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Achados meio perdidos Zero a 300

BMW 323ti à venda: um hatch com seis cilindros, câmbio manual e tração traseira na sua garagem

Comprar um Série 3 Compact da geração E36 é uma das formas mais acessíveis de ter um BMW. O hatchback de duas portas foi vendido oficialmente no Brasil entre 1994 e 1998, sendo o modelo de entrada da marca e relativamente comum nas ruas. A versão mais desejada, sem dúvida a 323Ti, com motor seis-cilindros de 2,5 litros e 170 cv e câmbio manual. Como este exemplar em raro estado de conservação que está anunciado no GT40. Vamos dar uma olhada?

O Série 3 Compact foi a investida da BMW em um segmento mais barato. Para transformar o bem-sucedido Série 3 E36 em um hatchback, a fabricante alemã deu uma vasculhada em suas prateleiras e encontrou a suspensão traseira por braços semi-arrastados utilizada no Série 3 E30. Era um sistema mais simples e barato de fabricar que eixo multilink recém-adotado pelos outros E36. E, de acordo com algumas publicações da época, também era o que dava ao E36 Compact sua personalidade com tendência sobre-esterçante.

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No Brasil, o E36 Compact começou a ser vendido na versão 318Ti, equipada com um quatro-cilindros de 1,8 litro com comando duplo no cabeçote, injeção eletrônica multiponto e 140 cv a 6.000 rpm, além de 17,8 mkgf de torque a 4.500 rpm. Com câmbio manual de cinco marchas, o hatch era capaz de chegar aos 100 km/h em 9,9 segundos, com máxima de 213 km/h.

O 323Ti Sport Compact, com motor seis-em-linha de 2,5 litros com comando duplo no cabeçote e injeção multiponto, veio em 1997 e entregava seus 170 cv a 5.500 rpm, com saudáveis 25 mkgf de torque a 3.950 rpm. Também equipado com uma caixa manual de cinco marchas, chegava aos 100 km/h em 7,4 segundos e seguia acelerando até os 230 km/h.

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O exemplar anunciado no GT40 pertence a Luiz Tureck, de São José dos Pinhais/PR. Luiz conta que é o segundo dono do carro, que foi comprado há dois anos. Ele diz que na época o 323Ti tinha cerca de 76.000 km rodados, e hoje são cerca de 89.000 km marcados no hodômetro.

O estado de conservação é condizente com a quilometragem relativamente baixa. De acordo com Luiz, o primeiro proprietário já era bastante cuidadoso com o carro, fazendo todas os serviços de manutenção em concessionária conforme o recomendado. No entanto, nos últimos tempos com seu primeiro dono BMW passou mais tempo parado do que rodando.

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Por isso, Luiz fez uma revisão abrangente no carro, mandando trocar bomba d’água, correntes dos comandos de válvulas, correias e tensores, filtro de combustível e discos de freio dianteiro, além de todos os fluidos e filtros. Além disso, mandou trocar as rodas pelas BMW DS1, originais do M3 E36 – única modificação estética feita no carro, que tem pintura, revestimentos dos bancos e mecânica originais.

Bem equipado para a época, o 323Ti vinha com direção hidráulica, aibags, freios ABS, ar-condicionado e teto solar – Luiz diz que tudo funciona perfeitamente.

Segundo ele, há poucos detalhes a tratar no carro: algumas marcas no para-choque dianteiro e o revestimento do teto, que foi refeito há algum tempo e está começando a descolar.

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É uma oportunidade interessante, considerando que os BMW Série 3 Compact com motor de seis cilindros são mais raros de encontrar – especialmente se quilometragem mais baixa e originalidade forem levados em consideração.

Se ficou interessado, é só clicar aqui para acessar o anúncio e entrar em contato com proprietário para esclarecer quaisquer dúvidas.

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“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

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