A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Automobilismo Virtual

Automobilismo Virtual para PNE, novas pistas no RaceRoom e rFactor 2, novos carros no Project CARS e Assetto Corsa e muito mais

Caros pilotos virtuais! Bem vindos ao SimRacer House, a nova seção semanal do FlatOut integralmente dedicada ao mundo do automobilismo virtual em todo o seu espectro – do Gran Turismo ao iRacing, do Forza ao Assetto Corsa! Notícias, lançamentos de mods, softwares e hardwares (de volantes a placas de vídeo), atualizações, campeonatos, recordes, você irá encontrar tudo aqui. Acelere conosco!

banner_3wide_flatout
youtube_3wide
facebook_3wide


3wide

 

Automobilismo Virtual adaptado para portadores de necessidades especiais

wheel3

Se tem algo que torna o Automobilismo Virtual apaixonante é sua capacidade de incluir e nivelar em um mesmo grid amantes da velocidade com diferentes características. No próprio 3Wide, alguns anos atrás, Benhur Silva competiu juntamente com os demais. Ele é um piloto virtual tetraplégico que competia em um cockpit adaptado. Assim como ele (e inspirado por Alessandro Zanardi), tantos outros pilotos virtuais com algum limite a mais se aventuram em segurança acelerando nas pistas virtuais por todo o mundo.

Isso levou a Simability, fundada por Glenn Sidman, a produzir equipamentos focados em pilotos virtuais portadores de necessidades especiais, viabilizando o Automobilismo Virtual a todos com desafios físicos.

wheel2

A Simability desenvolve adaptações de controles para SRW, Logitech, Thrustmaster e Fanatec. Um de seus principais produtos é o GT Style Ring Hand Control. Atualmente, a 2ª geração do produto está em desenvolvimento para Thrustmaster T300/TX//T500 e Logitech G27. Glenn também planeja desenvolver a solução para o Fanatec ClubSport e a previsão é que seja lançada na metade desse ano.

wheel1

Custando por volta de R$ 1.000,00 (mais o frete), a 2ª geração contará com mais opções de controle do que a 1ª, que podemos observar nas imagens que ilustram esse texto. Glenn Sidman revelou que além dessas unidades produzidas, ele planeja fazer um tutorial de como montar seu próprio kit, para que cada um construa seu próprio adaptador e desfrute da experiencia de simular um carro em casa.

 

Fusca apimentado em breve no Assetto Corsa

fucao

Tivemos o privilégio de testar a versão de desenvolvimento do monstrinho acima, em imagem de José Roberto Pereira, feito por Vitor Ferreira da Bravos Motorsport, exclusivamente para a GFox.

Trata-se de um Fusca preparado numa combinação surreal. Algo que somente os simuladores poderiam nos permitir experimentar facilmente. O mod em desenvolvimento para o Assetto Corsa traz o guerreiro alimentado por um motor flat 4 cilindros turbinado do Boxster 718 S de 2.5L entregando 350hp a 6.500 giros, gerando uma relação peso/potência de 1.98kg/hp. A relação do 718, para efeito de comparação, é de 3.87kg/hp. O mais interessante é que o soco do torque chega já a partir de 1.900 giros com 420Nm. Um Fusca 1600 tem 57jp e 35Nm de torque. Em outras palavras, um verdadeiro demônio da Tasmânia nas pistas virtuais.

Para segurar o animal enfurecido na pista, freios de corrida e pneus slicks, compensando a falta de grip aerodinâmico da carroceria original. Em linha reta, o carro parece flutuar na pista, rente ao asfalto, como um projétil rasgando o ar. Mas em curva, um simples vacilo nos pedais de um condutor desatento e o entre-eixos curto e a rápida transferência de peso cobram seu preço com uma rodada sem volta, tornando um piloto passageiro e obrigado a ver a pista na contra-mão.

Em suma, um carro divertido, desafiador e uma combinação quase proibida para menores. Ainda sem previsão de lançamento ao público, ficaremos de olho, porque sabemos que muita gente aqui na Simracer House vai querer brincar nesse pequeno apimentado, ainda mais quando ganhar um certo “German Look”.

 

Project CARS ganha mod do Nissan GT-R Nismo GT1

nismo1b

A equipe Machine Dojo Modding lançou o mod 2010 Nissan GT-R Nismo GT1 para Project CARS. O Nissan GT-R Nismo GT1 é o segundo modelo para o mod MDM 2010 FIA GT1 World Championship. Além do já lançado Lamborghini Murcielago R-SV GT1, para completar o pacote junto com o Nissan GT-R Nismo GT1, a Machine Dojo Modding lançará mais 4 modelos: Maserati MC12 GT1, Aston Martin DBR9, Matech (Ford) GT GT1 e Chevrolet Corvette C6.R GT1.

nismo3

Assim como o lançamento anterior, este modelo é uma conversão autorizada do modelo 3D do Shift 2 Unleashed da Slightly Mad Studios. Os modelos originais receberam novas texturas e algumas edições no 3D.

nismo2

Nismo é a divisão de performance e esporte a motor da Nissan. Eles desenvolveram o Nissan Nismo GT-R GT1 baseado na versão de rua do Nissan GT-R adaptado às regras do Mundial de GT1 da FIA, existente entre 2010 e 2012. O GT1 da Nissan de 1.360kg produz 997,9kg de downforce na velocidade máxima impulsionado por um V8 preparado naturalmente aspirado de 5.6L que entrega 600hp. Em 2012 a GT1 transformou-se na FIA GT Series com competições apenas de GT3. O Nismo GT1 foi convertido no GT-R Nismo GT3 utilizando um V6 bi-turbo de 3.8L. Para baixar o mod, acesse aqui a página dos desenvolvedores.

 

Assetto Corsa recebe hotfix para versão 1.11.4

achotfix

Kunos Simulazioni lançou um novo hotfix para a versão PC do Assetto Corsa. Essa pequena atualização ajustou alguns sons e parâmetros de física em alguns carros e adicionou um nova pintura para o Porsche 911 GT3 R.

Aproveitando a oportunidade, em relação aos consoles, a Kunos Simulazioni divulgou que como parte da próxima atualização para PlayStation 4 e Xbox One, os pilotos virtuais terão 40 Eventos Especiais para os DLCs Red Pack, Porsche Pack Vol. 2 e Porsche Pack Vol. 3. Nenhuma data foi divulgada, mas ficaremos espertos!

 

Raceroom anuncia duas novas pistas não tão novas assim

rre

Na última semana, Sector3 Studios anunciou estar trabalhando em Karlskoga Motorstadion e Mantorp Park. O estúdio oriundo da Simbin se sentiu a vontade em trazer para o publico mundial pistas regionais suécas, aproveitando do já conhecimento da antiga comunidade do STCC (campeonato suéco de turismo) desenvolveido pela Simbin.

rrc

Também sem data divulgada, ao que tudo indica o Sector3 está preparando o terreno para uma leva de reaproveitamento e atualização do conteúdo da Simbin.

rrb rra rrd

 

Las Vegas Motor Speedway já está disponível para rFactor 2

la4

O modder machine lançou um novo oval para rFactor 2, nos trazendo o Las Vegas Motor Speedway. O oval de 1.5 milha localizado nos arredores de Las Vegas é um excelente palco para corridas de Nascar e Indy, ambas realizadas pelas respectivas categorias reais nesta pista. Vale ressaltar que o modder avisa que a pista é para uso online, deixando claro que a IA da pista ainda requer um ajuste para uso offline.

Para baixar Las Vegas Motor Speedway, acesse aqui a Comunidade Steam.

la3 la2 la1

 

2015 Audi R8 GT3 disponível para Assetto Corsa

r8

AGU Modding lançou o 2015 Audi R8 GT3 para Assetto Corsa, trazendo um novo modelo GT3 da atual geração para a simulação. Baseado no modelo foi pela Shadowworks e sons captados pelo Fonsecker, a primeira versão do mod será melhorada em lançamentos futuros com mais características como o aprimoramento da física, gráficos interiores e outras detalhes.

Introduzido em 2015, a segunda geração do Audi R8 GT3 substituiu o consagrado R8 GT3 LMS multi campeão de corridas de GT3 ao redor do mundo desde 2009. Para baixar o Audi R8 GT3, acesse aqui.

 

DiRT Rally ganha atualização para Playstation VR

dirtrally1

Codemasters anunciou que a versão para PlayStation 4 do DiRT Rally será compatível com o Playstation VR. A atualização será lançada tanto como uma DLC para os atuais proprietários do jogo como uma nova versão do jogo, dando aos pilotos virtuais de console a possibilidade de unir-se aos pilotos virtuais de PC na experiência de pilotar ao longo dos estágios de rally utilizando Realidade Virtual.

Paralelo à funcionalidade de Realidade Virtual, a atualização introduzirá uma nova característica cooperativa dando a um segundo jogador o papel de co-piloto, usando o controle Dualshock do PlayStation 4. Também sem data para lançamento da nova versão, por enquanto apenas é possível conferir as prévias abaixo usando o headset de Realidade Virtual do PlayStation 4 e um novo trailer.

dirtrally3 dirtrally2

 

Nota: A Comunidade do Automobilismo Virtual no Brasil possui diversos Clubes e Ligas independentes. Neste espaço, iremos divulgar o máximo possível os campeonatos online e eventos realizados seguindo uma ordem alfabética nos resumos e uma ordem cronológica na agenda de eventos. Qualquer Clube, Liga, Equipe e Piloto Virtual pode nos enviar seu release (via Portal do 3Wide) para divulgarmos semanalmente aqui no Flatout.

 

Cockpit Extreme Racing Challenge 2017

extreme_challenge

Para os amantes do Automobilismo Virtual, 2017 começou com uma grande evento: Cockpit Extreme Racing Challenge 2017. Os melhores pilotos virtuais e profissionais (como Raphael Abbate, Marcos Gomes e Marconi Abreu) formarão um grid para uma disputa emocionante do inicio ao fim. Serão 30 pilotos, divididos entre profissionais e virtuais em busca de um grande prêmio.

Os pilotos virtuais terão que participar de uma seletiva para conquistar o seu lugar na grande corrida. O evento será disputado dia 17 de Fevereiro a partir das 20h30 e terá a narração de Ivan Zimmermann (ex BandSport) com transmissão ao vivo pelo Youtube. Em breve traremos novidades sobre a seletiva para que todos tenham a oportunidade de garantir sua vaga.

Matérias relacionadas

Campeonatos de Gran Turismo Sport sancionados pela FIA, a primeira equipe profissional de Automobilismo Virtual, pilotos da F-E em corridas virtuais e mais!

Andrei Fonseca

Gran Turismo Sport adiado, Ride 2 em Outubro, Le Mans no iRacing e mais!

Andrei Fonseca

Andre Bragantini Jr treina em simulador profissional, rFactor 2 muda de casa, The Crew gratuito e muito mais!

Andrei Fonseca