FlatOut!
Image default
Eventos Zero a 300

All Friends Day 2018: como foi o encontro de Ford de todas as épocas no Box54!

Há exatamente um mês, no sábado de 21 de abril, aconteceu o segundo encontro do All Friends Day, no Box54 – local já tradicional entre os entusiastas para eventos de clubes e encontros. O novo nome foi uma corruptela compulsória do All Ford Day, que era o nome original do evento (a 1ª edição foi em Águas de Lindóia, confira aqui) e teve de ser alterado por pressão jurídica da Ford – que poderia ter aproveitado a oportunidade para fazer algo em nome dos entusiastas do blue oval, como ocorre nos EUA e na Europa, onde a marca frequentemente apoia eventos não-oficiais.

Inspirados no imenso evento britânico Ford Fair, a ideia dos fundadores do AFD – Henrique Christófoli, Adriano Krempel e Flávio Timermann – era de juntar numa festa só diversos clubes e grupos de fãs de Ford, como o Escort Clube, Focusnation, Focusclube, Ford Friends, Clube do Ka, Fiesta Clube, bem como agregar os clubes de modelos mais antigos da marca, como Galaxie, Mustang, Maverick e Corcel. Desanimados com a pressão da Ford, chegaram ao ponto de quase desistir organizar um novo evento, mas graças à insistência de Flávio e a chegada de mais gente para colaborar na organização, como Claudio Cazes, Herbert Simanovicius e Milton Pecegueiro, a segunda edição acabou se concretizado, reunindo cerca de 110 carros da marca.

all-friends-day-flatout-40

Apesar do AFD ter contado com alguns clássicos, este trabalho de integração com os clubes antigomobilistas é um ponto de melhoria que com certeza trará muito mais público e enriquecerá a proposta do evento. Nós estivemos presentes no All Friends Day e fizemos uma galeria de fotos que você confere a seguir! Para ampliar em alta, basta clicar nas imagens.

 

Velha guarda

O borbulhar dos V8 família Windsor subindo a rampa do Box54 parou a atenção de todos: Mustang Hardtop, Maverick GT e Galaxie Landau – estes dois últimos, na clássica cor Branco Nevasca – chegaram juntos e sem dúvida foram um dos principais destaques do evento!

all-friends-day-flatout-32 all-friends-day-flatout-33 all-friends-day-flatout-34 all-friends-day-flatout-35 all-friends-day-flatout-36 all-friends-day-flatout-37 all-friends-day-flatout-38

Cerca de uma hora depois, um rosnado muito mais agressivo invadiu o pátio do Box54: este Maverick V8 preparado, com cabeçotes de alumínio, comando bravo e escape dimensionado. Sob o enorme filtro K&N, um raro carburador da Demon, marca pouco utilizada por aqui. Este carro esteve presente no nosso evento FlatOut Sunset Meet, de 2016.

all-friends-day-flatout-41 all-friends-day-flatout-42 all-friends-day-flatout-43 all-friends-day-flatout-44

Outro destaque era esta bela Ford Ranchero GT 1979, com motor big block de 400 polegadas cúbicas: nada menos que 6,5 litros de deslocamento! Na sequência, uma bela réplica de Shelby Cobra.

all-friends-day-flatout-46 all-friends-day-flatout-47 all-friends-day-flatout-49

Apesar de não ser tão antigo, o Mustang GT de Lilian Capriolli é um carro bastante conhecido entre os entusiastas: muitos adesivos, muitas road trips – um carro que efetivamente vive histórias! Na sequência, um Corcel I extremamente íntegro foi outro destaque entre os clássicos.

all-friends-day-flatout-54 all-friends-day-flatout-68all-friends-day-flatout-76 all-friends-day-flatout-81all-friends-day-flatout-82

 

Ka e Fiesta

O grande destaque entre os Ford Ka foi este encontro de duas unidades do modelo XR na rara cor Azul Maresias: apenas 11 unidades foram fabricadas neste tom. Combinou bem com o céu limpo daquela tarde no Box54. O adesivo SWR (Steve Wyndham Racing, famoso pelos kits de comando) na tampa de um deles deixava claro que, de original, apenas o visual…

all-friends-day-flatout-69 all-friends-day-flatout-70 all-friends-day-flatout-71 all-friends-day-flatout-72 all-friends-day-flatout-73

Já este XR preto abaixo não fazia a menor questão de ocultar suas intenções: cabeçote de Courier DTM, saudosa categoria de um tempo em que a Ford do Brasil investia em competições…

all-friends-day-flatout-11b all-friends-day-flatout-12 all-friends-day-flatout-13

Motor Duratec de dois litros? Cofre do Fiesta muito pequeno? Qual nada, basta uma massagem na travessa do radiador que tudo está resolvido: note que são dois exemplares, o branco e preto e a seguir! Na sequência, diversos modelos de Ka e Fiesta, entre originais e customizados.

all-friends-day-flatout-50 all-friends-day-flatout-51 all-friends-day-flatout-52all-friends-day-flatout-6 all-friends-day-flatout-8 all-friends-day-flatout-10 all-friends-day-flatout-11 all-friends-day-flatout-14 all-friends-day-flatout-16 all-friends-day-flatout-17 all-friends-day-flatout-18 all-friends-day-flatout-19 all-friends-day-flatout-20 all-friends-day-flatout-21 all-friends-day-flatout-22 all-friends-day-flatout-23 all-friends-day-flatout-53 all-friends-day-flatout-55 all-friends-day-flatout-56 all-friends-day-flatout-57 all-friends-day-flatout-58 all-friends-day-flatout-60 all-friends-day-flatout-61 all-friends-day-flatout-62 all-friends-day-flatout-66 all-friends-day-flatout-67

 

Escort

No evento de 2016 houve uma presença maior deste clássico dos anos 80 e 90, mas as poucas unidades presentes representaram bem a casa: XR3 conversível, XR3 Fórmula e um tributo ao Escort Cosworth eram os destaques, junto com algumas unidades muito bem conservadas do MK5.

all-friends-day-flatout-3 all-friends-day-flatout-5 all-friends-day-flatout-7 all-friends-day-flatout-9 all-friends-day-flatout-39 all-friends-day-flatout-59 all-friends-day-flatout-63 all-friends-day-flatout-65

 

Focus e outros (fusion e picapes)

Não havendo bons exemplares de Focus, não teria como ser um evento de Ford: o hatch desenvolvido sob a tutela do gênio Richard Parry-Jones, nome por trás do desenvolvimento não só do Focus, mas também de nomes como Escort, Sierra, Ka, Fiesta, Puma e Cougar, até hoje é uma das referências absolutas de comportamento dinâmico. Entre os destaques, o projeto de Henrique Christófoli, da Focuspeed (que fabrica diversos componentes para o hatch), que conta com suspensão toda da Impacto, pneus Advan A048, barra estabilizadora do modelo Ghia na traseira e um belo e raríssimo para-choque dianteiro do modelo Zetec Collection europeu, além do aerofólio traseiro do RS…

all-friends-day-flatout all-friends-day-flatout-2

…e o carro do leitor e autor no FlatOut Milton Pecegueiro Rubinho, conhecido por sua tendência a andar de lado em algumas curvas em Interlagos! Seu motor é um 1.6 Rocam Flex com cabeçote retrabalhado, coletor dimensionado 4x2x1 e é gerenciado por uma Protune PR330. O carro ainda conta com amortecedores do SVT, molas Eibach Pro Kit e camber plate na dianteira para permitir o ajuste de cambagem pra pista.

all-friends-day-flatout-77 all-friends-day-flatout-78all-friends-day-flatout-24 all-friends-day-flatout-25 all-friends-day-flatout-26 all-friends-day-flatout-27 all-friends-day-flatout-28 all-friends-day-flatout-30 all-friends-day-flatout-48 all-friends-day-flatout-79 all-friends-day-flatout-80

O evento também contou com a presença alguns outros modelos, como Fusion, Courier, uma Ranger de geração atual toda customizada e uma outra unidade XL de terceira geração impecável, bem como uma rara perua Taurus.

all-friends-day-flatout-45all-friends-day-flatout-4 all-friends-day-flatout-31 all-friends-day-flatout-64 all-friends-day-flatout-74 all-friends-day-flatout-75

Matérias relacionadas

Honda CBX 1050: a moto com motor de seis cilindros que roncava como um Fórmula 1

Dalmo Hernandes

O F-Type mais rápido de todos, Evoque conversível e o novo Discovery 5: a Jaguar Land Rover no Salão do Automóvel

Dalmo Hernandes

Volkswagen terá rival para o Compass no Brasil, Montoya em Le Mans, Fusion perde 2.0 EcoBoost e mais!

Leonardo Contesini