A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Mercado e Indústria

Bertone está à beira da falência e pode ser liquidada. Veja o caso

Ao longo de sua história a Bertone projetou alguns dos carros mais belos, ousados e famosos das últimas seis décadas, o que lhe rendeu a um lugar entre as melhores casas de design. Mas infelizmente, isso não parece ter sido o suficiente para garantir um futuro tão brilhante quanto seu passado. Sim, amigos gearheads. O Gruppo Bertone está à beira da falência e, no começo desta semana, deu início ao processo de falência junto à justiça italiana.

Desde a morte de seu fundador Nuccio Bertone, em 1997, a empresa passou por duas situações semelhantes. A primeira delas foi entre 2007 e 2008, e levou a empresa a vender sua unidade de produção e manufatura para a Fiat, o que e ajudou a segurar as pontas por algum tempo. Mas em 2011 a empresa se viu novamente com o caixa no vermelho, e teve que vender carros como o Stratos Zero e o Lamborghini Marzal (abaixo) para honrar dívidas com seus credores.

lamborghini-marzal-01

Na época, a Bertone chegou a criar a Bertone Workshop para fabricar carros exclusivos sob encomenda, mas a iniciativa não deu muito certo. Agora depois de mais três anos operando com prejuízos, a empresa se viu obrigada a demitir 165 funcionários e dez estagiários, além de desembolsar uma pequena fortuna não declarada em ações judiciais.  Segundo uma declaração do porta-voz da empresa ao jornal britânico Telegraph, “o problema são muitas dívidas e custos elevadíssimos”. No momento tudo está bloqueado, e os funcionários já foram dispensados há seis semanas.

No momento, o processo de falência da Bertone está sendo analisado pelos tribunais italianos, que devem chegar a uma definição para o caso no fim de abril, decidindo se a Bertone será liquidada ou vendida a uma das empresas interessadas em comprá-la. O porta-voz da empresa afirmou que as propostas já foram enviadas ao tribunal, e que uma delas é um grupo turco disposto a pagar 2,7 milhões de euros pela Bertone.

Pelas pranchetas da Bertone passaram os maiores nomes do design italiano, como Marcello Gandini e Giorgetto Giugiaro, e entre os carros projetados e construídos pela Bertone, estão os clássicos Lamborghini Miura, Alfa Romeo Montreal, Lancia Stratos, Lamborghini Countach e Cizeta-Moroder V16T, além de modelos mais acessíveis como os Citroën BX, ZX, XM e Xantia, os Volvo 780 e 262C, Daewoo Espero, Opel Kadett e Astra Cabrio, Alfa Romeo 90 e Fiat Ritmo.

 

[ Fotos: Edmunds.com (Lancia Stratos), GoMotors.net, conman/DeviantArt, AutomobileMag ]

Matérias relacionadas

Tokyo Drift: dez anos de “Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio

Dalmo Hernandes

Chrysler Valiant Charger: o Mopar australiano com motor Hemi que você não conhecia

Dalmo Hernandes

Ripsaw EV2 é o tanque “de luxo” perfeito para enfrentar o mundo pós-apocalipse

Dalmo Hernandes