Ayrton Senna fora das pistas: os carros de rua do tricampeão

Dalmo Hernandes 21 março, 2015 177
Ayrton Senna fora das pistas: os carros de rua do tricampeão

Todos sabem quais eram os carros que Ayrton Senna pilotava quando conquistou seus três campeonatos de Fórmula 1: os McLaren MP4/4, MP4/5B e MP4/6 — em 1988, 1990 e 1991, respectivamente. Isto sem falar nos carros que não deram a ele títulos, mas também garantiram suas 41 vitórias ao longo de dez anos, caso dos Lotus 97T, 98T e 99T

Contudo, para homenagear Ayrton Senna neste dia 21 de março de 2015, quando ele completaria 55 anos de idade, decidimos falar dos carros que — ao menos alguns deles — o deixavam mais próximos de nós, entusiastas: seus carros de uso pessoal.

E não estamos falando apenas dos esportivos lendários que, na condição de um dos maiores pilotos de Fórmula 1 do planeta no auge da carreira, Senna podia comprar (ou até ganhava, como veremos), mas também de carros bem mais comuns, que alguns de nós, fãs, até já dirigimos ou tivemos. Apesar de ser praticamente uma divindade hoje em dia, quando estava vivo Ayrton era um verdadeiro entusiasta, que sabia apreciar as qualidades de cada um dos automóveis que dirigiu fora das pistas.

Nós vamos conhecê-los um pouco melhor agora.

 

Escort XR3

Formula One - Ayrton Senna at Home

A relação de Ayrton Senna com a Ford começou cedo quando, no início dos anos 80, ele competiu na Fórmula Ford 2000, conquistando os títulos do Campeonato Britânico e do Campeonato Europeu em 1982.

A Ford do Brasil, na época, aproveitou o sucesso do jovem Ayrton para contratá-lo como garoto propaganda do Corcel II à álcool, em 1983. Na peça, Senna dizia que, no Brasil, dirigia um Corcel II a álcool e que estava muito satisfeito com a economia do carro.

carros-senna (4)

No ano seguinte, porém, Senna ajudou a vender algo que combinava mais com ele: o recém-lançado modelo esportivo da Ford: o Escort XR3 que, com motor de 1,6 litro e 83 cv, rodas de 14 polegadas, faróis auxiliares e aerofólio, se tornou um dos carros mais desejados pela juventude.

Formula One - Ayrton Senna at Home

Naquele mesmo ano, Senna teve um XR3 prata (provavelmente um presente da Ford) e, em outra ocasião, foi fotografado saindo de um XR3 vermelho.

carros-senna (1)

 

Mercedes-Benz 190E 2.3-Cosworth

carros-senna

Ainda em 1984, o circuito de Fórmula 1 de Nürburgring — baseado em partes do antigo traçado do Südschleife — ficou pronto para receber corridas de Fórmula 1 e foi inaugurado com uma corrida promocional realizada pela Mercedes-Benz, que também aproveitou para divulgar o 190E 2.3-Cosworth, seu especial de homologação para o Campeonato Alemão de Carros de Turismo, o DTM.

carros-senna (8)

Como já contamos aqui no FlatOut, a corrida foi disputada por diversos pilotos de renome da Fórmula 1, incluindo nove campeões (Jack Brabham, Phil Hill, John Surtees, Denny Hulme, Niki Lauda, James Hunt, Jody Scheckter, Alan Jones e Keke Rosberg)  e jovens promissores como Ayrton Senna, que estreava naquele ano pela Toleman. Senna venceu a corrida e, como prêmio, levou para sua casa na Inglaterra um 190E Cossie novinho em folha. Segundo relatos da época, Senna gostou muito do carro e o usou com frequência em seus primeiros anos na F1.

Senna ainda teria sido dono de outros Mercedes: há uma foto do brasileiro ao lado de um 500SEC, tirada no Reino Unido ainda nos anos 1980; e um conversível SL600 – com um V12 de 390 cv – que foi comprado por Ayrton Senna no início dos anos 1990, ficou exposto por algum tempo no antigo Museu da Ulbra, no Rio Grande do Sul. De acordo com o Estadão, o irmão de Ayrton, Leonardo Senna, conta que o piloto também tinha um Mercedes 300TE no Brasil, no início dos anos 90.

carros-senna (12) carros-senna (13)

 

Honda NSX

carros-senna (6)

Não é segredo algum que Senna participou do desenvolvimento do Honda NSX. Há quem diga que o piloto brasileiro foi crucial no aperfeiçoamento das qualidades dinâmicas do carro, enquanto outros acreditam que não passaram de palpites no acerto da suspensão de um dos modelos de pré-produção. É indiscutível, porém, a intimidade que Senna tinha com o esportivo — demonstrada em vídeo em mais de uma ocasião.

Ayrton e a Honda eram bastante próximos, visto que a Honda começou a fornecer motores para a McLaren na Fórmula 1 em 1988, exato ano em que Senna foi contratado pela equipe britânica. Por isso, Senna ganhou da fabricante um NSX vermelho, com placa SX-25-59, que ficava em sua casa em Portugal. É o carro mais famoso, e Senna foi fotografado com ele várias vezes.

???

Contudo, Senna tinha outros dois NSX. O primeiro, preto com interior de couro preto, foi encomendado pelo piloto no Brasil e foi registrado com a placa “BSS-8888” — de “Beco” (apelido de infância de Ayrton) Senna da Silva, campeão de 1988. O outro, idêntico ao carro que tinha no Brasil, foi lhe dado de presente pelo empresário, amigo e mentor Antonio Carlos de Almeida Braga, mais conhecido como Braguinha, para que Senna o utilizasse quando ficasse hospedado em sua propriedade em Sintra, a cerca de 15 km do Autódromo de Estoril.

nsx senna (1)

Este último foi leiloado pela Silverstone Auctions em janeiro do ano passado e, curiosamente, não atingiu o valor mínimo para ser arrematado.

 

Porsche 911 Carrera Cabriolet 3.2

porsche-911-senna (1)

Aparentemente, Braguinha já havia presenteado Senna com outro carro antes: em 1987, presenteou o piloto com um Porsche 911 Carrera Cabriolet 3.2 (equipado com um flat-6 de 3,2 litros e 207 cv), na cor prata. Ao contrário do NSX, porém, o Porsche ficava no Brasil e era usado por Senna de vez em quando.

porsche-911-senna (2)

Ao longo dos anos, o Porsche trocou de mãos algumas vezes até ser comprado por um colecionador português na virada da década de 2010. À esta altura, algum dos antigos proprietários o havia pintado o carro de amarelo para homenagear seuilustre dono. De acordo com a edição de junho de 2011 da revista Porsche&PW, o carro seria restaurado e voltaria a sua cor original em pouco tempo.

 

Audi S4 Avant

carros-senna (5)

O envolvimento de Senna com a Audi foi além da admiração pelos carros da marca. Por 11 anos, de 1994 a 2005, a Senna Imports foi responsável pela atuação da marca de Ingolstadt no Brasil. O acordo foi formalizado em 1993 e as importações dos veículos da Audi para o Brasil começaram em março do ano seguinte.

carros-senna (2)

Senna morreu no dia 1º de maio de 1994, mas ainda teve tempo de usufruir de um dos primeiros carros que vieram para o Brasil através de sua empresa: uma S4 Avant 1994, equipada com V8 de 4,2 litros e 280 cv, câmbio manual e tração integral quattro.

senna-s4

O carro, que tem pouco menos de 5.000 km rodados, atualmente fica exposto no Audi Lounge, em São Paulo, mas dá suas saídas ocasionais para não ficar fora de forma – como no episódio mais recente do programa Acelerados, que também comemora os 55 anos de Senna e traz Rubens Barrichello ao volante da perua esportiva.

 

Os outros carros

Aryton Senna Alfa Romeo alfasud

Senna em seu Alfasud 1500Ti

Existem, ainda, outras histórias envolvendo os carros de Ayrton Senna. Wagner Gonzales, um dos colunistas do excelente Autoentusiastas, conta que seu primeiro carro quando morou na Inglaterra foi um Alfa Romeo Alfasud 1500Ti que pertenceu a Chico Serra e Ayrton Senna.

FlatOut 2015-03-21 às 15.37.42

Além disso, a apresentadora Adriane Galisteu, que foi namorada de Ayrton Senna por um ano e meio – até sua morte, em 1994 – ganhou dele, como presente, um Uno Mille Electronic 1993 zero-quilômetro. Ela conta, em seu livro “Caminho das Borboletas – Meus 405 Dias ao Lado de Ayrton Senna”, que queria comprar um Uno usado, mas Senna decidiu surpreendê-la com um carro novo e entregando-o a ela com flores no capô e a placa “DRI-7770”.

  • 3=6
  • Guest

    Embora pouquíssima gente saiba, Senna também tinha um Versailles. Ele gostava do carro porque além de ser um ótimo carro, era discreto pra usar no dia a dia.

  • Leonardo Campos

    Embora pouquíssima gente saiba, Senna também tinha um Versailles. Ele gostava do carro porque além de ser um ótimo carro, era discreto pra usar no dia-a-dia.

    • Frank Rock

      cara de “pqp, da onde saiu esse tanto de gente bem na hora do rolê que eu ia dar com ela, e hj ela tinha prometido q ia passar a marcha”

  • Bruno

    Essa imagem.

  • Patrick Galera

    A S4 aparece com o emblema 4.2 na tampa traseira no vídeo do acelerados, então acho que o 2.2 na reportagem saiu errado.

    • Bruno Faviano

      Sim, ela é 4.2, bem visto

  • Wellington Sandra Lima

    CHOREI horrores agora … Senna forever !!!!!!!!!!

  • Barba

    Ok, sem preonceitos nem conceitos, nem nada, agora o cara era milhonário, ela mora no prédio do Jô, um patha prédio em Higienópolis, e o cara ME DA UM “Uno Mille Electronic 1993 “, TENHA PACIÊNCIA NÉ …

    http://flatoutcombr.c.presscdn.com/wp-content/uploads/2015/03/FlatOut-2015-03-21-%C3%A0s-15.37.42.jpg

    • Leonardo Mendes

      Poxa, pra quem tava com a ideia de comprar um Uno usado… imagina receber um zero km com flores no capô e placa escolhida a dedo.
      Pra ela foi um desbunde.

      • Buga

        exatamente, eu tbm ficaria alucinado se o senna aparecesse com um uno 0km de presente pra mim hahahha

        é cada uma, desmerecer um ato desses.

        • DI ZAZZO

          Eu teria certeza de estar alucinado se o Senna aparecesse hoje e me desse um carro 0Km… kkkkkkkkkkkkk

          • Angelo_Jr

            eu daria um tiro na cabeça dele, zumbi perto de mim quero não!!!!

        • CezarGti

          UNO ZERO…
          perco o amigo mas não a piada,kkk

    • Caio

      Hoje ela é uma patha que mora na Av. Higienópolis e tem um MINI…

      • DI ZAZZO
        • Marcelo Toyofuku
          • DI ZAZZO

            Tenho que puxar a sardinha, eu tenho um…

          • Marcelo Toyofuku

            http://25.media.tumblr.com/tumblr_m1zveac7nl1qiaw7xo1_500.jpg

            Não posso falar muito, porque não tenho carro.

          • DI ZAZZO

            Relaxa véio, e vai por mim, quando for comprar, compre o que você gostar, não vai na dos outros, eu nunca fiz isso, acho que não tem nada pior que pagar todo mês (se for financiado) por algo que é pelado, desconfortável e você não aguenta olhar ou dirigir, mas é “barato” de manutenção e bom de revenda.

          • Gilberto Batista de Sousa

            Mano, quando for comprar, compra um Chevette… kkkkkkkkkk

        • Leandro Corbó Filho

          ainda sou mais o mille

          • DI ZAZZO

            Pelo valor histórico desse aí sim…

            Mas pelo conforto e equipamentos que o china tem, não dá para comparar, fora o motorzinho Toyota que anda bem e é econômico.

            Eu adoro FIAT, tenho um Tipo a mais de 10 anos, é um tesão, mas se ainda não andou em um Lifan, ande, vai te surpreender, eu era meio com o pé atrás, mas como paguei barato, aproveitei e comprei para ter uma opinião formada, e me surpreendeu positivamente. Custo x Benefício excelente.

        • Diogo Rengel Santos

          Lifan??????? Jesus, que decadência….

          • DI ZAZZO

            Tá me tirando véio… kkk

          • Diogo Rengel Santos

            orra meu, sério que vc gosta dele??? Eu acho este carro todo errado, e este é apenas um dos problemas.

            http://cambalacho.com/wp-content/uploads/2011/04/Lifan-320.jpg

          • DI ZAZZO

            kkkkkkkkkkk

            Eu falo que tem um palhacinho no painel, mas aí já é demais.

            Mas o carrinho é bom mesmo, não troco por Gol, Uno novo, Celta e afins. Até porque além de mais equipado, anda mais que eles de final.

          • Barba

            Caraca, imaginei uma carinha feliz nesse lugar… Q RIDÍCULO

          • saosao

            Era melhor ter continuado com o Uno!

      • Barba

        ela tinha uma vogue com placa dri tbm, n sei se vendeu

      • Eduardo Fujiwara

        ela também tem um Hummer que não reparei se é um H2 ou H3

      • Marco

        Dizem as más linguas que antes ela já era uma patha…

    • Caio Henrique

      Vc queria que ele desse um NSX pra uma mina de 19 que mal sabia dirigir? Regra numero 1 de relacionamentos: não de para sua namorada presentes que possam mata-la kkk

      • NightRider

        Nunca de um gato para sua namorada então hahahaha

    • NightRider

      Em 93 ela tinha tanto dinheiro assim ? Pelo jeito foi o primeiro carro dela, imagina se ele da um Gol GTI para ela…

    • Adenilson Bernardino Silva
    • Eduardo Rigler

      O ano era 1993, eles eram só namorados e ela ainda nao era ninguém. Ela queria comprar um uninho usado, ele deu um novo pra ela. Foi mais simbólico do que financeiro.

      • Barba

        aa

    • DI ZAZZO

      Sonho é sonho, ela queria e gostava do Uno.

      Eu assisti a entrevista do Ed Sheeran no Top Gear, e ele disse que deu um Porsche para um funcionário dele que tinha esse sonho e trabalhava duro pra isso, e tinha um outro que sonhava com um Smart, e ele deu um Smart pro cara…

      • Barba

        assim sim

        • DI ZAZZO

          Procurando desesperadamente como faz para ser um roadie dele, só para falar que meu sonho é um Delta Integrale…

    • Bom todo mundo sabe que a família do Ayrton Senna não gostava dela, mas mesmo assim ele pretendia se casar, afinal creio que o Uno 1.nada para namorada esteja de bom tamanho. Creio que se tivesse vivo e casado ele daria carros melhores para ela.

      • Israel Andrade

        Valia mais que muitos anéis caríssimos…

        • Isso é verdade. fora que ela queria um Uno, ele falou que podia dar outro carro para ela.

    • Gustavo

      Era o carro do ano, múmia!

      • Pode discordar, mas não precisar chamar o outro múmia.

        • saosao

          Desculpe-me, mas “múmia” foi o “palavrão” mais engraçado que li hoje!! rsrs sorry

          • Não tem problema, é que pode ofender a outra pessoa e aí fica complicado.

          • BLK_Poomah_GTE78

            Tá certo, XR. Mas “múmia” é tão patético que chega a ser quase uma deferência entre amigos KKKKKKKKKKK

          • Mas aqui fica complicado, a outra pessoa pode se ofender, múmia, idiota, burro e outros. então é melhor evitar.

          • DI ZAZZO

            Então, de repente, voltamos à quinta série… kkkkk

          • Não é questão de quinta série. KKKKKKKKKK é questão de respeito aos outros. mas de resto é boa, pode brincar de boa. mas sem ofender os outros.

          • DI ZAZZO

            Falei quinta série, porque “múmia” é xingamento da quinta série… kkkkk

          • Então , entendi…

          • BLK_Poomah_GTE78

            Eu também KKKKKKKK múmia! KKKKKKKKKKKKKK

      • Barba

        i ? era um uno mano, não me lembro mt bem tinha 4 anos, mas é impossível se o melhor carro na época

      • nicolaspancheski
    • Doge ( Direto do Além )
      • BLK_Poomah_GTE78

        O chapéu de palha foi de triscar o rim KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Eduardo Fujiwara

      cara…. ela queria ESSE carro, tanto que na verdade ela iria comprar com o dinheiro dela um Uno millie, e usado ainda por cima, Ayrton ficou sabendo e simplesmente deu pra ela o carro que ela queria ter, ele poderia ter comprado uma BMW E36 M pra ela, uma Mercedes AMG, um Porsche 911 ou qualquer coisa do gênero, mas ela queria um Uno… e ela ainda andou 30 mil km nele…..

      • Barba

        eu n tinha lido = X fui direto pro final

  • Leonardo Mendes

    Consta que a Adriane Galisteu conserva o Uno até hoje… se alguém puder confirmar, por favor, poste aqui.

    De todos os carros meu coração palpitou mais alto pela S4… linda, daquele jeito que só os Audis dos anos 90 podem e conseguem ser.
    E enquanto a marca esteve nas mãos dele – e posteriormente do irmão – foi uma beleza.

    • Rafael Schelb

      Verdade isso aí. Tem uma matéria do Cabrini em que ele dá uma volta nesse Uno com ela.

    • Caio Henrique

      Ano passado passou no SBT um especial dos 20 anos da morte dele e mostrou a Gallisteu levando o Roberto Cabrine pra dar uma volta no Uno

      • Breno Ribeiro

        Eu lembro dela falando na matéria que ele dizia “Um Uno? Por que um Uno? Eu posso te dar qualquer outro carro!”.

    • chadefita
    • Eduardo Fujiwara

      ela tem o carro até hoje, e segundo ela própria, o carro tem 30 mil km e fica guardado, ela também disse que tem muito carinho pelo carro e que o trata até melhor que os seus outros carros

  • Maycon Correia

    Ele não teve tempo para ter uma 80 avant RS2 que com certeza teria tido!
    Aquela SL600 V12 dizem que saiu de fábrica sem o limitador dos 250 por hora

  • Diogo Rengel Santos

    Mesmo que tivesse vários carros de várias marcas (ainda que duvido que ele tivesse alguma preferida em particular) Senna sempre combinou mais com a Honda, seja pelos McLarens ou pelo próprio NSX.

    Falando nele, lembrei do tributo ao carro feito há alguns anos

    https://vimeo.com/13412780

  • NightRider
  • Lucas_FosterV10

    O S4 dele era um V8 e não um 5 cilindros.

  • NightRider

    A corrida de inauguração em Nurbruging com as E190 era para ser só campeões da F1, o Fittipaldi não pode participar e por isso o Senna foi chamado.
    E no acelerados mostra a S4 dele como V8, não 5 cil. Turbo

    • DI ZAZZO

      Ia falar sobre o S4, ele é mesmo V8, até na traseira dá para ver o adesivo 4.2.

      E o próprio Fittipaldi indicou Senna para ocupar o seu lugar, pelo que ouvi falar.

      • ovelho306

        o Emerson indicou mesmo. é fato.

    • ituano_voador

      Só para campeões não era, pois o próprio Prost também foi convidado, e ele só viria a se tornar campeão da F1 no ano seguinte.

  • Caio Henrique

    Esses dias vi um Verona dourado Ghia com placa BSS. Será?

  • Caio

    No filme ele aparece ao volante de uma Porsche. Já vi um relato de ele usar um Honda Legend também.

    • Riashe

      Boa Tarde.

      Sim caio quando ele morava em Portugal ele teve um Porsche.

  • Fabio Augusto

    A volta do Rubinho com “o carro da mamãe levar os filhinhos pra escola” (hahaha… ironia) do Chefe é pura nostalgia.

    A história pública mais famosa dessa perua? Para aqueles que não conhecem, segue o link, o texto é longo, mas vale cada linha.

    http://www.papodehomem.com.br/acelera-campeao/

    Conseguem como eu imaginar o Chefe fazendo um drift com a S4 Avant do bico de pato até o início do laranjinha (lembrem-se que estava virando ao contrário)? Arrepia….

    Obs.: Para quem quiser escutar um resumo de quem viveu o momento contado, pule para os 32min15s

    http://www.autoracing.com.br/loucos-meumomentosenna-com-edgard-mello-filho-e-adauto/

    • Marcos

      Saudades do Edgard, das transmissões do DTM… melhor narrador de automobilismo do planeta…

      Li esse texto tem no mínimo uns 10 anos, e sempre que vejo novamente, me tira o fôlego.

  • Renato

    Emocionante o vídeo do Rubinho pilotando a S4 do Senna, é por essas e outras, que a cada dia fico mais apaixonado pelas Audi´s…

  • TwinSpark

    O Barrichello ficou emocionado ao pilotar a S4. Poderiam dar um grau no motor do NSX pro RB fazer o VTEC girar muito.

    • Antonio Manoel

      Vai ter vídeo com o NSX também. Ele e a RS4 apareceram bastante ultimamente andando juntos em revistas automotivas…

      • Lamborghinista

        Não vejo a hora do Rubinho pilotando o NSX! Vai ser muito foda!

  • Riashe

    Boa Tarde.

    Como já foi citado pelo Caio.

    O Ayrton Senna tinha,1987 Porsche 911 Carrera Turbo 3.2 Cabriolet.

    Imagem,dele no carro.

    http://listadecarros.com.br/wp-content/uploads/2013/07/AYRTON-SENNA-Porsche-3.2-Carrera-Cabriolet-1987.jpg

    http://www.carpointnews.com.br/wp-content/uploads/2012/08/p11senna.jpg

    • esse Porsche ainda existe mas se não me engano mudou de cor, e adicionaram uns detalhes nele

      • Riashe

        Boa Tarde.

        Sim foi postado aqui no flatout,ele esta amarelo.

        • Gilberto Batista de Sousa

          Não pode ser, parece que manos não leem o post inteiro…

    • Diego

      Na primeira foto parece que ele esta “peraí, vou responder esse whatsapp rapidinho”

      • Riashe

        Boa Tarde pois é.

  • Lamborghinista

    Esse vídeo do Acelerados é muito bom. É bem legal ver um de seus ídolos homenagear outro ídolo seu! Emocionante!

  • Cyrano Mendonça

    E o rs2 do senna?

    • Paulo Oliveira

      O Audi RS2 foi lançado em 1995.

  • Ayrton Senna mostrou bom gosto pelos carros.
    Mas a S4 Avant dele era V8 e para evitar confusões ela usava duas opções de motor e era derivada do Audi 100 e não do 80 que depois seria substituído pelo A4 e o vídeo dos acelerados é legal.

  • Reginaldo Nóbrega

    O XR 3 prata da primeira foto está faltando o famoso “pé de pato” no parachoque do lado do passageiro. Já na segunda foto com o mesmo XR3, Senna esconde esse detalhe, ficando em pé na frente do parachoque. Tive um XR3 86 e esse pe de pato caia direto.

    • Eduardo Fujiwara

      também ja tive, mas no meu não caía não……

      • Reginaldo Nóbrega

        É que não expliquei corretamente: naqueles tempos era comum alguns motoristas arrancarem essa peça fora em estacionamentos de mercados e lojas. Muitas vezes, ia pegar o carro e essa peça estava desencaixada e até mesmo caída no chão. Trabalhei numa empresa e a moça do RH, que também tinha um Escort, me comunicou que tinha dado ré e sem querer, desencaixou o pé pato traseiro do meu carro. Outra vez, um senhor com um Monza fez o mesmo . Só nos Carrefour Aricanduva e Imigrantes foram umas três vezes. E teve uma vez que foi incrível: passei numa rua e um cachorro que gostava de correr e morder o carro em movimento, conseguiu arrancar o pé de pato com uma bocada. E olha que essa peça tinha encaixes resistentes tanto na lateral do paralama quanto no parachoque. E por fim, arranquei um deles na casa do meu pai quando peguei bem na quina do portão.

  • Israel Andrade

    Eu queria saber qual o fim dos carros que não foram informados… como alguns aparecem as placas, acho que quem tem conhecimento na área poderia buscar… quem sabe o XR3 ainda não existe???

    • Charade

      Também fiquei curioso em relação aos Escorts. O Uno foi possível jogar a placa naquele aplicativo, SINESP, e continua em SP (Talvez ainda com a Galisteu), já carros com placas amarelas não rola no aplicativo.

      • Israel Andrade

        Pois é… o Audi e o Honda o Rubinho já guiou (só tem um vídeo até o momento), o Uno parece que ainda está com a Galisteu, mas os demais a gente não sabe…

      • Marco

        A Galisteu ainda tem o Uno. De vez em quando ela sai com o carro para dar uma volta, quando não tem trânsito e não correr risco de acidente.

  • Braulio Pinto

    Aí, tipo. Nunca teve uma Deusa mas sonhava em corre pela Deusa, saca. Esse tal de Senna fazia muita sena, saca. Tenho dó pois morreu sem realiza o sonho dele. Se tivesse aprendido algo cum o Professor, podia te ficado vivo e te ido pra Deusa no lugar do Alemão, saca. Se bem que os pilotos nunca escolhe i pra Deusa. Deus Enzo que escolhe os pilotos, saca. Então num sei se o Senna seria a melhor escolha do Deus Enzo. Mas o que sei é que Senna no fundo também era um Devoto, saca. Era um Devoto da Poderosa Deusa e do Poderoso Timão (chora antis) !!!!!! As foto abaixo prova isso. Na boa, valeu. http://www.irishtimes.com/polopoly_fs/1.1779216.1398884459!/image/image.jpg_gen/derivatives/box_620_330/image.jpg http://i7.photobucket.com/albums/y256/bouboum/Ayrton%20Senna/1991-Spa-F191-643-AyrtonSenna.jpg http://www.turbo16.com.br//CMS/app/newsimages/5362a85a63aab_TyBkaWEgZW0gcXVlIFNlbm5hIGFzc2lub3UgY29tIGEgRmVycmFyaQ==_original.jpg http://img.meutimao.com.br/_upload/forumtopico/2015/03/21/senna_corinthians_n.jpg https://i.ytimg.com/vi/y0S5rIi00AY/maxresdefault.jpg

    • Ele morreu em 1994? saca? não deu tempo de pilotar para DEUSA. na boa valeu!
      Sonhar em ser piloto da DEUSA, não é problema , afinal TODOS sonharam e sonham em ser piloto da DEUSA.

      • DI ZAZZO

        O pior é que essa foi a pior, entre outras só por ser turrão, cagadas de “deus” Enzo. Ele foi indicado para a Ferrari antes da McLaren, mas o teimoso não quis e perdeu 2 títulos mundiais…

        • KKKKKKKKKKKK, “Deus” Enzo sempre teimando, afinal ele não aprendeu com a derrota para Ford em Lemans e continuou na teimosia. agora a pergunta por que ele não quis na Ferrari?

          • DI ZAZZO

            “deus ” Enzo não quis… por isso eu falei, se não me engano, foi John Surtees ou Stirling Moss, que escreveu uma carta dizendo para Enzo “PELAMORDEDEUS” contrata esse moço e ele nem deu bola…

          • Eu acho que ele deve ter se arrependido até alma, afinal a Ferrari ficaria 20 anos sem títulos de piloto ou/e construtores, o título de construtores só viria em 1999 e de piloto só em 2000. ou seja 12 anos depois da morte do “deus” Enzo. Enzo Ferrari e seu festival de arrogâncias, criou o Ford GT, os Lamborghini. rss

          • DI ZAZZO

            Pois é, e mesmo assim amamos os carros dela…

          • Sem dúvidas. isso não como negar.

          • Correção: Não tem como negar.

          • Gadernal_GT

            Fale por vc

          • DI ZAZZO

            Não gosta de nenhum, ou não tem opinião formada por nunca ter chegado perto de nenhum modelo?

          • Lhad Apu

            Ferrari é Ferrari, então pode ser arrogância, dinheiro, status, luxo, poder e coisas pitorescas do tipo. Achas que a fábrica de Maranello faz o quê deabo, próteses para amputados da África? ou Chevrolet Corsa geração 94? Pelamor cara, menos, e tu é moderador.

          • Meu Deus estou falando de equipe, é claro que Ferrari tem carisma e outras coisas e outros modelos.( afinal a F40 e as F458 Itália são bem carismática).
            Mas não nega que o Enzo Ferrari é arrogante isso é fato e não nega que a Ferrari ficou 20 anos na fila. agora vai querer negar?
            Em tempo: Corsa geração 94(modelo B) tem maçaneta interna para abrir a porta e não cordinha. rsss (brincadeira).
            E de fato o festival de arrogâncias dele acabou criando os Lamborghini e Ford GT.
            Agora não estou dizendo que uma Ferrari é ruim, longe disso, apenas estou dizendo que Enzo Ferrari foi arrogante, só isso e sempre, agora que ele é competente isso não se discute.
            P.S=A dona da Ferrari na época do Corsa(a Fiat) tinha Palio e Punto(na Europa ocidental) e o Palio na maioria dos países(incluindo a Turquia).

          • Lhad Apu

            Porque Schumacher era tão bom quanto, e por isso ganhou um monte na Scuderia. Um pouco menos de nacionalismo cego e barato pessoal, política e money rules na Fórmula 1 e Senna e Schumacher sabiam muito bem disso. Vocês é que não.

          • Schumacher é bom isso não se discute, mas que o próprio Schumacher já disse que Ayrton Senna era melhor que ele, isso inúmeras vezes, inclusive o próprio Schumacher foi fã do Ayrton Senna.
            E outra a maioria dos pilotos diz que Ayrton Senna é melhor. que o dinheiro manda na F1 não é nenhuma novidade para mim. isso é um fato. e eu creio que em 2000 quando o Schumacher levou a taça, acho que ele já estaria aposentado e creio que se Ayrton Senna não tivesse sido morto em 1994, creio que ele levava mais dois títulos. mas lógico isso fica hipótese claro.
            Agora dizer que Schumacher era tão bom quanto? lamento lhe informar não acho que seja tão bom quanto, pode ser melhor que Damon Hill, Mika Hakkinen, Rubens Barichello, etc…. , mas melhor que o Ayrton Senna? minha opinião é: Não.

        • Daniel Peixoto

          perdeu nada, não tinham carro, o problema não era apenas piloto.

          • DI ZAZZO

            Ele foi para uma equipe que estava, como a McLaren sem ganhar nada à dois anos…

    • Lhad Apu

      Tipo cara, pagação de pau do Senna é no fiofó dos outros, porque Ferrari é maior que Senna, ainda mais sendo torcedor do Lulínthians. Ele deve tá se contorcendo no caixão de concreto do Morumbi depois que o barbudo pagou o estádio roubando dinheiro público do BNDES, pois Senna era de direita, saca, pagava pau pra Collor e Maluf. Se ele estivesse vivo destronaria hoje fácil o Luciano Huck pra virar o The King of Coxinhas, esse povo saudável e corante que estaria pedindo-o pra ser presidente-imperador, tendo companhia o Visconde Galvão Bueno e Imperatriz Adriane Galesteu. Estais incrédulo nababo, tô te falando, esse país é uma farofada gourmet…

    • Wendel Cerutti

      putz , vc disse o tal do senna mesmo ?

    • Vinícius Torre

      ??? Caralho,aprende a escrever primeiro antes de postar primeiramente…e outra,de onde você tirou essa ideia toda? Nossa,teu comentário inútil não fez o menor sentido.

  • Eu respeito esse homem,tinha ate um Porsche 911 1988 nada mal.
    Dizem,dizem o Senna gostava era a Xuxa,oh mano mulheres é um perigo pra ser rico vixe nem quero falar.

    • Sobre a Xuxa na verdade era família dele que gostava mais que da Xuxa que dá Galisteu. tanto que no enterro do Ayrton Senna, expulsaram ela da seção normal e ela foi para as pessoas comum ver o tumulo.

    • pipazpa

      Esse lance de xuxa,era,marketing . Amigos afirmam ele Amava GALISTEu. Familia,dele puxava saco da,outra,por ser mais rica.

    • Ana Regina Souza

      Galisteu foi considerada prostituta do Brasil e por que foi oportunista

  • CezarGti

    porque não deixou a placa do nsx com as iniciais do nome dele,poco legal a gente falando “olha lá o ASS do Senna”,ou seria o “DAT ASS” definitivo.

    • O “B” do “BSS” é para o apelido dele na família, “Beco”, o resto já se sabe o porquê.

    • Homeron

      Além do b ser o Apelido de família as placas que começam com “a” são do Paraná… e as placas “bs…” são de são paulo.

      • PortnoyLima

        Na real, na época era simplesmente por causa do significado em inglês de ASS. O “B” veio de Beco (como vários citaram aí)

        • Homeron

          KKK eu não tinha pensado em como ficaria!

    • Rankor

      Eita inveja e recalque heim? Não conseguiu nada na vida e agora pensa, vou difamar todos que são mais do que eu, ou seja, todo mundo.

      • CezarGti

        Parabens ,faz juz ao nick,eu estava apenas brincando, acho que voce não entendeu..E sim, morro de inveja do Senna ,quem não gostaria de ser o maior idolo dos esportes a motor do mundo?

  • Saulo

    Milagrosamente, o Rubens não chorou.

    • Gadernal_GT

      Não chorou…por bem pouco.
      É visível a mudança da voz e até a face em alguns momentos que ele fala do Chefe

      • Saulo

        Verdade. Sinceramente, acho que ele queria ter feito essa matéria sozinho.

    • Rankor

      Pois é, relembrar de um amigo querido que morreu, deve se fazer o que? Desdenhar, talvez, para você. Deve ser aqueles que alguém morre e o mané diz: “ainda bem que foi ele e não eu.”

      • Saulo

        Normalmente, eu não costumo responder pessoas como vc, simplesmente ignoro e continuo a vida. Mas pessoas que participam de fóruns públicos e de opinião como vc, deveriam ser banidas e proibidas de postar qualquer coisa. Essa imundice nojenta e asquerosa que vc acabou de falar sobre o meu comentário é digna de um ban permanente em muitos fóruns que participo, infelizmente, aqui, não será o caso. Meça suas palavras ao falar das pessoas, leia e releia o que poste e pelo amor de Deus, aprenda a interpretar um texto, por menor que ele seja.

  • Temos que agradecer a correção: trocou o cinco cilindros 2.2 pelo V8 4.2 que é o correto.

  • Bruno Beal

    Ontem saiu um vídeo no canal acelerados com o Barrichelo acelerando o audi s4 do senna, segue o link. https://www.youtube.com/watch?v=j679ET1ax3k

  • BecauseJDM

    RIP… Grande humano.

  • Eduardo Fujiwara

    ayrton tinha mais um Escort, um XR3i preto ano 83 que ele usava na inglaterra

    http://2.bp.blogspot.com/-PUwO5gExcvU/UlwB0iCj8dI/AAAAAAAAAIk/Y1raNXX8jvA/s1600/blog_38.jpg

  • Eduardo Yamane

    Cade as Ducati?

    • Rafael Galindo

      Nao sabia q a ducati fazia carros

  • Rafael Galindo

    Coisa mais linda do mundo esse NSX preto

  • Mateus Matos

    Grupo Amantes dos Carros Turbos 62-92157979…

  • Arts_Maverick

    O NSX realmente não consegue ser “separado” da aura do Senna!
    Em preto ou vermelho realmente é belíssimo!

  • Gilberto Batista de Sousa

    Quanto ao acelerados, to esperando eles tirar as teias de aranhas do NSX, tenho certeza que não vão descer a lenha nele, mas só em ele estar andando, já é maravilhoso.

  • Nhego

    será que minha preferencia por peruas é inconsciente? ou fui influenciado por uma S4 avant prata? #savethewagons. Ah, e também curto os escorts XR3, mais especificamente um amarelo, que está estacionado na minha garagem…
    Fã do cara desde sempre é foda!

  • Angelo Miglioranza

    Senna é Senna, bom de braço, bom gosto pra carro, provavelmente tirou o selo da galisteu, depois dele a F1 nunca mais foi a mesma.

    • Francisco Junior

      Hahahaha!!!! Essa foi boa!!! Aquilo ali já devia ter mais quilometragem que carro de praça. Vai querer me dizer também que o Pelé descabaçou a Xuxa????

      • Marcus Vinicius

        kkkkkkkkk. Ayrton Senna e Mick Jager, os caras deram a foda mais cara$$$$$ do mundo. Dar presentes caros para comer essas que nem tão boas eram assim é foda. Senna morreu rápido e se livrou da biscate, já o Mick Jager se ferrou com a Luciana Gimenez, kkkkk.

        • pipazpa

          Acho que vc esta,enganado. Ele nunca deu nada caro pra,ela. Ela recusava presentesn leia biografias dele e o livro dela se quiser comparar.Galisteu ficou com fama de oportunista pq seguiu carreira apos morte dele.mas quando estavam vivos ele mandou ela parar de a aceitou trabalhar e ela teria sido como a Corinna Schummacher. Apenas esposa e mae dos filhos dele

    • pipazpa

      kkkk vdd. Tirou selo mesmo. Ela ja admitiu isso

  • Julio Mayo

    Me ensinaram que para ter inveja de alguém, querer ser como alguém, vc teria que levar o pacote inteiro.
    Queria ser o melhor piloto do mundo, MAS, ter a Xuxa e a Galisteu no currículo…. Mmmm sei não, hein!?

  • Wesley Costa

    Po cara que lindo o Nsx sem palavras pelo Video dos acelerados …Boa materia Flatout valeu….

  • Marcus Vinicius

    Essa da Galisteu querer comprar um Uno usado é a mais pura hipocrisia, imagino a cara de sínica dela. Tá bom, ela namora com um cara que já era rico e solta esse VERDE para colher bem MADURO. Tipo assim: “Senna meu amor, tô doida para comprar um Uno usado”. Me engana que eu gosto, kkkkkkk…

    • NICKS31

      E assim ela ganhou “uno zero” do Senna. Entendedores entenderão!

    • pipazpa

      Nada a ver. Ela era pobre e ja estava juntando grana pra comprar fiat uno usado antes de conhecer ele. AYrton descobriu e quis dar um carro melhor.Ela rejeitou e manteve pedido. Braga amigo dele viu disse que ele riu e tudo. Mas amou a simplicidade dela

      • Marcus Vinicius

        Ah tá bom, você conhece ela a ponto de defender e dizer que ela é tão humilde assim? Conversa fiada, só de a mulher estar dando para um piloto de Fórmula 1 já da para perceber onde ela quer chegar na vida. Humildade dela seria se ela namorasse um humilde trabalhador brasileiro ganhando R$ 1.500,00, aí tem amor, o resto é conversa fiada.

  • Alberto Miniaturas

    Porque o preconceito com o eclipse? Mostram o UNO da Adriane e o eclipse que Sena deu para a XUXA?

    Senna deu um Eclipse GSX para a XUXA:
    http://www.webmotors.com.br/comprar/mitsubishi/eclipse/2-0-gs-16v-gasolina-2p-manual/2-portas/1991/13007226

    Ele também tinha um outro NSX vermelho no Brasil.

    • Lipinho001

      Filho vc esta totalmente desinformado. Namoro com Xuxa terminou mar¢o de 1990 e Ayrton nunca deu nenhum carro pra ela. O proprio piloto disse isso pra,revista Playboy Na epoca.Unica namorada a ganhar carro de presente foi Galisteu. Segundo amigos seu amor verdadeiro

  • Higor Del Poio

    Cara…vo te falar que o Rubinho pilotando o carro do chefe, e reparar na emoção de pilotar aquele carro é de fazer qq marmanjo suar pelos olhos!

  • KzR

    Falar do NSX é chover no molhado. Agora a S4 Avant, o 190E Cosie e 911 Cabriolet são incríveis. Ótimo gosto.

  • Lucas Lira Oliveira

    Emocionante esse vídeo do Rubinho…

  • Kleiton Vasconcellos

    Em entrevista para a 4rodas, no final de 1991, Senna falou sobre os seus carros. A lista era curta, ao que parece.

  • Felipe Fontana Valentim

    Pode ter certeza que vai rolar um vídeo no “Acelerados” com o Honda NSX! Basta ver o vídeo que tem a S4 e o pretinho do lado na garagem do autódromo!

  • Senna tinha até um Escort! Não sabia dessa! Ótimo post.

  • Fernando Alves

    Porque ninguém fala da testarossa?

  • Arthur Caruba de Mattos

    sensacional!