FlatOut!
Image default
Car Culture

As propagandas de carro mais hilárias e inusitadas já feitas | Parte 1: anos 60 e 70

De modo geral, as propagandas de carros podem ser divididas em duas eras: antes dos anúncios da DDB para o Fusca, e depois deles. Como contamos neste post, no fim da década de 1950 a Volkswagen contratou a agência Doyle Dane Bernbach para criar a campanha de lançamento do Fusca nos EUA. Era uma missão árdua: os americanos, acostumados com sedãs full size de mais de cinco metros de comprimento, não estavam acostumados com aquele carrinho pequeno, com motor a ar na traseira e ares de brinquedo – que, aos olhos do mercado, tinha mais defeitos que qualidades. A sacada genial de Bill Bernbach, diretor criativo da DDB na época, foi justamente pegar os supostos defeitos do Fusca, assumi-los de forma transparente e transformá-los em qualidades. Ou melhor: convencer o público de que eram qualidades. O resultado disto: a primeira peça publicitária da DDB para a Volks, publicada em 1959 na revista Life, era surpreendentemente simples e quase auto-depreciativa: Think small – "pense pequeno" e