A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Sessão da manhã

Bizarrices em Nürburgring: os veículos mais esquisitos já vistos no Inferno Verde

Com suas 72 curvas distribuídas em 20,8 km de asfalto estreito e irregular, o Nürburgring Nordschleife é, sem dúvida, um dos circuitos mais desafiadores do planeta, a meca dos entusiastas, o lugar que todo amante de carros deseja visitar ao menos uma vez na vida — de preferência, com um esportivo bacana (ou mesmo um belo hot hatch).

Acontece que, para algumas pessoas (especialmente as que moram por perto), correr no Nürburgring não é uma ocasião exatamente especial — é possível ir de carro ao Nürburgring de qualquer parte da Europa, pagar a taxa de € 27 por volta (cerca de R$ 85) e acelerar. Assim, como não se trata de uma oportunidade única na vida, muita gente aproveita para mostrar que a zuera never ends e dá voltas no Nordschleife a bordo de algum veículo, digamos, inusitado.

É destes casos que trata o vídeo de hoje: alguns dos veículos mais estranhos que já estiveram por lá — furgões, vans, ônibus e até scooters. É o tipo de coisa que você precisa ver para crer:

Como é que alguém leva uma van de entregas, uma moto com sidecar ou um BMW com duas bicicletas no teto para acelerar em um dos circuitos mais lendários do planeta? Simples: como já contamos no nosso guia de viagem (que você precisa conferir caso planeje visitar o Nürburgring algum dia), basta chegar motorizado e pagar a taxa — não há qualquer tipo de briefing, inspeção ou algo do tipo. Basicamente, se o seu veículo anda, você pode entrar e dar seu passeio.

vans

É por isso que, em meio à multidão de esportivos alemães (com uma leve vantagem para os modelos da BMW, que estão entre os favoritos), vemos duas vans de transporte brancas disputando uma “corrida” ou uma motocicleta com sidecar.

busao

Os ônibus, por outro lado, não estão ali apenas para que o motorista aperfeiçoe sua técnica ao volante — diversas companias próximas ao complexo de Nürburgring oferecem passeios de ônibus pelo circuito. É possível fazê-lo até mesmo com a ajuda da própria administração do circuito, que fornece um ônibus para lotação por pouco mais de € 100 (cerca de R$ 320). Deve ser no mínimo curioso visitar o Nürburgring de transporte coletivo, não?

Agora, se você prestar atenção, verá que um sedã azul andando de lado aparece a partir dos 0:05 do primeiro vídeo. Quem acompanha a cena drifter mundial (e o FlatOut, claro), talvez reconheça este carro: é o Toyota Cressida de Fredrik Sørlie, o norueguês que ficou famoso por dar uma volta inteira no Nürburgring andando de lado e também fez um dos vídeos de carros mais bonitos que já vimos — Bring Back the Touge, uma homenagem à cena das corridas ilegais nas montanhas do Japão, ainda que filmado na escandinávia.

Dá para entender esta fixação por colocar carros, motos e outros veículos bizarros no Inferno Verde — quem jogou Gran Turismo 4, por exemplo, certamente já tentou colocar alguns dos veículos mais fracos do game (como o Fiat 500 clássico, o Fusca ou o Karmann-Ghia) para acelerar no ‘Ring (e talvez nem tenha conseguido chegar ao fim, mas isto é só um detalhe). E também já deve ter visto outros exemplos além dos que aparecem no vídeo — nesse caso, poste o vídeo nos comentários!

Matérias relacionadas

Lancer Evolution IX Wagon: quando a Mitsubishi decidiu transformar o Evo em uma super perua

Dalmo Hernandes

Veja este maníaco em um Honda S2000 ultrapassar tudo e a todos em Nürburgring Nordschleife

Dalmo Hernandes

Subaru Impreza STI 22B: a história do mais lendário dos WRX

Dalmo Hernandes