A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
AutoZ

Atenção galera: a nova plataforma do AutoZ vem aí!

autoz2017-int

Três anos, o exato tempo que o FlatOut existe, é um enorme punhado de tempo na escala cronológica da internet. Mas o que dizer então de 17 anos? Em 1999, você ainda usava conexão discada por meio de provedores cujos softwares vinham naqueles CDs que acompanhavam revistas de games e informática. Naquele ano, Mika Häkkinen se tornava bicampeão a bordo do seu McLaren MP4/14, apenas dois pontos à frente de Eddie Irvine – Schumacher havia sofrido um acidente bem feio em Silverstone, lembra-se?

Em 1999 também começou a produção do Porsche 911 GT3 (geração 996) e da Ferrari 360… e também as atividades do AutoZ, como um site de conteúdo. Mais ainda, três anos depois eles se transformaram no primeiro e-commerce da área automotiva do Brasil – ou seja, em 2017, o AutoZ, patrocinador oficial da seção Project Cars, celebra 15 anos de experiência nesta área. Para existir por tanto tempo, não existe zona de conforto: é preciso estar atento às mudanças climáticas e virar o barco na primeira mudança de vento.

Às vésperas da estreia da novíssima plataforma do AutoZ, que trará não só um catálogo reformulado e uma série de novas funcionalidades e serviços, mas também uma interface totalmente reformulada, mais integrada e dinâmica, trocamos uma ideia com Henrique Cavalhieri, que está à frente do AutoZ há quatro anos (você conheceu toda a equipe neste post), para falar um pouco sobre o passado e, claro, sobre o futuro.

FlatOut!: O AutoZ começou em 1999 como uma revista digital, depois virou um “catálogo online” e, em 2002, migrou para o e-commerce. Como aconteceu essa transição? E porquê?

Henrique Cavalhieri: Em 1999 a ideia era experimentar a internet. O E-commerce engatinhava no Brasil e o foco era entender o mundo digital, as oportunidades de negócio possíveis e criar um novo canal de comunicação com o cliente. Na internet da época os portais eram os reis do tráfego, e, por isso, nascemos como portal. Com o passar do tempo, percebemos a oportunidade no comércio eletrônico que era sinalizada pelos próprios leitores. Eles queriam comprar os produtos que eram avaliados e apresentados.

Abaixo, temos uma tela de agosto de 2000, e na sequência, uma de fevereiro de 2003, quando o site já assumiu de vez a plataforma de e-commerce, mas ainda publicava notícias (AutoZ News). Note também a mudança no logo.

image001autoz2003

FO!: Nos quatro últimos anos, vimos uma explosão agressiva do uso de smartphones. Como isso afeta os e-commerces como o AutoZ? Quais são os desafios?

HC: O smartphone mudou nossa relação com o mundo. Estamos conectados o tempo todo, muitas vezes dependentes das informações online para dirigir, encontrar pessoas, lugares, e, é claro, nos comunicar e comprar. (Aposto que você esteja lendo essa entrevista do seu celular). Adaptar nossa base tecnológica antiga seria caro, demorado e ineficaz, pois havia muitas coisas que queríamos e precisávamos mudar. Por isso fizemos o novo site do zero, com nova base tecnológica, da SAP Hybris, tendo como base a navegação mobile, além de centenas de outras melhorias.

Abaixo: em 2008, o AutoZ ficou 100% focado no e-commerce, como é hoje

FO!: Quando falamos de carros, há uma infinidade de produtos, de car care a itens básicos de segurança. Qual a proposta do novo AutoZ para os clientes em termos de portfólio de produtos e conteúdo?

HC: Em primeiro lugar daremos um boost no portfólio. Os clientes podem esperar, nos próximos meses, mais marcas, mais categorias e, especialmente, uma infinidade de autopeças, dezenas de milhares mesmo. O conteúdo também vai ganhar sobrealimentação no nosso blog e nas redes sociais em 2017, com testes, avaliações, e um pouco dos bastidores da operação.

FO!: Como fica a logística de tudo isso, no sentido de distribuição, armazenamento e envios?

post-autoz-aniversario-equipe1autoz2017-equipe No alto, equipe do AutoZ em 2015 dentro de um dos centros de distribuição. Acima, equipe do AutoZ literalmente hoje!

HC: Nossa estrutura conta com 18 Centros de Distribuição, espalhados por vários estados. Com isso temos maior agilidade e menor custo. Claro que nem todos os CDs tem todos os produtos, isso aumentaria muito nossos custos de estocagem, mas investimos muito em tecnologia para processar os pedidos mais rápidos e escolher o CD mais rápido para despachar o pedido do cliente.

FO!: Quais são as principais mudanças que os clientes ou visitantes do site do AutoZ irão sentir na nova plataforma?

HC: Em primeiro lugar, o visual e a navegação foram inteiramente reformulados, bem como o sistema de busca de produtos e filtros. A versão mobile é outra novidade que, a gente sabe, os clientes esperavam há muito tempo. O site terá mais imagens, maiores e com mais detalhes, além de vídeos e da informação de em quais carros cada peça serve bem mais organizada. O tempo de carregamento das páginas vai cair pela metade, pelo menos. Isso tudo sem perder nosso DNA de atender bem, com cuidado e resolver os problemas do cliente quando eles aparecem. Isso não muda. Nossa empresa é feita de gente pra gente, só vamos melhorar a tecnologia da interface.

FO!: O cliente compra online, mas muitas vezes recebe um produto que necessita de instalação técnica. Como vocês trabalham esta ponte? Haverá alguma novidade neste sentido com o lançamento da nova plataforma?

HC: Claro! Vai ficar mais fácil de encontrar os instaladores parceiros, e, principalmente, vamos expandir essa base para mais regiões do Brasil e mais segmentos, como instaladores de som, acessórios e também autopeças. Atualmente nossa parceria se resume às redes DPaschoal e Top Service DPaschoal, mas isso vai mudar e crescer muito em 2017.

FO!: Fora esta parte de interface, experiência do usuário e fluxo de compra, haverá alguma novidade para os clientes em termos de benefícios no lançamento desta nova plataforma? Alguma promoção talvez?

HC: Os principais benefícios são um site melhor, mais rápido, agradável, mais fácil de usar e de comprar. As promoções continuam, é só ficar ligado no FlatOut! que elas aparecem!

Muito em breve faremos o unboxing desta nova plataforma do AutoZ, listando e explicando todas as novidades em detalhe. Abaixo você confere um pequeno teaser que eles nos mandaram. Clique nas imagens para ampliar. Note a nova distribuição das categorias e os filtros, muito mais ágeis e objetivos. Mas não é apenas um facelift de design: para colocar em termos automotivos, é uma nova geração, com powertrain de última geração. Mais produtos no catálogo, mais serviços disponíveis para o cliente, mais funcionalidades. Fique atento!

autoz2017-DptoIluminação autoz2017-DptoPneus autoz2017-Home

 

Dúvidas e sugestões: a hora é agora!

equipe-autoz

Não encontrou o item que você procurou? Quer sugerir novos produtos ou marcas para o catálogo do AutoZ? Quer saber como funciona o sistema de compras e de entregas? É só mandar bala nos comentários – a equipe do AutoZ está de prontidão para tirar suas dúvidas aqui mesmo!

Matérias relacionadas

Dia do consumidor + Outlet AutoZ: 50 itens com até 35% de desconto!

Juliano Barata

Volkswagen Passta, Chevrolet Cruez e Suzuki Smift: porque herrar é umano!

Dalmo Hernandes

A hora de trocar o seu pneu é agora: aquecendo os motores no AutoZ!

Juliano Barata