realizou esse tipo de ensaio. Na dúvida, jamais tire os olhos de seu automóvel antigo, pelo tempo que for.

[UPDATE]  Os outros dois Impala que ainda estavam desaparecidos foram encontrados nesta madrugada. Ainda não temos detalhes, mas sabemos que eles estavam abandonados em uma via pública — aparentemente a estrada de Parelheiros.

Matérias relacionadas

Este Volvo Amazon com um V8 BMW de 620 cv e tração integral é um verdadeiro Frankenstein sueco

Dalmo Hernandes

Ikura’s Amefes: quando muscle cars de corrida aceleram no Japão!

Dalmo Hernandes

Hispano-Suiza, parte 1: aviões, motores, madeira e os melhores carros do mundo

Dalmo Hernandes