A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos Notícias

Audi lança nova A4 Avant no Brasil – e mantém as peruas vivas por aqui

Até não muito tempo atrás as peruas eram a escolha de nove em cada dez pais de família que procuravam combinar espaço e praticidade em um único carro que pudesse ser usado diariamente. Mas depois do advento das minivans e, mais recentemente, dos SUV compactos, as peruas estão em uma triste decadência e se mantém vivas graças à insistência de uns poucos fabricantes, que ainda as oferecem por aqui apesar da preferência generalizada pelos SUVs.

Entre estas fabricantes está a Audi, que tem uma grande tradição em peruas (especialmente nas esportivas como a já clássica RS2 e as desejáveis RS4 e RS6) e agora está lançando no Brasil mais uma opção para quem não abre mão de uma boa station: a nova geração da A4 Avant.

A4 Avant 5

A perua já está disponível nas concessionárias por preços que partem de R$ 188.000. Ela será oferecida em uma única versão, a Ambiente, equipada com uma nova variação do motor 2.0 TFSI, calibrado para produzir 190 cv e 39,8 mkgf (entre 1.450 e 4.200 rpm) e levá-la aos 100 km/h em 7,5 segundos e à máxima de 238 km/h.

A4 Avant 2

Apesar de parecer o mesmo motor 2.0 turbo de injeção direta também usado no Golf, Jetta, Fusca, Passat e TT, nesta nova geração do A4 ele recebeu sistema duplo de injeção de combustível, válvula wastegate elétrica, e um novo sistema de controle do comando variável de válvulas. A taxa de compressão também foi elevada, de 9,6:1 para 11,7:1, e o sistema de alimentação agora injeta o combustível na câmara de combustão a 250 bar.

A4 Avant 6

 

Pelos R$ 188.000 cobrados a Audi entrega a A4 Avant equipada com banco elétrico para o motorista, sistema start-stop, rodas de liga leve de 18 polegadas, sistema multimídia com GPS, Bluetooth e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, sensores de luminosidade e de chuva e bancos esportivos de couro. Os opcionais são teto solar panorâmico e três pacotes distintos: o S Line, que é um kit estético inspirado nos modelos esportivos da marca; o Assistance, que inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear (que move os bancos para proteger os ocupantes em caso de colisão traseira), monitoramento de ponto cego e câmera de ré; e o pacote Tech, que acrescenta Head-up Display e sistema de áudio Bang & Olufsen 3D com 19 alto-falantes.

A4 Avant 1

Em sua nona geração o Audi A4 Avant está 120 kg mais leve apesar de ter ficado maior que sua antecessora — são 4,73 metros de comprimento e 2,82 metros de entre-eixos, um aumento de 3 cm no comprimento e 2 cm entre os eixos. O volume do porta-malas também aumentou, ganhando 15 litros e chegando aos 505 litros. Por dentro, ela agora é equipada com o quadro de instrumentos digital “Virtual Cockpit”, além do sistema multimídia MMII.

A4 Avant 3

Além da A4 Avant, a outra perua vendida pela Audi atualmente é a RS6 Avant. As demais opções do mercado brasileiro são a Mercedes-Benz Classe C Estate, a Volvo V60, a Fiat Weekend, e a dupla Volkswagen SpaceFox e Golf Variant.

Matérias relacionadas

Audi TT quattro sport concept é um monstro alemão com motor 2.0 turbo de 420 cv

Dalmo Hernandes

650 cv e 322 km/h: este é o novo Cadillac CTS-V 2016

Leonardo Contesini

Brabus 850 6.0 Biturbo: o um sedã monstruoso de 850 cv e 148 mkgf que o mundo precisava

Dalmo Hernandes