FlatOut!
Image default
Top Viagens e Aventuras Zero a 300

As “road trips” mais legais escolhidas pelos leitores do FlatOut

Neste último final de semana falei sobre uma de minhas road trips dos sonhos, que é ir de carro de Londres/Inglaterra até o Cabo de Kintyre, na Escócia, passando por Liverpool e pela Ilha de Man no caminho, e perguntei a vocês quais as suas viagens dos sonhos.

As sugestões, como sempre, foram centenas e variavam desde um passeio perto da sua casa até incríveis aventuras mirabolantes com supercarros (o que é legal também). Aliás, lendo as respostas acabei lembrando de outra road trip que eu havia incluído na minha lista: atravessar a Armênia a bordo de um Lada Niva. Mas isso é papo para outra hora.

69

O que interessa agora são as sugestões dos leitores, que foram combinadas nesta lista usando dois critérios: as cinco mais votadas e outras quatro escolhidas pela redação. Elas incluem roteiros relativamente baratos de se fazer, alguns roteiros não tão baratos, mas que podem ser feitos por qualquer motorista, e algumas sagas intercontinentais que só devem ser tentadas por viajantes experientes. Vamos lá?

 

Transfagarasansarangarsasaran

Wide_view_over_the_northern_Transfagarasan

A rodovia (espere um minuto, tenho copiar e colar o nome da Wikipedia) Transfăgărășan talvez seja o roteiro mais recente desta lista, e ficou famosa quando o antigo trio do Top Gear fez uma viagem de supercarros pela Romênia e percebeu que ela é tão panorâmica e sinuosa quanto o Passo Stelvio, porém com muito menos tráfego.

800px-Transfagarasan_twisty_road

Como Stelvio, a (ctrl+v) Transfăgărășan também é um “passo” (um trecho mais acessível que atravessa de uma cordilheira), e se estende por 90 km para ligar as regiões da Transilvânia à Wallachia, separadas pelas Montanhas (droga, preciso copiar e colar de novo) Făgăraş. A estrada foi construída em apenas quatro anos por ordem do ditador comunista Nicolae Ceaușescu, como forma de acesso rápido através das montanhas caso os Soviéticos decidissem que a Romênia deveria fazer parte da União Soviética.

Como toda estrada incrustrada entre montanhas, a Transfaragaragarnsaran tem variações bruscas de relevo e alterna curvas tipo hairpin com mini retas. Por estar em um país mais “alternativo”, o fluxo de veículos é significativamente menor que nos “passos” mais badalados como o Stelvio.

A sugestão é do leitor FocusMan, que esteve na Transfaragarasaran neste ano ao volante de um Focus ST. Belíssima pedida!

 

O caminhoneiro

Captura de Tela 2017-07-26 às 19.57.01

O leitor ElBigode fez uma sugestão inusitada: em vez de atravessar a Europa de Leste a Oeste, sua rota dos sonhos cruza o Velho Mundo de Norte a Sul, saindo de Oslo, na Noruega, atravessando a Turquia e chegando até Bandar Abbas no Irã. A máquina? Não é carro e sim um caminhão, o Scania 141 V8.

 

O fim do mundo

ushuaia-9

Ushuaia é a cidade mais austral do planeta, o que lhe rendeu o apelido de “Fim do Mundo” (algo que fará muito mais sentido se você acreditar na teoria da Terra Plana). Por estar geograficamente ligado ao Brasil, o destino é bastante comum entre os aventureiros do Sul do país, que partem do Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul e seguem em direção à Terra do Fogo em suas picapes, motos, jipes, Kombis e motor-homes.

ushuaia-2

Como o Real é mais valorizado que o dinheiro dos vizinhos do Sul, a viagem não é das mais caras, e as estradas combinam longas retas quase desertas a paisagens belíssimas e temperaturas geladas. Se for, não esqueça de fotografar tudo e mandar a história para o FlatOut. Só não vá fazer piada com a Guerra das Malvinas/Falklands. Nem aparecer por lá com as placas FKL-1982. A sugestão é do leitor Klein.

 

 

Initial D

c5e098a4fc9e82f53bf352ed0eeeddb59bdf28a98d5523a652572028df8cdac1

Já pensou conhecer as locações reais que inspiraram o anime/mangá Initial D? É exatamente a sugestão do leitor Kenji555, que vive no Japão:

Como fã de Initial D e morando no Japão, uma das viagens que eu gostaria de fazer é também uma das possíveis dentro da minha realidade.

Basicamente é fazer um tour pela região de Kanto no Japão, passando por todas as touges mostradas em Initial D, incluindo Akina, Akagi, Usui, Irohazaka, Happogahara, Hakone e todas as outras. E já aproveitaria que estaria ali por perto pra passar pela Shuto Kousoku em Tokyo, pelo Daikoku Futo em Yokohama e outros pontos que aparecem em Wangan Midnight. Yep, seria uma viagem focada em locais que aparecem em dois dos meus animes favoritos.

Não é algo tão impossível de se fazer assim, especialmente considerando o quão perto são os pontos, mas o objetivo mesmo seria fazer isso com um AE86. Ou pelo menos com o Today mais ajeitadinho.”

 

Andes/Atacama

Outros dois destinos bacanas que são bem acessíveis para os brasileiros são a Cordilheira dos Andes e o deserto do Atacama. O roteiro obviamente inclui as belas estradas planas e retas da Argentina antes de chegar às estradas perfeitas e desertas do Chile, e é um destino bastante comum para os turistas de Santa Catarina e Paraná.

A sugestão é do leitor FordGuy, que fez uma das variações do roteiro com sua família nas férias de verão:

e95eb763553cda13642539774b3051b607f4f26b0f53bf76db4a360998b315ec

Para quem procura uma road trip sensacional, e dadas as proporções, mais “tranquila”, recomendaria a que fiz com minha família em dezembro/janeiro. Saímos de Curitiba, ficamos um tempo em Mendoza/Argentina, depois Santiago/Chile, e por fim Deserto do Atacama e voltamos. O mapa marca todas as cidades em que paramos ao longo do caminho, para passar a noite. Foram 10.000 km em 23 dias.

 

Costa oeste italiana

Itinerario-Cost-Amalfitana-21

A Itália tem várias “costas”, mas a sugerida pelos leitores Lucas e Litcolt, é a porção sudoeste, voltada para o Mar Tirreno, que inclui a famosa Costa Amalfitana. O primeiro sugeriu percorrer todo o litoral Tirreno, saindo de Nice, na França, até chegar a Nápoles, na Itália.

Captura de Tela 2017-07-26 às 21.13.26

Já Litcolt começaria no ponto final de Lucas: “Sonho com o litoral italiano, passando por Nápoles, Pompéia, Sorrento, Positano, Ravello e finalizando na pequena cidade de Amalfi.

Captura de Tela 2017-07-26 às 21.15.10

A combinação de estradas sinuosas nas montanhas, com vista do oceano e as cidades históricas são uma combinação interessante pra se explorar com um típico roadster europeu, como o Triumph Spitfire e o Alfa Romeo Giulia Spider, embora um lado teimoso meu insista e conduzir um nababesco DBS nessa viagem.”

 

Panamericana

PanAmericanHwy

Pouca gente sabe (ou lembra), mas a estrada mais longa do mundo é a Rodovia Panamericana, que liga a Terra do Fogo ao Alasca, atravessando todo o continente Americano. Na verdade ela não é uma única rodovia, e sim uma série de rodovias locais interligadas ao longo de 30.000 km que permitem a viagem por terra entre os extremos do continente. Há somente um único trecho de 160 km em que a estrada é interrompida, exigindo que se faça por mar o percurso entre as cidades de Turbo, na Colômbia, e Yaviza, no Panamá.

E já que existe a possibilidade, seria um desperdício não aproveitá-la, não é? Foi exatamente essa a sugestão dos leitores Bruno M. de Albuquerque e Angelito. O primeiro gostaria de fazer o roteiro  original da rodovia, enquanto o segundo sugeriu voltar pelo lado do Atlântico.

 

Cannonball Style

Captura de Tela 2017-07-27 às 16.13.57

Quando se fala em road trip pelos EUA, as sugestões mais comuns são a icônica 101 na Califórnia e a lendária Route 66 ao longo de metade do país. Mas o leitor GT2010 optou por uma rota um pouco diferente: uma viagem de costa a costa inspirada pela Cannonball Run.

Já contamos a história aqui, mas em resumo, a Cannonball foi uma corrida ilegal organizada por um jornalista chamado Brock Yates em protesto contra a redução dos limites de velocidade. Yates queria demonstrar que a velocidade não era um problema se o carro estivesse em mãos hábeis. Por isso ele decidiu fazer uma corrida entre a Red Ball Garage, em Nova York até a Portofino Inn, na Califórnia. A regra era uma só: quem chegasse primeiro, ganharia.

Dan-Gurney-Brock-Gates-Cannonball-Run-in-California

Os vencedores conseguiram médias superiores a 160 km/h, mas é claro que você não vai e nem deve fazer isso — primeiro porque você não é Dan Gurney nem Brock Yates, e segundo porque você não quer ser um estrangeiro fazendo m*** no trânsito americano. O lado bom é que os EUA têm algumas estradas sem limites postados e outras em que os limites variam de 75 a 85 mph (120 km/h a 135 km/h). Além disso, a graça destas viagens que cruzam o país é justamente curtir calmamente cada quilômetro rodado.

 

European Route

Captura de Tela 2017-07-27 às 16.29.36

Uma variação da viagem caminhoneira do leitor ElBigode é a European Route, sugerida pelo leitor Eduardo Palandi. Ela também segue a direção Norte-Sul, porém em vez de partir de Oslo, ela inicia na E-75, no extremo norte da Noruega, seguindo em direção ao sul, passando pela Finlândia. Depois a rota passa por um trecho no Mar Báltico, antes de chegar à  Polônia, Eslováquia e Hungria. Dali, em vez de seguir para o Leste para entrar na Bulgária e chegar à Turquia, o roteiro continua em direção ao Sul passando pela Sérvia, Macedônia e, finalmente, Grécia.