A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Humor Projetos Gringos Vídeos

As melhores, as piores e as mais bizarras paródias da Gymkhana de Ken Block

Ontem (15) Ken Block lançou o nono vídeo de sua série Gymkhana. Achamos que a fórmula iria enjoar depois de tantos episódios mas, veja só, isto não aconteceu!

Pensando bem, como seria diferente? Ver um piloto absurdamente talentoso fazer manobras impossíveis em depósitos abandonados, fábricas desativadas e cidades desertas é sempre bacana. Tanto que não faltam produções inspiradas pelos vídeos de Block.

Alguns vídeos são até bem produzidos e executados, com pilotagem de primeira e entretenimento garantido. Outros são paródias, mesmo – na maioria das vezes, com orçamento e pilotagem inversamente proporcionais ao bom humor.

Sabendo disso, e aproveitando que Gymkhana 9 ainda está fresquinho, separamos algumas paródias nesta compilação. Aproveite!

 

Gympkhana

Boa parte do sucesso de Gymkhana tem a ver com a produção impecável, a potência dos carros e a pilotagem de Ken Block. Gympkhana, paródia feita pelo canal Car Bros, é muito bem produzido e… só. O piloto não é grande coisa, o carro é um Honda Civic Shuttle da década de 1980, com tração dianteira (ou integral) e, no máximo, um quatro-cilindros de 1,6 litro. Não é preciso muito mais do que isto, algumas estradinhas rurais nos EUA para fazer uma bela paródia de Gymkhana, e a produção caprichada só torna tudo ainda mais hilário!

 

Gymfarma

Nesta mesma onda, temos Gymfarma. O vídeo foi publicado em 2014 mas foi resgatado pela web ontem, com o lançamento de Gymkhana 9. O carro é um Subaru Impreza Wagon de primeira geração com motor 2.0. Se tem tração integral? Não sabemos – só sabemos que Jim Farma, o “piloto”, não está nem aí para o carro e bate em uma árvore na primeira curva. Aliás, também sabemos que a produção é uma porcaria. Ah, um dos obstáculos é uma boneca inflável. Precisamos falar mais alguma coisa?

 

Ken Block’s Gymkhana parody (Ford Fiesta)

Algumas paródias até tentam se levar a sério. Bem, ao menos um pouco. Este vídeo aqui até tem um Ford Fiesta com as cores da Monster Energy… mas é um Fiesta de segunda geração, com tração dianteira, motor a diesel (bem, ao menos é o que a fumaça preta que sai pelo escapamento indica) e 10% da potência do Fiesta ST de Ken Block. Perfeito!

 

Ken Box Gymkhana

Há dois anos, a Toys ‘R’ Us – maior rede de lojas de brinquedos dos EUA – criou “Ken Box”, uma paródia de Ken Block que pilota uma caixa de papelão com o antigo Fiesta do piloto impresso nas laterais (com a traseira do Subaru WRX do cara… vai entender). A caixa esconde o “carro” usado no vídeo: o Crazy Cart, um kart elétrico que esterça as rodas dianteiras em até 360°. Guia do do jeito certo, ele se transforma em uma máquina incontrolável de derrapagens. Ah, e ele foi projetado para crianças de até 9 anos, mas isto não impede os marmanjos de se divertir com ele.

E o negócio ficou tão divertido que, assim como acontece com a Gymkhana original, os caras fizeram o “Ken Box Gymkhana 2”.

 

Gymkhana 2.1

Esta aqui é uma paródia “oficial”, mas é bem divertida. Feito logo depois do clássico Gymkhana 2, de 2009, quando Block ainda pilotava um Subaru WRX, o vídeo traz uma perseguição ao melhor estilo “Tom e Jerry” entre o piloto acrobata e Rob Dyrdek, que pilota um kart customizado para parecer uma versão em miniatura do Subie.

 

Hora da pista x Fora da Pista

Lembra quando Vanilla Ice usou um sample de Under Pressure, clássico do Queen com a participação do eterno David Bowie, em Ice Ice Baby? O rapper americano diz até hoje que não é plágio, e que o pianinho no começo da música não é um sample. Não cola, não é?

Pois foi mais ou menos o que aconteceu quando este vídeo de divulgação para o Mitsubishi Lancer Evolution X, foi publicado. A ideia é bacana: mostrar que o Evo é um carro capaz de acelerar forte no asfalto ou longe dele. No entanto, o que chamou a atenção dos entusiastas foi o ronco do carro, extraído diretamente de Gymkhana 2. Sim, um Evo X com ronco de WRX STi! A falha não foi perdoada por nenhum dos dois lados da rixa, e mostra que é preciso tomar bastante cuidado na hora de “pegar inspiração” em outras fontes.

 

Gymkhana: The Epic Rig

O que é mais impressionante que uma sequência de acrobacias feitas com um carro? Uma sequência de acrobacias feitas com um caminhão de corrida, ora essa! Os caras da equipe holandesa Becx-TDS Racing que o digam: eles pegaram seu Man TGS 18.1100, equipado com um motor de 1.110 cv, e mandaram ver nos zerinhos, burnouts, drifts e saltos. Epic rig, indeed!

 

Micro Gymkhana

Esta paródia é uma da mais legais: totalmente inspirada em Gymkhana 6, incluindo obstáculos como a retroescavadeira, os Lamborghini Aventador e a bola de espinhos. Mas tudo foi feito usando uma versão em escala 1:18 do Fiesta ST que Ken Block usava na época, controlada por controle remoto. E não é que o cara manda bem? Em tempo: eis um caso em que o áudio dos vídeos originais seria bem aproveitado!

 

Control Day

Este já se tornou um clássico: Control Day é a paródia de Gymkhana feita pela equipe tcheca Trotina Rally Team. Eles são uma das equipes mais famosas de seu país, e ficaram ainda mais graças a Control Day O vídeo é fortemente inspirado na série Gymkhana mas, naturalmente, foi feito com uma fração ínfima do orçamento. E, se querem saber, nos atrevemos a dizer que isto deixa tudo ainda mais legal. Especialmente porque o cara ao volante, Petr Šimurda, corre com eles desde 2006 e é um piloto de mão cheia.

Não há obstáculos mirabolantes, tomadas espetaculares ou manobras absurdamente ousadas. Mas o negócio ficou tão bacana que os caras até já fizeram Control Day 2!

Matérias relacionadas

Como era pilotar um Opala da Stock Car na década de 1980?

Dalmo Hernandes

Games que marcaram a infância: Twisted Metal

Dalmo Hernandes

Gixxer Kart: o pigmeu assassino com motor de sport bike

Dalmo Hernandes