consistencia e uma qualidade muito admiravel em um automovel certos modelos duram anos ou mesmo decadas e melhoram a cada geraçao dito isto vez ou outra acontece um acidente de percurso e uma geraçao acaba saindo uma mer quer dizer aquem do esperado ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] perguntamos aos leitores quais eram as piores geraçoes de seus carros favoritos dando o chute inicial com o dodge charger o modelo classico dos anos 60 e 70 e um dos mais emblematicos muscle cars de todos os tempos e o seda atual e um carro bem interessante o charger hellcat e nada menos que seda produzido em serie mais potente do planeta com seus 717 cv agora o hatchback da decada de 1980 com visual quadradao e traçao dianteira sequer merecia ser chamado de charger se tivesse outro nome poderia ate ser um carro bacana o pessoal deu varias sugestoes bacanas mas vale o esclarecimento colocamos na lista apenas os carros mais queridos pelos entusiastas com pegada mais entusiasta que em determinado momento cederam seus nomes a modelos nitidamente piores e/ou mal recebidas pelo publico reestilizaçoes esteticas polemicas nao contam nesse caso tudo certo entao vamos a lista ford mustang ii [youtube id= kzhthx0p dm width= 620 height= 350 ] na boa este aqui e hors concours mesmo quem se esforça para enxergar qualidades em todo e qualquer automovel sem exceçao n e eu mesmo dalmo hernandes e incapaz de enxergar alguma coisa boa no ford pinto travestido de mustang que a ford começou a vender em 1974 argh os grandes culpados foram dois a crise do petroleo no ano anterior que minguou bastante o mercado de cupes esportivos; e os preços das apolices de seguro que tambem se tornaram um fardo para quem queria desempenho assim no inicio dos anos 1970 o publico ate queria comprar carros potentes mas nao era uma boa ideia o negocio era ser compacto economico e aparentemente sem graça ate dizer chega o mustang de primeira geraçao tinha crescido muito e afastava as pessoas por isso a ford teve a brilhante ideia de usar a plataforma do compacto pinto dificil nao lembrar da quinta serie nessas horas para o novo mustang que era um carro de visual pouco inspirado com motores de desempenho pifio para começar de cara nao havia v8 apenas um quatro cilindros 2 3 litros e 83 cv praticamente o mesmo do nosso maverick e um v6 de 2 8 litros e 97 cv o v8 so veio no fim de 1974 um v8 windsor com carburador de corpo simples e risiveis 140 cv dito isto o mustang ii ate que vendeu bem com cerca de 1 1 milhao de unidades vendidas entre 1974 e 1978 depois disto a situaçao melhorou e o mustang chegou a sua terceira geraçao a fox body que começou aos poucos a recuperar a reputaçao do pony car entre os entusiastas e ate começa a ganhar espaço como novo classico [gt40 content tag= muscle car widget= 1 ] porsche 911 996 falamos deste cara aqui ha pouquissimo tempo o porsche 911 996 que completou vinte anos de idade no ultimo dia 11 de setembro nao era um carro ruim e hoje em dia pode ser uma verdadeira barganha para quem quer comprar um nine eleven mais acessivel mas e uma geraçao polemica por diversas razoes porsche boxster 1996 porsche 911 996 1997 a primeira e mais obvia era o visual o 911 lançado em 1997 abandonou os farois redondos que acompanhavam o modelo desde 1973 e o novo design ficou carinhosamente conhecido como ovo frito mas mais do que descaracterizar o 911 os farois incomodavam por vir direto do porsche boxster modelo de entrada lançado no ano anterior a fim de conter custos a porsche nao ia muito bem das pernas na epoca mas a ideia de comprar um 911 com componentes de um modelo mais barato nao caiu muito bem isto sem mencionar a revoluçao do ponto de vista tecnico diferentemente do que havia acontecido ate entao o 996 nao trazia muita coisa dos modelos anteriores apenas o cambio e a suspensao eram parecidos com o 993 o motor agora era arrefecido a agua ficou mais eficiente e potente mas para os mais tradicionalistas perdeu em personalidade e simplicidade sem falar nos problemas cronicos com o primeiro motor como rachaduras nos cabeçotes e camisas de cilindro algo que so foi sanado em 2001 com uma atualizaçao mecanica o tempo contudo e o melhor curandeiro hoje em dia justamente por ser um renegado o 996 e um dos porsche com melhor custo beneficio para quem nao se importa com farois com formato de ovo frito volkswagen golf mk4 5 o golf pode nao ser um superesportivo mas e um carro bacana e sua versao gti e um icone entre os hot hatches e honestamente todas as suas geraçoes foram no minimo decentes bonitas bem acabadas e bem acertadas a quarta geraçao alias foi um belo salto em relaçao a terceira em termos de design qualidade de construçao e mecanica foi a primeira por exemplo a ter um gti sobrealimentado com um motor 1 8 turbo compartilhado com o audi a3 e entregando 150 cv entre 1998 e 2001 e depois 180 cv ate 2006 na verdade a inclusao do golf mk4 5 e a primeira exceçao deste post visto que nao se trata de uma nova geraçao e sim de uma reestilizaçao feita no brasil para o ano modelo de 2007 por questoes de custo a quinta geraçao apresentada em 2004 na europa nao foi lançada por aqui como hatchback o resultado um enjambre estetico que deu ao golf uma dianteira muito longa faros grandes demais e lanternas desproporcionais que invadiam a tampa do porta malas de um jeito que nao ficava muito legal ao menos o design muito bem acertado do interior foi mantido ainda que a qualidade dos materiais tenha caido um pouco a boa noticia o gti continuou sendo oferecido ate 2009 e quando saiu de linha seu motor 1 8 turbo entregava saudaveis 193 cv as demais versoes so foram sair de linha em 2014 com a chegada do golf mkvii que acabou ajudando a evidenciar como a gente estava atrasado golfisticamente saia uma plataforma dos anos 1990 com um motor concebido nos anos 1970 fica mais doido assim ne entrava a plataforma modular mqb o motor tsi o cambio de embreagem dupla e as assistencias eletronicas vale lembrar que o golf mk4 5 nao foi vendido so no brasil em 2008 o carro começou a ser exportado para o canada e vendido como city golf ocupando o segmento de entrada era um carro barato e havia apenas uma opçao de motor 2 0 8 valvulas 115 cv os canadenses nao curtiram muito e o city golf saiu de linha por la em 2010 [gt40 content tag= hot hatch widget= 1 ] mitsubishi eclipse cross eis aquele que para nos e um dos nomes mais tristes desta lista o mitsubishi eclipse cross voce que cresceu nos anos 80 ou nos anos 90 e via os jogadores de futebol comprando cupes esportivos bonitoes mesmo que tivessem traçao dianteira com os tres diamantes na frente sabe bem o que e um eclipse e isso ou isso ou isso aqui tambem e ate isso o mitsubishi eclipse lançado em 1989 foi desenvolvido pela mitsubishi em parceria com a chrysler em fruto de uma joint venture chamada diamond star motors batizada assim por conta dos emblemas das duas empresas sacado nao era um cupe de traçao dianteira ou integral com visual futurista e o mesmo motor usado no lancer evolution de 1992 o 2 0 turbo 4g63t entregando ate 195 cv [youtube id= ltx6r8v0uee width= 620 height= 350 ] a segunda geraçao de 1995 e considerada a mais bonita e foi a mais vendida seu visual era inconfundivel com muitas linhas sinuosas farois estreitos e uma bela lanterna traseira que percorria toda a largura do carro o motor mais potente ainda um 2 0 turbo entregava agora 227 cv a partir da terceira geraçao o eclipse deu uma decaida nao da para negar o modelo lançado em 1999 desenvolvido apenas pela mitsubishi trocou o 2 0 turbo por um v6 e o estilo limpo por algo mais agressivo com arestas vivas e vincos marcados o motor deixava a dianteira do carro pesada e o acerto da suspensao foi ajustado para um comportamento mais subesterçante visando atrair mais compradores normais alem dos entusiastas nao era dos melhores mas ainda era um eclipse e o mesmo pode ser dito da geraçao seguinte a quarta e ultima lançada em 2005 e vendida ate 2011 [youtube id= bmjvl2dwvmw width= 620 height= 350 ] as duas ultimas geraçoes do eclipse cupe haviam perdido a traçao integral e tinha um interior de visual bem mais conservador perdendo um pouco do apelo de import car dito isto ainda eram esportivos competentes e fieis a suas origens a lanterna que percorre toda a largura da traseira e a unica ligaçao com os modelos dos anos 80 e 90 o mesmo nao pode ser dito do eclipse cross crossover que foi lançado este ano e herdou o nome do icone noventista seriously o eclipse cross tem um quatro cilindros turbo de 1 5 litro e 163 cv que entrega seu torque maximo de 25 5 mkgf entre 1 800 e 4 500 rpm; e um 2 2 a diesel de 177 cv e 38 7 mkgf de torque a 2 000 rpm nao os dois motores ao mesmo tempo obviamente acoplados a uma caixa automatica de oito marchas e bem e isso nao deve ser um crossover ruim mas puxa vida precisava se chamar eclipse nissan skyline v35 um dos mais iconicos desta seleçao e sem duvida o nissan skyline desde 1968 quando foi lançado o primeiro de todos os gt r o nome skyline desperta paixoes em entusiastas do mundo todo ha quem o tenha visto competir nas corridas de turismo japonesas dos anos 1980 e 1990 ha quem tenha a sorte de morar no japao e encontrar um exemplar bacana do r32 r33 ou r34 mesmo que nao esteja inteiro ha quem so tenha tido contato com ele nos videogames e em gran turismo nao precisa dizer muito mais do que isto para explicar por que o skyline e um icone a versao gt r dos anos 1990 tem o emblematico seis em linha rb26dett entregando ate 400 cv dependendo da versao; traçao integral com diferencial eletronico para distribuir torque e um visual absurdamente cool em qualquer uma das versoes [youtube id= eoozkdymq7k width= 620 height= 350 ] e foi exatamente por ser um icone tao importante que o skyline surpreendeu a todo mundo quando em 2001 passou a adotar a plataforma do 350z e teve seu foco totalmente mudado nao havia mais seis em linha nao havia mais versao gt r embora existisse um cupe e sequer as lanternas traseiras eram quatro por causa disto o novo skyline conseguiu vender bem entre o grande publico especialmente nos eua onde foi vendido como infiniti g35 foi uma decisao mais inteligente embora a equipe de desenvolvimento da nissan tenha deixado claro que sua intençao era dar ao seda outro nome a adoçao do nome skyline veio de carlos ghosn entao presidente da companhia e hoje a frente da aliança renault nissan os entusiastas e preparadoras porem ignoraram solenemente o v35 nao e dificil de entender o carro simplesmente nao tinha mais apelo e havia passado a coadjuvante na linha em vez de halo car como era antes e foi assim com as duas geraçoes seguintes lançadas em 2007 v36 e 2014 v37 respectivamente o atual skyline e uma versao rebatizada do infiniti q50 e sequer traz um emblema nissan na grade triste [gt40 content tag= jdm widget= 1 ] volkswagen gol g4 tivemos de abrir outra exceçao aqui ok a gente sabe que o vw gol so tem tres geraçoes e que todos estes g sao estrategia de marketing da vw mas e que a involuçao do gol g4 em relaçao ao g3 e tao gritante que nao dava para deixar de fora sem falar que o gol e um carro bastante representativo com uma historia rica e admirado por muita gente especialmente em suas versoes especiais alem disso muita gente deu esta sugestao povo no poder mas vamos em frente o negocio com o gol g4 e o seguinte era 2005 e para nos ele deixa evidente que a volkswagen ainda tentava substituir o gol pelo fox que havia sido lançado em 2003 e ainda nao tinha emplacado como seu irmao perceberam a sutileza do trocadilho foi um periodo ruim para o gol que alem de perder em design recebeu tambem um interior mais pobre com plasticos de menor qualidade visual bastante simplificado e cada vez menos versoes ate restar somente o motor at 1 0 como sabemos o plano da vw nunca rolou o fox sempre ocupou um segmento superior e a volks conseguiu ir tocando o gol ha ha g4 ate 2008 quando a terceira geraçao de fato ou g5 foi apresentada nao era uma reestilizaçao profunda era um carro totalmente novo finalmente digno de ser considerado o sucessor do gol g3 tanto que esta a venda ate hoje ja como g7 e sem previsao de aposentadoria dodge dart nos eua o dodge dart ja foi um belo rabo de peixe lançado em 1959 e vendido em versoes seda de duas e quatro portas hardtop de duas e quatro portas perua de quatro portas e conversivel ficando assim ate 1961 ja foi um muscle car para as massas oferecendo visual legal e a opçao pelos motores v8 magnum 440 e hemi 426 em sua quarta geraçao que foi excepcionalmente longeva para a epoca oferecida entre 1967 e 1976 nos estados unidos e foi a geraçao que inspirou os dodge nacionais que eram todos baseados no dart americano que alias nao era nada mau aqui no brasil mesmo que fosse oferecida apenas com motor v8 318 5 2 litros era um carro esportivo de respeito o charger r/t tinha seus 215 cv brutos graças a taxa de compressao elevada 8 4 1 em vez de 7 5 1 que exigia gasolina de maior octanagem e um visual inspirado no charger americano que caia bem as linhas do dart a linhagem alias acabou por ultimo aqui o ultimo dodge v8 brasileiro foi lançado em 1981 e morreu vitima da nossa propria crise do petroleo que começou em 1979 e transformou o dart em um vilao beberrao pouco depois estes carros passaram a valer muito pouco e nao raro eram trocados por bicicletas e eletrodomesticos hoje sao carros que passam dos r$ 100 000 facilmente o mundo da voltas pois bem em 2013 os tempos eram outros a fiat comprou a chrysler em 2015 formando a fiat chrysler automobiles e o dart foi um de seus primeiros produtos feito com base na plataforma compact wide que tambem e usada atual cherokee desenvolvida pela fiat e dada de presente a chrysler o dart era um seda de traçao dianteira com motores quatro cilindros transversais e um estilo ate que bacaninha ele foi o primeiro seda compacto para os padroes americanos de traçao dianteira da dodge em oito anos o ultimo havia sido o dodge neon descontinuado em 2005 e bem que o dart poderia se chamar neon visto que o nome escolhido pela dodge foi recebido com pouco entusiasmo pelos fas do classico e na verdade seria o melhor neon de todos visto que o neon original nao era la aquelas coisas ate mesmo aqui no brasil onde o dart de traçao dianteira nunca teve a mais remota chance de ser oferecido so nao e mais revoltante porque o dodge dart foi um fiasco olhando para tras e analisando a situaçao fica claro que nao poderia ser diferente cara um dodge dart com motor 1 4 fire multiair o mesmo do 500 abarth e muita heresia [youtube id= uj tgkidfoy width= 620 height= 350 ] repetindo o dart nao era um carro ruim mas nao deveria se chamar dart ele nao vendeu nada e foi descontinuado em 2017 sem muito alarde em uma entrevista concedida ao autoblog o presidente da fca sergio marchione foi bem contundente ao avaliar o dart e o chrysler 200 seu irmao de plataforma posso te falar aqui e agora que tanto o chrysler 200 quanto o dodge dart por melhores que fossem foram os projetos menos recompensadores que fizemos dentro da fca nos ultimos oito anos nao sei de um investimento tao ruim quanto estes dois ouch confira tambem a segunda parte desta lista
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