FlatOut!
Image default
Car Culture História

Audi Sport Quattro RS 002: o protótipo secreto para uma categoria de rali secreta que nunca aconteceu

No início da década de 1980, a Audi revolucionou o WRC, o campeonato mundial de rali, ao apresentar-se com o Audi Quattro que, com turbos e tração integral, estabeleceu um novo padrão de desempenho à competição e forçou todo mundo a se mexer. E eles se mexeram: já em 1984, as outras equipes tinham desenvolvido protótipos de motor central-traseiro extremamente rápidos. Era o auge do Grupo B, introduzido pela FIA em 1982 e certamente o mais popular entre os fãs de rali até hoje — até mesmo os que nem haviam nascido. Carros como o Ford RS200 eram criados pensando nos estágios de rali, e só ganhavam versões de rua para fins de homologação. A tração integral, que havia garantido ao Audi Sport Quattro a dominância até 1982, já não era mais exclusividade — e agora o motor dianteiro representava uma desvantagem em dinâmica. No fim de 1985 a Audi tentou contornar estes problemas com a versão E2 do Sport Quattro. Com motor de c