FlatOut!
Image default
FlatOut Driving Academy Técnica Zero a 300

Bem vindos ao FlatOut Driving Academy! Hora de conhecer nosso mais novo projeto (e detalhes do nosso Sandero RS!)

Caros amigos! Hoje é um dia extremamente especial na história do FlatOut. Vocês que nos acompanham nas redes sociais viram algumas postagens com fotos de um Sandero RS com o tema do FlatOut, e se perguntaram se isso seria um Project Car ou se haveria algo mais. Agora é hora de conhecermos o propósito deste carro existir: sejam bem vindos ao FlatOut Driving Academy – o nosso “Project Driver”, uma série especial de matérias de técnicas de pilotagem e de dinâmica automotiva focadas na sua evolução como piloto de track day ou mesmo motorista entusiasta!

No vídeo abaixo, temos todos os detalhes sobre o que se trata o FlatOut Driving Academy, bem como esmiuçamos os detalhes e as fases de preparação do nosso Sandero RS que será utilizado para esta série. Fica o agradecimento ao amigos da Garagem Bogoss (Sr. Paulo, Guilherme e Rafael) pela gentileza de ceder o espaço usado nesta filmagem!

Se você ainda não assinou o canal do FlatOut, clique aqui e o faça agora mesmo! Aproveite e acione o sininho para ser notificado quando novos vídeos forem ao ar 😉

Pessoalmente, trato o projeto do FlatOut Driving Academy como o grande legado que eu quero deixar para vocês, leitores. Nosso projeto de conteúdo de Nürburgring marcou a vida de muita gente e nos trouxe muita projeção, as matérias de história e curiosidades do Dalmo são um dos pilares do FlatOut, tão essencial quanto as notícias do P Zero a 300 tocadas pelo Leo e suas reportagens de car culture e de infraestrutura – estas últimas, estremeceram até mesmo as paredes da prefeitura, seja da gestão anterior, seja da atual.

Mas a minha paixão e vocação sempre foi estudar e entender o comportamento dinâmico dos carros, captar nuances de comportamento dos pneus e de suspensão, estudar não só a teoria, mas também exercer a prática de esculpir décimos de segundo do tempo de volta. E absorver conhecimento como uma esponja, seja de bibliografia pesada de engenharia (Milliken & Milliken, Simon McBeath, etc), seja de pilotos, instrutores e profissionais da área.

sanderorsserra

O FlatOut Driving Academy se tratará de condensar este conhecimento e embalá-lo para estar a serviço de todos os entusiastas. Dos virgens de pista, que precisam de fundamentos básicos, passando pelos novatos com todos os seus vícios a serem corrigidos e chegando ao ponto de troca de informações em nível de engenharia automotiva e motorsport. Haverá, portanto, matérias de fácil, média e difícil digestão: são para públicos em níveis diferentes de habilidade e entendimento do assunto. Mas, como sempre fizemos no FlatOut, trabalharemos para tudo seja compreensível, pavimentando o caminho para que um novato evolua em conhecimento e o expert reflita e valide o conhecimento conosco.

É sim, um projeto ambicioso, mas não arrogante: temos uma missão dificílima para cumprir e estamos determinados a fazer nada menos que o melhor possível para que este legado seja memorável e atravesse muitos anos depois de nós. É por isto, amigos, que nós sempre seguramos o pé das matérias deste tipo de assunto que tanto fazíamos na época do Jalopnik: queria que, dentro do FlatOut, isso estivesse dentro de um projeto muito especial. E felizmente, este sonho está se transformando em realidade: hora de acelerar fundo!

 

Perguntas & Respostas

Amigos, separei aqui algumas das perguntas que já nos fizeram neste mês e meio de fase de preparação para o FlatOut Driving Academy. Caso queira fazer uma pergunta, mande bala na área de comentários que irei responder mais à noite!

sanderors-foda-4

Quero saber mais do Sandero RS do FlatOut! Vai ter Project Car dele?

Absolutamente sim e muito em breve! O nosso RS – gentilmente cedido pela Renault para ser a estrela do Driving Academy – será um dos participantes do nosso quadro Project Cars e lá iremos contar toda a história: mostraremos o carro 100% OEM e contaremos em detalhes, por exemplo, como foram feitas as primeiras modificações estéticas com o look projetado pela Ordospec (aliás, um abraço ao pessoal do Studio Renault, que nos cedeu o espaço para fazermos a adesivagem – foto acima – e ainda pintaram o bigode que seria envelopado se não fossem por eles, bem como a saia traseira negra!) e a chegada dos pneus de track day Pirelli P Zero Trofeo R, que são os mesmos do McLaren Senna!

E o principal para os gearheads e fãs do Sandero RS: falaremos de todas as modificações mecânicas com componentes Ordospec e preparação e execução técnica pela Home Garage, incluindo os upgrades mais pesados que serão feitos futuramente – tudo isso em paralelo ao FlatOut Driving Academy! Vale dizer que este carro também participará de track days e estará presente em diversos encontros. Ou seja, este projeto irá preencher vários canais do FlatOut.

IMG_4219

E esse amarelão aí?

Este é o Sandero R.S.R. do Bruno Ordones, proprietário da Ordospec, a empresa que está desenvolvendo uma série de componentes de preparação para o Sandero RS – inclusive, está para sair do forno o kit RS200, que como o nome diz, elevará a potência do motor (aspirado) para pra lá de 200 cv. O lançamento deste kit provavelmente irá coincidir com a segunda fase de preparação do nosso RS, que receberá este kit e alguns outros componentes dinâmicos da Ordospec que serão lançados na mesma época. Nós contamos toda a história deste carro, que foi todo desmontado e repintado integralmente de Sirius Yellow, nesta matéria com vídeo on board.

IMG_4266

Barata e a galera da BLK STN, equipe que está fazendo as imagens do FlatOut Driving Academy: da dir. p/ esq temos Rafa Kamogawa, Chris Reid e Fabio Aro

Vocês vão levar leitores para andar de carona?

Sim. Da seguinte forma: daqui a duas semanas nós iremos começar uma nova campanha de crowdfunding (financiamento coletivo, como foi feito no início do FlatOut), pois estamos num momento extremamente delicado – nunca estivemos com tantos projetos de conteúdo e tanta gente trabalhando conosco ao mesmo tempo, nunca nossas despesas foram tão altas, mas nossa receita está num estado crítico devido não só à crise do país, mas à do jornalismo como modelo de negócio. Esses leitores que nos darão esse suporte serão beneficiados com sorteios de voltas quentes durante track days, teremos um grupo exclusivo fechado/secreto no Facebook, dentre outros benefícios que revelaremos logo mais!

sanderors-foda-3

Vocês vão andar em track days de outros estados?

No Paraná, ao menos, com certeza! Para descer mais ou ir para outras regiões para encontrar a galera, vai depender bastante do sucesso do crowdfunding. Se conseguirmos nos erguer bem, o Sandero RS vai passear bastante, sempre gerando matérias neste processo 🙂

sanderors-foda-6

Detalhe do conta-giros exclusivo do nosso Sandero RS, desenvolvido pela Ordospec

E qual a periodicidade do FlatOut Driving Academy?

Serão dois episódios por mês, mais diversos Vlogs ensanduichados nestes períodos. Os Vlogs não serão apenas coisas cotidianas, vários deles serão bem técnicos e terão tanto conhecimento quanto um episódio produzido do F.O.D.A.! Teremos momentos na oficina, participações em track days, aulas teóricas, etc. Isso vai ser interessante porque algumas coisas só serão possíveis de serem demonstradas com uma infra-estrutura audiovisual como a da BLK STN. Já outras funcionarão melhor no formato de troca de ideia com uma simples GoPro. Então teremos todas as possibilidades!

sanderors-foda

Falando em todas as possibilidades… Barata, vai ter matéria escrita ou serão somente vídeos?

As duas coisas, mas em momentos diferentes. Nós iremos nos focar em vídeos em 2018, pois a ideia principal do FlatOut Driving Academy é ensinar – e o vídeo permite aquela sensação de aula prática, da coisa sendo demonstrada enquanto é explicada. É mais interativo e as demonstrações ficam mais ricas. Contudo, alguns conteúdos mais técnicos poderão ser desenvolvidos melhor da forma escrita, permitindo uma análise mais extensiva. Aí é que surge o segundo desdobramento com o FlatOut Driving Academy em texto e fotos. Mas isso provavelmente só começará em 2019.

sanderors-foda-2

E como que vai ser a evolução dos episódios do FlatOut Driving Academy? Tem data pra acabar?

Embora a gente não possa revelar a lista dos episódios planejados, posso adiantar o seguinte: começaremos pelo básico e essencial, mas mesmo este básico e essencial vai ter explicações num nível bem detalhado. Também mostraremos os vícios e erros mais comuns e suas consequências. Nos módulos intermediários, começaremos a realmente cavar mais fundo na parte de dinâmica automotiva e técnicas de pilotagem. E nos mais avançados envolverão a explicação de conceitos de engenharia e macetes voltados pra quem já está escavando décimos de segundo em seus tempos de volta. Por fim: não terá fim. O FlatOut Driving Academy existirá enquanto existir o FlatOut!

 

Vai ter aula presencial?

Não está nos planos! Mas… nunca diga nunca, não é mesmo? 🙂

 

Parceiros Oficiais do FlatOut Driving Academy

Sem eles, nada seria possível. Para fazer o F.O.D.A., precisávamos de um carro com dinâmica matadora e que fosse muito confiável: a Renault se motivou com a ideia do projeto e nos cedeu o Sandero RS. Assim que soube desta parceria, nosso amigo e leitor Bruno Ordones viu o casamento perfeito do útil ao agradável: sua empresa Ordospec está a todo vapor produzindo uma série de itens de preparação para o RS, e quase todos estes itens estarão no nosso carro. A Home Garage, do preparador Daniel Soares, é indispensável não só para a execução técnica destes upgrades, mas também como consultoria com conhecimento prático de motorsport. E por fim, entrou a Pirelli, que está calçando o nosso Sandero RS com o pneu que está nada menos que nas rodas do McLaren Senna, Camaro Z28 e está sendo adotado em massa pelo Porsche Clube, em especial os GT3 RS: P Zero Trofeo R!

Sigam os caras e ajudem quem nos ajuda. A eles e vocês ficam os nossos maiores agradecimentos.

Pirelli | Ordospec | Home Garage | BLK STN Media | Renault

 

Matérias relacionadas

Último dos moicanos: Porsche 911 Turbo 997.1 Mezger com câmbio manual | FlatOut Midnight

Juliano Barata

Honda confirma Civic Si turbo no Brasil, Porsche lança 911 T com pegada entusiasta, Fiat revela nome do Argo sedã e mais!

Leonardo Contesini

Polski Fiat, FSO e FSM: uma breve história da indústria automotiva polonesa – parte 2 | Lasanhas sem Fronteiras

Dalmo Hernandes