Beleza selvagem: a magia da arrancada em super slow motion

Dalmo Hernandes 15 agosto, 2014 56
Beleza selvagem: a magia da arrancada em super <i>slow motion</i>

Puxadas de arrancada das categorias mais altas frequentemente levam menos de 9 segundos. Tudo isto quer dizer que a arrancada é um esporte rápido, brutal e barulhento, certo?

Certo! E é disso que os fãs gostam! Mas existe um jeito de apreciar a arrancada com um olhar totalmente diferente — um olhar oposto à velocidade: o super slow motion, onde a velocidade e a brutalidade dão lugar ao silêncio (uma música dramática também ajuda) e à atenção aos detalhes. O vídeo abaixo, feito pela própria NHRA (National Hot Rod Association), nos dá uma bela amostra do que estamos falando — com um tempero a mais: fogo!

Isso por que as arrancadas são um esporte perigoso, também, e o vídeo da NHRA focou este lado do esporte, mostrando em câmera lenta todos os detalhes de falhas mecânicas, explosões, incêndios e acidentes. Se as cenas impressionam em câmera lenta, imagine como foi para os envolvidos — pilotos, fiscais e equipe — no momento em que aconteceram, em frações de segundo!

dragrace2

Mas não é preciso um compilado de acidentes para que um vídeo de arrancada em slow motion seja divertido e interessante de se assistir. Muita coisa acontece naqueles segundos de aceleração extrema, e até mesmo antes de o carro deixar sua posição na largada. O vídeo abaixo ilustra isto perfeitamente, transformando uma puxada de alguns segundos em um balé de pouco mais de um minuto.

Repare nas explosões de cada um dos cilindros do V8. Em super slow motion, dá até para ver a ordem de ignição do motor — algo que, pessoalmente, leva uma fração de segundo

Um dos aspectos mais legais de um vídeo de arrancada em slow motion é notar os pneus enrugando. Isto acontece porque, como os slicks de arrancada são feitos para alto desempenho em retas, e não curvas. Além de serem mais macios, eles são calibrados com bem menos pressão (em média 7 psi, ou seja, quatro vezes mais baixa do que a de um pneu de rua) e a estrutura por baixo da borracha — a carcaça — é feita para torcer e acumular energia potencial elástica, o que dá aquela aparência enrugada na parte inferior dos flancos dos pneus. Além disso, o efeito acaba aumentando a área de contato da banda de rodagem com o asfalto, e as duas coisas acabam melhorando a tração na hora da largada.

(A propósito, fizemos um especial com 15 fatos insanos sobre dragsters de arrancada que você pode conferir aqui!)

dragrace3

Agora, esse tipo de coisa só pode ser percebido em toda sua glória caso o vídeo seja realmente capturado em slow motion — não funciona se você simplesmente reduzir a velocidade de reprodução de um vídeo qualquer.

Um vídeo em slow motion de verdade é capturado a uma quantidade maior de frames por segundo (FPS). Quanto mais frames (quadros) na captura, mais detalhes da ação poderão ser vistos quando o vídeo for exibido em velocidade reduzida, porque mais detalhes foram registrados na captura e podem ser vistos com fluidez. “Câmera lenta” é um termo equivocado, na verdade, porque para capturar um vídeo em slow motion você precisa de uma câmera muito rápida.

E elas não são invenções tão recentes. O vídeo abaixo, feito na década de 70, por exemplo, tem cenas capturadas a 1.000 frames por segundo:

Hoje em dia existem câmeras muito mais rápidas, capazes de capturar imagens em até 10.000 frames por segundo e produzir pequenas obras de arte em slow motion de verdade. E isto vale até para um esporte rápido e intenso como a arrancada.

  • Pedro Henrique

    Os pneus quase dobrando é impressionante!

  • Maths

    engraçado foi o problema no motor com um carro escrito “Make a wish” no capô,o que sera que o piloto desejou ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • DJUNIOR

      Seria uma Ferrari? Ops, escapuliu 😀

  • a coisa mais LOUCA e ver parte do motor ser literalmente Ejetada no primeiro vídeo em 0:41 O.o

  • Saulo

    taí algo que jamais farei na vida: andar num treco desses.

  • Nossa arrancadas é algo em linha reta, mas aqui é no Brasil é comum usarem Dragster, Opala , Fusca e Volkswagen AP, mas essas cena foram muito bem capturadas e bem editadas pelo editor do vídeo.

    • Matheus Utzig

      Sem querer falar, mas eu curto as arrancadas brasileiras, os caras fazem milagre com os motores nacionais! Faz 6 cilindros andar parelho com alguns V8, motor 1.9 a ar sendo campeão em categorias de tração traseira…

      • Eu só comentei, não estou dizendo que é ruim, inclusive a preparação do AP(EA 827) eu acho que a brasileira se não é a melhor nesse ramo é uma das melhores e também o seis cilindros em linha aqui é muito preparado também coisa que os americanos não fizeram por que lá eles tinha o V8 da GM americana.
        E vale destacar as receitas argentinas para o Sevel(ACT) nos Fiat também.

        • Eduardo Mateus Klein

          Não desmerendo a preparação brasileira, pois temos verdadeiros mágicos, mas os alemães também não brincam cara! Tem cada Golf e cia. que já até foram mostrados aqui…

          • A não por isso que eu disse que está entre as melhores, por que eu acho que a melhor no AP(EA 827) é justamente a alemã e a própria VW tirou leite de pedra do AP ganhando várias alterações como cabeçote fluxo cruzado, cabeçote de 16 válvulas, cabeçote de 20 válvulas, turbo e injeção direta(hoje apenas no TTS/S3) e ele passou a se chamar EA 113 com cabeçote de fluxo cruzado e bloco alto.

        • Matheus Utzig

          Perfeito! Arrancadas tipo essas desse vídeo, eu curto pra carai! Mas é como tu disse, cada um tem sua cultura… americanos tem motor V8 em tudo: Van, SW, carro de polícia… então é a base deles! rsrs Nossa base é (e não lamento por isso) os AP, boxer, – insira outro motor conhecido – , e por aí vai… https://www.youtube.com/watch?v=Q-xDBLMBv48

          • Ah sim e vai dizer que o seis cilindros Stovebolt preparado chegou a 370CV(nos Omega Stock Car) e na primeira “bolha do Vectra” com 360CV para um americano e ele te chamará de louco. huahauahauhhuahua

      • Alvaretts

        O lance, Matheus, é que ninguém por aqui prepara V8s com 2000+cv como lá na ‘Murica, por isso que eles andam juntos. Ainda assim é impressionante o que conseguem extrair do Apzaum treiskilimei e dos motores nacionais.

        • AstolphoGM6

          Alveretts, devo discordar de vc cara… Tem gente no Brasil andando com Opalas de mais de 1200cv e V8 com mais de 2000cv… só depende da Categoria…

          Ta aí dois exemplos que não me deixam mentir…
          http://1.bp.blogspot.com/-p5Ht2T0ABWY/Tl7oL13ZrvI/AAAAAAAAAHY/yEDUUW03N8g/s1600/3abrasileiro+%2528475%2529.JPG
          http://i1.ytimg.com/vi/MyHr-1M93v0/maxresdefault.jpg

          • Alvaretts

            Realmente cara, faltou um “quase” antes do “ninguém” da minha afirmação… esses poucos e bons são orgulho nacional mesmo! Pena que são um em tantos.

          • AstolphoGM6

            É não ta sobrando, mas os que tem representam bem… principalmente se pensarmos em todas as limitações que temos aqui para preparar um carro, seja lá qual for…

          • Alvaretts

            Ah, e esse pretão aí é um chevelle?

          • AstolphoGM6

            É sim, um Malibu, que infelizmente foi Picotado para virar carro de arrancada… Bem, pelo menos ele virou um carro de ponta né… =/

        • Diego

          Somente com esse comentário eu entendi o que ‘Murica quer dizer, ahahahahahaa

    • José Carlos Gonçalves Vieira

      Pra quem não sabe temos um brasileiro que corre na NHRA é o Sidinei Grandão ele ta no primeiro vídeo que ocorre os acidentes, olhem o completo!

      https://www.youtube.com/watch?v=00rUGVmfL9I&list=UUJcErqlzaBzFmAh2uIxeqxQ

      • Marcos Amorim

        Estava torcendo para ter visto errado no vídeo mas era ele mesmo.

  • Dieki

    Lembrei do video de uma drag bike, cuja biela arrebenta e o pistão atinge a mão do piloto.

    • Bruno

      Apareceu aqui no flatout, parece um míssil

  • thiagozaiden

    Essa é pra quem acha arrancada um esporte sem graça e que é só acelerar em linha reta.

    • Bruno PR

      Eu não acho sem graça, mas é só acelerar em linha reta sim rsrsrsrs, na verdade, não consigo encontrar melhor definição pra arrancada do que acelerar em linha reta.

  • José Carlos Gonçalves Vieira

    Um esporte tão legal e pouco difundido no Brasil!

    • Marcos Amorim

      Ele é muito difundido no Brasil, é um dos poucos ramos do automobilismo que ainda lota autódromos no Brasil e muitas cidades, mesmo do interior, tem seus campeonatos.

      • Mix

        Concordo com o Marcos Amorim

      • José Carlos Gonçalves Vieira

        Acho que não me expressei bem, pouco difundido na mídia! Aqui na minha cidade todos os meses tem campeonato de arrancada amadora e estadual, sempre estou lá correndo na amadora!

        • Marcos Amorim

          Na mídia realmente não divulgam nada, a não ser as especializadas, mas isso acontece com o nosso automobilismo como um todo.

        • Allan Pinheiro

          Aqui em Manaus toda quarta tem Open Night, um mix de carros de rua e carros de pista correndo juntos. Além disso sempre tem etapas do Campeonato amazonense e alguns outros eventos de arrancada. Claro que na mídia não vemos, mas é sempre casa cheia.

  • Alvaretts
  • Matheus Dufloth

    Aquela parte do Camaro, que voou o cabeçote
    ta louco, que hipnotizante e assustador ao mesmo tempo :p

    • lightness RS

      acho que aquilo é parte do coletar amigo, ou de um compressor.

      • Marcos Amorim

        Exato, as vezes voa o compressor ou o coletor com tudo que tiver em cima. Por isso que tem gente que acha turbo bem mais seguro, alegando que uma pressurização arrebentando tem bem menos riscos.

  • Enrico

    além dos pneus, existe também a força que é transferida para toda a estrutura…

    essa S2 Avant mostra…

    https://www.facebook.com/photo.php?v=597408123661102&set=vb.101496159918970&type=3&theater

  • Jwoll

    APZAUM não vale! anda mais que V8 V10 V12 V16 V18 V20!

    10000CV? tiro isso sem usar nitro nem turbo!

  • RicardoSS

    Curto arrancada, mas não muito dragsters, prefiro carros como os q andam aqui em interlagos são bem preparados mas vc olha e ainda vê qual carro é,

    VHT é para os fracos hahahah

    https://www.youtube.com/watch?v=s4KoZUoo7-k

  • Andre Freitas

    ESPETACULAR!!!

  • Marcos Amorim

    Não sabia que o Grandão teve problemas com o carro. Uma pena, estava andado muito bem, os gringos todos estavam de olho.

    • AstolphoGM6

      Não tinha reparado que era ela… tive que ver o vídeo de novo… Lamentável =/

      E falando no Grandão, e a S.P.E.E.D hein, sai ou não sai??

      • Marcos Amorim

        Boa pergunta. Se a CBA e a FASP não continuarem empatando deve sair. Mas é bom lembrar que nos anos 90 fizeram uma pista particular que teve inauguração e tudo e depois simplesmente não ouviram mais nada a respeito.

        • AstolphoGM6

          Vamos esperar né, dizem que a pista é sensacional… e SP merece uma pista de 1/4 de milha!

          • Marcos Amorim

            Espere por mais brigas, porque se for algo por algo bom vindo da CBA pode ter certeza que não virá. Esses caras já estão implicando com os track days, então espere por mais complicações.

          • AstolphoGM6

            Incrível que a única coisa que podemos esperar da CBA é treta mesmo, solução Jamais!!

  • AstolphoGM6

    O primeiro Vídeo é assustador, não rolou uns óbitos ai não??

    O vídeo dos anos 70 mostra toda a beleza e e insanidade dos Dragster Front Engine, tinha que ser MACHO p tocar um hein…

    E falando neles, eu como um In line 6 Lover não podia deixar de sitar o Six Season

    Dois 250 ci Aspro = 1000cv 😉

    http://i306.photobucket.com/albums/nn268/MIGHTY6/twin6.jpg

    • Marcos Amorim

      Sissel?

      • AstolphoGM6

        Exatamente, pertenceu ao próprio Kay Sissel, foi vendido por ele p outro cara, e depois que o Kay Morreu, o Mike Kirby comprou ele para manter sob propriedade da Sissel Heads… faz umas puxadas com ele de vez em quando, e vira 7 baixo no 1/4 de milha…
        Tem 550cv em cada Motor, naturalmente aspirado e andando no Etanol!!

  • Pedro Gomes

    Arrancadas: quer algo mais americano e insano que isso ?

  • Marcos Mattevi

    Vídeo incrível.

  • Artur Afonso

    PESOOOOOO!!!!!!

  • ThiagoVerdona

    Tinha que ter uma cobertura slow motion assim aqui na nossa arrancada.

    Deve ser muito foda ver os Opalas da TT saindo, os Gols de 1500cv na DT-A.

    Teaser

    https://www.youtube.com/watch?v=p6tujednWag

  • lightness RS

    Eita ignorância !! HAHAHA

    virou papel de parede já

    http://flatoutcombr.c.presscdn.com/wp-content/uploads/2014/08/dragrace3.jpg