BMW 325i de drift: como está o Project Cars #397 depois de um ano?

Bruno Juntolli 11 dezembro, 2017 0
BMW 325i de drift: como está o Project Cars #397 depois de um ano?

Fala, pessoal!  Estou de volta depois de um tempo. Fiz algumas mudanças no carro que achei que vale a pena mostrar pra quem acompanhou o PC, conversei com o pessoal do FlatOut e eles concordaram, então aqui estamos.

Como era de se esperar, muita coisa ja aconteceu desde então, amizades, encontros, tracks e muita diversão. Muita gente me procurou ou comentou nos posts para tirar duvidas sobre e36 ou sobre meu carro em si, espero que agora com mais tempo com carro, possa falar com mais propriedade.

Primeiro vou dar o veredito do que que acontece em dirigir quase diariamente e viajar com um carro com o diferencial soldado, o que talvez foi a coisa mais perguntada.

A verdade é: Esta inteiro, nada aconteceu. Não rodei, não perdi controle, ele não quebrou, o cambio não quebrou, nada quebrou.

So uma coisa que aconteceu, um desgaste maior no semi-eixo, ou homocinetica, o que me fez trocar antes da hora. Começou a estralar quando fazia curvas e andei assim por um mês, praticamente com tração em uma roda.  Tirando isso, so me trouxe alegrias e duas marcas de pneu queimado no chão.

IMG02

Começando os Ups: aquele acerto que a fabrica não faz. Navego pelo eBay diariamente, e em um desses dias achei um chip. Plug n play, tira o original e coloca esse. A função do chip é praticamente um remap, na sigla nutella, com ganhos de ate 20cv e 3kgfm, e aumenta o corte de giro para 7.000 rpm. Pelo preço que tava, vale a pena arriscar.

O original e o aftermarket 

Instalado

Fiz a instalação eu mesmo, coisa simples e rápida. Feito isso, liguei o carro, dei uma volta para esquentar e puxei ate 7000. Pronto, passou dos 6500, pelo menos uma coisa no chip deu certo. Potência? Achei sim que mudou algo, mas pode ser psicológico, vamos levar no dinamômetro para testar.

IMG07 IMG08

Observe essa bela curva de torque 

Video da puxada pra quem quiser ver

164,4whp e 21,1kgfm na roda na melhor puxada (especificações originais 192cv e 24,7kgfm motor)

Comparando sem o chip, veio 10whp e 5kgfm a mais. Ou seja, um ótimo ganho para R$60,00.

Quem entende, não vai achar estranho, mas quem não entende, vai achar pouca potência. O que não é (olhando as especificações divulgadas). Potencia na roda é a potência real, sempre é menos que a potencia do motor, a qual é divulgada pelas montadoras.  E também vale lembrar que o motor tem mais de 20 anos e 178 mil km.

De potência foi sé isso, agora vamos para parte de handling.

Instalei, eu mesmo também, os conhecidos como Steering Rack Spacers, nada mais que arruelas no setor de direção, que aumenta o ângulo de esterço. Algo muito importante no drift, por isso os carros dedicados para drift viram quase 90 graus.

IMG09 IMG10 IMG11

Isso serve para empregar maior ângulo nas curvas, algo essencial em competições.

Mas isso custa caro, tanto de dinheiro como emocional, tem que abrir os para-lamas do carro..

Então uma solução é essa que eu fiz, as arruelas aumentam o suficiente ate onde não precisa mexer na estética.

IMG12

Onde a arruela vai

IMG13

Antes e depois da arruela, foto de internet. 

IMG14

Quanto mais aumenta o angulo, mais tem que mudar a lataria e eu não sinto a vontade por enquanto 

IMG15

Angulo do meu carro após instalar as arruelas 

Ja que estamos no assunto de drift, clutch kick é um termo muito conhecido nessa área. Traduzindo, chute de embreagem. É usar a embreagem para entrar no drift ou manter o drift

Qual a função? Você dando um chute, perde a tração e a traseira sai, ai é so manter de lado. Fácil fácil, né?

Exemplo aos 2:00 desse vídeo:

E aos 2:50 desse:

Acontece que a embreagem original não deixa fazer isso, assim que da o chute, ela so patina e não despeja toda potencia. Alguns casos pode ate quebrar, que foi o meu. Descobrimos isso quando tiramos a embreagem, ia fazer um up para embreagem de cerâmica porque a original patinava demais, e la estava o motivo, platô quebrado.

IMG16

Solução? Kit de cerâmica 1200lbs

Foi o melhor upgrade feito no carro, por enquanto, é impressionante como muda. O carro parece ser muito mais forte, encaixes perfeitos. Clutch kicks sem patinar, não tenho nem palavras pra descrever tudo, so penso que deveria ter feito isso muito antes.

O que me leva a um certo assunto, carro não é so potência, carro não é 0-100, não é o quanto ele acelera, se ele da benga ou não.

Carro bom é aquele carro que você gosta de dirigir, que posição de dirigir te agrada, as marchas tem o tempo bom, curva bem. Tudo que é ligado ao feeling enquanto dirige. E esse tipo de upgrade (embreagem, direção, suspensão ) sempre vai fazer você gostar mais ainda do seu carro, sempre sentir mais prazer ao dirigir.

IMG17 IMG19 IMG18

Mas nem tudo é andar de lado, meu  ‘’carro de drift’’ também é capaz de virar tempo na pista, e ate viajar. Aproveitando que temos um novo autódromo perto de BH, Circuito dos Cristais em Curvelo-MG. Levei a GTA, como ficou conhecida entre o pessoal, para um track day onde não fosse andar de lado. E detalhe, fui rodando, 400km no total. Foi, andou no track e voltou. Sem problemas e fazendo media de impressionantes 14km/l na estrada.

Lembra que disse que a embreagem tinha sido o melhor up feito por enquanto? Então, esse sim foi o melhor o up, e talvez o pior também. Até então meu carro era totalmente capaz de andar nas ruas, como acabei de falar, viajava nele,  mesmo com escape direto, bancos de corrida e diferencial soldado. Porem uma única modificação acabou com tudo isso e se chama coilovers:

IMG25

O carro ficou extremamente rígido, incapaz de andar nessas nossas ruas brasileiras. Conforto zero agora. Mas em contrapartida, aumentou aquele feeling de Because Race Car e isso foi o melhor up feito ate então, novamente mudou o carro, agora faz muita curva, não tem rolagem excessiva nas curvas, é previsível e ainda mais na mão. Principalmente por estar com amortecedores e molas ruins antes:

IMG26 IMG27 IMG28

Observe o quanto o carro rola nas curvas, alem de ser feio, atrapalha muito.

Os amortecedores não estavam servindo para mais nada, estavam extremamente cansados e pedindo para sair do carro. Então lá estava eu, à procura de coilovers, meu sonho desde o primeiro dia com o carro.

Esperava achar um usado que o preço saia mais em conta. Procurei procurei e nada achei. Foi então que um amigo me falou da Impacto Especiais, de Sao Paulo, mandei mensagem na hora, combinamos e lá estava, compra feita. Kit completo com regulagem de altura, e carga feita para pista.

Hora de um novo jogo de rodas

E como falei, o carro ficou extremamente rígido, então decidi não viajar com ele para meu próximo track em Curvelo, mandei ele de reboque. Ansioso para ver o resultado, pois so tinha andado da oficina pra casa. Mas não que seja ruim estrear eles logo em um track, não é?

IMG33 IMG34

Acumulador de rodas e pneus

IMG35

No reboque, rumo a Curvelo/MG

IMG36

Ja no autodromo, cada vez com mais cara racing

IMG37

If in doubt, flat out? Rodar faz parte

IMG38

Foi so susto mesmo, rodou e agarrou na terra, tem essa hora gravada no final do video mais acima, quando estava falando do Clutch Kick.

E no fim do dia, o resultado foi esse, um carro extremamente preciso e faz curvas que nunca imaginei que iria fazer, o que serve de exemplo, nada adianta potencia sem chão. E chão com respeito, alem dos coils, estava com pneus 225/45/17 e 255/40/17 e -2 graus de camber em todas rodas.

IMG39 IMG40

Hora de voltar pra casa

Esse com certeza foi o melhor track, o que eu mais me superei, cheguei a fazer 2:27 e me divertir bastante.

Essa é a essência do track day, amizades, superações e culturas.

IMG41 IMG42 IMG43

Ah, mas você so fala a parte boa, ate parece que seu carro não estraga. Você pode estar se perguntando

O carro nunca me deixou na mão, claro, tem manutenção, mas nunca estragou comigo, na rua ou track, nesses quase 2 anos. Sempre cheguei rodando na oficina.

O carro pode ter um uso pesado, mas é extremamente bem cuidado, esse é o segredo. Eu tenho um cuidado enorme com esse carro, e com isso ele sempre me agrada.

Gostaria de agradecer demais essa outra oportunidade de estar escrevendo aqui no FlatOut, visito diariamente o site, sou muito fã dessa equipe. Acho o FlatOut um ícone da cultura automobilista BR. Sempre vai ser uma honra aparecer por aqui. Quem sabe um dia apareço no Midnight.

IMG46

Fiz minha parte na loja virtual, blusa e adesivos adquiridos, orgulhosamente pregado no carro. 

Um abraço a todos que acompanharam mais uma vez!

Criei um perfil no instagram para postar updates do carro, acompanhe lá!

IMG47

@e36gta

IMG48 IMG49 IMG50

Nos veremos em breve!

Por Bruno Juntolli, Project Cars #397

0pcdisclaimer2