A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Audi RS2: esta perua com tempero Porsche está à venda no Brasil

O brasileiro adora comprar carro preto — afinal, a cor facilita na hora de vender. Mas e se o carro preto for um Audi RS2 Avant, uma perua com tração integral, 315 cv e modificações feitas pela Porsche? Você o venderia? 

O Audi RS2 Avant é uma verdadeira lenda para fãs não só de peruas esportivas, mas esportivos em geral. Em 1994, Audi e Porsche se uniram em uma joint venture  e criaram uma perua de alto desempenho usando como base o Audi 80 Avant da geração B4.

O RS2 foi o primeiro carro da Audi a usar a sigla “RS”, e muitos o consideram o responsável por dar à marca de Ingolstadt sua reputação de criadora de veículos rápidos e práticos ao mesmo tempo — você pode levar toda a sua família (mais bagagem) para viajar em uma perua extremamente rápida e estável, graças ao motor potente e à tração integral Quattro.

audi rs2 (5)

O motor do RS2 é baseado no conhecido cinco-cilindros em linha de 2,2 litros e 20 válvulas turbinado que equipou algumas versões do Audi 100 e do Audi Quattro. A diferença é que a Porsche realizou extensas modificações, que incluem uma turbina maior, intercooler, bicos injetores de alta vazão, novo sistema de admissão e escape e módulo de controle Bosch. O resultado foi um motor de 315 cv a 6.500 rpm. Não é um número muito alto para os padrões atuais, mas estamos falando de uma perua de 20 anos atrás com mais de 300 cv! O conjunto levava o RS2 de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, com máxima de 262 km/h, mas não é só isto: um teste da Autocar revelou que o 0-50 levava menos de 1,5 segundo — mais rápido do que o McLaren F1. Ninguém usa esta medida como parâmetro para nada, mas não é impressionante?

Os responsáveis por levar a força para as rodas eram uma transmissão manual de seis marchas e o sistema tração integral Quattro com diferencial Torsen.  Freios e suspensão também foram desenvolvidos pela Porsche, embora o sistema de freios ABS permanecesse original Audi. Os freios nas quatro rodas usam discos ventilados Brembo, e a suspensão é mais firme e 40mm mais baixa do que a de um Audi 80 comum.

audi rs2 (2)

Com seu desempenho matador, era justo que o RS2 recebesse um visual diferenciado. O body kit é mais agressivo, há emblemas Porsche espalhados pelo carro, as rodas são Porsche e havia a belíssima opção de pintura Azul Nogaro. O interior sisudo do 80 ganhou ares mais esportivos com forração em couro preto, volante menor, de três raios, detalhes em fibra de carbono e bancos Recaro. É um ambiente de trabalho bem agradável, se querem saber.

O Audi RS2 preto 1995 das fotos é um dos cerca de 60 RS2 que foram importados pelo Brasil. Aparentemente impecável, o carro está anunciado por R$ 82.900, com a promessa de que foi “revisadíssimo” e totalmente original. Como é preta, passaria desapercebido por quem não sabe que esta é uma perua Audi-Porsche de 315 cv se não fosse pelas rodas. Sinceramente, é nosso tipo de carro.

O preço está um pouco além do que se costuma pagar por um RS2, que custa em média R$ 75 mil, mas o estado de conservação excepcional talvez justifique o valor a mais. Você levaria este carro para casa?

audi rs2 (4)

audi rs2 (3) audi rs2 (6)

[ Julio Raridades ]

Dica do leitor Marco Marinelli


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o proprietário.

Matérias relacionadas

Um dos 306 Audi S2 sedã que existem no mundo está à venda no Brasil

Dalmo Hernandes

Perua ou sedã? Esta dupla de Honda Accord dos anos 90 está à venda

Dalmo Hernandes

À venda: este GT Malzoni é o mais próximo de um zero-quilômetro que você vai encontrar

Dalmo Hernandes